Independiente del Valle goleia Vasco por 4 a 0 e complica situação do time brasileiro na Sul-Americana
Por Redação
O Vasco sofreu uma dura derrota na noite da última terça-feira (15) e se complicou nos playoffs da Copa Sul-Americana. Jogando em Quito, a 2.850 metros de altitude, o Cruz-Maltino foi superado pelo Independiente del Valle por 4 a 0, no estádio Banco Guayaquil, e agora precisa de um verdadeiro milagre para avançar às oitavas de final.
Com a expulsão precoce de Lucas Piton, aos 12 minutos do primeiro tempo, a equipe comandada por Fernando Diniz não resistiu à pressão dos equatorianos. Mercado, duas vezes, Carabajal e Spinelli marcaram os gols do massacre. A goleada representou a pior derrota da história vascaína para um clube do Equador.
Mesmo melhor nos minutos iniciais e criando boas chances com Rayan, o Vasco teve o jogo comprometido após a expulsão do lateral-esquerdo. A partir daí, o Del Valle dominou completamente, finalizou 19 vezes só na primeira etapa, teve 80% de posse de bola e abriu o placar nos acréscimos, com Carabajal, aos 48 minutos.
Na volta do intervalo, Fernando Diniz tentou reforçar o sistema defensivo com a entrada de Maurício Lemos, mas não teve sucesso. O time equatoriano voltou avassalador e marcou dois gols em sequência: Mercado, aos três, e Spinelli, aos cinco minutos. O Vasco, atordoado, não conseguiu reagir, e o quarto gol saiu aos 37 minutos novamente com Mercado. O Del Valle ainda teve a chance de ampliar com um pênalti cobrado por Cazares, mas Léo Jardim defendeu.
A situação do Vasco agora é dramática. Para se classificar às oitavas, o time carioca precisa vencer o jogo de volta, em São Januário, no dia 22 de julho, por seis gols de diferença. Uma vitória por cinco gols leva a decisão para os pênaltis.
A goleada marca a segunda derrota consecutiva do Vasco sob o comando de Fernando Diniz, algo inédito desde o retorno do treinador. Além disso, é a primeira vez que a equipe sofre quatro gols em uma mesma partida sob sua gestão nesta nova passagem.
O próximo compromisso do Vasco será no sábado (19), às 17h30, novamente em São Januário, contra o Grêmio, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.