Técnico do Borussia alega desvantagem para europeus em Copa do Mundo de Clubes: “Para os jogadores do sul é mais fácil”
Por Redação
Uma das polêmicas envolvendo a Copa do Mundo de Clubes envolve as temperaturas fortes nas partidas da competição. O treinador do Borussia Dortmund, Niko Kovac afirmou que os clubes sul-americanos possuem vantagem em relação aos europeus nessa questão.
"Neste torneio, vemos que os clubes do sul têm uma grande vantagem por causa das condições, do calor... Não são desculpas, é apenas uma explicação. É muito difícil, principalmente para os europeus. Para os jogadores do sul, é mais fácil porque estão acostumados com essas temperaturas", disse o comandante.
Após as declarações, a Fifa, organizadora do torneio, se pronunciou sobre as críticas em relação às temperaturas, e garantiu que a saúde de todos é a "primeira prioridade".
"Os especialistas médicos da Fifa estão em contato constante com os clubes participantes da Copa do Mundo, para cuidar da gestão do calor e aclimatização. A Fifa também estabeleceu oficiais médicos nas sedes para trabalhar em cooperação com as autoridades locais em questões de saúde, incluindo o enfrentamento ao calor", confirmou a entidade máxima do futebol.
Além disso, a Fifa também implementou as pausas para hidratação na competição mundial, sendo uma em cada etapa. Durante as prorrogações, os clubes poderão fazer mais uma substituição, além das cinco usuais.