Em crítica à violência entre torcidas, Bahia apresenta 'camisa camuflada'
Foto: Divulgação

Em uma campanha a favor da paz no futebol brasileiro, o Bahia lançou nesta sexta-feira (26) a "camisa camuflada", que esconde as cores e o escudo do clube com o objetivo de dar segurança aos torcedores. A medida é uma crítica aos diversos casos de violência que ocorrem no país.

 

A camisa conta com a tecnologia CHROMOSONIC, em parceria com a empresa de tecnologia EJTECH e a agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made. Com tecido e pigmentos especiais, as mudanças podem ser ativadas por botão ou GPS.

 

“Pedir para que o torcedor se disfarce que só se revele quando chega no estádio, é na verdade uma grande crítica. Não podemos deixar o futebol brasileiro chegar a esse ponto”, disse Lênin Franco, gerente de negócios do clube.

 

A peça ficará em exibição no Museu do Futebol Brasileiro, em São Paulo, no Pacaembu, e na Loja Esquadrão, ao lado da Arena Fonte Nova.
 

 

Sexta, 26 de Abril de 2019 - 13:05

Em Ribeirão Preto, Vitória finaliza preparação para partida contra o Botafogo-SP

por Glauber Guerra

Em Ribeirão Preto, Vitória finaliza preparação para partida contra o Botafogo-SP
Foto: Moysés Suzart | Divulgação/ Vitória

O Vitória está pronto para a sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. O técnico Cláudio Tencati, do Leão, comandou nesta sexta-feira (26), em Ribeirão Preto (SP), o último treino antes do confronto contra o Botafogo-SP.

 

A atividade foi realizada no CT do próprio do Botafogo-SP. Segundo a assessoria de imprensa do clube, Cláudio Tencati comandou um trabalho técnico. No fim, ele liberou os jogadores para um tradicional rachão.

 

Para o confronto, o técnico Cláudio Tencati não poderá contar com o meia Ruy, vetado pelo departamento médico por causa de um estiramento muscular.

 

O duelo contra o Botafogo-SP acontece sábado (27), às 11h, no Estádio Santa Cruz.

Flu de Feira acerta retorno de atacante para a disputa da Série D do Brasileiro
Foto: Reprodução / TV Sergipe

O Fluminense de Feira segue reforçando o seu elenco para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. O Touro do Sertão acertou o retorno do atacante Luan, que foi campeão sergipano pelo Frei Paulistano e também artilheiro da competição com nove gols. O jogador, de 26 anos, começou na base do clube feirense. Além do time de Sergipe, ele tem passagens por Gama e Sertãozinho-SP. O presidente do Tricolor de Feira de Santana, José Francisco Pinto, o Zé Chico, anunciou a contratação do atleta.

 

"Acertamos com o atacante Luan, do Frei Paulistano. Ele foi artilheiro. Ele já trabalhou aqui com a gente na base e é uma pessoa que a gente já conhece, então batemos o martelo. O CRB estava em cima dele, tem outros clubes que estavam procurando esse atleta, mas nós saímos na frente e estamos trazendo para cá", disse em entrevista à Rádio Subaé.

 

O Flu de Feira está no Grupo A8 da Série D, ao lado de Coruripe-AL, Salgueiro-PE e Sergipe. A estreia do Touro do Sertão será no dia 5 de maio, às 16h, contra o time pernambucano, no Joia da Princesa. Os 17 líderes de cada chave e os 15 melhores segundos colocados avançam para a próxima fase. Os quatro semifinalistas do campeonato conquistam o acesso à Série C de 2020.

CBF vai aumentar as exigências e a fiscalização na divisão de base dos clubes
Decisão da CBF é devido à tragédia no Ninho do Urubu | Foto: Agif / Folhapress

Devido ao incêndio ocorrido no início do último mês fevereiro no CT do Flamengo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu reformular e endurecer a fiscalização da divisão de base dos clubes nacionais para conceder o certificado de clube formador. De acordo com o blog do jornalista Rodrigo Mattos, do Uol Esporte, a ideia da entidade é aumentar o número de exigências e documentos para garantir o vínculo entre jogador sem contrato profissional e o time, principalmente nos casos de atletas com idades abaixo dos 16 anos, que não podem assinar acordos.

 

Atualmente, a CBF exige cerca de 18 itens aos clubes para emitir o certificado de formador. Entre os documentos estão o número de quartos e de jogadores alojados, comprovação de garantia de educação, planos de saúde, da presença de psicólogos, entre outras exigências. Não havia também uma vistoria física e a documentação era entregue às federações estaduais que repassavam à confederação. Com o incêndio no CT do Flamengo, no Ninho do Urubu, a CBF decidiu rever seus procedimentos para a certificação. A tendência é que aumente o número de documentos exigidos, dentre eles, o alvará de funcionamento das instalações para as divisões de base. Um grupo da entidade discute quais documentos podem ser requisitados.

 

Estabelecido pela Lei Pelé, o certificado de clube formador serve para estabelecer um vínculo entre o clube e jogadores de divisão de base, entre 14 e 16 anos, e os que não tem contrato profissional até 20 anos. Pelo artigo 29 da lei, o clube tem direito a receber uma remuneração compensatória caso o atleta deixe o clube. No entanto, para isso, a agremiação precisa ter o certificado de formador emitido pela CBF, que atesta o preenchimento dos requisitos da lei.

 

Em fevereiro deste ano, o incêndio num dos alojamentos do Ninho do Urubu matou 10 jovens jogadores da base do Flamengo e deixou outros três feridos. O local abrigava garotos com idades entre 14 e 17 anos. As vítimas estavam dormindo na hora que o abrigo começou a pegar fogo.

Neste sábado, Assembleia de sócios do Bahia vota contas do clube em 2018
Foto: Divulgação

Antes do jogo contra o Corinthians, pelo Brasileirão, os sócios do Bahia tem um compromisso importante na Arena Fonte Nova. Em Assembleia Geral, cada associado será consultado para aprovar ou não as contas do clube no ano de 2018, das 9h às 17h, no Lounge Norte do estádio. 

 

De acordo com comunicado emitido pelo clube, os documentos para consulta se encontram à disposição na Central de Atendimento ao Sócio (CAS), ao lado da Arena Fonte Nova, e no portal online dos sócios. 

 

O acesso dos sócios será pelas catracas da Ladeira da Fonte das Pedras e o estacionamento será gratuito no setor EDG. A carteirinha de sócio, documento oficial com foto e CPF serão exigidos para a votação.
 

'Encontramos um caminho', diz capitão do Londrina após vitória sobre o Bahia
Foto: Divulgação / Londrina EC

A vitória sobre o Bahia por 2 a 1, no estádio do Café, na última quinta-feira (25), pelo segundo jogo da quarta fase da Copa do Brasil, trouxe um alívio ao Londrina. O time vivia uma crise às vésperas da estreia na Série B do Brasileiro. Apesar do resultado no duelo com a equipe baiana não evitar a eliminação no torneio nacional, o placar favorável deu uma nova esperança ao elenco. Para o volante e capitão Germano, o Tubarão encontrou um rumo. Para avançar na Copa do Brasil, o time paranaense precisava vencer por cinco gols de diferença ou por quatro tentos a mais para levar a decisão para os pênaltis.

 

"Nós esperávamos competir em um jogo como o de hoje (quinta-feira). (Contra o Bahia), tivemos muito abaixo pelo que poderíamos render. Mas a lição é que encontramos um caminho", disse o jogador após o jogo.

 

O Londrina vinha de um empate e duas derrotas, sendo a última a goleada sofrida pelo Bahia,  no primeiro duelo do confronto da Copa do Brasil. O resultado, inclusive, causou a saída do técnico Roberto Fonseca, que estreava à frente do time. Ele pediu demissão alegando que o clube não fez as contratações pedidas. Alemão assumiu a equipe de forma interina.

 

Passada a eliminação na Copa do Brasil, o Londrina se prepara para encara o CRB, domingo (28), às 16h, no Rei Pelé, pela primeira rodada da Série B. Já o classificado Bahia, recebe a visita do Corinthians, no mesmo dia e horário, na Arena Fonte Nova, na estreia na Série A do Brasileirão.

Sexta, 26 de Abril de 2019 - 09:55

Fábio Mota convoca reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Vitória

por Glauber Guerra

Fábio Mota convoca reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Vitória
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

Novo presidente do Conselho Deliberativo do Vitória, Fábio Mota convocou uma reunião extraordinária para a próxima quinta-feira (2), a partir das 17h30, no Complexo Barradão.

 

No encontro, o colegiado rubro-negro irá revisar o tempo de associação dos membros que integravam o Conselho Deliberativo e também dos conselheiros vitalícios.

 

A reunião também irá reavaliar a punição imposta a Paulo Carneiro por 180 dias do Conselho Deliberativo (relembre aqui).

Meirelles comemora classificação do Bahia-Lusaca, mas faz cobrança por finalizações
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

O Bahia-Lusaca garantiu a sua classificação para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro Feminino A-2 na última quinta-feira (25) ao empatar com o Botafogo-PB em 0 a 0 na última quinta-feira (25), em Pituaçu. Técnico da equipe, Maurício Meirelles comemorou a classificação e destacou a evolução do time, mas fez críticas em relação ao setor ofensivo, que vem errando nas finalizações.

 

"A classificação foi como uma luva pelo desempenho progressivo delas, é merecido, evoluímos muito do primeiro para o quarto jogo. Elas [Botafogo-PB] vieram buscar a classificação e o empate foi importante. A gente está lutando. Estamos pecando muito nas finalizações, mas vamos lutar para ajeitar isso aí", disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Maurício Meirelles destacou a cobrança e o treinamento, e indicou a busca por uma melhora nos próximos treinamentos.

 

"Não só cobramos, como estamos treinando intensamente. A gente vai buscar nessa semana para achar essa evolução. Nosso estilo de jogo é de posse de bola e de agredir", indicou.

 

O Bahia fecha a sua participação na primeira fase da competição no próximo dia 8 de maio, fora de casa, contra o Canindé-SE.

Copa América terá reconhecimento facial de torcedores nos estádios
Foto: Joílson César / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Comitê Organizador Local (COL) da Copa América Brasil 2019 anunciou uma novidade para a segurança dos estádios. As seis praças esportivas, que receberão jogos do torneio continental, utilizarão o sistema de reconhecimento facial para identificação de torcedores. A Arena Fonte Nova vai abrigar quatro partidas da primeira fase e uma das quartas de final. Durante a abertura do Seminário Geral de Proteção e Segurança, realizado na última quinta-feira (25), no Rio de Janeiro, o gerente de Segurança do COL, Hilário Medeiros, explicou como será o funcionamento.

 

"Posso dizer que o primeiro evento no Brasil que vai trabalhar com o reconhecimento facial é a Copa América 2019. Vamos deixar um banco de dados que será abastecido com informações de todo o mundo. Trabalhamos em parceria com os órgãos de segurança pública e a Interpol para impedir que um indivíduo indesejado, que já tenha ou possa vir a causar distúrbios, entre nos estádios e perturbe o torcedor", disse.

 

Além da tecnologia, o Comitê Organizador Local ainda vai contratar um efetivo de 10 mil agentes de segurança privada para manter o controle nos estádios. O planejamento de segurança da Copa América Brasil, iniciado pelo COL em setembro do ano passado, foi desenhado em parceria com a Secretária de Operações Integradas (SEOPI), responsável pela articulação entre o os organizadores e os órgãos de segurança pública e agências reguladoras: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

"Trabalhamos em parceria com o Comitê Organizador Local para fazer a interface com os órgãos de segurança. Outro trabalho nosso é o de identificar alguns fatores que podem representar risco para a operação, fazemos o monitoramento deles e já montamos uma ação de resposta", disse o coronel Antônio Edgard Santos de Jesus, coordenador geral de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

A 46ª edição da Copa América vai acontecer entre os dias 14 de junho e 7 de julho e vai reunir 12 seleções, sendo os dez membros da Conmebol (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e mais dois países convidados (Japão e Catar).

Arte: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

Apesar da eliminação, Alemão fica satisfeito com atuação do Londrina diante do Bahia
Foto: Reprodução / Facebook

A vitória de 2 a 1 sobre o Bahia não foi suficiente para evitar a eliminação na Copa do Brasil, porém o técnico interino Alemão ficou satisfeito com a atuação do Londrina na noite desta quinta-feira (25), no estádio do Café. O duelo foi válido pelo segundo jogo da quarta fase do torneio nacional. O Tubarão se prepara para estrear na Série B do Brasileiro, marcada para domingo (28), às 16h, diante do CRB, no Rei Pelé. Para o comandante, o resulta dá um novo ânimo ao elenco para iniciar bem a briga pelo acesso.

 

"O mais importante era fazer um bom jogo e um jogo equilibrado, porque se entrássemos com baixa autoestima (na Série B), seria ruim. (...) Tivemos uma partida boa e que, em certos momentos, fomos superiores, então a gente acredita numa equipe forte para fazer uma grande Série B", afirmou.

 

O Londrina não vencia há três jogos, sendo um empate e duas derrotas. Inclusive, o último revés foi a goleada por 4 a 0 sofrida para o Bahia no primeiro jogo do confronto da Copa do Brasil. Aquele duelo marcou a estreia do técnico Roberto Fonseca, que pediu demissão logo em seguida alegando que o clube não fez as contratações pedidas. Alemão, então, assumiu o comando do time e está conseguindo gerenciar a crise.

Sexta, 26 de Abril de 2019 - 08:15

Técnico do Bahia espera Fonte cheia e início positivo no Brasileirão

por Ulisses Gama

Técnico do Bahia espera Fonte cheia e início positivo no Brasileirão
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia faz a sua estreia no Campeonato Brasileiro no próximo domingo (28), na Arena Fonte Nova, contra o Corinthians. Depois da derrota para o Londrina na última quinta (25), pela Copa do Brasil, o técnico Roger Machado comentou a expectativa para o jogo e disse esperar por uma casa cheia, com direito a um bom resultado na competição.

 

"Expectativa é iniciar bem. São sete jogos até parada para a Copa América. Depois tem um período bom para treinar. Ideia é iniciar bem. Vamos estrear em casa, diante do nosso torcedor. Tenho certeza que o estádio vai estar cheio, e a gente quer conquistar triunfo. Como diria Vanderlei Luxemburgo: é pijama e treino. [Expectativa de] casa cheia. Estreia no Brasileiro, campeão Baiano, classificado na Copa do Brasil. Não tem outro cenário e nosso torcedor nos incentivar", declarou.

 

A última vez que o Bahia começou a Série A com um triunfo foi na temporada 2017. Na Arena Fonte Nova, a equipe tricolor aplicou 6 a 2 no Atlético Paranaense. Em 2018, o Esquadrão de Aço sucumbiu diante do Inter: 2 a 0 no placar.

Na comemoração do seu 1º gol pelo Londrina, Dagoberto rebate provocação de torcedor
Foto: Reprodução / SporTV

O atacante Dagoberto marcou seu primeiro gol em 2019 na vitória do Londrina sobre o Bahia por 2 a 1, no estádio do Café, na noite desta quinta-feira (25), pelo segundo jogo da quarta fase da Copa do Brasil. Na comemoração, o jogador rebateu a provocação de um torcedor do time baiano. Com a palma da mão aberta, ele mostrou os cinco dedos e bateu no peito.

 

"Eu tenho cinco", gritou o atacante enquanto corria para o centro do campo com a bola nas mãos.

 

O gesto era em referência aos cinco títulos do Campeonato Brasileiro conquistados por ele. Ao longo da carreira, Dagoberto foi campeão brasileiro pelo Athletico Paranaense em 2001, bicampeão pelo São Paulo em 2007 e 2008 e mais duas vezes pelo Cruzeiro em 2013 e 2014.

 

O gol aconteceu ainda no primeiro tempo, aos 35 minutos. O atacante do Londrina recebeu na linha de fundo, invadiu a área e foi derrubado por Artur. Na cobrança, ele deslocou o goleiro Anderson batendo no canto direito. No intervalo, ao ser perguntando sobre a comemoração, Dagoberto apenas riu.

 

Apesar da vitória sobre o Bahia, o Londrina foi eliminado da Copa do Brasil. O time paranaense precisava vencer por quatro gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Ou ganhar por cinco tentos a mais para conquistar a vaga nas oitavas de final de forma direta. Fora do torneio nacional, o Tubarão agora volta suas atenções para a estreia na Série B do Brasileiro que será domingo (28), às 16h, contra o CRB. No mesmo dia e horário, o classificado Bahia recebe o Corinthians, na Arena Fonte Nova, pela primeira rodada da Série A do Brasileirão.

Com VAR, escala de arbitragem de Bahia x Corinthians está definida
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já divulgou a escala de arbitragem para o jogo entre Bahia e Corinthians, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A novidade na competição é a presença do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês).

 

O árbitro de Goiás Wilton Pereira Sampaio, presente no quadro da Fifa, comanda o jogo em campo. Ele será auxiliado por Fabrício Vilarinho e Bruno Pires, que também são da Fifa.

 

No vídeo, André Luis de Freitas Castro, de Goiás, é o juiz principal. O auxílio fica por conta de Eduardo Tomaz de Aquino e Leone Carvalho. Manoel Serapião Filho, criador da ferramenta, vai ser o supervisor de protocolo.

 

Bahia e Corinthians se enfrentam no próximo domingo (28), às 16h, na Arena Fonte Nova. 

Vitória resolve imbróglio e firma novo contrato com o zagueiro Carlos
Foto: Maurícia da Matta/ Vitória

O zagueiro Carlos, de 19 anos, está de volta ao Vitória. O defensor havia se transferido para o Jacuipense após o clube não exercer a prioridade de renovação (relembre aqui). Porém, Paulo Carneiro, recém-empossado como presidente da agremiação, deu fim ao imbróglio ao acertar um novo vínculo por três anos.

 

“Estou muito feliz com a renovação e agora é finalizar a reabilitação após a cirurgia (no joelho) para voltar a jogar”, disse o defensor.

 

Carlos é cria do Vitória e chegou no clube em 2012. O defensor é considerado uma das promessas da base e acumula passagens pela Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-20.

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 22:00

Fluminense convoca Assembleia Geral para escolha de novo presidente

por Folhapress

Fluminense convoca Assembleia Geral para escolha de novo presidente
Pedro Abad deixará presidência do Flu | Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

O Fluminense convocou nesta quinta-feira (25) a Assembleia Geral Extraordinária para a escolha do novo presidente e vice-presidente geral. A eleição, que foi antecipada, acontecerá no dia 8 de junho e os eleitos vão tomar posse no dia 10.

Também serão escolhidos os 150 membros efetivos e os 50 suplentes que vão fazer parte do Conselho Deliberativo. Esses, porém, vão assumir o cargo a partir de 1 de dezembro. Vale lembrar que o mandato vai até novembro de 2022.

Conforme rege o estatuto do clube tricolor, terão direito a voto os sócios com mais de 16 anos que pertencem ao quadro social há mais de um ano e, no caso da categoria "Sócio-Futebol", há mais de dois anos ininterruptos.

O prazo para a inscrição das chapas terminará no dia 30 de maio. Até o momento, não houve lançamento oficial de candidaturas, mas há a movimentação em torno dos nomes de Mario Bittencourt e Celso Barros, que estão junto ao grupo "Tricolor de Coração". Ricardo Tenório, que deixou a aliança com Bittencourt e Celso recentemente, pode encabeçar uma chapa. Há ainda Ayrton Xerez e Pedro Antonio.

Originalmente, o pleito aconteceria em novembro, mas foi antecipado após uma alteração no estatuto do clube, realizada em Assembleia Geral convocada pelo presidente Pedro Abad diante dos desgastes que vinha tendo no mandato.

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 21:50

Roger admite superioridade do Londrina após revés, mas valoriza classificação

por Ulisses Gama

Roger admite superioridade do Londrina após revés, mas valoriza classificação
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O técnico Roger Machado, do Bahia, admitiu que sua equipe não teve um bom jogo na derrota do Londrina por 2 a 1 na noite desta quinta-feira (25), em Londrina, pela segunda partida da quarta fase da copa do Brasil. Em entrevista coletiva, o comandante tricolor apontou os pontos positivos do adversário e reconheceu as falhas do Tricolor nos 90 minutos. 

 

"Jogo de Copa do Brasil a gente tem que computar os 180 minutos. Construímos uma vantagem em casa o que nos permitiu somar 5 a 2, mas o adversário jogou melhor, teve volume, a gente teve dificuldade na construção das jogadas. Quando conseguimos equilibrar, conseguimos jogadas importantes que nos deram oportunidade de finalizar no gol, uma pressão que fez o adversário errar e fazer o nosso gol... Valeu pela classificação. Fiquei satisfeito com pequenos pontos, mas tivemos um nível abaixo. Mas todos estão de parabéns por terem se classificado", disse.

 

Durante a partida, Roger Machado se mostrou agitado, gritando muito com os seus jogadores. Segundo ele, o comportamento foi para evitar uma acomodação em virtude da larga vantagem.

 

"O cenário se desenhava para um relaxamento. O placar construído no primeiro jogo, uma ressaca da final, jogando com pouca torcida. A conversa toda foi em cima desse cenário que poderia nos levar ao relaxamento. Ressaltei que não gosto desse perfil que às vezes que preciso adotar em alguns momentos na beira do campo para extrair algo a mais e manter os atletas concentados no jogo. Hoje foi necessário. Perdi minha voz para elevar o nível de concentração e a gente igualasse no jogo", completou.

 

O Bahia volta a jogar no próximo domingo (28), às 16h, contra o Corinthians, pela rodada de abertura do Campeonato Brasileiro.

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 21:32

Ramires lamenta derrota, mas já mira estreia no Brasileirão: 'Jogo decisivo'

por Ulisses Gama

Ramires lamenta derrota, mas já mira estreia no Brasileirão: 'Jogo decisivo'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia perdeu para o Londrina por 2 a 1 nesta quinta (25), no estádio do Café, mas conseguiu avançar para as oitavas de final da Copa do Brasil. Titular da equipe, o meia Ramires lamentou a derrota, reconheceu os erros da equipe, mas já pregou foco na estreia do Campeonato Brasileiro.

 

"Infelizmente não conseguimos o triunfo. Começamos o jogo desatentos e eles começaram a mil. Conseguimos a classificação, que era o objetivo principal, mas sabemos que erramos bastante no primeiro tempo. No decorrer tivemos a posse, mas eles ampliaram o placar. Agora é trabalhar para enfrentar o Corinthians, jogo decisivo no Brasileirão", declarou.

 

Ramires destacou a dificuldade da partida contra o Corinthians, mas citou o apoio da torcida e projetou um início com um grande resultado.

 

"Lá dentro de casa é uma emoção a mais, o torcedor nos apoia do começo ao fim. Vai ser um jogo difícil, o Corinthians é o campeão paulista, nós também somos campeões baianos e graças a Deus saíremos com o triunfo", indicou.

 

Bahia e Corinthians se enfrentam no próximo domingo (28), às 16h, na Arena Fonte Nova.

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 21:19

Após derrota, Xandão afirma que Bahia 'entrou desligado' contra o Londrina

por Ulisses Gama

Após derrota, Xandão afirma que Bahia 'entrou desligado' contra o Londrina
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia perdeu para o Londrina na noite desta quinta-feira (25) por 2 a 1, mas se garantiu nas oitavas de final da Copa do Brasil, já que venceu o primeiro jogo da quarta fase por 4 a 0 em Salvador. Depois da partida, o zagueiro Xandão reconheceu que faltou concentração para o time durante o primeiro tempo.

 

"Não fizemos o jogo dos sonhos, né? A gente tinha vantagem, mas acabamos entrando desligados no jogo e acabamos pagando. Graças a boa vantagem a gente consegue o objetivo que é passar de fase", disse.

 

Classificado, o Bahia agora pensa na estreia do Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (28), às 16h, o Esquadrão de Aço enfrenta o Corinthians, na Arena Fonte Nova.

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 21:09

Bahia perde para o Londrina, mas vai às oitavas da Copa do Brasil

por Ulisses Gama

Bahia perde para o Londrina, mas vai às oitavas da Copa do Brasil
Foto: Divulgação / Londrina

Com o sentimento de conforto pela vantagem que construiu no primeiro jogo, o Bahia perdeu por 2 a 1 para o Londrina na noite desta quinta-feira (25), no estádio do Café, pela segunda partida da quarta fase da Copa do Brasil. Anderson Oliveira e Dagoberto marcaram para o Tubarão, enquanto Fernandão fez o único gol do Esquadrão de Aço. Com o placar agregado de 5 a 2, o Tricolor está nas oitavas de final da competição.

 

O adversário da próxima fase será definido após sorteio. Enquanto não conhece o seu rival, o time do técnico Roger Machado foca no Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (28), na Arena Fonte Nova, os tricolores enfrentam o Corinthians.
 

 

O JOGO

 

Anderson Oliveira abre o placar

O torcedor do Bahia não teve tempo para se ajeitar na cadeira e o Londrina abriu o placar. Logo aos 40 segundos de jogo, o Tubarão foi ao ataque com Anderson Leite chutou errado e a bola sobrou com Anderson Oliveira, que completou para o fundo do gol.

 

Após sofrer o gol, o Bahia saiu em busca da reação. Com três minutos, Fernandão tocou para Ramires, que serviu Artur. O atacante chutou forte para boa defesa do goleiro Matheus Albino.

 

Na sequência, chances para os dois lados. Aos nove, Dagoberto tentou de fora da área e a bola passou ao lado. Um minuto depois, Artur cruzou para a área e Fernandão cabeceou muito próximo do gol. Dez minutos depois, Arthur Caíke cobrou falta venenosa e obrigou Matheus Albino a fazer uma boa defesa. Logo na sequência, o mesmo Arthur Caíke ficou de cara para o gol, mas chutou para longe.

 

Fernandão empata o jogo

 

Aos 21, o Bahia aproveitou a falha do Londrina para reestabelecer a vantagem construída no primeiro jogo. Germano deu um passe errado para trás, Fernandão foi até a bola e tocou na saída do goleiro.

 

De pênalti, Dagoberto coloca o Londrina na frente

 

Aos 35 minutos, Dagoberto recebeu bola na grande área e foi derrubado por Artur. Na cobrança, o camisa 10 do Londrina bateu com categoria e balançou a rede.

 

Antes do fim da primeira etapa, um lance perigoso a favor do Londrina. Dagoberto recebeu de frente para o gol, chutou e Anderson fez uma grande defesa. A jogada, no entanto, estava anulada por impedimento.

 

Segundo tempo

 

Ainda com uma boa vantagem, o Bahia acabou vendo o Londrina buscar as ações ofensivas. Irritado com a situação, o técnico Roger Machado promoveu a entrada de Shaylon e Gilberto nos lugares de Arthur Caíke e Fernandão aos nove minutos.

 

Aos 14 minutos, Dagoberto fez uma bela cobrança de falta para uma grande defesa do goleiro Anderson. Com 22, Diego serviu Luquinha na entrada da área. O meia do Londrina bateu forte e a bola passou por cima da meta.

 

Com 32, mais Londrina. Em cobrança de falta, Luquinha cruzou na área, Diego desvia e a bola passou perto do gol. O Bahia só apareceu aos 34 minutos, quando Douglas Augusto chutou de fora da área e a bola passou por cima.

 

Sem mudanças no placar, o relógio corria, o Londrina seguia tentando e o Bahia começou a apostar no contra-ataque. Aos 37, Artur puxou a bola para a frente e serviu Flávio. O volante bateu cruzado e a bola passou perto. Antes do apito final, aos 44, Anderson desviou cobrança de falta de Luquinha e evitou mais um gol do time paranaense.
 

FICHA TÉCNICA 
Londrina 2 x 1 Bahia
Copa do Brasil - 4ª fase (2º jogo)

Local: estádio do Café, em Londrina
Data: 25/04/2019 (quinta-feira)
Horário: 19h15
Árbitro:  Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Ricardo Junio de Souza (ambos de MG)

Cartões amarelos: Nino Paraíba, Gregore e Anderson (Bahia) / Raí Ramos e Safira (Londrina)

Gols: Anderson Oliveira e Dagoberto (Londrina) / Fernandão (Bahia)

 


Londrina: Matheus Albino; Raí Ramos, Augusto, Silvio e Felipe; Germano (Arthur Caculé), Anderson Leite e Luquinha; Marcelinho (Diego), Dagoberto (Safira) e Anderson Oliveira. Técnico: Alemão.

 

 

Bahia: Anderson; Nino Paraíba, Ernando, Xandão e Paulinho; Gregore e Douglas Augusto; Artur, Ramires (Flávio) e Arthur Caíke (Shaylon); Fernandão (Gilberto). Técnico: Roger Machado.
 

Bahia leva número recorde de triatletas para Mundial de Triathlon na Espanha
Foto: Divulgação

O Mundial de Triathlon ITU Multisport começa neste sábado (27) e irá até 4 de maio, em Pontevedra, na Espanha. Destaque para a Bahia que classificou número recorde de triatletas. Como a Federação Baiana de Triatlhon (Febatri) encerrou 2018 como a terceira maior Federação do país em participações nacionais, os melhores triatletas conquistaram vaga para o mundial da cidade espanhola e também para o da Suíça, marcado para agosto.

 

A competição irá receber 3.961 atletas de 52 países. Serão cinco provas do Triathlon (Duathlon – 27.04; Cross Triathlon – 30.04; Aquatlhon – 02.05; Aquabike e LongDistance – 04.05).

 

“A Febatri agradece o apoio de todas as empresas e pessoas que contribuíram de alguma forma para que os triatletas do nosso estado pudessem participar desta grandiosa prova. O Time Bahia está composto por atletas de 20 a 60 anos. Iremos torcer e fazer de tudo para que, cada vez mais, a Bahia consiga levar o maior número de atletas, pois sabemos a dificuldade de cada um e será preciso ter mais apoio de empresas privadas, públicas e amigos”, disse Cleber Castro, Presidente da Federação Baiana de Triathlon.

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 19:45

Vitória divulga relacionados para estreia na Série B contra o Botafogo-SP

por Glauber Guerra

Vitória divulga relacionados para estreia na Série B contra o Botafogo-SP
Foto: Divulgação

O Vitória convocou 20 jogadores para duelo contra o Botafogo-SP, sábado (27), às 11h, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), na estreia da Série B.

 

Novo contratado do Vitória, o zagueiro Everton Sena está entre os relacionados e poderá fazer sua estreia. Oriundos das divisões de base, os atacantes Ruan Levine e Caíque Souza também foram chamados. Já o meia Ruy sofreu um estiramento muscular e acabou vetado.

 

CONFIRA A LISTA COMPLETA:

Goleiros: Caíque e João Gabriel;
Laterais: Capa, Fabrício e Matheus Rocha;
Zagueiros: Edcarlos, Everton Sena e Victor Ramos;
Volantes: Dudu Vieira, Leandro Vilela, Léo Gomes, Paulo Vítor e Rodrigo Andrade;
Meia: Nickson;
Atacantes: Andrigo, Caíque Souza, Léo Ceará, Felipe Garcia, Neto Baiano e Ruan Levine;

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 19:30

Corinthians desiste de trocar gramado da Arena após último teste

por Samir Carvalho / Folhapress

Corinthians desiste de trocar gramado da Arena após último teste
Foto: Marcos Ribolli / GloboEsporte.com

O gramado do Itaquerão foi aprovado em seu último teste, na quarta (24), quando o Corinthians venceu a Chapecoense por 2 a 0 e se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil. Segundo apurou a reportagem, a diretoria corintiana desistiu de trocar o gramado pois considera que houve bastante evolução nos últimos jogos. Os profissionais do clube avaliaram que o campo deve melhorar ainda mais até o fim deste mês.

O Corinthians já havia confirmado publicamente que o estádio seria fechado por cerca de 30 dias após o Campeonato Paulista para realizar a troca da grama, bastante criticada até pelos atletas do time de Parque São Jorge em 2019. A reportagem apurou que, caso o gramado não fosse aprovado no jogo com a Chape, o Corinthians mandaria seus jogos no Pacaembu e Arena Barueri.

Se não bastasse, o Corinthians perderia sua casa nas oitavas de final da Copa do Brasil e em quatro rodadas do Campeonato Brasileiro: contra Chapecoense, Grêmio, São Paulo e Goiás. Neste cenário, o Corinthians só voltaria a sua Arena no mês de julho.

Nesta quarta, o goleiro Cássio, um dos mais críticos ao gramado nesta temporada, elogiou a evolução do campo. Aliás, desde o início do ano, o estádio recebia críticas por causa do campo, que sofre com um fungo que proliferou a partir de dezembro, após um evento com caminhões gigantes no local.

O "Monster Jam" aconteceu em 15 de dezembro, voltando à Arena um ano após a edição anterior. Na primeira vez, o Corinthians já trocaria o gramado no final de 2017 e, portanto, realizou o evento sem grandes preocupações. Contudo, no ano passado, não havia intenção de uma nova troca. O clube esperava que, apesar da atração, o campo fosse recuperado a tempo da estreia na temporada. Não foi o que aconteceu.

A organização do evento cobriu o gramado com uma proteção e afirmou então que "todos os cuidados foram tomados, e saiu tudo conforme programado". No entanto, a estrutura armada para suportar caminhões de até quatro toneladas acabou deixando a grama abafada, criando um ambiente úmido e quente que se tornou propício para a proliferação dos fungos.

O problema veio à tona ainda em janeiro, quando o campo não conseguiu drenar a chuva durante a partida contra a Ponte Preta. Foi nesta ocasião em que o goleiro Cássio viu o gramado "meio ruim, com um pouco de terra", enquanto o presidente Andrés Sanchez prometeu a resolução em até 15 dias. Na mesma semana, o Corinthians desistiu de um treino aberto à torcida antes do primeiro clássico do ano, contra o Palmeiras, justamente por conta do gramado.

O problema continuou, e Cássio voltou a reclamar em março. "Se não pegar bem [na bola], você enche o pé de areia", criticou o goleiro. Há duas semanas, em decisão contra a Ferroviária no Campeonato Paulista, o mau estado do campo acabou beneficiando o Corinthians quando Tony, meia adversário, escorregou e perdeu um pênalti. A esta altura Andrés Sanchez já admitia a possibilidade de trocar a grama. "Vamos ver se arrumamos antes da Copa América; senão vai ter que parar de jogar lá [na Arena], para arrumar o gramado", adiantou.

Por conta disso, a diretoria do Corinthians chegou a confirmar que o gramado seria replantado após a decisão do Campeonato Paulista contra o São Paulo, e em seguida o estádio seria entregue para a Conmebol, que o administraria até o final da Copa América.

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 19:15

Ruy é vetado pelo DM e não encara o Botafogo-SP

por Glauber Guerra

Ruy é vetado pelo DM e não encara o Botafogo-SP
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias


O técnico Cláudio Tencati, do Vitória, não poderá contar com o meia Ruy para o confronto diante do Botafogo-SP, sábado (27), às 11h, em Ribeirão Preto (SP), válido pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

 

O jogador sofreu um estiramento muscular e por conta disso acabou vetado pelo departamento médico.


TREINO DO VITÓRIA

Cláudio Tencati comandou o último treino em Salvador antes do duelo contra o Botafogo-SP. O trabalho foi fechado à imprensa.

 

De acordo com a assessoria do clube, Tencati orientou um trabalho tático com foco na bola parada.

 

Novo presidente do Vitória, Paulo Carneiro acompanhou os trabalhos e conversou com os jogadores e comissão técnica, antes do início das atividades.

 

O Vitória encerra a preparação para o confronto na manhã desta sexta (26), com um treino em São Paulo.


Foto: Maurícia da Matta/ Vitória

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 19:12

Conhecido no futebol baiano, zagueiro Luanderson é contratado pelo Bahia

por Ulisses Gama

Conhecido no futebol baiano, zagueiro Luanderson é contratado pelo Bahia
Foto: Reprodução / Instagram

Com passagens por Galícia, Jacobina e Fluminense de Feira, o zagueiro Luanderson, de 25 anos, é o novo contratado do Bahia. O jogador, que estava no Votuporanguense-SP, já vem treinando no Fazendão e será observado no time de transição comandado pelo técnico Dado Cavalcanti.

 

Além dos clubes do futebol baiano, Luanderson passou por outras agremiações no estado de São Paulo. Além do Votuporanguense, constam Rio Claro e Ferroviária em seu currículo. 

 

A equipe de transição vem se preparando para a disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, que terá início no dia 23 de maio.
 

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 18:45

Fernanda celebra classificação do Bahia-Lusaca e mira acesso no Brasileiro Feminino

por Ulisses Gama / Gabriel Rios

Fernanda celebra classificação do Bahia-Lusaca e mira acesso no Brasileiro Feminino
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

A goleira Fernanda comentou o empate sem gols do Bahia-Lusaca diante do Botafogo-PB nesta quinta-feira (25), em Pituaçu, pelo Brasileiro Feminino A-2. A arqueira lamentou o resultado, mas celebrou a classificação para fase final. 

 

"Nem sempre o que a gente treina sairá para o jogo, até porque é uma equipe forte, as meninas raçudas, e acaba atrapalhando nosso ritmo de jogo. Futebol é assim. Não sofremos riscos e conseguimos a classificação para continuar buscando o acesso para Série A1", disse em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Capitã e uma das mais experientes, Fernanda destacou a evolução da equipe no campeonato e disse que procura passar tranquilidade para as mais jovens. 

 

"É uma equipe que vem crescendo no campeonato. São meninas novas, e vamos adquirindo experiência ao decorrer da competição. Tento passar tranquilidade. É ter postura e conversar com as meninas para que lá na frente a gente possa chegar nas finais", concluiu.

 

As mulheres do Fazendão encerram a sua participação na fase de grupos no próximo dia 8 de maio, às 17h, contra o Canindé-SE. 

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 18:30

Após empate, lateral do Bahia-Lusaca lamenta chances desperdiçadas: 'Não tivemos sorte'

por Ulisses Gama / Gabriel Rios

Após empate, lateral do Bahia-Lusaca lamenta chances desperdiçadas: 'Não tivemos sorte'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

O Bahia-Lusaca empatou sem gols com o Botafogo-PB, nesta quinta-feira (25), em Pituaçu, e se classificou para as oitavas de final do Brasileiro Feminino A-2. Apesar de conquistar a vaga, a lateral-esquerda Gabi Lucchesi lamentou as oportunidades desperdiçadas pelo time. 

 

"Nossa equipe estava um pouco nervosa, talvez porque valia classificação, mas jogamos com raça até o fim. Não tivemos sorte de a bola entrar, colocamos bolas na trave, mas teremos mais um jogo para irmos com tudo para próxima fase", salientou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Uma das bolas na trave foi inclusive de Lucchesi. No entanto, a atleta foi sincera e admitiu que tentou cruzar. 

 

"Cruzei, não chutei para o gol, mas a bola poderia ter entrado. Quem sabe na próxima?", indagou. 

 

A lateral ainda reconheceu que o Bahia-Lusaca tem perdido muitas oportunidades nas partidas, e salientou que o time precisa aprimorar a parte ofensiva. 

 

"Tem sim [incomodado]. Como jogo mais na marcação, falta um pouco mais das atacantes. Teremos mais algum tempo para a próxima fase e precisamos trabalhar isso", criticou.

 

O próximo compromisso do time será diante do Canindé-SE, no dia 8 de maio, às 17h, pela última rodada da fase de grupos. Lucchesi destacou a importância do triunfo para garantir a liderança do Grupo 3. 

 

"Temos uma semana para trabalhar, não podemos perder essa oportunidade. Precisamos corrigir os erros para não acontecer lá novamente", finalizou. 

Fora de casa, São Francisco perde para o Vitória-PE pelo Brasileirão Feminino
Foto: Lindainês Santos

O São Francisco perdeu mais uma no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A-1. Nesta quinta-feira (25), a equipe baiana foi derrotada por 3 a 1  para o Vitória-PE, no Estádio Municipal de Chã Grande, pela 6ª rodada do certame nacional. Débora Paixão, Maiara e Laura Pires marcaram para as donas da casa. Talita diminuiu para o clube baiano.

 

O time comandado por Carlinhos foi a campo com: Isabela; Fran, Talita, Pipoca, Debora; Camila, Maria e Bruna Piri; Vanessa, Pelé e Joice.

 

Com o resultado, o São Francisco figura na 12ª colocação com quatro pontos conquistados. Na próxima rodada, o time enfrenta o Iranduba-AM, na terça-feira (30), às 19h, no Ismael Benigno, em Manaus.

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 16:57

A-2 Feminino: Bahia-Lusaca empata com o Botafogo-PB e se garante nas oitavas

por Ulisses Gama

A-2 Feminino: Bahia-Lusaca empata com o Botafogo-PB e se garante nas oitavas
Foto: Fernanda Almeida

O Bahia-Lusaca está classificado para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro A-2 Feminino. Na tarde desta quinta-feira (25), a equipe empatou em 0 a 0 com o Botafogo-PB e avançou aos dez pontos no grupo 3 da competição. 

 

A equipe de Maurício Meirelles atuou com a seguinte escalação: Fernanda Fonseca; Nine, Nainara Lima, Calhau e Gabi Lucchesi; Brenda, Geovana, Ellen Santana e Eddie Almeida; Laís Melo (Thaynara Maranhão) e Miúda (Gabriela). 

 

Já o Botafogo-PB atuou comKaroline; Juliana, Cristiane, Zayra e Erika; Rayanne, Regiane (Larissa), Janicleide e Fafá; Kaith e Willi (Michelle/Natalia).

 

As mulheres do Fazendão encerram a sua participação na fase de grupos no próximo dia 8 de maio, às 17h, contra o Canindé-SE.

Sérgio Araújo crê em classificação do Olímpia com mais um empate: 'Abrimos vantagem'
Foto: Reprodução / Instagram

Passada a 7ª rodada da Série B do Baiano, o Olímpia venceu o Canaã por 3 a 1 e abriu cinco pontos de vantagem para o PFC-Cajazeiras, segundo colocado. Os times se enfrentam no próximo domingo (28), às 15h, em Pituaçu, e a Águia Baiana pode conseguir a classificação para as finais da competição, caso conquiste o triunfo. Para o técnico Sérgio Araújo, até um empate garante a equipe na decisão.

 

“Abrimos vantagem de cinco pontos, obviamente ainda não nos garantiu a classificação, mas nos deixou numa posição confortável. Temos três jogos pela frente, e acredito que possamos conquistar a classificação com mais um ponto”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

“Será um jogo difícil contra o PFC. A equipe não pode entrar na zona de conforto, precisamos sempre buscar uma melhoria. A expectativa é conseguirmos chegar às finais de uma maneira entrosada e competitiva. Para isso, precisamos confirmar nossa classificação”, completou.

 

Sérgio também comemorou a evolução da equipe na última partida. Ele vinha reclamado das falhas nas bolas aéreas: “A equipe evoluiu, principalmente nas bolas paradas, mas é preciso melhorar muito. Ainda pecamos no setor defensivo e, no ofensivo também erramos na hora de finalizar”.

 

O Olímpia lidera o certame estadual com 17 pontos. O PFC vem logo atrás com 12.

Atacante pede atenção ao Botafogo-SP contra o Vitória para estrear bem na Série B
Foto: Divulgação / Botafogo-SP

O atacante Erick Luis pediu atenção ao time do Botafogo de Ribeirão no duelo contra o Vitória. A partida entre as duas equipes está marcada para sábado (27), às 11h, no Estádio Santa Cruz, pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador, de 26 anos, espera que o time paulista faça uma boa estreia na competição.

 

"Vamos enfrentar uma grande equipe, que, sem dúvida, é uma das favoritas ao acesso. Temos que ter o máximo de atenção para começarmos a disputa com o pé direito, vencendo dentro da nossa casa, diante do nosso torcedor. Vamos lutar muito durante os noventa minutos para conquistarmos os três pontos", disse.

 

Erick ainda destacou o desejo do elenco em fazer uma boa Série B neste ano.

 

"Lutaremos muito para fazer uma grande Série B esse ano. Temos um ótimo elenco, experiente, competitivo, e que pode fazer uma disputa de muita intensidade. Serão trinta e oito finais para todos aqui no clube", projetou.

 

Natural de Salvador, Erick Luis começou nas divisões de base do Bahia e tem passagem pelo Galícia. Ele também já defendeu times como Olaria, Bragantino, Boa Esporte, Audax-SP, Joinville e Oeste. Antes de chegar ao Botafogo-SP, ele atuou no Manama, do Bahrein.

Histórico de Conteúdo