Museu do Futebol vai exibir Bahêa, Minha Vida nas redes sociais neste sábado
Foto: Divulgação

Para ajudar a entreter os amantes do futebol que estão cumprindo a quarentena, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS), a página do Museu do Futebol no Facebook vai exibir on-line o filme "Bahêa, Minha Vida". A sessão está marcada para sábado (28), às 21h e no link divulgado pela instituição (clique aqui).

 

Lançado em 2011, "Bahêa, Minha Vida" é um documentário dirigido por Márcio Cavalcante. A película comemora os 80 anos do Esporte Clube Bahia trazendo depoimentos e arquivos dos seus torcedores e personalidades do futebol brasileiro como o narrador da TV Globo, Galvão Bueno, e o jornalista Juca Kfouri. O longa tem duração de 1h40 min.

 

Localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O espaço mostra o futebol como expressão cultural no Brasil e conta com um rico acervo, além de equipamentos que promovem interação com o visitante. Devido à pandemia do coronavírus no país, o local está temporariamente fechado, incialmente, até o dia 17 de abril.

Sexta, 27 de Março de 2020 - 07:45

Bahia oficializa férias coletivas para jogadores e comissão técnica

por Leandro Aragão

Bahia oficializa férias coletivas para jogadores e comissão técnica
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Bahia oficializou na noite desta quinta-feira (26) a concessão de férias coletivas para os jogadores e membros da comissão técnica entre os dias 1° e 20 de abril. O Bahia Notícias havia antecipado essa informação durante a manhã (leia aqui). A decisão foi tomada após reunião (veja aqui) da Comissão Nacional de Clubes (CNC).

 

Os 10 dias restantes das férias será concedido ao final do ano de 2020 ou início de 2021, a depender de como ficará o calendário do futebol brasileiro quando os campeonatos forem reiniciados.

 

A estreia do Bahia no Brasileirão será fora de casa contra o Botafogo. A partida está prevista para acontecer entre os dias 2 e 4 de maio. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou a tabela detalhada da competição. Além do nacional, o Tricolor ainda está na disputa da Copa do Nordeste e da Copa Sul-Americana com seu time principal, além do Campeonato Baiano que estava sendo disputado pela equipe de transição. No regional, o Esquadrão de Aço é o segundo colocado do Grupo A com 15 pontos e já estava classificado para as quartas de final, enquanto no torneio continental, os baianos eliminaram o Nacional, do Paraguai, e garantiram vaga na segunda fase.

Conmebol vai adiantar parte do prêmio pela classificação à 2ª fase na Sul-Americana
Foto: Divulgação / Conmebol

A Conmebol definiu nesta quinta-feira (26) a antecipação de 60% do pagamento das premiações pela classificação à segunda fase da Copa Sul-Americana. Com isso, o Bahia e Vasco vão receber 60% dos 375 mil dólares, o equivalente a R$ 1,9 milhão, por ter eliminado o Nacional, do Paraguai, no confronto de estreia do torneio. A medida tem como objetivo ajudar os clubes a enfrentar o impacto econômico causado pela pandemia do coronavírus, que paralisou o futebol na América do Sul.

 

A mesma medida será aplicada para os clubes participantes da Copa Libertadores da América. Eles vão receber a mesma porcentagem da premiação por disputarem a fase de grupos.

 

Com a chegada da epidemia do coronavírus no continente sul-americano, a Conmebol suspendeu a disputa da Copa Sul-Americana e Libertadores. Inicialmente, a entidade espera reiniciar os torneios a partir do dia 5 de maio.

Quinta, 26 de Março de 2020 - 08:50

Elenco do Bahia deve entrar em férias coletivas a partir do dia 1° de abril

por Ulisses Gama / Leandro Aragão

Elenco do Bahia deve entrar em férias coletivas a partir do dia 1° de abril
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

O elenco do Bahia deve entrar em férias coletivas a partir do dia 1° de abril. A revelação foi do preparador físico Paulo Paixão em entrevista à rádio Grenal na manhã desta quinta-feira (26). 

 

"Vamos ficar no aguardo no noticiário é tenho conversado com o diretor. Teremos férias coletivas a partir do dia 1° de abril. A tendência é que tudo recomece em junho. O diretor da Copa do Nordeste disse que voltando em junho consegue terminar a competição. O estadual não sabemos e a Sul-Americana volta em junho. Acredito que todas as competições vão ser cumpridas", afirmou.

 

No entanto, apesar da declaração de Paixão, o Bahia Notícias apurou que o clube baiano ainda não bateu o martelo, mas a tendência é que realmente as férias sejam concedidas. Já as questões salariais ainda estão sendo debatidas com o sindicato dos atletas.

 

Com a chegada do coronavírus no Brasil, o futebol no país foi paralisado por tempo indeterminado. O Bahia estava disputava a Copa do Nordeste e a Copa Sul-Americana com seu time principal, enquanto o Campeonato Baiano era jogado pela equipe de transição. No regional, o Tricolor ocupa a segunda colocação do Grupo A com 15 pontos e já havia garantido a classificação para as quartas de final com uma rodada de antecipação. No torneio continental, o Esquadrão eliminou o Nacional, do Paraguai, e passou para a segunda fase.

Terça, 24 de Março de 2020 - 10:20

Ônibus do Bahia circula por Salvador pedindo que pessoas não saiam de casa

por Leandro Aragão

Ônibus do Bahia circula por Salvador pedindo que pessoas não saiam de casa
Foto: Divulgação / EC Bahia

Com a suspensão do futebol no Brasil, o Bahia deu uma nova utilidade ao seu ônibus, que levava o elenco para os estádios onde os jogos aconteceriam. A partir do final da tarde desta segunda-feira (23), o veículo do Tricolor começou a circular pelos bairros de Salvador pedindo que as pessoas permaneçam em suas casas durante a quarentena como recomendam as autoridades para frear o contágio do coronavírus.

 

O ônibus já passou por bairros como São Cristóvão e Jardim das Margaridas. De acordo com o clube, a intenção é "passar pelo máximo de lugares possíveis" para ajudar nos avisos. Com isso, também não há um prazo determinado para o encerramento da ação.

 

Também nesta segunda, o Bahia lançou um vídeo protagonizado por alguns artistas baianos, dentre eles os cantores Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, e jogadores do elenco tricolor reforçando a necessidade do confinamento da população (veja aqui). De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Salvador já tem 37 casos confirmados de coronavírus.

 

Confira o vídeo:

Flávio conta como o Bahia está acompanhando os jogadores durante quarentena
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Apesar de ter suspendido as atividades da equipe nos campos de treinamento, o Bahia continua trabalhando com seus atletas mesmo de casa. O meio-campo do Tricolor, Flávio, comentou que os exercícios continuam, como foi orientado, e relata sobre a assistência que está sendo dada pelo clube aos jogadores durante o período de reclusão. 

 

“Período difícil, complicado”, admitiu Flavio. “Aproveitar esse tempo de quarentena para continuar treinando, se virando como a gente pode”, completou. Com a liberação da equipe por tempo inicial de 15 dias, os jogadores receberam um plano de preparação física para seguirem enquanto estão em casa (leia mais).   

 

“Estamos tendo acompanhamento de todos os profissionais do clube, nutricionistas, fisiologistas, médicos e todos que completam o departamento”, comentou o meio-campo. “Apesar de estamos longe do clube, eles estão nos monitorando em todos os sentidos, seja com treinos, seja com alimentação. Um trabalho diferenciado do Bahia”, ressaltou o jogador sobre a atenção que estão recebendo do clube durante esse período. 

 

Na última semana, alguns dos atletas do Tricolor publicaram em suas redes sociais como esta sendo a rotina de atividades e mensagens com pedidos de que as pessoas fiquem em suas residências para evitar a disseminação do coronavírus (veja aqui). 

Com participação de Gil e Ivete, Bahia lança vídeo reforçando quarentena: 'Vá para casa'
Foto: Reprodução

Para reforçar a necessidade de quarentena no combate à pandemia do coronavírus, o Bahia lançou mais uma campanha reforçando a orientação das autoridades. No vídeo, o Tricolor convocou cantores do quilate de Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, atores como Regina Casé e Jorge Washington, além de outras personalidades baianas e alguns jogadores do elenco para pedir ao torcedor e às pessoas que não fiquem na rua.

 

"Se o Bahia pedir você ouve? Então, atenção, vá para casa", afirmam os participantes. "Não é doença de rico. Não é de doença de branco. Pega todo mundo", avisam em outro trecho.

 

No último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, na noite deste domingo (22), o Brasil tem 1.546 casos confirmados de infecção pelo Covid-19, sendo 25 mortes. Já a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), anunciou na manhã desta segunda-feira (23) o aumento do número de pessoas com a doença no estado. Agora, o território baiano possui o total de 63 vítimas que contraíram o vírus.

 

"Você pode até ser Vitória, mas não é um leão. Você pode até ser Bahia, mas não é um superman", diz no vídeo a cantora Ivete Sangalo, que é torcedora do Rubro-Negro baiano.

 

Assista:

'BBBMP!': Bahia lança programação especial para o torcedor em quarentena
Foto: Divulgação / EC Bahia

Preocupado em entreter o seu torcedor que está seguindo as recomendações das autoridades e fazendo quarentena para frear a pandemia do coronavírus, o Bahia vai lançar uma programação especial nesta segunda-feira (23). O "Big Bróder Bahêa Minha Porra" (BBBMP!), vai ao ar às 19h30, em live no perfil oficial do Tricolor no Instagram. Trata-se de uma série de quadros envolvendo jogadores, torcedores e demais profissionais do clube em atividades e competições.

 

O programa vai dar dicas de atividades e exercícios físicos para serem feitos em casa, mostrará os bastidores da vida dos jogadores em suas residências, desafios musicais, além de disputas entre atletas dos times principal, feminino e de transição. A competição terá inicialmente três equipes com três componentes. Cada participante terá uma prova a ser cumprida e a decisão do vencedor será através de votação do torcedor em enquetes no Twitter oficial do clube.

 

O time 1 será formado por Eddie, Edson e Gilberto. O 2 terá Gadu, Caio Mello e Élber. Enquanto o Vi, Gustavo e Flávio formam a equipe 3. Eles terão que cantar o Hino do Bahia na versão Brega-Funk, Desafio de Habilidades com a bola (freestyle) e narrar um gol importante do Tricolor.

 

Nesta segunda, o primeiro episódio da live terá a participação do atacante Élber. Na terça (24), o 'quarentreino' será com o fisioterapeuta Thiago Teixeira que vai ensinar alguns exercícios físicos para fazer em casa. Na quarta (25), o programa trará o presidente Guilherme Bellintani. Na quinta (26), a competição musical, "A Voz do Esquadrão", contará com as participações de Zizi, Yuri e Clayson. Enquanto na sexta (27), será realizada a primeira prova da competição "BBBMP!" e será apresentada pelo mandatário do clube baiano.

Sexta, 20 de Março de 2020 - 10:45

Jogadores do Bahia mandam recado para torcida: 'Fiquem em casa'

por Leandro Aragão

Jogadores do Bahia mandam recado para torcida: 'Fiquem em casa'
Foto: Divulgação / EC Bahia

De suas casas, o goleiro Anderson e o atacante Élber mandaram um recado para a torcida do Bahia na noite desta quinta-feira (19) reforçando a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de procurar o isolamento e evitar aglomerações. Com a pandemia do coronavírus, o futebol no Brasil foi paralisado ao mesmo tempo que o número de casos começou a aumentar no país. Na Bahia já são 31 pessoas que contraíram o Covid-19.

 

O arqueiro gravou o vídeo em que aparece primeiro fazendo exercícios físicos. Em seguida, ele pede que a pessoas se cuidem para ajudar o time quando as competições retornarem.

 

"Queria mandar um recado para vocês se cuidarem, ficar em casa. Já em casa na quarentena desde terça-feira. Estou trabalhando em casa com minha esposa me ajudando e o treinador de goleiros Rogério me passando os treinos para que quando tudo se normalizar e o coronavírus sumir de vez, a gente esteja saudável. Vamos ficar em casa, porque nas quartas de final da Copa do Nordeste e no mata-mata da Copa Sul-Americana a gente precisa de vocês juntos lotando a Arena Fonte Nova", disse.

 

Já Élber, junto com a esposa e o filho pequeno, escreveram cartazes recomendando o isolamento. "O papai viaja muito para jogar pelo Bahia. Hoje só venceremos esse "jogo" ficando juntos em casa! Espero rever toda a nação Tricolor em breve. Estar junto nesse momento, é ficar isolado! Vai passar", afirmou a família do camisa 7.

 

O eterno ídolo e ex-técnico do Tricolor, Evaristo de Macedo, também mandou uma mensagem de pedidos ao torcedor. Ele foi o comandante do time na conquista do Campeonato Brasileiro de 1988 e, recentemente, foi homenageado pelo clube ao ter o nome batizando o novo centro de treinamento.

 

"Isso vai passar logo. Mas é muito importante que todos se cuidem. Sigam as orientações. Não bobeiem. Fiquem em casa. E orem pelas vítimas, os doentes, os trabalhadores que não podem parar e os profissionais de saúde. Pedidos de quem já viveu um pouco de tudo!", escreveu.

 

A Copa do Nordeste foi suspensa faltando uma rodada para o encerramento da primeira fase, porém o Bahia garantiu a classificação antecipada para as quartas de final ao somar 15 pontos na segunda colocação do Grupo A. Já na Sul-Americana, o Tricolor eliminou o Nacional-PAR e ficou com a vaga na segunda fase.

 

Confira os vídeos:

Bahia cede Fazendão para ampliar locais de atendimento no estado; Rui agradece
Foto: Divulgação / GOVBA

O governador Rui Costa divulgou agradecimentos ao Bahia e ao presidente do clube, Guilherme Bellintani, nesta quinta-feira (19), por cederem a infraestrutura do Fazendão para ajudar o estado em meio a pandemia do coronavírus. 

 

De acordo com a publicação feita pelo governador em rede social, as instalações do centro de treinamento do Tricolor estão a disposição para serem utilizadas caso seja necessário ampliar os locais de atendimento no estado. 

 

Rui Costa ainda ressaltou que uma equipe técnica da Secretaria de Saúde do Governo da Bahia inspecionou o local para aprovar sua utilização. (Atualizada às 20h45)

Histórico de Conteúdo