Conheça Sérgio Papellin, novo diretor de futebol do Vitória
Após o encerramento o contrato do diretor de futebol Gustavo Vieira, o Vitória agiu rapidamente e anunciou Sérgio Papellin para o cargo na temporada 2026. Aos 67 anos, Papellin tem uma trajetória marcada por trabalhos longevos e vitoriosos, especialmente no Fortaleza, clube onde trabalhou até o final e 2025.
No Tricolor Cearense, o dirigente teve quatro passagens ao longo dos últimos 20 anos. Desde os anos 2000, o dirigente participou de diferentes fases do Leão do Pici, sempre em funções ligadas à gestão do futebol.
O ponto alto da carreira veio a partir de 2017, quando integrou o projeto que transformou o Fortaleza em protagonista nacional. Nesse período, o clube saiu da Série C, conquistou o título da Série B em 2018, se consolidou na Série A e empilhou taças no cenário regional, com cinco Campeonatos Cearenses consecutivos e dois títulos da Copa do Nordeste.
Além do clube cearense, Sérgio Papellin acumula passagens por Remo, América-RN, Paysandu, Luverdense e Cuiabá. Entre 2023 e 2025, esteve no Remo, onde ajudou na reorganização do departamento de futebol, participou do acesso à Série B e da conquista do Campeonato Paraense. Em seguida, retornou mais uma vez ao Fortaleza, mas deixou o clube ao fim da temporada passada.
Em entrevista à Rádio Verdes Mares, do Ceará, Papellin explicou rapidamente que recebeu dois convites depois do anúncio oficial da demissão, feito no domingo (04), e as negociações com o Vitória aconteceram de forma rápida.
“Após o anúncio da minha saída do Fortaleza, eu tive o convite de dois clubes. Um eu recusei, e o outro com o qual continuei a conversa foi o Vitória", explicou.
Na entrevista coletiva que anunciou o novo diretor de futebol rubro-negro, o presidente do Vitória, Fábio Mota, destacou a experiência do novo dirigente.
"O Sérgio Papellin é experimentado. Ele viveu a história toda do Fortaleza. O Fortaleza ficou 10 anos na Série C e a arrancada do clube vem com Marcelo Paz (presidente) e o Papellin junto. Ele deve ser um cara com maiores relações hoje no futebol brasileiro. Precisamos errar menos e a ideia é que vamos errar menos com ele e com a equipe que ele está montando", comentou o presidente rubro-negro.
