Presidente aponta Pituaçu como mando inicial do Jacuipense e projeta retorno a Riachão: "Foco do nosso trabalho"
Por Thiago Tolentino
O presidente do Jacuipense, Emanuel Carneiro, confirmou que o Estádio de Pituaçu, em Salvador, será o mando de campo do clube no início do Campeonato Baiano. A informação foi dada em entrevista coletiva durante evento realizado na última terça-feira (18), no Rancho do Cupim, em Pituaçu, que contou com a presença da cúpula diretiva do clube, incluindo o vice-presidente Gegê Magalhães.
Segundo Emanuel, a definição ocorre em razão das obras de reforma do Valfredão, em Riachão do Jacuípe, município que o dirigente destacou como prioridade para o retorno dos jogos do Jacupa. Vereador na cidade, ele explicou que a expectativa da diretoria e da torcida é de que o clube volte a mandar partidas no interior ainda durante a competição.
A confirmação oficial vai de encontro com a apuração da reportagem do Bahia Notícias, veículada no dia 13 de novembro, onde este movimento já era traçado por membros do clube e da prefeitura de Riachão.
LEIA TAMBÉM:
A requalificação do estádio de Riachão de Jacuípe inclui uma série de melhorias estruturais. Estão entre elas novos sanitários e bilheterias, novo gramado e drenagem, iluminação em LED, reforma dos vestiários, reparos estruturais e readequadação no setor de imprensa.
O investimento total do novo Valfredão é de cerca de R$ 1,2 milhão, sendo parte proveniente de recursos próprios da prefeitura e outra de uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Azi (União Brasil).
"A nossa luta é para que o Jacuipense volte a mandar seus jogos em Riachão. Essa é a expectativa da nossa torcida e de toda a região. No momento, estamos enfrentando dificuldades na execução da reforma do estádio, que já está em andamento. É uma luta constante", explicou Emanuel.
O dirigente também citou compromissos políticos relacionados à retomada do mando de campo no município e confirmou que Pituaçu será utilizado nas primeiras partidas do Estadual.
"Infelizmente, preciso citar a questão política, mas existe um compromisso do deputado Paulo Azevedo e do prefeito de Riachão de Jacuípe para que a cidade volte a sediar os jogos do Jacuipense. Está confirmado que, neste início, os jogos serão realizados em Pituaçu, mas torcemos para que a reforma avance cada vez mais, para que possamos retornar a Riachão pelo menos na segunda fase do Campeonato Baiano, fase em que acreditamos que estaremos classificados", contou.
Por fim, Emanuel reforçou a importância de atuar em Riachão do Jacuípe, destacando o apoio local como um fator relevante para o clube ao longo da temporada.
"Nosso objetivo é voltar a jogar lá, porque é onde temos o maior apoio da torcida. Esse é o foco do nosso trabalho", concluiu.
O Leão do Sisal já tem data marcada para realizar o seu primeiro jogo em casa. A estreia em Pituaçu ocorrerá no dia 13 de janeiro de 2026, pela segunda rodada do Campeonato Baiano. A equipe enfrentará o Vitória, às 19h15.
