Presidente do Salgueiro revela que Náutico pagaria para herdar vaga na Copa do Nordeste
O presidente do Salgueiro, José Guilherme, revelou os bastidores da desistência inicial da participação da equipe na Copa do Nordeste 2021 (leia aqui). O sorteio de grupos do torneio regional foi realizada nesta quinta-feira (4) e o time pernambucano está na chave B (confira aqui). Porém, na véspera, a diretoria do clube solicitou a retirada da inscrição, mas acabou voltando atrás. O dirigente contou que já havia acertado um valor com o Náutico para herdar a vaga na 'Lampions League'.
"Todos sabem, saiu a prefeitura, saiu os patrocínios, as contas iam bater na minha porta, querendo saber do dinheiro. Aí é fácil dizer "bota o time". Não ia chegar ninguém pra me defender. No ato de desespero, tomei a decisão de procurar a FPF e o Clube Náutico Capibaribe, para que se eu saísse, ou mesmo sem negociar com o Náutico e a FPF, eu não ia participar. Procurei o Náutico, fiz a negociação, entrou o dinheiro, está na conta do clube, que é para pagar funcionários do clube", contou José Guilherme. "O que aconteceu? Mandei a carta para a FPF, dizendo que não ia participar. Quando chegou na FPF, a CBF não aceitou. Desde ontem a imprensa de todo canto liga pra mim. Primeiro sentei com os funcionários, depois seria com a imprensa de Salgueiro, depois de fora. Na hora que estava conversando com os atletas, o telefone tocou, uma pessoa da CBF e da Liga (do Nordeste), dizendo que a vaga do Salgueiro estava retornando para o Salgueiro. O Náutico não teria direito à vaga. Se o Salgueiro confirmasse que não ia participar, não seria um clube de Pernambuco que iria pegar a vaga. Todos os atletas ouviram. Não teve safadeza. Foi a mão de Deus que colocou e eu tinha dito que o Salgueiro não ia participar", completou.
O Salgueiro vive crise financeira. De acordo com José Guilherme, o clube está com atraso no pagamento de salários e a dívida é de R$ 550 mil. A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) conseguiu o adiantamento da cota da Copa do Brasil junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Carcará recebeu R$ 200 mil que foi abatido no débito.
Após eliminar o Vitória da Conquista na segunda fase da Série D 2020, o Salgueiro perdeu o confronto das oitavas de final para o Altos-PI, nos pênaltis, depois de empatar os dois jogos.
A Copa do Nordeste 2021 está marcada para começar no dia 27 de fevereiro, um sábado. Além do Salgueiro, o Grupo B é formado por Sport, Fortaleza, CSA, Botafogo-PB, ABC e Altos. A outra chave é composta por Ceará, Santa Cruz, CRB, Sampaio Corrêa, Confiança, Treze e 4 de Julho. Vale ressaltar que um grupo enfrenta o outro.