"Não aguentava mais ficar em casa", declara Guto Ferreira em apresentação no Cuiabá
Por Redação
Guto Ferreira foi apresentado como novo treinador do Cuiabá na tarde desta quarta-feira (26), em coletiva de imprensa realizada no CT Manoel Dresch. Com quatro acessos à Série A no currículo, o técnico chega visando recolocar a equipe na elite do futebol brasileiro.
"Quando surgiu o Cuiabá, eu não pensei duas vezes, até porque eu sabia da seriedade do trabalho. Ninguém cresce se não tiver boa gestão, se não tiver ideias de futebol convictas e fortes, se não tiver um plantel bem estruturado. E eu chego aqui com um plantel bem interessante. Vejo que estou num grupo que pode te permitir alcançar os seus objetivos. Quando você recebe o convite desse clube, você vai de cabeça mesmo. Não aguentava mais ficar em casa, estou super motivado", afirmou.
Aos 59 anos, Guto acumula passagens por clubes como Internacional, Ponte Preta, Portuguesa, Figueirense, Chapecoense, Bahia, Ceará, Coritiba e Goiás. Seu último trabalho foi no Sport, onde comandou a equipe por cinco jogos. Ele estava sem clube desde agosto de 2023.
O técnico chega ao Cuiabá acompanhado dos auxiliares Weligton Robson Pena de Oliveira, ex-zagueiro com passagem marcante pelo Málaga, da Espanha, e André Luís dos Santos Ferreira, que integrou o elenco campeão invicto do Campeonato Brasileiro de 1979 pelo Internacional. O preparador físico Vladir Nogueira de Oliveira Júnior, conhecido como Juninho, também fará parte da comissão técnica.
Antes de ser anunciado pelo Cuiabá, Guto Ferreira acompanhou partidas in loco no Allianz Parque e no Mineirão. Durante o período sem clube, afirmou ter buscado atualização profissional.
"Eu estava observando os jogos, indo nos estádios para ver, porque eu gosto de ver ao vivo. A TV limita algumas coisas, né? Além de fechar o foco, você não tem sensibilidade no emocional do jogo. Eu fiz um trabalho de análise, fiz isso muito tempo no Internacional, você vê também o vídeo, mas é totalmente diferente de ver no campo. Então estava indo, estava analisando, não imaginava que surgiria o Cuiabá, mas você analisa todos (os times), mais ou menos os times que estão no padrão, que podem permitir você a atingir seus objetivos pessoais trabalhando nesses clubes, e o Cuiabá era um deles", explicou.
Guto estreou no comando do Cuiabá na última rodada da primeira fase do Campeonato Mato-grossense, quando a equipe goleou o Sport Sinop por 5 a 0. O Dourado agora aguarda a definição dos confrontos das quartas de final do estadual. Na Série B, a estreia será contra o Volta Redonda, em data ainda a ser confirmada.