Flamengo emite nota contra arbitragem da Libertadores e Conmebol anula expulsão de Plata para jogo da volta contra o Estudiantes
Por Redação
O Flamengo anunciou nesta sexta-feira (19) que vai apresentar representação formal à Conmebol contra a atuação do árbitro colombiano Andrés Rojas na partida contra o Estudiantes, no Maracanã, pelas quartas de final da Libertadores. O clube classificou a condução da arbitragem como “um desfile de equívocos” que teria comprometido o resultado esportivo e a credibilidade da competição.
Entre os principais protestos, o Rubro-Negro cita faltas invertidas, cartões aplicados "de maneira desproporcional", um possível pênalti por toque de mão em lance com Luiz Araújo e a validação de um gol argentino após infração de braço. O episódio mais contestado foi a expulsão de Gonzalo Plata, aos 36 minutos do segundo tempo, após receber o segundo amarelo em jogada na qual, segundo o clube, ele próprio havia sofrido a falta.
"O que se viu em campo extrapolou o limite do erro humano, deixando evidente uma condução tendenciosa, com tratamento diferenciado para as duas equipes", escreveu o Flamengo em nota oficial.
A diretoria também criticou a atuação do VAR, comandado pelo colombiano Nicolás Gallo, e a não utilização do recurso em lances decisivos. No comunicado, o clube afirmou confiar no presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e pediu medidas “imediatas para reparar, ainda que parcialmente, o enorme dano causado pela arbitragem".
Apesar da revolta, a Confederação já reviu uma das decisões mais polêmicas. Segundo o jornalista Mauro Cezar Pereira, a entidade anulou a suspensão de Gonzalo Plata, liberando o atacante para o duelo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (25), na Argentina.
Cofira a nota oficial do Flamengo na íntegra:
"O Clube de Regatas do Flamengo vem a público comunicar que tomará providências junto à CONMEBOL sobre a atuação da arbitragem na partida contra o Estudiantes de La Plata, disputada nesta quinta-feira, pela CONMEBOL Libertadores. O que se viu em campo, protagonizado pelo árbitro colombiano Andres Rojas, foi um desfile de equívocos e decisões que extrapolaram o limite do erro humano, deixando evidente uma condução tendenciosa, com tratamento diferenciado para as duas equipes, comprometendo diretamente o resultado esportivo e a credibilidade da competição.
As imagens da partida são claras e incontestáveis ao revelar a imensidade dos erros cometidos. Faltas invertidas e cartões amarelos aplicados de maneira desproporcional contra o Flamengo revelam o desequilíbrio das decisões do árbitro em favor do time visitante. Houve um pênalti cometido em toque de mão intencional do defensor na disputa de bola com Luiz Araújo, e a posterior expulsão do Gonzalo Plata, punido com o segundo cartão amarelo em lance no qual é ele quem sofre a falta. A validação de um gol irregular do Estudiantes, marcado após toque no braço aberto do atacante, que expandiu sua área para além do movimento natural assumindo o risco, torna tudo ainda mais grave. Situações como estas não podem ser tratadas como simples falhas, mas sim como um ataque direto à integridade do torneio.
Como se não bastasse a numerosa quantidade de erros capitais, destacados na imprensa nacional e internacional, também chamou a atenção a omissão do árbitro de vídeo, Nicolás Gallo (COL), e a não utilização do recurso do VAR em momentos que o protocolo exigia sua participação. Todos estes elementos escancaram uma atuação desastrosa da equipe de arbitragem, formada ainda pelos auxiliares Alexander Guzmán Bonilla (COL) e John Alexander León Sánchez (COL), além do quarto árbitro Jhon Alexander Ospina Londoño (COL), algo que influenciou diretamente no resultado desta partida e também comprometeu a escalação do Flamengo para o jogo decisivo na Argentina.
O Flamengo irá recorrer junto à CONMEBOL da absurda expulsão do jogador Gonzalo Plata, na absoluta certeza de que a Confederação Sul-Americana de Futebol irá rever a decisão, com urgência, e reverter a punição aplicada ao atleta. O mesmo deve ser feito já para a próxima partida, sob pena de se perpetuar uma injustiça que prejudicaria ainda mais a competição e mancharia sua imagem diante do cenário internacional.
O clube reafirma sua confiança na seriedade do presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, reconhecido por seu empenho no desenvolvimento e nas boas práticas do futebol no continente. O Flamengo espera que providências sejam tomadas imediatamente para reparar, ainda que parcialmente, o enorme dano causado pela arbitragem nesta partida e preservar a legitimidade da CONMEBOL Libertadores.
Clube de Regatas do Flamengo"