Técnico do Brasil de Pelotas pede demissão; auxiliar assume equipe contra o Vitória
Foto: Reprodução / Instagram @gebrasiloficial

O Brasil de Pelotas anunciou na manhã desta quarta-feira (28) que o técnico Hemerson Maria não comanda mais o time. De acordo com publicação feita pelo clube nas redes sociais, foi uma opção do treinador pedir o desligamento do Xavante. 

 

O técnico estava integrando o Brasil de Pelotas desde março deste ano e deixa o clube faltando apenas uma rodada para o fim do primeiro turno da Segunda Divisão. No próximo jogo, em que a equipe enfrenta o Vitória jogando fora de casa, quem vai comandar os jogadores do Xavante será o auxiliar técnico Cirilo. 

 

Durante sua passagem pelo clube, Hemerson Maria esteve a frente do time durante 21 partidas, com um aproveitamento de 36,5% resultante de cinco vitórias, oito empates e oito derrotas. 


O Brasil de Pelotas visita o Vitória na próxima sexta-feira (30), no Barradão, às 19h15. O jogo é válido pela 19ª rodada da Série B. As duas equipes brigam para evitar a zona de rebaixamento. Empatados com 20 pontos, apenas um a mais que primeiro colocado do Z4, o Leão baiano ocupa a 14ª posição, enquanto o Xavante está na 15ª.

Com críticas a diretoria do clube, zagueiro Emerson rescinde com o Atlético de Alagoinhas
Foto: Luciana Flores / Atlético de Alagoinhas

O atraso de salários no Atlético de Alagoinhas continua provocando saídas do clube. Nesta quarta-feira (28), Emerson Feliciano e de Russo tiveram seus contratos rescindidos com o Carcará. Em publicação nas redes sociais, o zagueiro desabafou sobre desrespeitos do clube sobre acordos com ele e dificuldades causadas pela diretoria para que ele deixasse a equipe.

 

“Mesmo sem condições alguma de trabalho, sai de cabeça erguida pois sempre, Desde quando cheguei, dei o meu melhor”, comentou o jogador em publicação feita na sua conta no Instagram.

 

“Diante de tudo que passei com salários atrasados desde março, problemas com alimentação, produtos vencidos, (...) sem contar com as tantas promessas de pagar e nunca chegava nosso salário”, justificou o atleta sobre a decisão de deixar o clube.

 

Na publicação, Emerson ainda fala que decidiu aceitar a proposta do Atlético de Alagoinhas com garantias do presidente Albino Leite de que os salários seriam pagos normalmente. Segundo o jogador, o clube dificultou a decisão de sua saída e que foi coagido a assinar um documento de que os débitos do clube com ele estavam quitados. 

 

“O Atlético é muito maior que tudo isso infelizmente não merece [a situação atual]”, destacou o jogador na postagem. 

 

Em pouco mais de uma semana, o Carcará perdeu três jogadores, além do técnico Agnaldo Liz, por causa dos atrasos em pagamentos. Na semana passada o meia Tobinha também anunciou sua saída (leia mais). As rescisões de Emerson e Russo foram publicadas no Boletim Informativo Diário (BID). Os dois atletas foram integrados ao elenco no início deste ano para reforçar o time nas competições de 2020.

 

Atualmente, o Atlético de Alagoinhas está na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro e ocupa a terceira posição do Grupo A6 com 17 pontos, buscando se manter na colocação para conseguir uma vaga na próxima etapa.

Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 17:42

Bahia supera o Ceará nos pênaltis e avança na Copa do Brasil sub-20

por Ulisses Gama

Bahia supera o Ceará nos pênaltis e avança na Copa do Brasil sub-20
Foto: Divulgação / EC Bahia

O Bahia está classificado para a próxima fase da Copa do Brasil sub-20. Na tarde desta quarta (28), o Tricolor perdeu por 2 a 1 no tempo normal, mas conseguiu avançar nos pênaltis.

 

A disputa de cobranças foi marcada pelo equilíbrio até a morte súbita, em que o goleiro Fabricio defendeu um pênalti e Daniel Cruz fez o gol da classificação.

 

O time do técnico Eduardo Guadagnucci jogou com a seguinte escalação: Fabricio; Douglas Borel (Gregory), Lucimario, Pedro (Barcellos) e Thalles (Pará); Patrick, Luis Felipe e Hélio Junior; Ryan (Daniel), Thiago e Christian (Gabriel).

Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 17:30

Recém-chegado, Thiago Lopes é regularizado e já pode estrear pelo Vitória

por Milena Lopes

Recém-chegado, Thiago Lopes é regularizado e já pode estrear pelo Vitória
Foto: Letícia Martins / EC Vitória

O recém-chegado Thiago Lopes já pode entrar em campo pelo Vitória. O meia-atacante foi anunciado pelo clube nesta quarta-feira (28) e já teve seu registro publicado no Boletim Informativo Diário (BID). Junto com ele, quem também chegou ao Leão nesta quarta foi o volante Matheus Frizzo (leia mais). 

 

Os dois atletas já integram os treinos da equipe sob o comando do técnico Eduardo Barroca, mas apenas Thiago Lopes está regularizado para jogar pela equipe. Com isso, o jogador já pode ser uma possibilidade para a escalação do jogo da próxima sexta-feira (30). 

 

O Vitória recebe o Brasil de Pelotas no Barradão, às 19h15, pela 19ª rodada da Série B. O Leão baiano ocupa a 14ª posição, enquanto o Xavante está na 15ª e os dois possuem 20 pontos.

Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 16:30

'Os 3 pontos são obrigatórios', diz Eudair sobre visita do Jacuipense ao Botafogo-PB

por Leandro Aragão

'Os 3 pontos são obrigatórios', diz Eudair sobre visita do Jacuipense ao Botafogo-PB
Foto: Renan Oliveira / E.C. Jacuipense

O Jacuipense tem a obrigação de voltar de João Pessoa com três pontos na bagagem. Esse é o pensamento do meio-campista Eudair. O Leão Grená encara o Botafogo-PB no próximo domingo (1°), às 18h, no Almeidão, pela 13ª rodada da Série C.

 

"É um jogo que vai definir o que queremos no campeonato. Os três pontos são obrigatórios para nós. Deixamos três contra o Manaus, embora tenhamos feito bom jogo e por uma infelicidade perdemos. Mas estamos treinando bem e vamos com tudo", afirmou na entrevista coletiva.

 

Reserva direto do meio-campista Danilo Rios, que sofreu uma lesão no joelho, Eudair falou da responsabilidade de substituir o camisa 10 e capitão do Leão Grená.

 

"A responsabilidade é muito grande. Danilo é nosso meia titular, capitão e já tem uma história no clube. A gente tem que estar sempre preparado para entrar e corresponder", comentou.

 

Vivo na briga pela classificação à próxima fase, o Jacuipense é o sexto colocado na tabela do Grupo A com 16 pontos, um a menos do G-4. Lutando para não cair, o Botafogo-PB está na zona de rebaixamento na nona posição com 11.

Bahia de Feira anuncia retorno do lateral-esquerdo Deca pelas redes sociais
Foto: Divulgação / Bahia de Feira

O lateral-esquerdo Deca está de volta ao Bahia de Feira. A contratação do jogador é reforço para dar continuidade a disputa da Série D e o anúncio foi feito pelas redes sociais do clube.

 

Aos 36 anos, o lateral veio do Jacobina, onde estava desde o início da temporada, para integrar mais uma vez o elenco do Tremendão. Deca tem passagem pela equipe entre os anos de 2009 e 2010. Na carreira, ele já integrou o Fluminense de Feira, o Sampaio Corrêa, Marília, Moto Clube, Juazeirense e outros.

 

O lateral chega a equipe na reta final da primeira etapa da Série D, em que o Bahia de Feira briga para conseguir uma vaga na próxima fase. Atualmente, o Tremendão ocupa a quinta posição da tabela com dez pontos, três a menos que a Caldense, que ocupa a quarta colocação. 

 

No próximo sábado (31) o time enfrenta o Atlético de Alagoinhas pela 10ª rodada da competição. O jogo acontece às 17h, na Arena Cajueiro. O Carcará soma 17 pontos na tabela e ocupa a terceira posição. 

Ex-Vitória, zagueiro faz alerta ao Brasil de Pelotas no Barradão: 'Não é fácil jogar lá'
Foto: Divulgação / AV Assessoria de Imprensa

O zagueiro Nuno, de 22 anos, começou a temporada de 2020 vestindo a camisa do Vitória na disputa do Campeonato Baiano até a paralisação do futebol por conta da pandemia do coronavírus. Contratado pelo Brasil de Pelotas em meados de agosto, ele vai reencontrar seu ex-clube na próxima sexta-feira (30), pela Série B, e fez um alerta à sua equipe atual em relação às dificuldades em jogar no Barradão.

 

"A partida da próxima rodada é daquelas bem importantes, contra um adversário direto no campeonato. Conheço bastante o Vitória por ter jogado lá recentemente e espero contribuir de alguma forma com isso. Sei que não é fácil jogar lá no Barradão, mas precisamos somar pontos para subir posições no campeonato", afirmou.

 

O Xavante tem a mesma pontuação do Leão, ambos somam 20 pontos, mas leva a pior no saldo de gols e por isso aparece logo atrás, na 15ª colocação na tabela. O time baiano é o 14°. Brigando para evitar o descenso, as duas equipes têm apenas um ponto a mais da zona de rebaixamento.

 

Nuno estreou como titular do clube gaúcho no empate com o CSA em 1 a 1 na última sexta-feira (23). "Fiquei muito feliz com a oportunidade e por poder fazer a minha estreia aqui no clube. Para ser perfeito, faltou só a vitória, que infelizmente não veio. Ficou um pouco essa frustração, mas também temos que reconhecer a qualidade da equipe do CSA, que vem em boa sequência", comentou.

 

Vitória e Brasil de Pelotas medem forças a partir das 19h15, em partida válida pela 19ª rodada. O Xavante é o 15° colocado com 20 pontos na tabela de classificação, logo atrás do Leão, que é o 14° por levar vantagem no saldo de gols.

Adversário do Jacuipense, Botafogo-PB tem salários atrasados e briga política
Orlando Soares é o atual presidente | Foto: Divulgação / Botafogo-PB

O Botafogo-PB vive momentos turbulentos tanto dentro de campo quanto fora. Na zona de rebaixamento, o time briga ocupa a nona posição no Grupo A da Série C com 11 pontos e luta para não cair. O presidente Orlando Soares admitiu que os salários estão atrasados. Para completar, uma briga política acontece nos bastidores do clube. A equipe paraibana recebe a visita do Jacuipense no próximo domingo (1°), às 18h, no Almeidão, pela 13ª rodada.

 

"Tivemos uma reunião com a equipe, trazendo tranquilidade ao grupo. O Botafogo-PB vinha fazendo o pagamento em dia, mas a pandemia nos trouxe alguns problemas. Hoje não está em dia 100%. Estamos pagando o da carteira. Mas vamos tentar pagar o direito de imagem durante esta semana. Mas o Botafogo-PB não vai ser exceção", admitiu à CBN João Pessoa.

 

A vida política do Belo anda em ebulição. Soares assumiu a presidência em setembro após a renúncia do ex-presidente Sérgio Meira, devido a disputa entre os grupos da situação e oposição. O mandato do atual presidente vai até o próximo sábado (31), e o sucessor toma posse no dia seguinte, 1° de novembro. A questão é que as eleições ainda não aconteceram, mas já deveriam ter sido realizadas no último domingo (25). No entanto, o mandatário tampão disse não ter intenção de disputar a reeleição, porém "dentro do grupo tem pessoas para continuar o projeto" e por isso não vai renunciar. Após a derrota para o Santa Cruz, pela 12ª jornada do campeonato nacional, o ex-vice-presidente do clube, Breno Morais, um dos líderes da oposição, pediu a saída de Soares do cargo.

 

"Presidente Orlando, renuncie. Se você torce para o clube, e diz se preocupar, renuncie da presidência. Você saindo, assume Pedro Magazine (vice de patrimônio), ele saberá como conduzir a situação. Ainda há tempo de tentar (de escapar do rebaixamento), até porque ninguém faz milagre. Eu falei com um atleta esses dias, ele disse que ninguém dá satisfação. Saia, presidente, que a gente assume. Não eu, mas todo um grupo", comentou em entrevista à Rádio Sanhauá.

 

Breno Morais foi afastado do cargo de vice-presidente pela Justiça em 2018, após a Operação Cartola, do Ministério Público e da Polícia Civil, que apurou um suposto esquema de manipulação de resultados no futebol da Paraíba. Ainda sem julgamento, ele é réu na esfera criminal. Porém, o antigo dirigente foi banido do esporte pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Apesar disso, a Comissão Eleitoral do Belo, que comanda as eleições, decidiu que ele ainda tem direito a participar do pleito. Breno é sócio benemérito, o que significa membro nato do Conselho Deliberativo do clube.

 

Enquanto o Botafogo-PB tenta evitar o rebaixamento, o Jacuipense está vivo na briga pela classificação. O Leão Grená é o sexto colocado da chave com 16 pontos, um a menos do G-4.

Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 12:22

Com novos contratados, Vitória realiza treino tático; Quixadá tem lesão confirmada

por Leandro Aragão

Com novos contratados, Vitória realiza treino tático; Quixadá tem lesão confirmada
Foto: Letícia Martins / EC Vitória

O Vitória realizou um treino tático na manhã desta quarta-feira (28) visando o duelo contra o Brasil de Pelotas. A partida está marcada para a próxima sexta (30), às 19h15, no Barradão, pela 19ª rodada da Série B. Os trabalhos contaram com as presenças dos novos contratados, o volante Matheus Frizzo e o meia-atacante Thiago Lopes (leia aqui). O clube tenta regularizar a dupla para encarar o time gaúcho. A má notícia fica por conta do meia Juninho Quixadá que teve constatada em exame uma lesão na posterior da coxa esquerda.

 

Antes do início das atividades no campo, o elenco, incluindo os recém-chegados, fizeram as coletas para os testes da Covid-19. Depois, Barroca realizou um treino tático onde fez diversas orientações e modificações, corrigindo falhas cometidas nos jogos anteriores. Liberado pelo departamento médico após transição, Wallace participou normalmente dos trabalhos.

 

Além de Quixadá, Ewerton ficou fora dos trabalhos. Ele está com suspeita de lesão na posterior. Outras baixas foram Leandro Silva, com um desconforto no músculo adutor, e Gerson Magrão, com dores na região posterior do joelho direito. Enquanto Alisson Farias deu sequência ao tratamento da lesão muscular. Já Fernando Neto correu em torno dos campos novamente.

 

O elenco do Rubro-Negro fará o último treino nesta quinta (29) antes de encarar o Xavante.

 

O Vitória ocupa a 14ª posição na tabela da Série B com 20 pontos, mesma pontuação do Brasil de Pelotas, que vem logo atrás, na 15ª. As duas equipes têm apenas um ponto a mais da zona de rebaixamento.

Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 12:15

Sem ilusões com marca, Lucas Fonseca fala em se manter bem para seguir jogando

por Ulisses Gama

Sem ilusões com marca, Lucas Fonseca fala em se manter bem para seguir jogando
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O zagueiro Lucas Fonseca, do Bahia, vai chegar aos 300 jogos pelo clube nesta quinta-feira (29), contra o Melgar, no Peru, pela primeira partida da segunda fase da Copa Sul-Americana. Sem se deixar empolgar pela grandiosa marca, o jogador de 35 anos comentou o tema nesta quarta-feira (28) e pregou foco na manutenção de um bom estado físico e mental para continuar a carreira.

 

"Como sempre falo, nunca fui apegado a números. Sempre procurei fazer o melhor possível para fazer o melhor em campo. Acho que o primordial é pensar em estar bem do que pensar em número de jogos. O importante é estar bem fisicamente, mentalmente, para exercer em campo o que ele tem que fazer", afirmou.

 

Focado na evolução do Esquadrão dentro de campo, Lucas Fonseca apontou o título da competição nacional como o grande objetivo da temporada.

 

"O torcedor, assim como a gente, almeja o título da competição. A gente teve uma semana para corrigir erros e melhorar coisas que temos de bom. Uma equipe grande tem que pensar em evoluir e é isso que temos que fazer", indicou o atleta, que elogiou o técnico Mano Menezes e destacou a importância da experiência do comandante em um momento de instabilidade de resultados.

 

"Todo treinador tem suas características e o Mano tem agregado em algumas coisas importantes. A sua experiência é muito importante no momento que tem passado. Deu para perceber que não se abala com pressão. Que passa confiança, que dê clareza e mostre soluções. É o que ele tem feito", explicou.

Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 11:35

Focado na bola parada, Bahia faz último treino antes de enfrentar o Melgar

por Ulisses Gama

Focado na bola parada, Bahia faz último treino antes de enfrentar o Melgar
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O elenco do Bahia finalizou na manhã desta quarta-feira (28) a preparação para o jogo contra o Melgar, pela primeira partida da segunda fase da Copa Sul-Americana. A atividade no CT Evaristo de Macedo foi excluisvamente focada na bola parada.

 

Na atividade do gramado, o técnico Mano Menezes separou a provável equipe titular para trabalhar as jogadas aéreas defensivas e ofensivas. Situações de jogo com bolas laterais e frontais foram simuladas.

 

Antes disso, em campo reduzido, o grupo passou por um trabalho técnico com três grupos de oito atletas.

 

Para finalizar o trabalho, os jogadores fizeram um treino recreativo. Foi a primeira vez que o tradicional e descontraído "dois toques" foi realizado sob o comando do novo treinador.

 

Fora da partida, o meia Rodriguinho continuou o seu trabalho de transição física no gramado. O lateral João Pedro, por sua vez, tratou na fisioterapia e fez um trabalho físico na academia.

 

A delegação almoça no CT e depois segue em voo fretado para Lima.

Recuperado, lateral Lucas volta a ficar à disposição do Jacuipense contra Botafogo-PB
Foto: Renan Oliveira / E.C. Jacuipense

Recuperado de uma contratura muscular na coxa direita, o lateral-direito Lucas retornou normalmente aos treinos com o restante do elenco do Jacuipense e volta a ficar à disposição do auxiliar técnico Frubal, que substitui o comandante Jonilson Veloso com Covid-19, para o compromisso em João Pessoa. No próximo domingo (1°), às 18h, o Leão Grená visita o Botafogo-PB, no Almeidão, pela 13ª rodada da Série C.

 

Reserva imediato na lateral direita, Lucas desfalcou o time baiano desde a vitória sobre o Imperatriz, no dia 18 de outubro, pela 11ª rodada. Sem o substituto e também sem contar com o titular Rodrigo Ramos, que está afastado do time desde o duelo adiado da segunda jornada com a equipe maranhense, no dia 14 desse mês, o volante Railan foi improvisado no setor nos dois últimos compromissos do Leão Grená na Série C.

 

O Jacuipense segue na briga pela classificação ocupando a sexta posição do Grupo A com 16 pontos, um a menos do G-4. Já o Botafogo-PB encontra-se na zona de rebaixamento no nono lugar com 11.

AlphaTauri confirma Pierre Gasly em 2021; Russell diz que segue na Williams
Gasly é confirmado na AlphaTauri | Foto: Divulgação / Fórmula 1

A AlphaTauri confirmou a permanência do piloto Pierre Gasly para a temporada de 2021 da Fórmula 1. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (28). Com isso, o francês não irá para a Red Bull, equipe principal da marca de energéticos na categoria, como havia a especulação levantada após os bons resultados neste ano, incluindo a vitória no Grande Prêmio de Monza. Ele ocuparia o lugar do anglo-tailandês Alex Albon, atual companheiro do holandês Max Verstappen.

 

"Estou extremamente feliz em continuar com a AlphaTauri por mais uma temporada. Estamos bem nesse ano e no caminho certo para ter nossa temporada de maior sucesso na história da equipe. Sinto que temos uma relação muito forte, aproveitando as oportunidades que nos encontramos, sendo a melhor delas no GP da Itália. Vencer minha primeira corrida de F1 em Monza foi um momento muito especial para mim, e foi muito doce entregar uma segunda vitória na história da equipe, então estou muito orgulhoso disso. Vou fazer o máximo para elevar a equipe e assumir responsabilidade de levá-la o mais longe que puder", disse Gasly.

 

Gasly está na AlphaTauri desde 2017, quando ainda se chamava Toro Rosso. Em 2019, ele começou a temporada na Red Bull, porém com os maus resultados, as diretorias das equipes fizeram uma troca entre ele e Albon. No entanto, seu desempenho melhorou bastante neste ano deixando o chefe do time, Franz Tost, encantado. O francês é o nono colocado na tabela de classificação do Mundial com 63 pontos, logo atrás do anglo-tailandês, que soma 64 no sétimo lugar.

 

"Desde que voltou para a equipe no ano passado, ele mostrou consistentemente bons desempenhos alcançando dois pódios, com um segundo lugar no Brasil em 2019 e uma vitória na corrida em casa da equipe no GP da Itália deste ano. Pierre provou ser altamente competitivo também graças ao seu excelente trabalho de corrida, extraindo o potencial do carro em cada prova e dando um feedback valioso aos seus engenheiros", comentou o dirigente.

 

Neste final de semana acontece o GP da Emilia-Romagna, em Ímola, na Itália. A organização programou somente dois dias de atividades, como forma de estudo para reduzir custos. Haverá apenas um treino livre no sábado (31), às 6h no horário de Brasília, e em seguida, às 10h, acontece a classificação para o grid de largada. A corrida está marcada para o domingo (1°), às 10h. Algo do tipo aconteceu no GP de Eifel, em Nürburgring, porém foi devido ao mau tempo que obrigou o cancelamento dos trabalhos da sexta-feira, dia 9 de outubro.

 

RUSSELL SEGUE NA WILLIAMS?
Quem também vive momento de instabilidade em relação ao ano que vem é o inglês George Russell na Williams. Em julho a escuderia britânica confirmou a permanência da atual dupla de pilotos, completada pelo canadense Nicholas Latifi. Porém, com a venda da equipe para o grupo de investimentos Dorilton Capital, começaram os rumores de mudanças para 2021.

Russell garante que continuará na Williams em 2021 | Foto: Divulgação / Fórmula 1

 

Russell disse que as especulações partem dos representantes do mexicano Sergio Pérez, que está de saída da Racing Point, e revelou que Toto Wolff, chefe da Mercedes e responsável por sua carreira, garantiu sua permanência na Williams.

 

"Ele disse "escute, eu vou te apoiar" e disse "você vai estar no grid no próximo ano, não se preocupe". Tudo vai ficar bem, e eu diria que tudo está esclarecido 100% da perspectiva da equipe do time. Eu estive com eles (Dorilton Capital), falei com eles e eles disseram para eu não me preocupar. Avançamos para o assunto do resto desse ano e como vamos evoluir com a equipe, o que é suficiente para mim", afirmou. "Acho que toda essa especulação foi plantada pela equipe do Pérez, que está tentando colocar pressão nos outros times, potencialmente a Red Bull. Então, essa é minha visão sobre isso. Vamos dizer que eu já tenho um contrato, não tenho com o que me preocupar e estou apenas aqui, focando no meu trabalho", continuou.

 

Assim como Latifi, George Russell ainda nã pontuou no Campeonato Mundial deste ano. Porém, ele já esteve perto de marcar seus primeiros pontos por duas vezes, ao terminar os GPs da Inglaterra e da Toscana, respectivamente, nas 12ª e 11ª colocações. A zona de pontos é do 10° lugar em diante.

Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 10:15

Lucas Fonseca completa 300 jogos pelo Bahia contra o Melgar

por Ulisses Gama

Lucas Fonseca completa 300 jogos pelo Bahia contra o Melgar
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O jogo do Bahia contra o Melgar nesta quinta-feira (29), pela Copa Sul-Americana vai marcar para o zagueiro Lucas Fonseca. Aos 35 anos de idade, o experiente defensor do Esquadrão de Aço vai completar 300 jogos no Estádio Nacional de Lima.

 

Lucas tem 295 partidas disputadas entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, além de quatro amistosos.

 

O atleta chegou ao Bahia em 2012 e deixou o clube em 2014. Ele retornou ao Esquadrão de Aço em 2016 e desde então se firmou no elenco tricolor, sendo atleta que mais jogou pelo clube e com conquistas como o Campeonato Baiano de 2014, 2018, 2019 e 2020, além da Copa do Nordeste em 2017. Seu vínculo com o clube é válido até o final da temporada.

Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 09:48

Vitória anuncia as contratações do volante Matheus Frizzo e do meia Thiago Lopes

por Leandro Aragão

Vitória anuncia as contratações do volante Matheus Frizzo e do meia Thiago Lopes
Thiago Lopes e Matheus Frizzo | Foto: Divulgação / EC Vitória

O Vitória anunciou nesta quarta-feira (28) as contratações de dois reforços para a sequência da Série B. O volante Matheus Frizzo, de 22 anos, e o meia-atacante Thiago Lopes, de 25, já estão em Salvador e cumprirão os protocolos médicos e físicos para assinarem contrato com o clube baiano até o final do campeonato nacional.

 

Matheus Frizzo surgiu nas divisões de base do São Paulo, mas foi contratado pelo Grêmio e ainda acumula passagem pelo Athletico-PR. Já Thiago Lopes foi revelado pelo Coritiba e tem experiência no Londrina. Ele já havia trabalhado com o atual comandante do Leão no Coxa, no início da atual temporada.

 

O Vitória volta ao gramado na próxima sexta (30), às 19h15, para encarar o Brasil de Pelotas, pela 19ª rodada da Série B. O Leão é o 14° colocado na tabela com 20 pontos.

Santos tenta cobrar multa de patrocinadora que rompeu contrato por caso Robinho
Foto: Reprodução / Santos TV

O Santos vai tentar cobrar a multa da Orthopride por rescindir o contrato de patrocínio de forma unilateral devido ao caso Robinho. A informação é do blog De Primeira, do site "Uol Esporte". O vínculo entre a empresa e o clube iria até fevereiro de 2021, mas com o rompimento, alguns pagamentos não serão feitos. Além dessa quantia, o departamento jurídico do Peixe foi acionado afim de receber o valor integral.

 

A Orthopride foi a única empresa que rescindiu contrato com o Santos imediatamente após o acerto com o atacante Robinho, condenado por estupro em primeira instância na Itália. Os outros patrocinadores exigiram que o clube paulista desfizesse o acordo com o jogador. Após a divulgação de áudios de conversas entre os acusados nos autos do documento (leia aqui), o Peixe e o camisa 7 chegaram a um acordo no último dia 16 para a suspensão do vínculo até que o caso seja novamente julgado (lembre aqui). A Justiça italiana analisará novamente o processo no dia 10 de dezembro.

Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 08:30

Coutinho é cortado da seleção, e Tite convoca Paquetá para Eliminatórias

por Folhapress

Coutinho é cortado da seleção, e Tite convoca Paquetá para Eliminatórias
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Philippe Coutinho, do Barcelona, foi cortado nesta terça-feira (27) da seleção brasileira que enfrentará a Venezuela e o Uruguai pelas Eliminatórias, nos dias 13 e 17 de novembro, respectivamente. Para sua vaga, Tite convocou Paquetá, do Lyon (FRA).

O meia sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda no último sábado (24), na derrota da equipe catalã, por 3 a 1, para o rival Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol.

Seu substituto, o ex-Flamengo e Milan, Paquetá, estava convocado para a seleção olímpica, do técnico André Jardine, que fará amistosos contra Arábia Saudita e Egito, mas agora se apresentará ao time principal.

Tite ainda pode ter a confirmação de uma nova baixa nas próximas horas. O volante Fabinho saiu machucado da partida entre Liverpool e Midtjylland, nesta terça, pela Champions League, e ainda será avaliado pelos médicos do time inglês.

Após o jogo pela competição europeia, o Esporte Interativo questionou o treinador alemão dos Reds Jürgen Klopp se o atleta poderia desfalcar o Brasil.

Fabinho é amparado por Klopp após se machucar e ser substituído na partida entre Liverpool e Midtjylland, nesta terça, pela Champions League Phil Noble/Reuters Fabinho é amparado por Klopp após se machucar e ser substituído na partida entre Liverpool e Midtjylland, nesta terça, pela Champions League **** "Não sei se o Tite está tão preocupado, porque ele nunca o coloca para jogar. Então, provavelmente ele só não vai ficar sentado no banco nos próximos três jogos da seleção", ironizou o técnico.

O Brasil venceu seus dois primeiros compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, contra a Bolívia e o Peru, e lidera a competição com o mesmos 6 pontos da Argentina, mas com melhor saldo de gols (7 a 2).

Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 08:15

Mano comenta recuperação de Rodriguinho e indica como deve utilizá-lo no Bahia

por Ulisses Gama

Mano comenta recuperação de Rodriguinho e indica como deve utilizá-lo no Bahia
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O meia Rodriguinho já treina no gramado do CT Evaristo de Macedo, mas ele ainda será desfalque no jogo contra o Melgar, nesta quinta-feira (29), pela primeira partida da segunda fase da Copa Sul-Americana. Na última terça (27), o técnico Mano Menezes confirmou que o habilidoso meio-campista ainda precisa de um pouco mais de tempo para se recondicionar e enfim estar apto para entrar em campo.

 

"Rodriguinho ainda não. Vamos aguardar a retomada. É uma lesãozinha chata, uma mini fratura e isso difere em termos de recuperação. Só é possível ver essa recuperação colocando aos poucos no trabalho. Fizemos trabalho de força nesse período, era possível trabalhar isso. Agora é dar o restante do condicionamento e vamos colocar para bater na bola para ver o impacto. Aí podemos colocar um prazo mais objetivo para o retorno", explicou.

 

Com base no comportamento tático que o time vai se adaptar melhor, Mano afirmou que Rodriguinho deve jogar como um terceiro homem no meio de campo. Escalar o 10 como quarto homem do setor também não está descartado.

 

"Rodriguinho vinha sendo utilizado como um jogador por trás do centroavante. A equipe nos últimos jogos vem apresentando variações. Vamos ver como ela se assenta melhor e aí vamos adaptar Rodriguinho a essa maneira para ver, sempre como um terceiro ou quarto jogador do meio se você quiser jogar com três jogadores por trás como foi contra o Internacional em Porto Alegre. Então vamos ver como isso funciona logo logo", projetou.

 

A última partida de Rodriguinho pelo Esquadrão de Aço aconteceu no último dia 26 de setembro, contra o Athletico Paranaense, pelo Brasileirão. Na partida, o jogador sofreu uma pancada no pé e uma consequente fissura no terceiro metatarso.

Após lesão de Fabinho, Klopp alfineta Tite: 'Nunca o coloca para jogar'
Foto: Reprodução / Twitter Liverpool FC

O volante Fabinho se machucou durante a vitória do Liverpool sobre o Midtjylland por 2 a 0 nesta terça-feira (27), pela segunda rodada do Grupo D da Liga dos Campeões. Ele fará exame nesta quarta (28) para saber a gravidade da lesão muscular. Questionado se o atleta poderia ser problema para a Seleção Brasileira nas partidas pelas Eliminatórias da Copa de 2022, o técnico alemão Jürgen Klopp alfinetou Tite.

 

"Não sei se o Tite está tão preocupado, porque ele nunca o coloca para jogar. Então, provavelmente ele só não vai ficar sentado no banco nos próximos três jogos da Seleção", afirmou em entrevista ao canal "Esporte Interativo".

 

Segundo o levantamento do site "ge", sob o comando de Tite, Fabinho disputou oito jogos com a camisa do Brasil, sendo três como titular, e ficou outras oito partidas sem sair do banco de reservas. No total, jogou 381 minutos, o que dá uma média de 47 cada vez que entrou em campo. Ele não pisou no gramado nos últimos dois compromissos do selecionado diante da Bolívia e Peru pelas Eliminatórias. O volante foi novamente convocado por Tite para encarar a Venezuela, no dia 13 de novembro, e o Uruguai, quatro dias depois.

 

O Liverpool lidera a chave D com seis pontos, dois a mais do que o segundo colocado Atalanta. Ajax tem um na terceira posição, enquanto o Midtjylland é o lanterna ainda sem pontuar. A equipe inglesa volta ao gramado no próximo sábado (31), às 14h30 no horário de Brasília, para receber o West Ham, em Anfield.

Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 00:00

Bahia tem 8 parcelas em atraso com o Profut; clube é o 14º em saldo de pagamento

por Mauricio Leiro / Matheus Caldas / Ulisses Gama

Bahia tem 8 parcelas em atraso com o Profut; clube é o 14º em saldo de pagamento
Foto: EC Bahia

Participante do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), o Bahia tem oito parcelas em atraso, de acordo com dados obtidos pelo Bahia Notícias via Lei de Acesso à Informação junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Os débitos, referentes ao CNPJ do Bahia e do Bahia S/A (Basa), tem um total de R$ 15.352.600,57 de saldo de valor consolidado, em 14º na lista entre os clubes, já que a Federação Gaúcha de Futebol também está presente na relação.

 

Os dados são referentes até o final de agosto, pois os meses subsequentes ainda não haviam sido atualizados pelo sistema do órgão federal.

 

Além das oito parcelas, mais três estão em aberto, de acordo com o sistema do governo. Contudo, esses débitos devem-se ao adiamento do pagamento autorizado pelo governo federal, em razão da crise gerada pela pandemia da Covid-19 (reveja aqui). A quitação das parcelas dos meses de maio, junho e julho foi postergada para agosto, outubro e dezembro, respectivamente. 

 

De acordo com o vice-presidente do clube, Vitor Ferraz, em razão da postergação concedida pelo governo Bolsonaro, o clube se valeu de tal medida, “tendo em vista a grande diminuição de receitas no período, a fim de possibilitar o cumprimento de outras obrigações essenciais”. Conforme a análise de contas do Conselho Fiscal tricolor, somente no primeiro semestre de 2020, o clube acumulou um déficit de R$ 44,3 milhões, o que pode ter motivado o atraso. 

 

O dirigente admite também que, daqui para frente, podem haver atrasos de pagamento em outras parcelas, porém opina que “muito dificilmente” terá diminuição nos valores. “Está em tramitação no Senado PL que suspende durante a pandemia pagamentos do Profut e FGTS, faltando a sanção presidencial”, acrescentou.

 

Entre as 11 parcelas pendentes no clube, três delas podem ser por conta do mecanismo autorizado pelo governo. Segundo consulta feita pelo BN ao sistema da PGFN, como são três parcelamentos distintos, são três parcelas no ano de 2020 e uma pendência de novembro de 2015 - todas referentes ao Esporte Clube Bahia. Já as outras sete restantes são referentes ao Bahia S/A - com dívidas de maio até outubro de 2020.

 

Arte: Priscila Melo / Bahia Notícias

 

PERFIL DA DÍVIDA

O Bahia possui dívidas repartidas em dois CNPJ: o do próprio Esporte Clube Bahia e o do Bahia S/A, sociedade formada entre o Esquadrão e o Banco Opportunity, em 1998, quando realizou o investimento de cerca de US$ 10 milhões na compra de 51% das ações do clube Bahia S.A. O clube vem pagando o débito da S/A desde 2015, quando ressarciu os cofres públicos em R$ 44.369,77. Após isto, além do pagamento da S/A, o Tricolor começou a quitar as parcelas referentes ao próprio Esporte Clube Bahia, divididos da seguinte forma: R$ 299.401,49 em 2016, R$ 417.027,01 em 2017, R$ 624.611,80 em 2018, R$ 670.730,80 em 2019 e neste ano, que ainda não acabou, o pagamento totalizou R$ 280.212,05. Atualmente, são pagas parcelas de R$ 40.234,25 pelo Bahia S/A e, a partir de dezembro, o valor subirá para R$ 49.329,76.

 

OUTROS NÚMEROS

Ao todo, os valores devidos entre Bahia S/A e Esporte Clube Bahia ultrapassam os R$ 47 milhões em tributos, de acordo com o balanço do governo federal. São dívidas junto ao Profut, à Receita Federal e à PGFN. Ainda conforme o levantamento obtido pelo pela reportagem junto ao governo, as dívidas previdenciárias, não previdenciárias e de contribuição com o FGTS estão regularizados, tendo apenas um pagamento não previdenciário irregular no valor de R$ 105.156,80.

 

O PROFUT

O programa, criado em 2015 durante o governo de Dilma Rousseff (PT), renegociou débitos dos times com a Receita Federal, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PGFN, o Banco Central e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). À época, a dívida estimada dos grandes clubes passava de R$ 5 bilhões. O Profut também institui regras de governança nas entidades.

 

Atualmente, tramita na Câmara um projeto para suspender o pagamento das parcelas do programa enquanto durar o estado de calamidade pública no país, que vai até o dia 31 de dezembro. O texto foi aprovado pelo Senado no dia 29 de setembro, mas segue travado. Se aprovado, o projeto vai para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Quarta, 28 de Outubro de 2020 - 00:00

Vitória tem 6 parcelas atrasadas com Profut, mas é top 10 dos que mais quitaram dívidas

por Mauricio Leiro / Matheus Caldas

Vitória tem 6 parcelas atrasadas com Profut, mas é top 10 dos que mais quitaram dívidas
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

O Vitória tem seis parcelas em atraso com o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), de acordo com dados obtidos pelo Bahia Notícias via Lei de Acesso à Informação junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Os débitos, todos referentes ao CNPJ do Vitória S/A, colocam o clube como o nono na lista das agremiações com as maiores dívidas consolidadas: R$ 22.385.439,47. Por outro lado, é o décimo que mais saldou: R$ 3.350.562,85. Confira aqui o balanço do Esporte Clube Bahia (clique aqui).

 

Os dados são referentes até o final de agosto, pois os meses subsequentes ainda não haviam sido atualizados pelo sistema do órgão.

 

São nove parcelas que não estão quitadas, mas três estão em aberto por conta do adiamento do pagamento autorizado pelo governo federal, em razão da crise gerada pela pandemia da Covid-19 (leia mais aqui), e deve ser regularizado até o final do ano. A quitação das parcelas dos meses de maio, junho e julho foi postergada para agosto, outubro e dezembro, respectivamente.  Por outro lado, 49 prestações das 240 programadas já foram pagas.

 

O clube não confirmou a informação. Contudo, o BN checou diretamente no sistema da Procuradoria e identificou que não há pagamento no mês de maio, mas dois em agosto - um deles quitado e o outro com boleto já emitido. A parcela de junho foi paga normalmente, sem utilização do recurso autorizado pelo governo federal. Já a parcela de julho ainda não foi quitada, o que deve ser feito apenas em dezembro. Ainda há em aberta uma outra cota de setembro. O Vitória não respondeu as mensagens e ligações da reportagem até o fechamento da matéria, por isso não é possível cravar se há ou não atraso nesta última.

 

Das nove parcelas pendentes do clube, três delas podem ser por conta do mecanismo autorizado pelo governo. As outras seis, de acordo com o sistema da PGFN, vão de julho a dezembro de 2017 - a de julho, inclusive, consta como vencida. As outras cinco não tiveram boleto emitido no Sistema de Parcelamentos e outras Negociações (Sispar). À época, o presidente em exercício do Vitória era Agenor Gordilho, que administrava a agremiação enquanto Ivã de Almeida estava licenciado. Procurado pela reportagem do Bahia Notícias, ele não atendeu às chamadas até a publicação desta matéria.

 

Arte: Priscila Melo / Bahia Notícias

 

PERFIL DA DÍVIDA
Atualmente, o Vitória só possui dívidas deferidas e consolidadas refinanciadas junto ao Profut no CNPJ do Vitória S/A, sociedade formada entre o rubro-negro e o Exxel Group, que durou entre 1998 e 2008 - portanto, firmado na primeira gestão de Paulo Carneiro. A S/A conseguiu liquidar um parcelamento de R$ 114.827,73 (pago entre 2016 e 2018). O Esporte Clube Vitória, por sua vez, liquidou uma dívida R$ 159.912,92 (paga entre 2015 e 2017). 

 

O atual débito da extinta S/A vem sendo quitado desde 2016, quando o clube ressarciu os cofres públicos em R$ 381.306,73. Após isto, os pagamentos foram sendo feitos da seguinte maneira: R$ 606.898,27 em 2017 - ano das seis parcelas em atraso -, R$ 972.205,62 em 2018, R$ 707.812,5 em 2019, e R$ 682.339,73 neste ano, que ainda não acabou. Atualmente, são pagas parcelas de R$ 73.969,95. A partir de dezembro, o valor subirá para R$ 90.691,88.

 

De acordo com os dados publicados no balanço financeiro, disponibilizado em seu site oficial, o Vitória refinanciou R$ 29.496.000, de forma consolidada, a dívida das duas entidades (Esporte Clube Vitória e Vitória S/A). Nas 240 parcelas programadas, há a redução de 70% das multas, 40% dos juros e 100% dos encargos legais.

 

“No final de 2015 o Clube protocolou adesão ao PROFUT desistindo de todos os demais parcelamentos tributários, previdenciários e fiscais então em curso. O novo parcelamento PROFUT abrangeu os débitos tributários, previdenciários e fiscais junto à Receita Federal, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Banco Central da Brasil e Ministério do Trabalho do Clube e de sua controlada Vitória S.A. Esta unificação resultou num montante de R$ 20.058.000, o qual será pago em 240 parcelas mensais que se iniciaram em 30 de novembro de 2015” explica a auditoria realizada pela RSM. 

 

A diferença entre R$ 20.058.000 e os R$ 22.385.439,47 se deve, principalmente, aos juros e às correções monetárias que incidem no valor a cada ano.

 

OUTROS NÚMEROS
Se somados, os valores devidos do Vitória S/A em tributos chegam a R$ 84 milhões, de acordo com a auditoria. São dívidas junto ao Profut, à Receita Federal e à PGFN. Ainda de acordo com o balanço, a atual administração do clube “decidiu por não provisionar no seu balanço patrimonial o valor total da dívida do Vitória S/A” nos parcelamentos dos débitos tributários.

 

Ainda conforme o levantamento obtido pelo Bahia Notícias junto ao governo federal, as dívidas previdenciárias, não previdenciárias e de contribuição com o FGTS chegam a R$ 65.549.271,02. Todos do Vitória S/A estão regularizados, enquanto dois débitos do Esporte Clube Vitória estão irregulares: um previdenciário de R$ 1.302.985,96 e outro não previdenciário de R$ 2.754.147,74.

 

O PROFUT
O programa, criado em 2015 durante o governo de Dilma Rousseff (PT), renegociou débitos dos times com a Receita Federal, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PGFN, o Banco Central e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). À época, a dívida estimada dos grandes clubes passava de R$ 5 bilhões. O Profut também institui regras de governança nas entidades.

 

Atualmente, tramita na Câmara um projeto para suspender o pagamento das parcelas do programa enquanto durar o estado de calamidade pública no país, que vai até o dia 31 de dezembro. O texto foi aprovado pelo Senado no dia 29 de setembro, mas segue travado. Se aprovado, o projeto vai para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

 

*Matéria atualizada às 10h49 do dia 28 de outubro de 2020 explicando quais dívidas estão atrasadas e quais estão em aberto por conta do mecanismo autorizado pelo governo federal

Ex-integrante do sub-23 do Bahia, Carlinhos é anunciado pela Portuguesa Santista
Foto: Reprodução / Instagram @briosaoficial

A Portuguesa Santista anunciou nesta terça-feira (27) a contratação de Carlinhos, meia que estava no sub-23 do Bahia no ano passado. O jogador de 22 anos chega ao elenco como sexto reforço para a disputa da Copa Paulista. 

 

“Fui muito bem recebido pelo grupo e diretoria. Pretendo dar meu máximo dentro de campo para criar identificação com essa torcida apaixonada”, declarou o jogador em anúncio feito pelo clube no Instagram. 

 

Antes de integrar o time de transição do Tricolor baiano, Carlinhos jogou nas categorias de base do Fluminense. Seu último clube foi o Criciúma, onde iniciou a temporada de 2020.  

 

A Copa Paulista estreia na semana que vem e a Portuguesa Santista enfrenta a Ponte Preta B na quarta-feira (4) pela primeira rodada. 

Terça, 27 de Outubro de 2020 - 20:30

Cruzeiro anuncia fim de punição na Fifa e é liberado para registrar atletas

por Folhapress

Cruzeiro anuncia fim de punição na Fifa e é liberado para registrar atletas
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou nesta terça-feira (27) o fim da punição imposta pela Fifa e, com isso, a permissão para voltar a registrar atletas no BID (Boletim Informativo Diário), da CBF.

O chamado "transfer ban" ("impedimento de transferências", na tradução literal) imposto pela entidade máxima do futebol ao clube celeste aconteceu pela dívida que os mineiros tinham com os ucranianos do Zorya, ainda pela compra do atacante Willian, em 2013.

O valor da pendência se aproximava de R$ 7 milhões e foi pago há mais de dez dias após aporte financeiro de um grande parceiro cruzeirense.

Encerrar esse problema era uma das promessas que a diretoria celeste havia feito ao técnico Luiz Felipe Scolari, recém-contratado.

Além da dívida com o Zorya, que gerou conflitos administrativos entre os clubes, o Cruzeiro também pagou pendências da aquisição do atacante argentino Ramón Ábila e solucionou o problema com a comissão técnica de Paulo Bento, que também cobrava o time na Fifa.

No total, aproximadamente R$ 10,8 milhões foram pagos pelo Cruzeiro nessas operações para zerar os compromissos na Fifa.

O Cruzeiro ainda pode fazer seis registros de novos atletas na CBF. Havia três jogadores na fila, os meia-atacantes Iván Angulo e Matheus Índio, além do meia Giovanni Piccolomo, o único que deverá ter o seu registro realizado.

Giovanni, que veio do Coritiba e já treina há semanas na Toca II, ganhou o aval de Felipão, por isso ficará à disposição. Já Angulo, emprestado ao Palmeiras, deixou o clube rumo ao Botafogo, enquanto Matheus Índio ainda terá seu futuro definido.

Terça, 27 de Outubro de 2020 - 19:30

Brasileirão Sub-17: Bahia empata com Sport fora de casa em jogo sem gols

por Ulisses Gama / Milena Lopes

Brasileirão Sub-17: Bahia empata com Sport fora de casa em jogo sem gols
Foto: Anderson Stevens / SCR

O time do Bahia visitou o Sport na Arena Pernambuco e partida, válida pela 5 rodada do Campeonato Brasileiro sub-17, terminou em empate de 0 a 0. O jogo aconteceu na tarde desta terça-feira (27).

 

O treinador Fernando Oliveira contou com os seguintes jogadores no duelo: Gabriel; Allan, Kauã Davi, George (André), Kauan; Luan, Abraão (Adriel), Patrick (Vitinho), João Vitor (Claiver); Alexiel (Leonardo Casaes) e Kennyd (Salvandy). 

 

O Esquadrão volta a jogar no próximo sábado (31), contra o Atlético Mineiro, às 15h, no CT de Praia do Forte. Atualmente, a equipe soma quatro pontos e é o oitavo colocado na tabela  do Grupo A da competição. 

Terça, 27 de Outubro de 2020 - 19:30

#SaiDoTedio: Conheça o Fantasy da Liga de Futebol Americano dos EUA, a NFL

por Nuno Krause

#SaiDoTedio: Conheça o Fantasy da Liga de Futebol Americano dos EUA, a NFL
Arte: Paulo Victor Nadal / Divulgação / Bahia Notícias

A Liga de Futebol Americano dos Estados Unidos (NFL) já está praticamente em sua oitava semana, mas ainda dá tempo de você se inscrever no Fantasy da competição, o NFL Fantasy. 

 

O Sai do Tédio desta terça-feira (27) vai explicar as regras do jogo, que funciona mais ou menos nos moldes do Cartola FC, da Globo, mas possui diferenças cruciais. 

 

Os episódios ficam disponíveis no nosso site sempre às 19h30, e podem ser encontrados nas principais plataformas de streaming: Spotify, DeezerCastbox, O programete é produzido e editado pelo jornalista Nuno Krause. Ouça agora: 

Mesmo com boa sequência, goleiro do Central ressalta cautela contra Vitória da Conquista
Foto: Reprodução / Instagram @jerfessongoleiro01

O goleiro Jerfesson está sendo um jogador decisivo em campo para o Central. Na disputa da Série D, a equipe sofreu apenas um gol em sete jogos em que o atleta esteve na defesa da Patativa. Mesmo sabendo que vive um bom momento pelo time, Jerfesson comenta que para o jogo contra o Vitória da Conquista o time precisará de cautela. 

 

“Nesses dois últimos jogos [contra Coruripe e Freipaulistano] pude ajudar a equipe em momentos importantes que colaboraram para nossa vitória, mas o time todo está de parabéns, nossa equipe é muito consistente defensivamente, começando desde o ataque”, declarou Jerfesson em entrevista publicada pelo GE. 

 

Sem ter sofrido nenhuma derrota desde o início da Série D, a equipe do Central precisa manter os bons resultados para garantir a posição na tabela e conseguir se classificar para a próxima fase da competição. 

 

Para o goleiro do time pernambucano, a partida contra o Vitória da Conquista vai exigir calma da equipe para seguir com o desempenho nas últimas rodadas. 

 

“Sabemos da dificuldade que temos pela frente (...). Vamos em busca da vitória, mas com responsabilidade e cautela”, completou o jogador.

 

A Patativa visita o Bode no Estádio Lomanto Júnior no próximo sábado (31), às 16h. A partida é válida pela 10ª rodada da Série D. Atualmente, o Central ocupa a segunda posição da tabela com 15 pontos, enquanto o Vitória da Conquista está logo em seguida com apenas um ponto a menos. 

Terça, 27 de Outubro de 2020 - 18:15

Bahia reforça parte tática e ajusta bolas paradas em treino desta terça

por Ulisses Gama

Bahia reforça parte tática e ajusta bolas paradas em treino desta terça
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Está chegando a hora da volta da Copa Sul-Americana para o Bahia. Na tarde desta terça-feira (27), no CT Evaristo de Macedo, a equipe tricolor fez o penúltimo treino antes do duelo contra o Melgar, marcado para a próxima quinta-feira (29), às 21h30, em Lima, no Peru.

 

No gramado, o técnico Mano Menezes voltou a conduzir um treinamento tático com a provável equipe que começa a partida. Durante a atividade, o comandante corrigiu o posicionamento de seus atletas e fez testes na equipe. Além disso, lances de bola parada ofensiva e defensiva foram trabalhados.

 

Por fim, sem os jogadores titulares, o restante do grupo fez uma atividade técnica em campo reduzido.

 

Em processo de transição física e fora da relação para este jogo, o meia Rodriguinho fez uma atividade no gramado sob o comando do preparador físico Roberto Nascimento.

 

O lateral-direito João Pedro, que se recupera de uma cirurgia no joelho, continuou entre a fisioterapia e a academia.

 

A equipe tricolor faz um treino na manhã desta quarta-feira (28) antes de seguir viagem para a capital peruana.

Terça, 27 de Outubro de 2020 - 17:45

Mano Menezes espera 'jogo maduro' do Bahia diante do Melgar

por Ulisses Gama

Mano Menezes espera 'jogo maduro' do Bahia diante do Melgar
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia vai até o Peru na próxima quinta-feira (29) para enfrentar o Melgar na primeira partida da segunda fase da Copa Sul-Americana. Com a moral recuperada após o grande triunfo sobre o Atlético-MG no Brasileirão, a equipe quer iniciar a fase com um bom resultado. Para isso, o técnico Mano Menezes colocou uma escala de prioridades para os primeiros noventa minutos, a começar por uma boa atuação diante do adversário.

 

"Não dá para separar um jogo em partes, a não ser para fazer análise de alguns aspectos. O jogo é visto como um todo e vamos pensar o jogo contra o Melgar da mesma maneira. Temos uma escala de prioridade e sempre que alcançarmos uma, vamos querer alcançar a outra. Vamos querer fazer um bom jogo, um jogo maduro. Depois vamos buscar a vitória porque é importante conseguir uma vantagem. Se puder fazermos ela melhor, vamos fazer. O jogo do Atlético passou, ele teve suas avaliações internas e vamos tentar tomar novas decisões pensando em um adversário e competição diferentes", disse.

 

Questionado sobre a divisão de foco entre o Brasileiro e a Sul-Americana, Mano respondeu que não haverá prioridade em uma competição específica. O treinador também citou a evolução da equipe em termos de resultados nos últimos jogos.

 

"Vejo a equipe com um desempenho já beirando aos 50% no Campeonato Brasileiro. A série de 5 jogos aponta para isso. Já estamos em uma recuperação em relação ao que estávamos produzindo. Penso que a equipe vai continuar progredindo porque é isso que se sente no dia a dia e numa análise das partidas. Não vamos priorizar, não. É uma oportunidade, penso que vamos jogar o primeiro jogo com a diferença de estar jogando um mata-mata, que são critérios, regulamentos e comportamentos diferentes e a equipe precisa entender isso bem. Serão 180 minutos. Ou você passa ou fica pelo caminho. Temos um primeiro jogo fora, quando você vai fazer isso, você tem que ter o entendimento de trazer para casa a capacidade de decidir. Então temos que ter essa maturidade e é para isso que estamos nos preparando para enfrentar o Melgar", indicou.

 

A opinião de Gilberto sobre a ideia de um time reativo também foi tema para o comandante tricolor. Para Mano, o pensamento do elenco sobre a postura do time é importante, mas ele destacou que é preciso ter equilíbrio para também buscar impor o ritmo quando necessário.

 

"Opinião dos jogadores tem uma opinião sempre considerável. São eles que vão executar a ideia que temos como teoria que precisa se tornar prática no campo. A observação foi em cima de um contexto especial, a gente tinha acabado de vencer o líder por 3 a 1, um resultado bom e que foi construído em cima de estratégia, atuação, todas elas bem executadas. Naturalmente teríamos que marcar mais naquele jogo. Quando você tem que marcar mais em um jogo onde o adversário tem competência para fazer o jogo, você tem que ter pegada forte e saída rápida pra construir as jogadas ofensivas que te aproximam do resultado. Às vezes o jogo não é assim. Às vezes você tem que propor, o adversário te espera e você tem que ter soluções. Penso que uma coisa não exclui a outra. A equipe tem que ter capacidade de competir sempre em qualquer circunstância porque se você não tiver uma marcação forte, você não vai retomar a bola e não vai ter condições de atacar. E uma equipe tem que estar preparada para todas as variações de uma partida. Em ambos os casos, vamos saber nos comportar com consciência e eficácia", completou.

Presidente do Barcelona renuncia após seis anos na função
Foto: Divulgação / Barcelona FC

Em reunião com a diretoria do Barcelona nesta terça-feira (27), o então presidente do clube Josep Maria Bartomeu pediu demissão do cargo após seis anos na função. Após vários meses de confusões internas com integrantes da equipe catalã, principalmente com o atacante Messi, o dirigente decidiu deixar a presidência antes que a diretoria do Barça tomasse a decisão. 

 

 

As informações foram inicialmente divulgadas pelo portal espanhol Sport, e confirmadas pelo presidente posteriormente. Bartomeu se reuniu com urgência junto com seus conselheiros e membros que fazem parte da diretoria do Barcelona para apresentar sua renúncia. O clube chegou a propor que o dirigente aguardasse os resultados por parte de Junta de votação, que seria convocada para decidir sobre a permanência ou não dele, mas o presidente decidiu antecipar o veredito.

 

“Nosso eleitorado tem uma média de idade de 58 anos, com mais de 40 mil sócios com mais de 60 anos. Nossa maior preocupação era evitar toda atividade que coloque esses grupos perante um risco elevado de contágio, dada a sua vulnerabilidade”, declarou o mandatário em carta enviada para Pere Aragonés, presidente da Junta de votação.  

 

O mandato de Bartomeu a frente do Barcelona duraria até março de 2021, quando novas eleições seriam convocadas de acordo com antecipação proposta por ele mesmo. O dirigente assumiu o cargo em 2014, quando Sandro Rosell renunciou à função. No ano seguinte sua permanência foi ratificada por eleição.

Ex-Vitória, Neto Baiano é contratado pelo Treze para dar sequência a disputa da Série C
Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze FC

Em processo de reestruturação do elenco, o Treze anunciou a contratação de Neto Baiano para o time. O ex-Vitória de 38 anos vai reforçar o ataque da equipe paraibana na sequência da disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.

 

Após anunciar a dispensa de seis jogadores na última segunda-feira (26), o Treze já iniciou o processo de assinar com novos reforços para ao time e negociou com o atacante que estava no Brasiliense. Segundo o Galo, o jogador está passando por avaliações e deve lá deve integrar a equipe nos treinos desta semana. 

 

Na carreira, Neto Baiano já jogou pelo Athletico-PR, Palmeiras, Fortaleza, Ponte Preta, Goiás, Sport, CRB e outros. Na Bahia, sua terra natal, o jogador teve quatro passagens pelo Vitória, tendo sido o ano de 2011 o período de maior destaque no Leão. 

 

No Treze, o atacante vai disputar a posição com Frontini, Júnior Fialho e Bruno Mota, este último que vem atuando como centroavante improvisado na Série C justamente pela falta de reforços. 

 

Atualmente, a equipe Alvinegra está na oitava posição do Grupo A com 13 pontos. A próxima partida do time será no domingo (1) contra o Ferroviário pela 13ª rodada da Terceira Divisão. 

Histórico de Conteúdo