Quinta, 21 de Fevereiro de 2019 - 22:50

Enderson lamenta desclassificação do Bahia: 'Nem sempre quem joga melhor vence'

por Leandro Aragão

Enderson lamenta desclassificação do Bahia: 'Nem sempre quem joga melhor vence'
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O técnico Enderson Moreira lamentou a eliminação do Bahia diante do Liverpool, na primeira fase da Copa Sul-Americana. O Tricolor deu adeus ao torneio continental nesta quinta-feira (21), após empatar em 0 a 0 no Estádio Luis Franzini, pelo jogo de volta do confronto. Para o treinador, o time baiano foi superior à equipe uruguaia nos dois jogos.

 

"Não concordo em os dois mais importantes para o Bahia. Todo jogo para o Bahia é importante. Esse era importante, porque era o próximo. Assim como o do Fortaleza vai ser o mais importante. Sempre os jogos mais importantes são todos os jogos. A gente não tem a capacidade de poder entrar numa competição e para qualquer competição podendo não fazer o nosso melhor. Nós temos que vencer tudo, é a cultura do futebol brasileiro. Nós precisamos disso. Então, não tem nenhum tipo de importância maior ou menor, todos são muito importantes. A gente lamenta muito essa eliminação, porque acho que fomos melhores nos dois jogos. Futebol nem sempre quem joga melhor vence, é por isso que é tão apaixonante. A gente tem que dá mérito para uma equipe que soube marcar bem, teve humildade de jogar em casa hoje e, principalmente no segundo tempo, todo lá atrás esperando só um erro nosso. Isso faz parte. A gente criou situações tanto no jogo de hoje quanto no jogo em casa", afirmou na entrevista coletiva.

 

Enderson ainda disse que o time do Bahia ainda não está pronto. Segundo o comandante a equipe ainda precisa de alguns ajustes e mais entrosamento dos jogadores dentro de campo.

 

"O torcedor pode ficar muito chateado, mas tenho certeza absoluta que talvez seja tanto quanto a gente. Eu não vejo que um possa sentir mais do que o outro não. Você entra no vestiário, os jogadores todos estão cabisbaixos, sentidos, porque nós empenhamos. Eu tenho reconhecimento com eles. Eu falei com eles foi justamente isso. Infelizmente a gente sai de forma prematura de uma competição que é muito importante para o Bahia, mas nós fizemos o nosso melhor. Nós nos entregamos, nos dedicamos, fizemos aquilo que pode ser feito, lidando com quatro competições ao mesmo tempo. Para muita gente isso é quase impossível, mas para a gente é como se fosse trocar chip mesmo. Estamos muito chateados, muito tristes, mas temos boas competições pela frente. A gente tem uma equipe que não está pronta ainda. A gente não tem nem tempo de treinar. Temos muito pouco tempo para fazer os ajustes finos que precisamos fazer. A ideia do Bahia jogando está boa. O que está faltando é um pouco do detalhe. O detalhe é que faz toda a diferença, que é o último passe, a finalização, é a gente saber como é que o companheiro se comporta dentro de campo. Esse entrosamento e melhora do ajuste só acontece com o tempo", comentou.

 

O Bahia volta ao gramado no próximo domingo (24), para visitar o Fortaleza, no Castelão, pela quarta rodada da Copa do Nordeste. A bola vai rolar a partir das 19h.

Quinta, 21 de Fevereiro de 2019 - 22:23

Após eliminação do Bahia, Gilberto revela que pediu para ser substituído

por Leandro Aragão

Após eliminação do Bahia, Gilberto revela que pediu para ser substituído
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Aos 31 minutos do segundo tempo, o artilheiro do Bahia na temporada, Gilberto, foi substituído por Guilherme. O Tricolor precisava fazer gols e perdia o seu matador. O resultado de 0 a 0 contra o Liverpool, nesta quinta-feira (21), no Estádio Luis Franzini, causou a eliminação da equipe baiana na primeira fase da Copa Sul-Americana. Na entrevista coletiva, o camisa 9 revelou que pediu para sair.

 

"Sim, eu pedi para sair do jogo. Eu falei com Enderson. Na semana eu estava com duas tendinites nos dois joelhos e no jogo, depois de uma câimbra, começou a doer um pouco mais forte. Consequentemente eu virei para ele e pedi para me substituir", afirmou. "Acho que nosso elenco tem jogadores muito capazes de substituir à altura e com o meu cansaço, acho que se a gente desse um gás a mais ali poderíamos conseguir fazer um gol e levar a disputa para os pênaltis", completou.

 

O Bahia volta ao gramado no próximo domingo (24), às 19h, para encarar o Fortaleza, no Castelão, pela quarta rodada da Copa do Nordeste.

Quinta, 21 de Fevereiro de 2019 - 21:54

'A gente não foi eficiente', diz Artur sobre eliminação do Bahia na Sul-Americana

por Leandro Aragão

'A gente não foi eficiente', diz Artur sobre eliminação do Bahia na Sul-Americana
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O atacante Artur atribuiu a ineficiência do Bahia pela eliminação na primeira fase da Copa Sul-Americana, nesta quinta-feira (21), em Montevidéu, no Uruguai. Precisando vencer por dois gols de diferença, o Tricolor não conseguiu balançar as redes diante do Liverpool, no Estádio Luis Franzini.
 

"A gente não foi eficiente. Fizemos dois bons jogos, mas pecamos num detalhe que eles fizeram o gol. A gente chegou muito na frente, mas faltou sermos eficientes para balançar as redes", afirmou em entrevista à Rádio Metrópole FM.

 

Para Artur, o Bahia fez boas partidas no confronto tanto em Montevidéu, quanto na Arena Fonte Nova, no duelo de ida. Porém, ele ressaltou a ineficiência da equipe para transformar as jogadas em gols.

 

"Eles saíram, mas também dificultou para a gente, às vezes não tem como com a bola no chão. Mas o principal erro da gente foi não sermos eficientes. Chegamos, chegamos, mas faltou aquele último passe para a finalização. Pecamos nisso, mas agora é levantar a cabeça, porque domingo temos um jogo muito importante em Fortaleza", disse.

 

O próximo compromisso do Tricolor será no domingo (24), às 19h, contra o Fortaleza, no Castelão, pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Artur falou do aprendizado que o Bahia leva com essa queda na Sul-Americana.

 

"Serviu como aprendizado. Não podemos dar bobeira nenhum segundo do jogo. Então, vamos tirar como aprendizado e seguir em frente", falou.

Quinta, 21 de Fevereiro de 2019 - 21:09

Bahia fica no empate com Liverpool e está eliminado da Copa Sul-Americana

por Leandro Aragão

Bahia fica no empate com Liverpool e está eliminado da Copa Sul-Americana
Foto: Divulgação / EC Bahia

O Bahia não conseguiu reverter a situação e está eliminado da Copa Sul-Americana. O Tricolor ficou no empate sem gols com o Liverpool, nesta quinta-feira (21), no Estádio Luis Franzini, pelo jogo de volta da primeira fase do torneio continental. O time baiano havia perdido o duelo de ida por 1 a 0, em plena Arena Fonte Nova.

 

Agora, as atenções do Tricolor voltam-se para a Copa do Nordeste. O time baiano viaja até o Ceará para enfrentar o Fortaleza no domingo (24), às 19h, no Castelão, pela quarta rodada do torneio regional. Com um jogo a menos, a equipe é a sexta colocada com cinco pontos, dois a menos do G-4, na tabela de classificação do Grupo B.

 

O JOGO

Precisando do resultado, o Bahia já partiu para cima logo nos primeiros segundos de rolando. O Esquadrão de Aço adiantou a sua marcação e procurava o domínio da bola. Já o Liverpool, dono da casa, mas com o resultado a favor, jogava fechado na defesa esperando o erro tricolor. A primeira iniciativa da equipe uruguaia foi numa tentativa de contra-ataque, mas Lucas Fonseca levou a melhor e cortou o lançamento.

 

Mas o primeiro chute perigoso aconteceu aos seis minutos e foi do time uruguaio. Numa cobrança de falta, Guastavino soltou a bomba do meio da rua e Douglas fez boa defesa evitando que o placar fosse aberto. O Bahia respondeu três minutos depois com outra bomba. Douglas Augusto bateu forte da entrada área, a bola quicou e Bava fez difícil defesa espalmando, mas no rebote Gilberto não conseguiu alcançar a redonda.

 

Aos 13 minutos Artur fez bela jogada pela direita. Ele brigou pela bola, ganhou e penetrou na grande área, mas o goleiro Bava cortou o cruzamento.

 

O Bahia chegou bem no ataque mais vez no minuto 21 e novamente com Artur. Ele recebeu a bola pela direita em velocidade, chegou à linha de fundo e fez o cruzamento. A defesa uruguaia cortou, mas ela voltou para o atacante do Tricolor que chutou muito mal para fora.

 

O Liverpool teve boa chance aos 28. Numa cobrança de falta curta, o jogador do time uruguaio recebeu, girou com liberdade e chutou rasteiro. Na confusão no miolo da grande área, a bola ficou com Federico que saiu de cara pro gol e bateu por baixo de Douglas. A bola ia em direção, mas Moisés afastou. Porém, a arbitragem já assinalava posição de impedimento dos donos da casa.

 

Moisés experimentou de fora da área aos 42. O lateral soltou a bomba, a bola desviou num defensor do Liverpool e obrigou Bava a espalmar para fora.

 

Já nos descontos do juiz, Nino se antecipou a marcação, botou na frente e engatou a quinta marcha. O lateral só foi parado com falta na intermediária. Na cobrança, Shaylon acertou a barreira e o árbitro encerrou a primeira etapa.

 

Segundo tempo

Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações do início do jogo. O Liverpool quase marcou nos primeiros segundos do recomeço do jogo. Após a saída de bola e ligação direta, Federico recebeu, passou no meio dos zagueiros tricolores, invadiu a área e chutou para o gol. A bola bateu na rede pelo lado de fora dando um susto no time baiano.

 

O Bahia teve uma chance de gol com Gilberto aos seis minutos. Ele aproveitou o cruzamento e cabeceou, mas não pegou em cheio e Bava mandou para escanteio. O Tricolor pressionou, chegando bem na grande área, mas esbarrava na boa marcação uruguaia. Nos poucos espaços que apareciam na entrada da grande área, os jogadores do Tricolor finalizavam sem muito perigo. Mas aos 12, Jackson carimbou a trave esquerda de Bava numa bela cobrança de falta.

 

Apesar de precisar de gols para se classificar, Enderson Moreira tirou o artilheiro do Bahia na temporada, Gilberto, para a entrada de Guilherme.

 

FICHA TÉCNICA
Liverpool-URU 0x0 Bahia
Copa Sul-Americana - 1ª fase (jogo de volta)

Local: Luis Franzini, em Montevidéu
Data: 21/02/2019 (quarta-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: Jose Antelo e Edwar Saavedra (BOL)

Cartões amarelos: Bajter, González, Cáceres, Makuka, Rivas (Liverpool-URU) / Lucas Fonseca, Shaylon (Bahia)


 

Liverpool-URU: Bava; Núñez, Makuka, Cáceres, González e Rivas; Guastavino (Franco), Bajter, Acevedo e Martínez (Caballero); Ramírez (Figueredo). Técnico: Paulo Pezzolano.

 


Bahia:  Douglas; Nino Paraíba, Jackson, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore e Douglas Augusto (Iago); Artur (Élber), Shaylon e Ramires; Gilberto (Guilherme). Técnico: Enderson Moreira.

'Uma sequência que não dá para entender', diz Enderson sobre jogos do Bahia fora de Salvador
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O jogo contra o Liverpool do Uruguai na noite desta quinta-feira (21) será o terceiro de sete fora de Salvador em sequência. A equipe só vai voltar a jogar em casa no dia 10 de março, quando encontrará o rival Vitória na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Baiano.

 

Questionado sobre o desgaste que as viagens pode causar ao elenco, o técnico Enderson Moreira reclamou do calendário e da forma que o mesmo foi organizado para o Bahia.

 

"Falar sobre calendário parece que a gente está em discurso repetitivo de anos. A gente não tem cuidado de pensar no clube, no ser humano... É uma sequência que não dá para entender. Não é que queremos privilégio, mas que pudessem pensar nessas possibilidades. Queremos passar desse período com os melhores resultados e que a gente possa utilizar desse momento para fortalecer mais", declarou.

 

Enderson Moreira reiterou a importância de passar pelo Liverpool e projetou uma grande atuação da equipe. A classificação só será possível se o Esquadrão de Aço vencer por dois gols de diferença. 

 

"É uma partida muito importante, uma classificação que é esperada por todos nós. Queremos muito classificar. A gente sabe da dificuldade e espero que a gente faça um grande jogo. Temos preparado essa equipe para isso. Que a gente possa transformar as boas atuaçoes em resultados", explicou.

 

Na primeira partida, realizada na Fonte Nova, os uruguaios bateram o Tricolor por 1 a 0. 
 

Quinta, 21 de Fevereiro de 2019 - 08:15

Bahia anuncia parceria com loja esportiva

Bahia anuncia parceria com loja esportiva
Foto: Divulgação / EC Bahia

O Bahia anunciou na última quarta-feira (20) que terá mais um parceiro. Dessa vez, o clube fechou com a loja esportiva Sport.com. O acerto entre as partes feza que a empresa fornecerá tênis para todas as comissões técnicas do clube.

 

Por outro lado, o clube vai fazer a divulgação da marca na placa de campo do Fazendão e nas redes sociais. A loja Sport.com está nos shoppings da Bahia, Bela Vista, Piedade e Salvador Norte, além da internet. 

Quinta, 21 de Fevereiro de 2019 - 07:05

Bahia e mais 5 brasileiros da Sul-Americana fizeram inscrições fora do prazo, diz site

por Ulisses Gama

Bahia e mais 5 brasileiros da Sul-Americana fizeram inscrições fora do prazo, diz site
Foto: Romildo de Jesus / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Bahia, que enfrenta o Liverpool do Uruguai na noite desta quinta-feira pela Copa Sul-Americana, tem um problema além da busca pelo resultado em campo para se preocupar. De acordo com o site globoesporte.com, o Tricolor e mais 5 brasileiros inscreveram atletas fora do prazo para a competição internacional. 

 

Segundo a publicação, a Conmebol aceitou as inscrições da mesma forma. No entanto, todos os casos foram passados para o Tribunal de Disciplina da entidade, que vai abrir investigações sobre cada situação. A tendência é que os casos resultem em multas, e não em perda de pontos ou eliminação.

 

Procurado pela reportagem do Bahia Notícias, o Esquadrão de Aço garantiu que fez as inscrições de seus jogadores dentro do prazo estipulado pela entidade máxima do futebol continental. 

 

O regulamento da Copa Sul-Americana afirma que "a lista de até 30 jogadores precisa ser enviada até 72 horas antes do início da competição. Todos os clubes estreiam na mesma fase. Como o primeiro jogo da competição foi no dia 5 de fevereiro, entre La Calera e Chapecoense, a lista deveria ter sido enviada pelos clubes até o dia 2 de fevereiro".
 

Quinta, 21 de Fevereiro de 2019 - 06:00

No Uruguai, Bahia busca 'remontada' diante do Liverpool para avançar na Sul-Americana

por Ulisses Gama

No Uruguai, Bahia busca 'remontada' diante do Liverpool para avançar na Sul-Americana
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Depois de Vitória da Conquista, Montevidéu. A capital uruguaia é o local que recebe o Bahia na noite desta quinta-feira (21), a partir das 19h15. Diante do Liverpool, o Esquadrão de Aço busca o primeiro triunfo da sua história no exterior e a classificação para segunda fase da Copa Sul-Americana. Para isso, serão precisos dois gols de diferença.

 

Na primeira partida, o Esquadrão de Aço teve várias chances na Arena Fonte Nova, mas acabou sofrendo um gol na parte final do segundo tempo. Para a decisão, o técnico Enderson Moreira espera por um time concentrado e eficiente para conseguir o objetivo no fim dos 90 minutos.

 

"A gente sabe que é um jogo difícil, uma equipe competitiva. Além de nos ter trazido dificuldade, jogou agora com o Nacional e fez um ótimo jogo. É uma equipe que dá poucas oportunidades. A gente chega confiante, preparado, sabendo que é um jogo complicado. Precisamos ter concentração, qualquer lance pode ser decisivo, mas a gente vem para buscar o triunfo e a classificação", destacou.

 

O técnico Enderson Moreira deve promover mudanças na equipe. No meio de campo, Guilherme sai para dar lugar a Shaylon. Além disso, Élber cede o seu espaço para Ramires, que volta ao time após um período na Seleção Brasileira sub-20, no lado esquerdo do ataque.

 

FICHA TÉCNICA
Liverpool-URU x Bahia
Copa Sul-Americana - 1ª fase (jogo de volta)

Local: Luis Franzini, em Montevidéu
Data: 21/02/2019 (quarta-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: Jose Antelo e Edwar Saavedra (BOL)


 

Liverpool-URU: Bava, Nunez, Cáceres, Makuka, Gonzalez e Rivas; Guastavino, Bajter, Figueredo e Martínez; Franco. Técnico: Paulo Pezzolano.

 


Bahia:  Douglas; Nino Paraíba, Jackson, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore e Douglas Augusto; Artur, Shaylon e Ramires; Gilberto. Técnico: Enderson Moreira.

Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 - 19:05

Em Montevidéu, Bahia finaliza preparação para enfrentar o Liverpool-URU

por Ulisses Gama

Em Montevidéu, Bahia finaliza preparação para enfrentar o Liverpool-URU
Foto: Divulgação

O Bahia está preparado para a decisão contra o Liverpool-URU. Na tarde desta quarta-feira (20), o grupo treinou no estádio Saroldi, em Montevidéu, e encerrou a preparação para a partida, marcada para esta quinta, pela primeira fase da Copa Sul-Americana.

 

Sob o comando do técnico Enderson Moreira, os atletas tricolores fizeram mais um treino tático para ajustar o time que inicia o jogo. Como perdeu o primeiro jogo por 1 a 0, o Esquadrão de Aço precisa vencer por dois gols de diferença. Em caso de placar favorável de 1 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis.

 

A formação da equipe deve ser a seguinte: Douglas; Nino Paraíba, Jackson, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore e Douglas Augusto; Artur, Shaylon e Ramires; Gilberto.

 

Além do ajuste do sistema de jogo, o comandante tricolor também orientou um trabalho de bola parada. Faltas, laterais e escanteios foram simulados.

 

Para a partida, o Bahia não terá o volante Elton, os atacantes Marco Antônio e Rogério, e o centroavante Fernandão.
 

Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 - 18:35

Enderson pede Bahia concentrado e eficiente na decisão contra o Liverpool-URU

por Ulisses Gama

Enderson pede Bahia concentrado e eficiente na decisão contra o Liverpool-URU
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Com a necessidade de vencer para seguir adiante, o Bahia enfrenta o Liverpool do Uruguai nesta quinta-feira (21), em Montevidéu, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Já em solo uruguaio com a sua equipe, o técnico Enderson Moreira apontou a dificuldade da partida, mas destacou a busca pelo triunfo. Para conseguir o objetivo, concentração é um dos pedidos.

 

"A gente sabe que é um jogo difícil, uma equipe competitiva. Além de nos ter trazido dificuldade, jogou agora com o Nacional e fez um ótimo jogo. É uma equipe que dá poucas oportunidades. A gente chega confiante, preparado, sabendo que é um jogo complicado. Precisamos ter concentração, qualquer lance pode ser decisivo, mas a gente vem para buscar o triunfo e a classificação", destacou.

 

Na primeira partida, o Esquadrão de Aço acabou derrotado por 1 a 0 em plena Arena Fonte Nova. Enderson comentou o lance do gol e destacou que a equipe precisa ser efetiva nas oportunidades que surgirem.

 

"É difícil avaliar o resultado. A gente criou situações para vencer, demos uma vacilada no lance do gol deles... Foi um lance que não teve talvez uma jogada de desequilíbrio deles. Uma bola parada, centralizada, nossa defesa demorou de se posicionar e eles foram eficientes. Precisamos ser eficiêntes para que as chances sejam transformadas em gol", explicou.

 

O Bahia fez o último treinamento antes da partida nesta quarta-feira (20). A tendência de escalação é a seguinte: Douglas; Nino Paraíba, Jackson, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore e Douglas Augusto; Artur, Shaylon e Ramires; Gilberto.

Histórico de Conteúdo