Goleiro do Bahia se diz animado para partida contra o Fortaleza: 'Vai ser um jogo grande'
Foto: Felipe Oliveira/ Bahia

Na despedida do Campeonato Brasileiro, o Bahia pega o Fortaleza, domingo (8), às 16h, no Castelão. O goleiro Douglas se diz animado para o confronto e prevê um duelo de “alto nível”.

 

“Estou muito animado para esse jogo, porque sei que vai ser um jogo grande, de alto nível, porque o Fortaleza vem em um segundo turno de crescente, a torcida está animada, acredito que vá lotar o estádio, e não vai ser diferente do nosso objetivo ontem. Vai ser um jogo que, acredito que nosso grupo, pela experiência, sabe que vai ser dificílimo, porque é um time que vai querer vencer, joga para frente. É bem treinador. Eu me animo com esses desafios. Acho que a gente tem condição de fazer um jogo de alto nível, um jogo de consistência defensiva boa, e um jogo de coragem e personalidade, para que a gente possa superar o Fortaleza lá dentro, porque ainda é possível atingir a melhor colocação do Bahia”, afirmou.

 

Com 49 pontos o Esquadrão de Aço precisa de um triunfo diante do Fortaleza para ter melhor a melhor pontuação da era de pontos corridos e assim ultrapassar a campanha de 2017, quando a equipe somou 50 e ficou no 12º lugar. Atualmente, o Esquadrão ocupa a 11ª posição.

 

Douglas ainda admitiu que sua equipe deixou a desejar no segundo turno, mas valorizou o desempenho obtido na primeira parte do Brasileirão.

 

“Olhando de uma forma geral, acredito que o Bahia, em vários aspectos, cresceu, não só no número de sócios, na arrecadação, de número de torcedores no estádio. Acredito que, esse ano, a gente atingiu níveis mais altos de competitividade. Num momento na competição, a gente era um dos times de melhor desempenho e resultado. Esse ano, a gente não brigou na parte de baixo da tabela, apesar do nosso segundo turno não ser bom. O final do ano tem sido de gosto amargo, porque a gente esteve muito próximo e teve muitas chances de conseguir algo inédito, não só para o Bahia, mas para o futebol nordestino, e temos que assumir que não fomos competentes, não conseguimos aproveitar as oportunidades, por isso que hoje nossa torcida, em parte, se encontra frustrada, como a gente também, por não ter mantido alto nível de competitividade, que nos daria uma possibilidade de brigar por uma competição ainda maior”, avaliou.

Após desligar gerente, Bellintani quer implantar estratégia 'mais ousada' na base do Bahia
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

O Bahia demitiu Marcelo Vilhena na última sexta-feira (6). Ele era o gestor das divisões de base do clube. Após o desligamento, Guilherme Bellintani, presidente da agremiação, elogiou o profissional, mas ressaltou que pretende implantar uma estratégia “mais ousada” nas categorias inferiores do Tricolor.

 

“Algumas coisas que já planejávamos desde o início de ano, modelo, organograma. Desligamento de Marcelo Vilhena. Fez grande trabalho ao longo de um ano meio, quase dois anos. Implantou modelos que vão render frutos. Tinha outro projeto profissional, e estava na hora da gente fazer algumas mudanças. A mudança não vem só da saída de Vilhena. Mudança de estratégia, da forma de trabalhar, consertar e trazer novos caminhos que a gente acha que precisa trazer melhores resultados. Antecipamos o planejamento 2020 e anunciou o desligamento de Vilhena. A gente entendeu, ele também, que era a hora de reformular e implantar uma estratégia mais ousada para a base”, disse o cartola, em entrevista programa do Esquadrão, na Rádio Sociedade.

 

De acordo com Guilherme Bellintani, nenhum outro profissional será contratado para a função. A ideia é reformular o setor e fortalecer nomes que já estão no Tricolor.

 

“Não vamos trazer ninguém para o lugar de Marcelo [Vilhena]. Estamos conversando, vamos implementar, Vilhena segue até o fim do ano, vamos fazer na base algo parecido com o que fizemos em outros setores. Extinguimos a figura de líder e fortalecemos lideranças que fazem trabalhos específicos. Retirando a liderança principal e fortalecendo lideranças setoriais. Mudamos o modelo com a saída de Vilhena, que é muito mais em função de rever a estratégia do que de mudar uma pessoa por outra. Vamos mudar a forma de atuar trazendo exemplos de outros clubes”, destacou. 
 

Sexta, 06 de Dezembro de 2019 - 18:05

Marcelo Vilhena é demitido do cargo de gerente da base do Bahia

por Ulisses Gama

Marcelo Vilhena é demitido do cargo de gerente da base do Bahia
Foto: Divulgação

Marcelo Vilhena não é mais o gestor da divisão de base do Bahia. Segundo apuração do Bahia Notícias, o dirigente foi desligado do cargo nesta sexta-feira (6).

 

Vilhena chegou no Bahia em março de 2018 com o objetivo de comandar uma reformulação nas jovens categorias do Esquadrão de Aço. Os resultados nas competições, no entanto, não foi satisfatório. Um exemplo foi a eliminação na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

 

No quesito revelações, Vilhena esteve presente na transição de Eric Ramires para o profissional. No entanto, nenhum novo jogador da base surgiu ou ganhou oportunidade entre os profissionais.

Sexta, 06 de Dezembro de 2019 - 17:40

Entrega de título de Cidadão Soteropolitano a Roger é adiada; técnico recebe medalha

por Matheus Caldas

Entrega de título de Cidadão Soteropolitano a Roger é adiada; técnico recebe medalha
Fotos: Felipe Oliveira / EC Bahia

Técnico do Bahia, Roger Machado recebe nesta sexta-feira (6), às 18h, a Medalha Zumbi dos Palmrares em solenidade na Câmara Municipal de Salvador (leia mais aqui). No entanto, a outra honraria, do título de Cidadão Soteropolitano, ficará para outra data a ser divulgada.

 

A informação foi dada ao Bahia Notícias pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB). “Hoje haverá a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares. A de Cidadão vai remarcar ainda”, resumiu, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

A entrega das honrarias foi aprovada pelos parlamentares da CMS no dia 19 de novembro, em sessão ordinária. Aladilce propôs as condecorações, juntamente com o presidente da Casa, Geraldo Jr. (SD).

 

Em outubro, a parlamentar Aladilce propôs aplausos ao treinador pelo discurso contra racismo feito em entrevista coletiva após o jogo entre Fluminense e Bahia, no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro (leia mais aqui). 

Sexta, 06 de Dezembro de 2019 - 16:45

Flávio renova contrato com o Bahia até 2023

por Ulisses Gama

Flávio renova contrato com o Bahia até 2023
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O volante Flávio renovou o seu contrato com o Bahia. Titular do time comandado por Roger Machado, o atleta agora tem vínculo até dezembro de 2023. A informação foi divulgada pelo site GloboEsporte.com e confirmada pelo Bahia Notícias.

 

Com 23 anos de idade, Flávio chegou ao Bahia no ano passado e vinha sendo  reserva até esta temporada, quando ganhou sequência no time tricolor.

 

Com 51 partidas disputadas nesta temporada, Flávio não enfrenta o Fortaleza no próximo domingo (8) por suspensão.

Sexta, 06 de Dezembro de 2019 - 14:15

Bahia fecha o Brasileirão 2019 com média de público de 26 mil pagantes

por Ulisses Gama

Bahia fecha o Brasileirão 2019 com média de público de 26 mil pagantes
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Com o jogo diante do Vasco na última quinta-feira (5), o Bahia encerrou a sua participação como mandante no Campeonato Brasileiro. Apesar dos últimos jogos em Salvador não animarem em termos de resultado, os tricolores têm o que comemorar: a massiva presença nas arquibancadas.

 

De acordo com números do site GloboEsporte.com, a média de público do Esquadrão de Aço foi de 26.338 pagantes, o que significa uma ocupação média de 55% da capacidade e a sexta maior presença da competição, sendo superada pelas torcidas de Palmeiras, São Paulo, Fortaleza, Corinthians e Flamengo.

 

A maior presença aconteceu no jogo contra o Flamengo, com 43.099 pessoas. Já a menor assistência foi no encontro com a Chapecoense, com o total de 16.836 torcedores.

 

O número desta temporada é o maior desde que o Esquadrão de Aço retornou para a Série A. Em 2018 a média fechou em 19.315, enquanto em 2017 foi de 21,540.
 

Wagner do Nascimento Magalhães apita duelo entre Fortaleza e Bahia
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) designou o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães, da Fifa, para apitar o jogo entre Fortaleza e Bahia, marcado para o próximo domingo (8), às 16h, na Arena Castelão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

 

O juiz do Rio de Janeiro será auxiiado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha. O árbitro de vídeo terá o comando de Pathrice Wallace Corrêa Maia, com auxílio de Rodrigo Carvalhaes de Miranda e Michael Correia.

 

Bahia e Fortaleza estão próximos na tabela de classificação. Enquanto o Esquadrão de Aço é o 11º, com 49 pontos, o Leão do Pici está no nono lugar, com 50 pontos. 

Sexta, 06 de Dezembro de 2019 - 11:45

Roger Machado fala sobre planejamento para 2020: 'Estamos tentando nos antecipar'

por Ulisses Gama

Roger Machado fala sobre planejamento para 2020: 'Estamos tentando nos antecipar'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

A temporada 2019 ainda não teve fim, mas o próximo ano já começa a ser falado com mais frequência no Bahia. Na última quinta-feira (5) após o empate com o Vasco na Arena Fonte Nova, o técnico Roger Machado comentou o planejamento para 2020 e indicou que a diretoria está buscando opções no mercado.

 

De acordo com o comandante do Esquadrão de Aço, a ideia é ter um time que seja rápido para fazer os contra-ataques, mas que também tenha qualidade para conduzir as ações do jogo.

 

"Claro que a gente já tem tudo isso delineado. Estamos tentando nos antecipar ao mercado, que é concorrido. A ideia é de ter um time que consiga contra-atacar bem, mas que consiga ter a bola para jogar. Com a característica da transição, automaticamente você tem jogadores com menos destreza com a bola. Temos um time um pouco mais leve e isso está sendo definido pela característica dos jogadores que estamos buscando", afirmou.

 

Até o momento, o Esquadrão de Aço só acertou com um jogador para a próxima temporada. Trata-se do meia Arthur Rezende, que disputou a Série B do Campeonato Brasileiro com a camisa do Guarani.

Sexta, 06 de Dezembro de 2019 - 10:15

Após suspensão, Ronaldo fica à disposição do Bahia para enfrentar o Fortaleza

por Ulisses Gama

Após suspensão, Ronaldo fica à disposição do Bahia para enfrentar o Fortaleza
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Com a suspensão cumprida no jogo contra o Vasco, o volante Ronaldo é uma peça à disposição do técnico Roger Machado, do Bahia, para o encontro com o Fortaleza, marcado para este domingo (8), às 16h, na Arena Castelão, em Fortaleza.

 

Ronaldo foi titular do Esquadrão de Aço na partida contra o CSA no último final de semana, mas acabou sendo expulso após levar dois cartões amarelos. 

 

Emprestado pelo Flamengo, Ronaldo soma 13 partidas disputadas com a camisa tricolor. Ele pode ser uma opção para o lugar de Flávio, que recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Cruz-maltino.

Gregore faz agradecimento aos torcedores do Bahia e mira Fortaleza: 'Buscar três pontos'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Diante de 25 mil presentes, o Bahia empatou com o Vasco em 1 a 1 na última quinta-feira (5), na Arena Fonte Nova, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após a partida, o volante Gregore parabenizou a torcida pela presença, mirou o jogo contra o Fortaleza na última rodada e destacou a força do time carioca, que conseguiu empatar mesmo com um jogador a menos.

 

"Mostra que o nosso grupo é grande e não vai deixar ninguém na mão. Agradecer a presença da torcida. Concentrar para buscar os três pontos contra o Fortaleza. Parabenizar o Vasco, que vem numa recuperação muito boa. Eles foram felizes ali", disse.

 

Com 49 pontos, o Bahia está no 11º lugar. O duelo contra o Fortaleza no próximo domingo (8), no Castelão, pode significar a melhor campanha do clube na história dos pontos corridos. Para isso, basta vencer a partida.

Histórico de Conteúdo