Terça, 29 de Setembro de 2020 - 17:35

Élber e Gilberto participam de treino do Bahia, mas seguem como dúvidas

por Ulisses Gama

Élber e Gilberto participam de treino do Bahia, mas seguem como dúvidas
Foto: Divulgação / EC Bahia

Mais uma vez no Clube da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, o elenco do Bahia finalizou na tarde desta terça-feira (30) a preparação para o jogo contra o Botafogo, válido pela primeira rodada do Brasileirão.

 

Inicialmente, o grupo tricolor fez o aquecimento com os preparadores Rogério Dias e Luiz Andrade, e na sequência fez um treino técnico em campo reduzido.

 

Logo depois, o técnico Mano Menees dividiu o grupo em dois para um trabalho tático. O posicionamento dos jogadores foi um dos focos do comandante. Na segunda parte, as bolas paradas ofensiva e defensiva foram simuladas.

 

Por fim, alguns atletas treinaram pênaltis, cruzamentos e finalizações.

 

De acordo com o Bahia, Gilberto e Élber, que fizeram exames na última segunda (28), participaram de parte do treinamento. No entanto, os dois seguem como dúvidas.

 

Ao fim do trabalho, o grupo retornou para o hotel onde está concentrado.

Terça, 29 de Setembro de 2020 - 16:15

Novo preparador físico do Bahia fala em conversa individual para avaliar grupo

por Ulisses Gama

Novo preparador físico do Bahia fala em conversa individual para avaliar grupo
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Recém-chegado ao Bahia para compor a comissão técnica liderada por Mano Menezes, o preparador físico Rogério Dias chega ao clube com o desafio de dar um bom suporte aos jogadores em meio ao complicado período da pandemia do novo coronavírus. Para ter êxito e deixar o grupo tinindo, o profissional indicou a ideia de uma avaliação individual de cada atleta.

 

"Não estava em atividade nesse período, mas interagindo com os preparadores, será um desafio grande por ser um momento que nunca tivemos experiência. Claro que podemos ter erros, mas é importante que o estafe se comunique para dar esse suporte aos atletas. Nossa ideia é conversar individualmente com cada atleta e, a partir das avaliações, nós montarmos um planejamento individualizado para ter uma temporada de êxito", disse.

 

Com sua carreira construída no Grêmio, Rogério Dias conheceu Mano Menezes enquanto estava na base do clube gaúcho. Dessa vez, os dois irão trabalhar juntos com o mesmo elenco.

 

"Conheci o professor Mano e lembro bem da passagem dele no clube [no Grêmio]. Será a primeira vez que vou trabalhar com ele e será um prazer. Receber um convite para integrar esse projeto é uma convocação. Será um trabalho muito bem desenvolvido", projetou.

 

Rogério também destacou a boa recepção dos demais membros e comentou a integração com Luiz Andrade, preparador físico fixo do clube e com anos de experiência entre o Fazendão e o CT Evaristo de Macedo.

 

"Fui muito bem recebido por todos os integrantes. O Luizão é um profissional que já conhecia de enfrentamentos, mas agora trabalhamos juntos. A gente está se atualizando sobre cada atleta e o grupo. Só tenho a agradecer a todos os integrantes pelo suporte e pela excelente recepção", pontuou.

 

O Bahia volta a entrar em campo pelo Brasileirão nesta quarta-feira (30) para enfrentar o Botafogo, no estádio Nilton Santos, em jogo atrasado da 1ª rodada da competição.

Utilizado nos 3 jogos com Mano, Marco Antônio se põe à disposição para começar jogando
Foto: Divulgação / EC Bahia

Com a dúvida cercando a presença dos atacantes Élber e Gilberto contra o Botafogo, o Bahia pode ter Marco Antônio entre os titulares nesta quarta-feira (30) contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos, em partida atrasada da primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Revelado na base tricolor, o jovem paraense garante estar pronto para colaborar.

 

"A gente fica chateado porque se trata de dois atletas importantes, pessoas que agregam para a tática, mas estou apto para jogar, aguardando oportunidade. Se o professor Mano optar por mim centralizado ou na beirada, vou estar pronto. Quem entrar vai estar na vontade de fazer o melhor para dar o triunfo", disse.

 

Preterido quando Roger Machado era o técnico, Marco Antônio vem ganhando mais oportunidades com Mano. Ele entrou em campo nas três partidas em que o novo treinador comandou.

 

"Fico feliz pelo professor estar optando por mim. Quero sempre dar o meu melhor, estou à disposição dele. Quando ele precisar, vou fazer o meu melhor para ajudar o time do Bahia", garantiu.

 

Questionado sobre a péssima fase que o clube vive dentro de campo, Marco Antônio indicou que trabalho e união serão essenciais para que os nove jogos sem vencer e a zona de rebaixamento sejam superadas nas próximas rodadas.

 

"O momento difícil que estamos passando. Estamos fazendo bons jogos, mas a bola não está entrando. Mas vamos sair dessa situação. Precisamos trabalhar como equipe e precisamos nos unir. Só quem pode sair dessa situação somos nós mesmos", projetou.

Terça, 29 de Setembro de 2020 - 15:15

Por expulsões, Juninho e Gregore vão ser julgados pelo STJD na próxima segunda

por Ulisses Gama

Por expulsões, Juninho e Gregore vão ser julgados pelo STJD na próxima segunda
Foto: Enaldo Pinto / Ag. Haack / Bahia Notícias

Expulsos nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Juninho e o volante Gregore vão ser julgados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na próxima segunda-feira (5). A situação dos dois atletas será avaliada pela 1ª Comissão Disciplinar.

 

Juninho foi enquadrado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de agressão. Por ter atingido Matheus Vargas no jogo contra o Atlético Goianiense, o defensor pode pegar de 4 a 12 jogos de suspensão.

 

Já Gregore, que recebeu o cartão vermelho por uma dura entrada em Orejuela, do Grêmio, foi denunciado com base no artigo 254, que aborda jogadas violentas. O volante pode ter pena de 1 a 6 jogos. 

 

Titulares sob o comando do técnico Mano Menezes, os dois devem estar em campo nesta quarta-feira (30) para o jogo contra o Botafogo, no Nilton Santos, em duelo atrasado da 1ª rodada.

Terça, 29 de Setembro de 2020 - 11:15

Bahia elege novo Conselho Fiscal para o próximo triênio

Bahia elege novo Conselho Fiscal para o próximo triênio
Foto: Divulgação

Em eleição realizada pelos 100 membros do Conselho Deliberativo, o Bahia elegeu no último sábado (26) o novo Conselho Fiscal do clube, responsável por fiscalizar a diretoria executiva. 

 

Após os votos, ficou definido que Márcio Vilaça Paiva (55 votos), Marcelo Andrade Ferreira (46 votos), Marcus Emerson Verhine (44 votos), André Machado Telles da Silva (44 votos) e Rogério Cerqueira Silveira (35 votos) serão os titulares do próximo triênio. Já o sócio Leandro Pinheiro Andrade (28 votos) será o primeiro suplente.

 

Cada conselheiro deliberativo poderia votar em até três candidatos, todos sócios do clube há pelo menos dois anos e com notório conhecimento numa das seguintes áreas: tributária, administração, finanças, economia, contabilidade ou jurídica.

 

O próximo pleito importante do Esquadrão de Aço deve ser a eleição para presidente. Na última votação, realizada em 2017, Guilherme Bellintani foi eleito com 81,48% dos votos. O atual mandatário ainda não definiu se será candidato à reeleição.

Terça, 29 de Setembro de 2020 - 07:45

Aos 35 anos, Elias afirma: 'Enquanto houver brilho nos meus olhos, vou seguir jogando'

por Ulisses Gama

Aos 35 anos, Elias afirma: 'Enquanto houver brilho nos meus olhos, vou seguir jogando'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Contratado pelo Bahia na semana passada, o meio-campista Elias já não é aquele que encantou vestindo a camisa do Corinthians e foi convocado pela Seleção Brasileira anos atrás. Hoje, com 35 anos de idade, o atleta chega ao CT Evaristo de Macedo em uma mistura de empolgação e desconfiança em virtude da idade por parte dos torcedores. No entanto, para ele, isso não é um problema. Ele garantiu competitividade e afirmou que só irá parar quando não tiver a sensação de que pode estar no mesmo nível dos demais.

 

"Sempre falo: enquanto houver brilho nos meus olhos, sentir que posso competir vou seguir jogando, aqui no Bahia e em outro lugar. Quando perder esse brilho, vou parar. Sempre fui competitivo aonde estive e aqui não vai ser diferente", afirmou.

 

Elias mostrou confiança que o Bahia pode sair da zona de rebaixamento e tranquilizou ao lembrar da longevidade da competição. Apesar da confiança, o jogador deixou o aviso de que é preciso se distanciar da confusão o quanto antes.

 

"O Campeonato Brasileiro é longo. Estamos com um terço do campeonato e tem muita coisa para acontecer, muitas equipes vão ter uma fase ruim como o Bahia tá tendo, mas temos que sair rápido dessa situação para não ficar acumulando. Não podemos pensar em tirar no final, tem que ser na próxima partida e é isso que vamos colocar em prática contra o Botafogo", projetou.

 

O Esquadrão de Aço volta a jogar nesta quarta-feira (30) para enfrentar o Botafogo, às 21h30, no estádio Nilton Santos. A equipe finaliza a preparação para o jogo na tarde desta terça (29).

Segunda, 28 de Setembro de 2020 - 17:55

Sem Élber e Gilberto, Bahia faz treino técnico e tático no Rio de Janeiro

por Ulisses Gama

Sem Élber e Gilberto, Bahia faz treino técnico e tático no Rio de Janeiro
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O elenco do Bahia voltou a trabalhar na tarde desta segunda-feira (28), no Clube da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, visando o jogo contra o Botafogo. A partida, váida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, será nesta quarta-feira (30), às 21h30, no Nilton Santos.

 

Após o trabalho de aquecimento comandado pelos preparadores Luiz Andrade e Rogério Dias, os atletas foram divididos em grupos e fizeram um treinamento técnico focado na troca de passes. Depois, os jogadores foram novamente divididos em dois para treinar em campos diferentes.

 

Em um dos campos, o técnico Mano Menezes comandou um treino tático com a provável equipe que começa a partida. No outro, o auxiliar James Freitas orientou um treino técnico.

 

Ao fim da primeira parte com bola, os jogadores que atuaram mais de 45 minutos contra o Athletico Paranaense foram liberados e os demais fizeram um treino de ataque contra defesa, seguido de uma atividade de cruzamentos e finalizações.

 

Fora de atividade, os atacantes Gilberto e Élber foram a uma clínica do Rio para fazer exames. Os dois seguem como dúvidas para o jogo.

 

A equipe volta a treinar no mesmo local às 15h desta terça-feira (29).

Técnico do Bahia sub-20 lamenta derrota para o São Paulo: 'Sentimos a parte física e emocional'
Foto: Felipe Santana / EC Bahia

O time sub-20 do Bahia perdeu para o São Paulo no último domingo (27) por 3 a 1 em Praia do Forte, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. Na visão do técnico tricolor, Eduardo Guadagnucci, o time começou bem, mas acabou tendo uma queda física e emocional na parte final, o que causou a virada dos paulistas.

 

"Em relação ao jogo de ontem, a gente sai triste pelo resultado. Fizemos um primeiro tempo muito bom, de igual para igual, controlando as ações deles, tivemos mais chances de gol e terminamos vencendo o primeiro tempo. No segundo tempo a gente sente a parte física e emocional do jogo. A gente sofreu com a preparação pela pandemia, não conseguimos jogos difíceis. Sabíamos que a gente ia sentir bastante, mas temos que aprender rápido", explicou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

"Após perder a chance de abrir e fazer 2 a 0, o desempenho caiu. Quando tomamos a virada, tomamos as rédeas no coração, mas não conseguimos fazer as chances criadas", completou o treinador.

 

Eduardo também citou a falta de tempo para treinar, mas destacou que o grupo vem assimilando o trabalho de forma rápida. Além disso, o comandante vê a pressão com a falta de resultados de forma natural e apontou a importância desse momento para amadurecer os meninos do CT Evaristo de Macedo.

 

"Vamos ter que treinar jogando, então o jogo vai se tornar um treino. Mas estamos aprendendo rápido, vendo o que dá para evoluir e buscar um desempenho melhor. Quanto mais a gente vivenciar essa pressão é benéfico. O maior objetivo e colocar os jogadores no profissional e esse Campeonato Brasileiro vai ser útil para aumentar o nível de nossos jogadores", projetou.

 

Com duas derrotas nos dois primeiros jogos, o Esquadrãozinho busca a recuperação na competição diante do Cruzeiro nesta quarta-feira (30), em Belo Horizonte.

 

Esquadrãozinho jogou em Praia do Forte | Foto: Felipe Santana / EC Bahia

Elias vê perda de confiança no Bahia e dá caminho para superar má fase: 'Trabalhar mais'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Apresentado oficialmente pelo Bahia nesta segunda-feira (28), o meio-campista Elias comentou o momento difícil que a equipe vive no Campeonato Brasileiro. Para superar a má fase, o experiente atleta falou sobre a pressão e indicou que o momento é de trabalhar para tirar o clube da zona de rebaixamento para a Série B.

 

"Pressão todo clube tem, uns mais outros menos. O Bahia é considerado o maior do Nordeste e a pressão vai existir. Falar menos e trabalhar mais para colocar o Bahia em seu lugar", indicou.

 

Na opinião do jogador, o Bahia tem um bom elenco, mas perdeu a confiança em virtude da sequência de maus resultados na temporada 2020. Ele reiterou a importância do empenho.

 

"Pelo elenco, uma equipe forte que acompanho desde o ano passado com o trabalho do Roger, fizeram um campeonato bom... Esse ano perderam a confiança e a confiança se perde rápido. Para readquirir, demora. É trabalhar mais, tentar se empenhar mais nos jogos, ser mais duros com a partida e voltar a vencer. Não tem outro jeito", disse.

 

Elias também comentou brevemente a conversa com o técnico Mano Menezes e outros jogadores sobre o Bahia. Segundo ele, a escolha pelo Esquadrão de Aço não foi difícil.

 

"A gente conversa, né? No futebol todo mundo se fala... Atletas, dirigentes, comissão... É um clube que cresceu bastante e não tive dúvida na escolha para vir. Falei com o Mano e ele me falou a respeito. Ele me conhece, então o papo com ele foi mais curto. Não tive dúvida", explicou.

 

Já regularizado, Elias pode compor o grupo na próxima quarta-feira (30) contra o Botafogo, no Nilton Santos. A equipe não vence há nove jogos e está na vigésima posição, com nove pontos.

Segunda, 28 de Setembro de 2020 - 11:15

Bahia terá dois treinos no Rio de Janeiro antes de encarar o Botafogo

por Ulisses Gama

Bahia terá dois treinos no Rio de Janeiro antes de encarar o Botafogo
Foto: David de Castro Nascimento / Lance

Após perder para o Athletico Paranaense em Curitiba, o elenco do Bahia já está no Rio de Janeiro, onde vai enfrentar o Botafogo nesta quarta-feira (30), no estádio Nilton Santos, em jogo atrasado da primeira rodada da competição.

 

A equipe treina nesta segunda-feira (28) e nesta terça (29) no Campo da Aeronáutica. Serão mais dois trabalhos com bola focados em melhorar o desempenho do time, que não vence há nove jogos.

 

O lateral-direito Nino Paraíba volta a ficar disponível após cumprir suspensão. Por outro lado, o lateral-esquerdo Zeca continua liberado para acompanhar uma questão de saúde famiiar.

 

O goleiro Anderson está com a delegação. No entanto, por uma opção de Mano Menezes - que costuma levar três arqueiros em suas relações - ele foi cortado do último jogo.

 

A dúvida fica por conta dos atacantes Élber e Gilberto. Com problemas de lesão, os titulares serão reavaliados pelo departamento médico para serem liberados ou vetados da partida.

 

O Bahia é o lanterna do Brasileirão, com nove pontos em 11 partidas disputadas.

Histórico de Conteúdo