Segunda, 15 de Outubro de 2018 - 15:45

Nordestão 2019: Bahia será o mandante no clássico contra o Vitória

por Ulisses Gama

Nordestão 2019: Bahia será o mandante no clássico contra o Vitória
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nesta segunda-feira (15) os mandos dos clássicos estaduais da Copa do Nordeste de 2019. Como são apenas jogos de ida na primeira fase, foi necessário um sorteio. No Ba-Vi, o Bahia será o clube mandante. 

 

Além do clássico baiano, jogos como Ceará x Fortaleza, CSA x CRB, Moto Club x Sampaio Corrêa, Náutico e Santa Cruz também foram sorteados. Todos os clubes do grupo B serão os mandantes. 

 

Recentemente, o Bahia, através da sua diretoria, fez fortes críticas ao modelo da Copa do Nordeste e chegou a colocar a sua participação em dúvida (relembre aqui). No entanto, a tendência é de que o Tricolor deva participar do certame.

Segunda, 15 de Outubro de 2018 - 12:15

Decisivo contra o Paraná, Vinícius participou de 16% dos gols do Bahia na Série A

por Ulisses Gama

Decisivo contra o Paraná, Vinícius participou de 16% dos gols do Bahia na Série A
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Peça fundamental para o Bahia no primeiro semestre, o meia Vinícius não vem tendo constante presença como titular do Esquadrão de Aço na Série A. Mesmo assim, ele segue tendo a sua importância. Em 23 partidas disputadas, ele marcou quatro gols e deu uma assistência, o que significa 16% dos 30 gols tricolores na competição. 

 

Contra o Paraná, no último sábado (13), o camisa 29 saiu do banco de reservas aos 23 minutos do segundo tempo para marcar dois gols e ajudar o Esquadrão de Aço a voltar a vencer no Brasileirão após cinco partidas. 

 

"Fruto de muito trabalho. Todo mundo sabe da desconfiança quando cheguei aqui. No ano passado não foi tão bom para mim, mas foi de crescimento, amadurecimento tanto profissional e pessoal. Esse ano vim com a proposta de fazer a pré-temporada. É claro que eu estava um tempo sem fazer gol e a torcida pedia a dancinha que é sinônimo de gol. Hoje puder fazer num clube que me formou. Um clube que tenho muito carinho, onde vivi alguns anos da minha vida no Paraná", comemorou o atleta ao sair do gramado de Pituaçu.

 

A grande atuação de Vinícius rendeu a ele a liderança nas estatísticas de gols e assistências na temporada 2018. São 12 tentos e onze passes. 

 

Com 27 anos de idade, Vinícius está no Bahia desde maio de 2017. Seu atual vínculo com o clube vai até o fim do ano.
 

Segunda, 15 de Outubro de 2018 - 08:45

Elenco do Bahia folga nesta segunda e se reapresenta na terça-feira

por Ulisses Gama

Elenco do Bahia folga nesta segunda e se reapresenta na terça-feira
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Com novo fôlego na briga contra o rebaixamento, o Bahia agora começa a pensar no jogo contra o Botafogo, no próximo sábado (20), no Rio de Janeiro, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O elenco tricolor vai ter folga nesta segunda-feira (15) e começa o trabalho para a partida nesta terça-feira (16).

 

Para a próxima partida, o técnico Enderson Moreira vai ter o lateral-direiro Nino Paraíba e o zagueiro Jackson de volta após cumprirem suspensão. Os zagueiros Tiago e Everson, que estão desfalcando o time por lesão, seguem como dúvidas.

 

Com 34 pontos, o Esquadrão de AÇo ocupa o 12º lugar da competição nacional. Com a mesma pontuação, o Botafogo está na 14ª posição.

Domingo, 14 de Outubro de 2018 - 12:39

Veja os gols de Bahia 2 X 0 Paraná

Veja os gols de Bahia 2 X 0 Paraná
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Domingo, 14 de Outubro de 2018 - 08:30

Gilberto rasga elogios a Vinícius: 'Parecia que estava jogando futevôlei'

por Ulisses Gama

Gilberto rasga elogios a Vinícius: 'Parecia que estava jogando futevôlei'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Com dois gols de Vinícius, o Bahia venceu o Paraná por 2 a 0 na noite do último sábado (13) e ganhou fôlego na briga contra o rebaixamento. A atuação do meia, que saiu do banco de reservas, foi muito elogiada pelo atacante Gilberto.

 

"Nota dez. Que golaço. O que foi aquilo? Parecia que ele estava jogando futevôlei", declarou o camisa 9.

 

Agora, o Esquadrão de Aço tem 34 pontos e ocupa momentâneamente a 12ª posição do certame nacional. No próximo sábado (20), a equipe de Enderson Moreira enfrenta o Botafogo, no estádio Nilton Santos.

Domingo, 14 de Outubro de 2018 - 00:10

Enderson Moreira enaltece elenco do Bahia após triunfo ser decidido por reserva

por Leandro Aragão

Enderson Moreira enaltece elenco do Bahia após triunfo ser decidido por reserva
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Os dois gols do triunfo do Bahia sobre o Paraná foram marcados por Vinicius, que deixou o banco de reservas para decidir a partida. O técnico Enderson Moreira valorizou o elenco do Tricolor que bateu o Paraná por 2 a 0, na noite deste sábado (13), em Pituaçu, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

"A gente tem que valorizar muito o nosso elenco. Nós temos um grupo muito qualificado, jogadores com grande potencial, jogadores com uma grande representatividade dentro do futebol, jogadores de renome. A gente faz algumas alterações, escolhas, mas a equipe tem mantido um bom padrão de jogo assim. Hoje fomos merecedores do resultado, porque foi a equipe que buscou durante todo o tempo. Enaltecer que são três pontos importantíssimos na classificação", afirmou na entrevista coletiva.

 

O Bahia abriu o placar através do gol de falta marcado por Vinicius. O treinador elogiou o meia e enalteceu o apoio da torcida que compareceu em grande número em Pituaçu.

 

"Hoje o Bahia teve que ser muito preciso para poder as alternativas, buscar fazer o gol numa bola parada, que o Vinicius treina muito. Tem que enaltecer esse trabalho dele. É um jogador que está sempre ali treinando. Feliz pelo resultado, pelo apoio da nossa torcida que jogou junto. O importante foi esse triunfo e os três pontos", falou.

 

O Tricolor teve dificuldades para arrancar o triunfo. O Paraná entrou em campo para se fechar na defesa e aproveitar os contra-ataques. Enderson disse que já esperava uma partida dura mesmo enfrentando o último colocado do Brasileirão.

 

"Estou no futebol há 20 anos. Essa situação se repete na minha vida durante muitas vezes. O jogo é extremamente complicado, difícil. Não é fácil vencer um jogo de Série A ou B. É sempre difícil, ainda mais com um adversário com a proposta que teve. Nunca vi tanto atendimento com o goleiro. Atendimento de virilha e o goleiro continuava batendo na bola. Os caras realmente vieram para não jogar. Claro que com o torcedor nos apoiando, nos incentivando a gente querendo fazer o resultado, buscar esse triunfo, então torna-se cada vez mais tenso, mas acho que a gente teve tranquilidade para buscar o resultado da maneira que podia buscar", disse.

 

O Bahia chegou aos 34 pontos e subiu para a 12ª colocação na tabela de classificação do Brasileiro. O próximo desafio do Tricolor será no sábado (20), às 16h, contra o Botafogo, no Engenhão, pela 30ª rodada.

Sábado, 13 de Outubro de 2018 - 23:30

Vinicius comemora gols marcados no triunfo sobre o Paraná e exalta torcida do Bahia

por Leandro Aragão

Vinicius comemora gols marcados no triunfo sobre o Paraná e exalta torcida do Bahia
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Ele entrou para mudar o jogo. Autor dos dois gols da vitória do Bahia, Vinícius fez um desabafo após o apito final. O Tricolor venceu o Paraná por 2 a 0, na noite deste sábado (13), em Pituaçu, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meia chegou aos 12 gols marcados nesta temporada.

 

"Fruto de muito trabalho. Todo mundo da desconfiança quando cheguei aqui. No ano passado não foi tão bom para mim, mas foi de crescimento, amadurecimento tanto profissional e pessoal. Esse ano vim com a proposta de fazer a pré-temporada. É claro que eu estava um tempo sem fazer gol e a torcida pedia a dancinha que é sinônimo de gol. Hoje puder fazer num clube que me formou. Um clube que tenho muito carinho, onde vivi alguns anos da minha vida no Paraná. Agradecer à minha família que está lá em Balneário Camboriú, à toda essa torcida e à minha namorada e a família dela que também estavam comigo nos momentos ruins. Agora é descansar, semana que vem temos outro jogo difícil. A gente sabe que temos que pontuar sempre. Mas agora é comemorar e trabalhar ainda mais duro para o próximo jogo", disse em entrevista ao canal Premiere.

 

Vinicius ainda exaltou a torcida que esgotou os ingressos e compareceu no estádio de Pituaçu em pleno feriadão.

 

"É uma torcida com energia muito boa. A gente sabe a massa que é. Desde quando cheguei aqui eu vi a grandeza dessa torcida. Com todo respeito as outras equipes do Nordeste, mas essa é a maior do nordeste. Isso comprova a cada jogo, a cada decisão que a gente chega e tenho que eles chegaram aqui esperando o resultado positivo", elogiou.

 

O primeiro gol de Vinicius foi marcado em cobrança de falta perfeita aos 39 minutos do segundo tempo. Ele disse que vem treinando a jogada após os treinamentos.

 

"A gente sabia da dificuldade do jogo. O Bahia veio com a proposta de marcar e sair no contra-ataque, mas a gente soube explorar bem e trabalhar bem a posse de bola. Graças a Deus que jogo truncado a bola parada pode decidir. Muitos sabem o quanto eu fico pós-treino trabalhando muitas faltas. Contra o Botafogo quase marquei um no finalzinho de falta. E hoje fui coroado", falou.

 

Com o resultado, o Bahia subiu para a 12ª posição ao somar 34 pontos. O Esquadrão de Aço volta ao gramado no próximo sábado (20), às 16h, para encarar o Botafogo no Engenhão, pela 30ª rodada do Brasileiro.

Sábado, 13 de Outubro de 2018 - 22:57

Fim do jejum: Bahia volta a vencer e se afasta da zona de rebaixamento

por Leandro Aragão

Fim do jejum: Bahia volta a vencer e se afasta da zona de rebaixamento
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Mais de um mês depois, o torcedor do Bahia volta a comemorar um triunfo pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de não apresentar um bom futebol no lotado estádio de Pituaçu, o Esquadrão de Aço bateu o Paraná, por 2 a 0, na noite deste sábado (13), pela 29ª rodada do certame. Vinicius foi o artilheiro da partida marcando no segundo tempo. O primeiro foi aos 39 minutos e o segundo aos 44.

 

Com o resultado, o Tricolor se afastou da zona de rebaixamento abrindo quatro pontos de vantagem, ao chegar nos 34. O time baiano subiu para a 12ª posição. O Paraná segue seu calvário rumo à Série B na última colocação com 17. O Esquadrão de Aço volta ao gramado no próximo sábado (20) para encarar o Botafogo, no Engenhão. Ao invés de à noite, o compromisso será de tarde, às 16h, pela 30ª rodada da competição.

 

O JOGO

Dono da casa e com o estádio lotado, o Bahia começou dominando o jogo e tomando a iniciativa. O Tricolor chegava bem no ataque, porém sem assustar Richard. Mas foi o Paraná que chegou primeiro com mais perigo, sempre explorando os contra-ataques. Aos 15 minutos após boa triangulação, Rafael Grampola recebeu livre na área e chutou. Douglas fez grande defesa evitando que o placar fosse aberto pelos visitantes.

 

O Bahia por pouco não abriu o placar aos 22 com o garoto Ramires. Léo fez boa jogada pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou para trás. Um pouco antes da marca do pênalti, Ramires tocou de cabeça, Richard já estava batido no lance, mas a bola caprichosamente passou por cima da trave. A resposta do Paraná veio no contra-ataque e novamente, Douglas foi obrigado a fazer boa intervenção. Silvinho disparou em velocidade pela direita, passou pelo marcador e tocou para Deivid. Ele deixou com Grampola que chutou mascado no abafa do goleiro tricolor.

 

Aos 43 minutos, Zé Rafael tirou tinta da trave direita de Richard. Em jogada bem trabalhada, de pé em pé, Ramires fez bom cruzamento para a área e o camisa 10 do Tricolor bateu, de primeira, rasteiro. Antes do árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima encerrar a etapa inicial, Richard fez duas defesas evitando o gol Tricolor. Primeiro, ele desviou a boa cobrança de falta de Zé Rafael. Na sequência, ele cortou uma bola levantada após a batida de escanteio.

 

Segundo tempo

 

As duas equipes voltaram para a etapa final com os mesmos times que iniciaram a partida. E o Bahia por pouco não marcou logo no primeiro minuto com Zé Rafael aproveitando cruzamento de Bruno. O camisa 10 tocou de cabeça, no canto direito, obrigando Richard a se esticar e desviar para fora. O Bahia fez uma blitz bombardeando o gol de Richard, mas sem conseguir balançar o barbante.

 

Aos 12, Douglas fez uma defesa segura num chute do ataque paranaense após contra-ataque. No minuto seguinte, foi a vez de Richard salvar o Paraná. Zé Rafael abriu com Bruno, na direita, que descolou o cruzamento. O goleiro cortou, Ramires insistiu de carrinho e Zé Rafael tentou a sobra, mas o camisa 1 dos visitantes abafou o chute do meia.

 

Aos 30 minutos, Silvinho tocou para Grampola que desviou para Andrey. Mas o jogador do Paraná desperdiçou a chance ao isolar a bola.

 

Ao ser substituído por Edigar Junio, Zé Rafael levou uma sonora vaia do público presente no estádio de Pituaçu aos 35 minutos.

 

Bahia abre o placar

Aos 39 minutos, Élber sofreu falta por trás de Jhony. Vinicius cobrou a falta com perfeição e abriu o placar no lotado estádio de Pituaçu. Bahia 1x0 Paraná.

 

Vinicius marca novamente

Vinicius marcou o segundo aos 44. Léo cruzou pela esquerda, a bola desviou e passou por toda a defesa. Vinicius pegou na veia com o pé direito e fuzilou Richard. Bahia 2x0 Paraná.

 

FICHA TÉCNICA
Bahia 2x0 Paraná
Campeonato Brasileiro - 29ª rodada 

Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 13/10/2018
Horário: 21h
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins e Lucio Beiersdorf Flor (ambos do RS)
Adicionais: Vinicius Gomes do Amaral e Jonathan Benkenstein Pinheiro (ambos do RS)

Cartões amarelos: Zé Rafael (Bahia) / Juninho, Andrey, Jhony (Paraná)
Gols: Vinicius, duas vezes (Bahia)

 

Bahia: Douglas; Bruno (Vinicius), Douglas Grolli, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Flávio; Élber (Nilton), Ramires e Zé Rafael (Edigar Junio); Gilberto. Técnico: Enderson Moreira.

 


Paraná: Richard; Júnior (Jhony), René Santos, Rayan e Igor; Alex Santana, Leandro Vilela, Deivid (Andrey) e Juninho; Silvinho (Nadson) e Rafael Grampola. Técnico: Claudinei Oliveira.

Sábado, 13 de Outubro de 2018 - 08:30

Bruno quer triunfo sobre Paraná para se afastar da degola e brigar por Sul-Americana

por Leandro Aragão

Bruno quer triunfo sobre Paraná para se afastar da degola e brigar por Sul-Americana
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O lateral-direito Bruno espera um triunfo do Bahia sobre o Paraná neste sábado (13), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para o jogador, os três pontos serão importantes para o time se afastar da zona de rebaixamento e brigar por uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.

 

"O que a gente vem conversando é que temos que tratar o próximo jogo como se fosse uma final. Isso vai ser uma vitória ali na frente conseguir essa classificação, mas só que a gente tem que pensar primeiro nos jogos para que a gente possa chegar ali no final e ser coroado, quem sabe, com uma boa campanha, com classificações importantes. Então é a gente focar no jogo e, lógico, que incomoda muito, sabemos do perigo que é estar brigando ali, a diferença é mínima. Então a importância é conquistar logo esses pontos para sair dali e conquistar essas classificações", disse na entrevista coletiva.

 

Bruno também falou da oscilação do Bahia no campeonato. O Tricolor não consegue emplacar uma sequência de vitórias que dará tranquilidade na luta para permanecer na elite do futebol brasileiro.

 

"A gente conversa bastante, a gente vem treinando. Lógico que é um campeonato muito difícil, sabemos das dificuldades, mesmo jogando fora de casa o Bahia vem apresentando um bom futebol, mas isso não é o suficiente. A gente tem que ter uma sequência boa de vitórias, ficamos até mesmo oito, nove jogos sem perder, mas teve muitos empates. É ter essa inteligência para que a gente possa ter essa sequência, tranquilidade e fazer o nosso dever de casa", falou.

 

Bahia e Paraná jogam neste sábado logo mais às 21h, em Pituaçu. O Tricolor é o 14º colocado com 31 pontos, um a mais da zona de rebaixamento. Já o time paranaense amarga a última posição com 17 pontos.

Sábado, 13 de Outubro de 2018 - 06:00

Bahia inicia reta final do Brasileirão contra o Paraná neste sábado

por Ulisses Gama

Bahia inicia reta final do Brasileirão contra o Paraná neste sábado
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Próximo da zona de rebaixamento e há cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Bahia volta a jogar neste sábado (13), em Pituaçu, contra o lanterna Paraná. Com a força da torcida, que deve lotar o estádio, o Tricolor busca os três pontos.

 

A equipe comandada pelo técnico Enderson Moreira vem de um jogo de nervos. Após abrir 2 a 0 diante do Grêmio, a equipe sofreu um empate construído por erros de arbitragem. O comandante espera que o que ocorreu na última rodada não interfira.

 

"Temos um comportamento de não deixar que o jogo anterior ou o jogo futuro possa interferir no jogo que é mais importante para gente, que é sempre o próximo jogo. Essa que a gente pode fazer alguma coisa. Tudo o que passou a gente não pode alterar e os jogos futuros a gente não pode fazer absolutamente nada. Temos conversado com o atleta que não podemos nos entusiasmar quando conseguimos grandes resultados e também não podemos sentir tanto quando tem decepção. Temos que eliminar, aprender com os erros e eliminar esse tipo de sentimento, pensar sempre no próximo adversário.", declarou.

 

Volante da equipe tricolor, Gregore prefere não menosprezar o adversário, que tem apenas 17 pontos, e pede atenção para que o adversário não surpreenda o Esquadrão em Salvador. 

 

"O Bahia precisa continuar evoluindo. Quanto mais evoluir, mais vamos complicar os adversáríos. São onze pais de família lá que vão querer defender o deles. Vamos trabalhar para não ser surpreendidos", disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Para a partida, a equipe não vai ter o zagueiro Jackson e o lateral-direito Nino Paraíba, suspensos. Lesionados, os zagueiros Tiago e Everson seguem fora. O atacante Gilberto, que chegou a ser dúvida durante a semana, deve entrar em campo.

 

PARANÁ
Com dez rodadas para o fim, o Paraná precisa de uma arrancada histórica e vencer nove partidas. De volta ao time de Claudinei Oliveira, o lateral Igor quer evitar desânimo.

 

"Quando a gente entra em campo está 0 a 0. É 11 contra 11. Não pode entrar em campo pensando que vai perder, então não podemos entrar em campo achando que vai perder", afirmou.

 

Além de Igor, o lateral Júnior e o meia Nadson retornam. Por outro lado, o zagueiro Charles e o volante Torito foram vetados pelo departamento médico.

 

FICHA TÉCNICA
Bahia x Paraná
Campeonato Brasileiro - 29ª rodada 

Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 13/10/2018
Horário: 21h
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins e Lucio Beiersdorf Flor (ambos do RS)
Adicionais: Vinicius Gomes do Amaral e Jonathan Benkenstein Pinheiro (ambos do RS)
 

 

Bahia: Douglas; Bruno, Douglas Grolli, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Nilton; Elber, Ramires e Zé Rafael; Gilberto. Técnico: Enderson Moreira.

 


Paraná: Richard; Júnior, René Santos, Jesiel e Igor; Alex Santana Leandro Vilela (Jhony), Deivid (Nadson), Silvinho e Juninho; Ortigoza. Técnico: Claudinei Oliveira.

Histórico de Conteúdo