Guardiola critica nova regra da Fifa para Mundial de Clubes: "Vão me dizer quem levar?"
Por Redação
O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, fez críticas à Fifa, organização máxima do futebol, após a entidade solicitar que os participantes do Mundial de Clubes de 2025 levem todos os atletas para disputa, em especial os melhores jogadores. Na última sexta-feira (4), o treinador espanhol utilizou o espaço da coletiva de imprensa para demonstrar insatisfação com as novas prescrições da Federação Internacional de Futebol.
"Quem são os melhores jogadores? Talvez a FIFA precise me dizer quais jogadores eles consideram melhores. Eu não entendo. Levaremos todo o elenco. Jogaremos mais de uma partida, então levaremos mais de onze jogadores", questionou o treinador.
O objetivo da Fifa é que as 32 equipes que participam do campeonato tenham suas estrelas em atividade na competição. Pep destaca que é muito relativo dizer quem é melhor e que depende do contexto do momento em que o Mundial acontecerá.
"Não sei quem serão os melhores jogadores, depende de como chegarem naquele momento. Talvez os melhores jogadores para a Fifa cheguem em péssimas condições, isso pode acontecer por vários motivos: pessoais, físicos, lesões... Vou escalar outro. Não vou (deixá-los) dizer antes do jogo qual atleta escalar. Eu vou decidir", afirmou Guardiola.
Confira outras novidades em relação ao regulamento que está presente no Mundial de Clubes marcado para os meses de junho e julho de 2025.
• A instituição criou uma nova janela de transferências antes do início do mundial, que pode ser aceita por cada associação vinculada à Fifa. A ideia é incentivar a movimentação do futebol para o Mundial de Clubes e tentar compensar o desgaste de mais uma competição.
• Outra norma da Federação para engrandecer o torneio é que os jogadores participantes não estarão incluídos nas regras que limitam o número de clubes de um atleta por temporada. Os clubes também não terão a obrigação de ceder parte do elenco para seleção durante a competição.
O Manchester City vai participar do inédito Mundial de Clubes por ter vencido a última edição. Na ocasião, os citizens enfrentaram o atual campeão da Libertadores, o Fluminense, que também participará do torneio intercontinental este ano. O quadro de participantes ainda conta com outras equipes brasileiras, como Flamengo e Palmeiras.