CBF não vai obrigar todos no Brasileiro a fazerem testes; estádio será 'igual ao shopping'
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Nem todos que estarão nos estádios no retorno do Brasileirão serão obrigados a passar por testes de Covid-19. Em entrevista para O Globo, o presidente da comissão médica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Jorge Pagura, explicou que os exames no Campeonato Brasileiro só serão obrigatórios para árbitros jogadores e técnicos e que demais funcionários apenas passarão por análise de temperatura, como nos shoppings centers que já estão em funcionamento. 

 

“Quem vai estar sem máscara, como jogadores e o técnico, nós vamos testar. As outras pessoas ficarão com equipamentos de proteção e distanciamento social”, declarou Pagura ao jornal. “É igual ao shopping. Não pedem exame para entrar. Testam a temperatura”, comparou o médico da CBF. 

 

O número máximo de profissionais que vão poder ocupar o estádio, considerando todos os tipos de atividades, é de 300 pessoas para jogos a Série A. De acordo com a entidade máxima de futebol no país, a dinâmica das medidas de segurança e a obrigatoriedade dos testes pode mudar caso haja surtos do vírus ou novas evidências científicas.

 

Por enquanto, os profissionais que não precisarem apresentar exames e foram trabalhar nos estádios só poderão entrar nas instalações com uso obrigatório de máscara e com a temperatura inferior a 37,5°C.

 

Os testes em jogadores, técnicos e árbitros serão feitos 72h antes das partidas e bancados pela CBF em convênio com o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Os estádios serão higienizados 4 horas antes do início das partidas e algumas restrições precisam ser seguidas ao longo dos 90 minutos de jogo, como restrições em comemorações, cuspes no gramado, higiene nasal em campo e troca de camisas entre jogadores. O descumprimento de um desses aspecto pode levar o jogador a penalidades, envolvendo advertências ou até multas. 

Sudesb abre inscrições para seleção de projeto de lazer e esporte em municípios baianos
Foto: Ascom / Sudesb

Com inscrições abertas desde a última segunda-feira (3), a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) está com edital aberto para que associações, fundações ou sociedades cooperativas participem do edital do projeto Lazer por toda Parte. O programa vai selecionar uma das propostas apresentadas pelas instituições para investimento em estrutura de esporte e lazer nos municípios do estado. 

 

A execução da proposta selecionada contará com R$ 20 milhões vindos de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza com obras que devem durar cerca de 30 meses, podendo ser prorrogado por mais seis. O objetivo é fazer com que o projeto leve qualidade de vida a pessoas em situação vulnerável.

 

“Depois de um ano tão difícil como este que estamos vivendo por conta da pandemia provocada pelo coronavírus, considero muito importante esta iniciativa, pois vislumbra a execução de um projeto que levará esporte e lazer para 33 mil baianos, principalmente para aqueles municípios em situação de maior vulnerabilidade social”, explicou  Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

 

Uma das propostas enviadas pelas entidades privadas sem fins lucrativos será selecionada para receber o investimento. O projeto deve ser interesse público, de cunha social e precisa atender, no mínimo, 300 pessoas de faixas etárias variadas condições físicas variadas, como deficientes.

 

O diretor da Sudesb, Vicente Neto, ainda ressalta que o Lazer por Toda Parte pretende “estimular a convivência pacífica, auxiliar na auto-organização comunitária, além de fomentar a difusão da cultura local, respeitando a diversidade humana e buscando melhorar a qualidade de vida e os índices de desenvolvimento humano dos municípios que serão diretamente beneficiados”. 

 

Em substituição do programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), do governo federal, que está atualmente inativo, a Sudesb vai executar o projeto cumprindo previsão do Plano Plurianual, que contém objetivos de médio prazo estabelecidos pela gestões nacionais, estaduais e municipais.

 

A inscrição dos projetos podem ser feitas presencialmente no posto da Sudesb no estádio de Pituaçu ou através dos Correios em envelope destinado à Comissão de Seleção de Projetos. As submissão podem ser feitas até o dia 2 de setembro.

Terça, 04 de Agosto de 2020 - 15:40

Gramado faz Magno Alves preferir jogar em Pituaçu: 'Carneirão não está para jogo'

por Leandro Aragão

Gramado faz Magno Alves preferir jogar em Pituaçu: 'Carneirão não está para jogo'
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Destaque do Atlético de Alagoinhas desde a retomada do Campeonato Baiano, o experiente atacante Magno Alves aprovou a escolha do clube em mandar o primeiro jogo da decisão em Pituaçu, ao invés do Carneirão. O Carcará começa a decidir o título estadual com o Bahia, nesta quarta-feira (5), às 21h30.

 

"Vai até melhor devido ao espaço, gramado bom. No último jogo, vimos que estava muito ruim, não é justificando a derrota, mas o Carneirão não está para jogo. Jogar em Pituaçu é o melhor local mesmo, ou então poderia ser no Barradão também. São campos bons e que vença o melhor", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

No domingo (2), o Carcará perdeu para a Juazeirense por 2 a 0 jogando no Carneirão. Com a goleada por 4 a 1 no primeiro encontro em Juazeiro, o resultado foi o suficiente para a equipe voltar a disputar uma final do Baianão após 47 anos.

 

"Estamos entrando para a história e claro que não podemos somente nos contentar com isso. É uma final que todos queriam estar presentes e chegamos por merecimento. Vamos pegar uma grande equipe e a motivação está lá em cima. Sabemos das dificuldades, mas também sabemos do potencial que a gente tem. Estamos preparados para isso", disse o camisa 50.

 

O segundo jogo da final do Baianão foi antecipado para o próximo sábado (8), às 16h30, novamente em Pituaçu.

Chateado? Daniel Alves diz que torcida do Bahia o rechaçou: 'Para eles não serve'
Fotos: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O lateral-direito Daniel Alves, do São Paulo, não gostou da torcida do Bahia ter reprovado a sua ideia de jogar "por dois meses" no clube antes da sua aposentadoria. Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (4), o multicampeão disse que considerava o Esquadrão de Aço, mas essa opção está descartada.

 

"Falei brincando que encerraria no Bahia, mas a torcida me rechaçou. Acabou o seguinte clube que jogaria, mas fui rechaçado, falei dois meses e para eles não serve", disse.

 

Segundo ele, o São Paulo é o único clube que ele jogará no Brasil. Com 37 anos, o atleta nascido em Juazeiro foi revelado pelo Tricolor.

 

"Uma coisa que quero deixar claro para nunca mais ter esse debate: único clube que eu jogo no Brasil é o São Paulo. Se sair qualquer coisa de outro clube, pode falar que é mentira", pontuou.

 

"Que fique claro: único clube é o São Paulo. É meu sonho de criança. Não jogo em outro clube que não for o São Paulo no Brasil. Aqui no Brasil estou por um sonho, não por parte financeira, dinheiro", acrescentou.

 

Nos últimos dias, surgiu o rumor de que Daniel Alves poderia sair do tricolor paulista para jogar no Flamengo.

Ferroviário contrata meia do Flu de Feira para a disputa da Série C
Foto: Divulgação / Ferroviário

O Ferroviário anunciou a contratação do meio-campista Reinaldo, que jogou o Campeonato Baiano pelo Fluminense de Feira. O jogador assinou contrato até o final da disputa da Série C do Brasileiro.

 

Aos 24 anos, Reinaldo chega ao clube cearense e vai disputar posição com Romário Becker, Yury, Caíque e Wellington Rato. No Flu de Feira, ele disputou seis jogos e marcou dois gols no Baianão 2020. Além do Touro do Sertão, ele passou pelo Bahia de Feira, além de acumular experiências no Santa Maria-DF e Grêmio Prudente-SP.

 

O Ferroviário integra o Grupo A da Série C, o mesmo do Jacuipense. O time cearense estreia no próximo domingo (9), às 20h, contra o Botafogo-PB, no Castelão.

Terça, 04 de Agosto de 2020 - 13:30

Presidente do Atlético de Alagoinhas explica opção por Pituaçu e aprova antecipação de final

por Glauber Guerra / Leandro Aragão

Presidente do Atlético de Alagoinhas explica opção por Pituaçu e aprova antecipação de final
Foto: Divulgação / Atlético de Alagoinhas

O presidente do Atlético de Alagoinhas, Albino Leite, explicou a opção por mandar o primeiro jogo da final do Campeonato Baiano em Pituaçu, ao invés do Carneirão. Além disso, o dirigente também aprovou a antecipação do segundo duelo da disputa pelo título. Nesta quarta-feira (5), às 21h30, o Carcará começa a decidir a competição estadual contra o Bahia, em Salvador.

 

"O nosso gramado não está bom. Está bem escorregadio e hoje mesmo está chovendo em Alagoinhas. Isso pode causar até um acidente mais grave. Após o jogo contra a Juazeirense, os jogadores e a comissão técnica pediram para mudar o local da partida. E seguindo o regulamento optamos o estádio de Pituaçu", explicou em entrevista ao Bahia Notícias. "A antecipação foi boa para a gente. Queríamos que terminasse logo por questões financeiras. Graças a Deus que deu tudo certo", completou.

 

A segunda partida da final foi remarcada para o próximo sábado (8), às 16h30, também em Pituaçu. Inicialmente, o duelo havia sido agendado para o dia 26 de agosto, uma quarta-feira.

 

A delegação do Carcará já está em Salvador se preparando para o primeiro embate diante do Tricolor. A última vez que o time de Alagoinhas chegou à final foi há 47 anos.

 

"Estamos prontos e vamos com força total. Hoje iremos treinar no Barradão e em busca do objetivo, que é o título", disse Albino Leite.

Terça, 04 de Agosto de 2020 - 12:40

Agnaldo Liz vai ficar de olho no jogo do Bahia desta terça para a decisão do Baiano

por Leandro Aragão

Agnaldo Liz vai ficar de olho no jogo do Bahia desta terça para a decisão do Baiano
Foto: Reprodução

O técnico Agnaldo Liz vai ficar de olho no Bahia, que entra em campo nesta terça-feira (4), às 21h30, para enfrentar o Ceará no segundo jogo da final da Copa do Nordeste, em Pituaçu. A partir daí, o treinador do Atlético de Alagoinhas vai montar a estratégia para o primeiro duelo da decisão do Campeonato Baiano. As duas equipes começam a decidir o título estadual nesta quarta (5), no mesmo horário e local.

 

"Vamos analisar o adversário em cima daquilo que eles vão utilizar e preservar no jogo de hoje. Vamos ver o que podemos fazer de estratégia para montar nesses dois jogos", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Para o jogo desta quarta, Agnaldo Liz não tem nenhum desfalque. No duelo de volta pela semifinal contra a Juazeirense, o Carcará começou a partida com: Fábio Lima; Paulinho, Mailson, Eudardo e Felipinho; Lucas Alisson, Dedeco, Tobinha e Edilson; Russo e Magno Alves.

 

A segunda partida da final do Baianão foi antecipada para o próximo sábado (8), às 16h30, novamente em Pituaçu.

Terça, 04 de Agosto de 2020 - 12:05

Recuperado, Guilherme Rend volta a treinar normalmente no Vitória

por Glauber Guerra

Recuperado, Guilherme Rend volta a treinar normalmente no Vitória
Foto: Letícia Martins/ Vitória

Recuperado de um desconforto muscular (saiba mais aqui), o volante Guilherme Rend voltou a treinar normalmente no Vitória nesta terça-feira (4). O atleta estava fazendo apenas atividades leves.

 

No treino realizado na Toca do Leão, visando o jogo contra o Sampaio Corrêa, o técnico Bruno Pivetti dividiu o elenco em grupos e promoveu minijogos em campo reduzido.

 

O zagueiro Carlos, que passou por cirurgia no joelho em junho, começou a correr em torno do gramado. 

 

Vetados pelo departamento médico para a partida contra o Sampaio Corrêa, os laterais Léo Morais e Van e o zagueiro Maurício Ramos continuaram em tratamento.

 

Vitória e Sampaio Corrêa se enfrentam no próximo sábado (8), às 19h, no Barradão, pela primeira rodada da Série B.

Terça, 04 de Agosto de 2020 - 11:45

Bahia confirma mudança nas datas do Baiano e adiamento de estreia no Brasileirão

por Ulisses Gama

Bahia confirma mudança nas datas do Baiano e adiamento de estreia no Brasileirão
Foto: Divulgação / EC Bahia

Em uma postagem nas redes sociais na manhã desta terça-feira (4), o Bahia confirmou a mudança nas datas das finais do Campeonato Baiano. A primeira partida contra o Atlético de Alagoinhas será nesta quarta (5), às 21h30, em Pituaçu. Já o jogo decisivo será no sábado (8), às 16h30, no mesmo estádio.

 

O clube também confirmou o adiamento da estreia no Brasileirão. O jogo contra o Botafogo, que seria no domingo (9), será remarcado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

A equipe comandada por Roger Machado entra em campo nesta terça, às 21h30, para enfrentar o Ceará pelo jogo decisivo da Copa do Nordeste.

De olho na Série B, Sampaio Corrêa contrata vice-artilheiro do Campeonato Carioca
Foto: Divulgação

O Sampaio Corrêa anunciou a contratação do atacante Caio Dantas, nesta segunda-feira (3). Jogando pelo Boavista, o jogador, de 27 anos, foi o vice-artilheiro da última edição do Campeonato Carioca com sete gols e vai reforçar o ataque da equipe maranhense para a disputa da Série B do Brasileiro.

 

"Foi uma negociação difícil, mas estamos fazendo todos os esforços para montar um time competitivo para a disputa da Série B. O jogador é uma indicação do Condé e chega credenciado por sempre marcar gols por onde passou", disse o presidente Sergio Frota.

 

Após a eliminação na fase de grupos da Taça Rio, segundo turno do Carioca, Caio Dantas deixou o Bovista e acertou com o Água Santa e disputou um jogo pelo Campeonato Paulista. O atacante começou a carreira no Osasco Audax e acumula passagens por América-MG, Red Bull Brasil, Uberlândia, Coimbra-MG e Cuiabá. No Sampaio Corrêa, ele vai reencontrar o técnico Léo Condé, com quem trabalhou em 2018 no Botafogo-SP.

 

Caio Dantas já está em São Luís, realizou os exames médicos e foi integrado ao elenco do Sampaio Corrêa. Porém, seu nome ainda não apareceu no Boletim Informativo Diário (Bid) da CBF.

 

O Sampaio Corrêa entra em campo nesta terça-feira (4), logo mais às 15h30, para enfrentar o Juventude Samas, no Pinheirão, pela sétima rodada do Campeonato Maranhense. Já a estreia na Série B, está marcada para o próximo sábado (9), às 19h, contra o Vitória, no Barradão.

Apresentado no Flamengo, técnico Domènec Torrent promete seguir legado de Jesus
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O espanhol Domènec Torrent foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (3) como novo técnico do Flamengo. O comandante chega ao Rubro-Negro prometendo seguir o legado do seu antecessor, o português Jorge Jesus, que deixou muitas saudadas no clube carioca devido as conquistas durante sua passagem, dentre as principais, o Brasileirão e a Libertadores de 2019. O novo treinador disse que não vai promover mudanças radicais na equipe num primeiro momento.

 

"Temos nosso próprio estilo e vamos implementar neste grande clube pouco a pouco. Preciso respeitar o trabalho do Jesus e dos jogadores em um projeto ganhador. Aos poucos, vamos implantar o estilo que é similar no ponto de ser ofensivo. Conheço Jorge Jesus desde o Benfica, Sporting... É um grande técnico. Estamos aqui para continuar ganhando títulos com nosso próprio estilo", afirmou.

 

Torrent chega ao Fla credenciado pelo trabalho como auxiliar técnico do espanhol Pep Guardiola, desde os tempos de Barcelona, passando pelo Bayern de Munique até no Manchester City, onde permanece seu antigo chefe. O espanhol só deixou o clube inglês para comandar o New York City entre 2018 e 2019.

 

"Tenho uma filosofia muito parecida ao treinador que trabalhei junto nos últimos dez anos. Gosto do jogo ofensivo. Prefiro ganhar por 4 a 3 e não por 1 a 0. É importante também para o torcedor. O Flamengo é ganhar, ganhar, ganhar, mas é importante como ganhar, não somente ganhar. Tenho em mente como é importante que o torcedor seja feliz no estádio. Quero criar um estilo para que o Flamengo jogue igual, de maneira bonita e ganhadora, no Maracanã ou em outro estádio. Gosto de ter a bola, de ser protagonista", disse Torrent.

 

Após a apresentação, Domènec Torrent já desceu para o campo e comandou seu primeiro treino no Flamengo. Além da parte física, ele deu ênfase nas atividades técnicas e em determinados momentos, orientou alguns jogadores em particular. O novo treinador retoma os trabalhos nesta terça (4) visando a estreia do time no Brasileirão, contra o Atlético-MG. A partida está marcada para domingo (9), às 16h, no Maracanã.

Fox Sports terá versão de transmissão da final da Copa do Nordeste só com mulheres
Vanessa Riche vai narrar o jogo | Foto: Reprodução / Facebook

O Fox Sports terá uma versão de transmissão da finalíssima da Copa do Nordeste entre Bahia e Ceará nesta terça-feira (4), logo mais às 21h30, com uma equipe 100% feminina. A emissora anunciou que  a exibição no canal Fox Sports 2 com narração de Renata Silveira, comentários de Vanessa Riche e Lívia Nepomuceno, enquanto Fernanda Colombo será a comentarista de arbitragem. Enquanto o Fox Sports, o time será formado pleo narrador João Guilherme, comentários de Osvaldo Pascoal, Zinho, e do ex-árbitro Carlos Eugênio Simon, analisando a atuação do trio de arbitragem da partida.

 

Será a primeira vez que uma final da Copa do Nordeste terá uma equipe feminina na transmissão para todo o Brasil. Porém, antes disso, a jornalista baiana Manuela Avena se tornou, no dia 7 de maio, a primeira mulher a narrar um jogo do torneio regional pela TV Aratu, afiliada do SBT, no triunfo do Bahia sobre o Confiança por 1 a 0, pela sexta rodada da fase de grupos antes da paralisação pela pandemia do coronavírus (leia mais aqui e aqui). No último sábado (1°), ela esteve novamente no microfone narrando o primeiro jogo da decisão e também está escalada para o novo duelo desta terça, mas todas as exibições foram apenas para a Bahia.

 

O estádio de Pituaçu será o palco do segundo jogo da final da Copa do Nordeste. Por ter vencido o primeiro duelo pelo placar de 3 a 1, o Ceará pode perder por um gol de diferença que mesmo assim será campeão. Para ficar com o título, o Bahia precisa ganhar por três tentos a mais. Já o triunfo do time baiano por dois gols de diferença leva a decisão para os pênaltis.

São Paulo registra B.O. após homens encapuzados jogarem bomba no CT de Cotia
Foto: Rubens Chiri / Saopaulofc.net

O São Paulo registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar de Cotia denunciando um ato de vandalismo causado no Centro de Treinamento da base em Cotia. De acordo com o site "GE", no último domingo (2), homens encapuzados jogaram uma bomba no hotel.

 

"Houve um incidente na manhã de ontem no CFA e o clube registrou Boletim de Ocorrência no Comando da PM de Cotia, não tendo havido na ocasião nenhum contato com os atletas", diz o comunicado oficial do clube paulista.

 

Ainda segundo o "GE", cerca de 15 pessoas chegaram no local em uma van escolar e estouraram rojões em frente ao CT. Um deles foi apontado na direção do hotel onde os jogadores ficam hospedados e quebrou vidros. Uma pedra também foi arremessada destruindo o vidro de um carro. Ninguém ficou ferido. E também nenhum dos vândalos foi identificado, já que as câmeras da portaria não estavam funcionando e com isso, a ação não foi gravada.

 

O elenco principal do São Paulo está concentrado no CT de Cotia desde a última sexta (31) se preparando para a estreia no Brasileirão no próximo domingo (9), às 16h, no Serrinha, em Goiânia, diante do Goiás.

 

Depois da eliminação para o Mirassol no Campeonato Paulista, na última quarta (29), houveram dois episódios de protestos de torcedores do São Paulo. O primeiro aconteceu logo após o jogo com um pequeno grupo indo na porta do Morumbi. O segundo foi no CT da Barra Funda durante a madrugada de quinta (30). Um vídeo circulou nas redes sociais, no qual um torcedor são-paulino relata que tiros foram disparados por seguranças do clube contra grupo que fazia um ato no local por causa da derrota.

 

Apesar da pressão ter aumentado com a eliminação nas quartas de final do Paulistão, o técnico Fernando Diniz foi mantido no comando do time. O departamento de futebol do clube considera que o treinador faz um bom trabalho.

 Antônio Dib Moraes apita estreia do Vitória na Série B contra o Sampaio Corrêa
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) designou o árbitro Antônio Dib de Moraes, do Piauí, para apitar o confronto entre Vitória e Sampaio Corrêa, sábado (8), às 19h, no Barradão, válido pela primeira rodada da Série B. 

 

No duelo, Antônio será auxiliado por Rogério de Oliveira Braga e Alisson Lima Damasceno, que também são filiados à Federação Piauiense de Futebol (FPF). Já Bruno Pereira Vasconcelos, foi escolhido como quarto árbitro, enquanto Vidal Cordeiro Lopes atuará como analista de campo. A dupla integra o quadro da Federação Bahiana de Futebol (FBF).

 

Policial Militar, Antônio Did tem 37 anos e é natural de Teresina (PI). Eleingressou na Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf) em 2010. 

Clube árabe pede rebaixamento do Cruzeiro à Série C por dívida sobre Denilson
Foto: Washington Alves / Light Press

O Al Wahda, dos Emirados Árabes, pediu a Fifa a execução do pagamento dos R$ 5,3 milhões do que tem a receber do Cruzeiro. Além disso, o clube do exterior também quer que a Raposa seja punida com o rebaixamento à Série C do Brasileiro. A dívida é referente ao empréstimo do volante Denílson. De acordo com o presidente da agremiação mineira, Sérgio Santos Rodrigues, reunião com os conselheiros transmitida na noite desta segunda-feira (3), a solicitação à entidade controladora do futebol mundial foi feita há duas semanas. Porém, os brasileiros ainda não foram notificados.

 

"Temos o problema do Al Wahda, que já causou a perda de seis pontos do Brasileiro. O Al Wahda está pedindo agora a execução do não pagamento, até hoje, destes seis pontos perdidos, que podem acarretar no rebaixamento à Série C. A única punição que pode ter isso, mas nem posso pedir a explicação da gravidade", explicou. "Nosso grande objetivo é não fazer loucura, não ter que fazer correria se a gente receber essa carta que pode causar a pior punição e daí o motivo de estarmos reunidos aqui hoje", completou.

 

A reunião entre o presidente cruzeirense e os conselheiros foi para votar a alienação de um imóvel da Raposa, com o objetivo de pagar dívidas. Trata-se da sede campestre 2 do clube mineiro, localizada no bairro Santa Branca, em Belo Horizonte. As avaliações do terreno variam entre R$ 13 e R$ 15 milhões. A venda foi aprovada por unanimidade.

 

No dia 19 de maio deste ano, a Fifa puniu o Cruzeiro com a perda de seis pontos na Série B por não pagar a dívida de 850 mil euros, na cotação atual equivalente a R$ 5,3 milhões, com o Al Wahda (lembre aqui) pelo empréstimo de Denilson meio de 2016. O jogador ficou no clube até o final daquele ano, mas chegou lesionado e disputou apenas cinco jogos, sendo dois como titular.

 

Finalista do Troféu Inconfidência, que envolve os clubes que não se classificaram à semifinal do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro encara o Uberlândia, nesta quarta-feira (5), às 19h, no Mineirão. Depois, no sábado (8), às 19h, no mesmo local, a Raposa estreia na Série B diante do Botafogo-SP.

Terça, 04 de Agosto de 2020 - 07:10

FBF deve antecipar data do 2º jogo da final do Campeonato Baiano

por Glauber Guerra / Ulisses Gama

FBF deve antecipar data do 2º jogo da final do Campeonato Baiano
Foto: Divulgação / EC Bahia

A Federação Bahiana de Futebol deve confirmar nesta terça-feira (4) uma mudança na data da segunda partida da final do Campeonato Baiano entre Bahia e Atlético de Alagoinhas. O duelo, que seria no dia 26, será transferido para o próximo sábado (8).

 

Com a alteração, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai adiar a estreia do Campeonato Brasileiro entre Bahia e Botafogo, que seria neste domingo (9), às 11h, no Rio de Janeiro.

 

A mudança não agrada totalmente o Esquadrão de Aço. Na última segunda (3), o BN publicou que o clube buscava uma mudança no primeiro jogo para evitar o fato de jogar finais em dois dias seguidos (leia mais aqui).

 

A última final entre Bahia e Atlético aconteceu em 1973. Na ocasião, o Esquadrão de Aço levou a melhor.

Terça, 04 de Agosto de 2020 - 06:00

Em desvantagem, Bahia enfrenta o Ceará para definir o campeão do Nordeste

por Ulisses Gama

Em desvantagem, Bahia enfrenta o Ceará para definir o campeão do Nordeste
Foto: Jefferson Peixoto/ Ag Haack / Bahia Notícias

Não há tempo para lamentação e abatimento. Três dias após perder para o Ceará por 3 a 1 na primeira partida, o Bahia tem nesta terça (4), às 21h30, em Pituaçu, a chance de reescrever a história e mudar a situação adversa para ficar com o título do Nordeste. Para isso, basta vencer por dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis ou três de margem para comemorar ao fim dos 90 minutos.

 

A primeira partida foi marcada pela competência do alvinegro, que aproveitou as falhas do Esquadrão de Aço e conseguiu evitar a maioria das investidas equipe tricolor. Apesar do revés em campo, o técnico Roger Machado viu uma produção suficiente da sua equipe.

 

"Nós produzimos o suficiente para vencermos o nosso adversário. Porém, é uma partida decisão, não é uma partida de muitas oportunidades de gols, porque é uma final de uma competição equilibrada. As equipes que chegam nessa fase da competição são melhores ajustadas defensivamente, fechando e permitindo poucos espaços para jogar. Eu vejo que nós chegamos com bastante lucidez ao final do campo, acessando a área do adversário, porém a defesa muito bem posicionada, impediu que a gente finalizasse. Não vi uma produção pequena, tão baixa, para uma decisão de campeonato", avaliou.

 

Agora, o Tricolor junta os cacos e reúne as tropas para a partida que vai definir o dono da taça em 2020. Uma das referências do time, o meia Rodriguinho afirmou que o foco é não errar.

 

"A equipe no primeiro tempo demonstrou que tem qualidade, que a gente consegue jogar, que a gente consegue criar oportunidades, até criamos boas oportunidades. Por ser uma final, um jogo mais pegado, a lição que fica são os erros e aprender com eles para minimizar e não errar mais como foi nesse último jogo", disse.

 

Sem novos desfalques por suspensão ou lesão, a única perda é a ausência do camisa 9 Gilberto, que se recupera de um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. O goleiro Douglas já está recuperado, vinha treinando com o grupo e pode ser relacionado.

 

Sem Gilberto, Fernandão é a esperança de gols do Esquadrão | Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias

 

CEARÁ

 

Dono de uma boa vantagem, o Ceará sonha com o bicampeonato. Para voltar a levantar a orelhuda após cinco anos, a equipe do técnico Guto Ferreira vai precisar segurar a sede de revanche do Bahia sem um dos seus principais jogadores: o volante Charles, suspenso.

 

Autor de um dos gols do último sábado, o atacante Fernando Sobral pregou união e pediu atenção do time para ficar com a taça.

 

"Acho que a gente tem que manter essa evolução, o nosso espírito de garra, de união. A gente precisa melhorar na hora de chegar ao ataque, finalizar nossas jogadas para não dar o contra-ataque para eles porque eles têm o contra-ataque muito rápido. A gente tem que chegar lá e terminar os nossos ataques, se conseguir terminar em gol melhor ainda", disse.

 

Ceará levou a melhor no primeiro jogo e se aproximou do título | Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

 

Conhecido pela solidez defensiva, o "Gordiola" não perde pelo placar que tira o título do Vozão desde 2018. Coincidência ou não, o revés foi no comando do Bahia, por 3 a 0, contra o Palmeiras, pelo Brasileirão daquele ano.

 

O jogo entre Bahia e Ceará voltará a ter o auxílio do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês). Confira o vídeo e entenda o funcionamento:

 

 

 

FICHA TÉCNICA
Bahia x Ceará
Copa do Nordeste - Final (2º jogo)

Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 04/08/2020 (terça-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliares: Jean Marcio dos Santos e Flavio Gomes Barroca (ambos do RN)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN), com auxílio de Antonio Dib Moraes de Sousa (PI) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).

 

Bahia: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Flávio, Gregore, Élber, Rodriguinho e Clayson (Rossi); Fernandão. Técnico: Roger Machado.


 


Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier, Klaus, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; William Oliveira, Fabinho e Vinícius; Fernando Sobral, Leandro Carvalho e Cléber. Técnico: Guto Ferreira.

Willian recusa renovação com Chelsea e deve aceitar uma das novas propostas
Foto: Divulgação/Chelsea

Em meio às novas propostas, o atacante Willian deve deixar o Chelsea. Mesmo com a possibilidade de renovação do contrato, o jogador deve mudar de equipe após sete temporadas no clube inglês. 

 

Segundo o portal Goal, o jogador recebeu duas ofertas do Chelsea para renovar o contrato, mas o jogador não estaria interessado em permanecer na equipe. Recentemente, o empresário de Willian declarou que a decisão do jogador seria tomada após a final da Copa da Inglaterra, que aconteceu no último sábado (1) com vitória do Arsenal por 2 a 1. Até então, o jogador tinha cinco possibilidades de escolher sobre onde jogar na próxima temporada, 

 

A equipe que levou o título da Copa da Inglaterra é uma das que estão interessadas no atacante e já teria feito uma proposta de contrato. O Barcelona também seria um dos clubes que estão de olho no jogador (leia mais), além do Inter de Miami, do ex-jogador David Beckham, nos EUA. 

 

Aos 31 anos, Willian foi revelado pelo Corinthians e está desde 2013 no Chelsea. Com a equipe, o brasileiro marcou 63 gols em 339 jogos e conquistou cinco títulos.

Mesmo sem terminar carreira como desejava, Minotouro diz ter 'sensação de dever cumprido'
Foto: Reprodução / Getty Images

Rogério “Minotouro” realizou sua última luta da carreira do MMA no último dia 25 de julho e declarou que vai sentir falta dos duelos. Lutador profissional por quase 20 anos, Minotouro disse que vai precisar readaptar a rotina ja que nao tera mais a rotina de treinos de um competidor e diz que, apesar de não ter finalizado como desejava, está satisfeito com a história que fez no esporte.

 

“Vou sentir falta de tudo, é uma vida de dedicação. Faço isso desde 4 anos”, declarou o baiano. “[Sentirei falta] dessa questão de competição. Quando você tem competição, faz tudo para ela”, completou, em entrevista para o Combate.com.

 

“Eu tinha um treinador que falava o seguinte: o que você está comendo, vendo, fazendo, a hora de dormir, isso vai te ajudar no dia da competição? Então, tudo que fazia era para o dia da competição. Não tinha luta marcada, mas sabia que marcariam”, contou o lutador. “Quando você para, é como se tirasse o objetivo da sua vida, então agora é adequar esses objetivos para não ficar uma coisa vazia”, completou.

 

Sobre o fim das competições no MMA, Minotouro diz que está satisfeito com a carreira que fez e que vai se dedicar a partir de agora a equipe Team Nogueira, a rede de academia de lutas da família, ao lado do irmão Rodrigo Minotauro. 

 

“Essa é a situação que tenho agora, sensação de dever cumprido e agora é tentar focar em outros trabalhos. A carreira foi brilhante, tiveram coisas que não consegui fazer, mas também não posso ficar me lamentando. Agora é tocar para frente e pensar nas próximas gerações que a gente tem o poder de ajudar de alguma forma”, declarou.

 

Ele comentou ainda que não fez o encerramento da forma que queria, mas que ainda assim foi importante e histórico. “Queria que tivesse acontecido no Brasil, não foi na frente da torcida, mas foi em grande estilo na volta do esporte, dentro de um estúdio irado, tudo muito bem feito para que fosse uma noite especial”, admitiu.

 

A última luta de Rogério foi contra Maurício Shogun, que marcou o terceiro encontro entre os dois lutadores e também a terceira vitória do paranaense sobre o baiano. A disputa foi decidida pelos juízes e Minotouro ficou um pouco frustrado por ter pedido. 

 

“Como já tinha programado 2020 para fazer minha última luta, e sabendo que foi a última, fica a sensação de ter que sair com vitória. Tive a luta na mão, com o nocaute muito perto”, explicou. “O pessoal fala que foi polêmico, mas ao mesmo tempo não quero polemizar e dizer que fui injustiçado, porque não foi uma luta ruim, o Shogun é um casca grossa, um guerreiro”, completou. 

 

Aos 44 anos, Minotouro encerrou os dias no MMA com 33 lutas, tendo sido vitorioso em 23 delas e derrotado em dez. “Desses caras, o que fico mais feliz de lutar é o Shogun. (...) A gente provou que deu para fazer uma boa luta, que a gente está bem”, finalizou o lutador.

Ministério Público do Acre exige que Bruno jogue com tornozeleira eletrônica
Foto: Reprodução / Instagram

O goleiro Bruno pode ser o primeiro jogador do Brasil a atuar com tornozeleira eletrônica. A determinação é do Ministério Público do Acre, estado onde o goleiro joga, já que assinou contrato com o Rio Branco.

 

"Aqui a regra é que todo reeducando que está no regime semiaberto use a tornozeleira eletrônica. Não seria diferente. Está aqui no estado cumprindo semiaberto, porquê não seria? Vale para todos", disse o procurador promotor de justiça Tales Fonseca Tranin, da 4ª Promotoria Criminal de Execução Penal e Fiscalização de Presídio, do Acre, segundo o R7.

 

A tornozeleira está reservada para Bruno, goleiro que foi condenado por ser o mentor do sequestro, morte e ocultação do cadáver da modelo Eliza Samudio.Ele foi condenado a 22 anos e cumpriu dez em regime fechado. Está no semiaberto e quer voltar a jogar futebol.

 

Tem sido recusado por clubes pela reação da sociedade, contra o exemplo, de um condenado por assassinato jogar futebol, tendo sido sondado até pelo Fluminense de Feira (reveja aqui). Agora no Rio Branco do Acre, fez com que o clube perdesse o único patrocinador por ter Bruno.


O procurador exige que o Rio Branco arque com a compra de novo aparelho, caso a tornozeleira eletrônica seja danificada nos jogos.

 

“Como o Bruno é a profissão dele, eu tô pedindo para que o Rio Branco, que é o empregador, arque com os custos se houver os danos. Porque também não é justo o estado ficar pagando a tornozeleira toda vez que estragar, porque vai ficar levando porrada de bola. O pedido é esse", acrescenta o promotor.

 

Há modelos de tornozeleiras eletrônicas que custam até R$ 700,00. O Ministério Público do Acre também quer cercear a vida de Bruno. O goleiro terá de ficar no Centro de Treinamento do Rio Branco, após às 18 horas durante a semana e, aos domingos e feriados nacionais, não poderá sair.

 

Se os jogos acontecerem domingo ou à noite, ele vai precisar de autorização da Justiça. 

Segunda, 03 de Agosto de 2020 - 19:30

Corinthians não quer fazer teste de Covid-19 antes de enfrentar o Palmeiras

por Danilo Lavieri | Folhapress

Corinthians não quer fazer teste de Covid-19 antes de enfrentar o Palmeiras
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O Corinthians avisou nesta segunda-feira (3) que não quer submeter seus jogadores a novos testes de Covid-19 antes das finais do Campeonato Paulista, com jogos marcados para quarta (5) e sábado (8), contra o Palmeiras.

O pedido foi feito por Andrés Sanchez em reunião entre os clubes e a FPF (Federação Paulista de Futebol) a dois dias do primeiro confronto.

A reportagem confirmou a informação com fontes dos dois times. A justificativa corintiana é que os jogadores estão concentrados o tempo inteiro desde o retorno do futebol e que não há a necessidade de novos testes, de acordo com o protocolo.

Por outro lado, os palmeirenses têm sido liberados de suas concentrações e, por isso, fazem mais testes. Pelo protocolo, os atletas do clube alviverde deveriam ficar concentrados, como diz o texto do documento da FPF.

A entidade ainda não especifica a frequência necessária de testes e só usa o termo "previamente testados" para os atletas.

"O protocolo prevê que todos os 16 clubes fiquem concentrados em locais previamente definidos e preparados durante todo período de jogos da competição. Isso permite maior controle das variáveis por serem grupos fechados e previamente testados, sob maior supervisão."

O time do Palestra Itália se posicionou contra o pedido de Andrés. A FPF ficou de emitir uma resposta definitiva em breve, após consultar o médico Moisés Cohen. Haverá uma nova roda de conversas entre os departamentos médicos dos dois clubes.

Recentemente, o Hospital Albert Eistein, em São Paulo, errou em 26 testes de pessoas do Red Bull Bragantino na véspera do jogo contra o Corinthians pelas quartas de final.

Até este domingo (2), o Brasil registrava 94.130 pessoas mortes pela Covid-19, com 2.733.622 casos, segundo levantamento realizado por Folha de S. Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1.

Segunda, 03 de Agosto de 2020 - 18:28

Bahia finaliza preparação para partida decisiva contra o Ceará

por Milena Lopes

Bahia finaliza preparação para partida decisiva contra o Ceará
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia realizou nesta segunda-feira (3) o último treino antes do último jogo da final da Copa do Nordeste. Durante esta tarde, a equipe não só fez atividades no gramado, como estudou anteriormente alguns acontecimentos da primeira partida contra o Ceará.

 

Antes de ir para o campo, o elenco assistiu um vídeo, passado pela comissão técnica no auditório do CT, sobre o primeiro jogo da final. Só após esse momento, é que os jogadores começaram as atividades com o técnico Roger Machado. 

 

Na primeira parte do treino, os jogadores realizaram trabalhos técnicos e táticos de posicionamento, exercitando troca de passes e finalizações. Depois, o foco foram os trabalhos sobre penalidades máximas. 

 

Por fim, os atletas realizaram atividades de posse de bola usando apenas metade do gramado. 

 

Seguindo protocolo médico, o Esquadrão não ficará concentrado junto com a comissão técnica nesta segunda, às vésperas da partida. Após o treino, todos foram liberados e só se reapresentam nesta terça-feira (4), às 12h. 

 

O jogo decisivo da Copa do Nordeste acontece às 21h30, no estádio de Pituaçu. Para ser campeão, o Bahia precisa vencer com uma diferença de três gols para o Ceará, ou marcar uma diferença de dois, que leva a competição a ser decidida nos pênaltis.

Segunda, 03 de Agosto de 2020 - 17:55

Marcelinho entra no BID e pode estrear pelo Vitória contra o Sampaio Corrêa

por Glauber Guerra

Marcelinho entra no BID e pode estrear pelo Vitória contra o Sampaio Corrêa
Foto: Letícia Martins/ Vitória

O meia-atacante Marcelinho já reúne condições legais para estrear pelo Vitória. O atleta teve o seu nome publicado nesta segunda-feira (3) no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

A tendência é que Marcelinho faça sua estreia pelo Vitória contra o Sampaio Corrêa, sábado (8), às 19h, no Barradão, pela primeira rodada da Série B.

 

Marcelinho tem 35 anos e estava no Ludogorets, da Bulgária, clube que ele defendeu por nove temporadas.

 

O contrato de Marcelinho com o Vitória, segundo apuração do Bahia Notícias, tem validade até 27 de fevereiro de 2021.

Foco no Sampaio Corrêa! Vitória começa última semana de treinos antes da estreia na Série B
Foto: Letícia Martins/ Vitória

De olho no Sampaio Corrêa, o Vitória iniciou nesta segunda-feira (3) a última semana de treinos antes da estreia na Série B. O time rubro-negro enfrenta a equipe maranhense no sábado (8), às 19h, no Barradão.

 

Em campo, a primeira atividade foi o “rondo”, um exercício de passe, semelhante ao “bobinho”. O trabalho exige muita concentração dos atletas. A atividade foi finalizada com um torneio de jogos em espaço reduzido. 

 

O lateral-direito Jonathan Bocão, os zagueiros John, Nuno e João Victor não participaram da atividade em campo reduzido. Eles realizaram um treino específico de cruzamentos e cabeceios orientados pelos assistentes Flávio Tanajura e Rodrigo Chagas.

 

O volante Guilherme Rend cumpriu mais uma etapa da fase de transição, enquanto os laterais Van e Léo Morais e o zagueiro Maurício Ramos estão lesionados e fizeram tratamento no departamento médico.

 

O Vitória segue a preparação para o duelo contra o Sampaio Corrêa na manhã de terça-feira (4).

Fernando Sobral destaca desempenho do Ceará, mas frisa: 'Não tem nada ganho ainda'
Foto: Reprodução / YouTube

Apesar da postura confiante e da vantagem sobre o Bahia na final da Copa do Nordeste, o Ceará está focado em fazer mais um boa partida para garantir o título. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (3), Fernando Sobral, responsável por um dos gols que garantiu o 3 a 1 da equipe sobre o Tricolor baiano no último sábado (1), falou sobre a evolução da equipe neste início de temporada, avaliou seu desempenho pessoal e falou sobre o preparo para o último jogo da final da competição. 

 

“Acho que a gente tem que manter o nosso espírito, a gente veio usando nessa evolução um espírito de garra, um espírito de união, de que não se entrega a todo lance, de que a gente acredita ao máximo”, declarou o jogador. “Acho que esse espírito tem sido crucial para que a gente consiga nossos objetivos”, completou. 

 

Nos preparativos para o último jogo do torneio regional, o meia falou quais aspectos ele considera que a equipe ainda pode aperfeiçoar. “Acho que a gente precisa melhorar na hora de chegar no ataque, ser mais assertivo, finalizar”, pontuou. “Eles têm um contra ataque muito rápido, então a gente tem que chegar e terminar nossos ataques. Se conseguimos terminar em gol melhor ainda, mas se não, que a gente consiga finalizar sem dar chance de contra ataque para eles”, explicou o Sobral, avaliando lances da última partida contra o Bahia. 

 

Sobre sua performance pessoal em campo, o jogador considera que esta em um ótimo momento e que parte disso está relacionado com a confiança de Guto Ferreira passa para ele. “Ele dá um pouco mais de liberdade, eu acho que eu tenho feito meu papel muito bem, tanto na defensiva como ofensiva”, avaliou o meia. “Tecnicamente que é um dos pontos que mais me cobro, eu sei que o torcedor e a imprensa também esperam mais de mim fisicamente, e eu me cobro também porque eu sei que eu posso evoluir e chegar no meu ideal fisicamente, porque taticamente eu já sinto que estou bem”, admitiu o jogador.

 

Considerando os jogos do Ceará desde o início do ano e os que aconteceram após o retorno da paralisação, o jogador falou sobre o diferencial que está levando o Vozão a chegar nas finais do Nordestão e do estadual. “Eu acho que a competitividade é um fator que tem chamado muita atenção. A gente é muito competitivo, em todos [os jogos] a gente quer ganhar, a gente quer manter a invencibilidade, a gente quer mostrar para o torcedor que ele pode confiar em nós, acho que a gente tem mostrado isso dentro de campo”, explicou.

 

Fernando Sobral comentou que está dando o seu melhor pela competição regional e que isso prova que tanto no coletivo, quanto no individual, a equipe vem fazendo um bom trabalho. “Sem dúvidas acho que esse momento que a gente tá vivendo, disputando uma grande competição que a Copa do Nordeste, fazendo jogos em Alto Nível e conseguindo vencer de tal maneira, Esse é o principal motivo de estar me dando ao máximo e está tendo seu trabalho reconhecido”, declarou. “A gente tem um coletivo forte, e com isso o individual vai aparecer naturalmente”, completou. 


 

Ele finalizou dizendo que, com o elenco forte que o Ceará tem atualmente, a equipe está preparada para fazer uma boa final nas suas próximas decisões e que está bem treinado para o início do Brasileirão. “[Facilita] ter feito uma vantagem em cima de uma grande equipe que é o Bahia, mas sabemos que não tem nada ganho ainda e vamos com os pés no chão, com humildade, respeitando nosso adversário, para que a gente consiga nosso objetivo”, acrescentou.

 

O Vozão joga contra o Esquadrão de Aço nesta terça-feira (4), em Pituaçu, às 21h30. Com a vantagem do 3 a 1 no primeiro jogo da final, o Ceará pode vencer, empatar ou perder pela diferença de um gol para se garantir campeão. Já o Bahia precisa reverter o saldo de gols e marcar pelo menos dois de diferença para levar o jogo aos pênaltis.

Segunda, 03 de Agosto de 2020 - 16:45

Depois de Van, Vitória perde Maurício Ramos e Léo Morais por lesão

por Glauber Guerra

Depois de Van, Vitória perde Maurício Ramos e Léo Morais por lesão
Fotos: Letícia Martins/ Vitória

Depois do lateral-direito Van (saiba mais aqui), o Vitória perdeu mais dois jogadores por lesão: Léo, que atua na mesma posição de Van, e o zagueiro Maurício Ramos, estão fora da partida contra o Sampaio Corrêa, sábado (8), às 19h, no Barradão, válido pela primeira rodada da Série B.

 

Maurício sofreu uma pequena lesão na panturrilha, semana passada, durante o treino e não reunirá condições de atuar. Já Léo Morais foi diagnosticado com um problema muscular e também está vetado.

 

Sem Léo, Jonathan Bocão é o preferido para assumir a lateral direita. Wellison corre por fora. Já para a zaga, Pivetti tem as seguintes opções: Gabriel Furtado, John, Mateus Moraes e Nuno.

Segunda, 03 de Agosto de 2020 - 16:30

Rodriguinho fala que o foco é não errar e que segundo jogo é oportunidade de fazer melhor

por Ulisses Gama / Milena Lopes

Rodriguinho fala que o foco é não errar e que segundo jogo é oportunidade de fazer melhor
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Mesmo com o resultado do primeiro jogo contra o Ceará, o Bahia vai brigar pelo título da Copa do Nordeste buscando marcar gols suficientes para reverter a vantagem do adversário. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (3), o meia Rodriguinho avaliou a derrota do último sábado (1), falou sobre a postura necessária para o próximo jogo e reforçou que a equipe tem capacidade de levar o título. 

 

“Foi um jogo que ninguém saiu satisfeito pelo resultado”, declarou o jogador sobre o 3 a 1 do Vozão sobre o Tricolor. “A equipe no primeiro tempo demonstrou que tem qualidade, que a gente consegue jogar, que a gente consegue criar oportunidades, até criamos boas oportunidades”, relembrou. “Por ser uma final, um jogo mais pegado, a lição que fica são os erros e aprender com eles para minimizar e não errar mais como foi nesse último jogo”, completou. 

 

“Na final, quando se erra, você prejudica todo um trabalho e isso fica muito complicado para reverter depois. Lógico que é possível, eu acredito no nosso time, acredito no trabalho e vamos colocar em prática agora”, reforçou Rodriguinho. 

 

Sobre a atitude em campo que o Bahia precisará ter para conseguir fazer uma boa partida, o meia falou que o elenco precisa entrar em campo com uma postura confiante, sem espaço para dúvidas e concentrados em não repetir os erros, principalmente os que dão facilidade de oportunidades para os adversários. “Tentar finalizar com o máximo de precisão possível, porque a gente precisa fazer gols, então temos que ter cuidado para não tomá-los e assim que tivermos as oportunidades fazê-los o mais rápido possível”, ressaltou. 

 

Rodriguinho ainda relembrou de uma ocasião em 2018, quando esteve no Corinthians, em que o Timão perdeu o jogo de ida na final do Paulista contra o Palmeiras e reverteu a situação na partida seguinte. “Nós levamos a decisão para os pênaltis e fomos felizes, então, como eu falei, é possível a gente conseguir reverter esse placar”, comentou.

 

O jogador finalizou citando uma fala do próprio irmão sobre a oportunidade de ter uma segunda partida para decisão do título. “Ele falou assim para mim depois do jogo: ‘Rodrigo, Deus deu oportunidade da final ser em dois jogos. Se fosse quarta, ou semifinal, a gente tava lamentando até hoje essa derrota que foi dura, doeu na alma. Mas Deus nos deu a oportunidade de ter o jogo da volta e a gente poder refazer essa história e tem a oportunidade de fazer melhor dessa vez’”, contou o jogador. 

 

“É isso que a gente tem que levar para dentro do campo, essa consciência de que nós somos capazes nós podemos e nós vamos focar o tempo inteiro para isso”, completou, dizendo ainda que a equipe está ciente da dificuldade, mas que a adversidade não vai impedir de buscar o resultado necessário. 

 

O Bahia enfrenta o Ceará nesta terça-feira, em Pituaçu, às 21h30. O Esquadrão precisa vencer com uma diferença de dois gols para levar a decisão da Copa do Nordeste aos pênaltis.

Segunda, 03 de Agosto de 2020 - 15:30

Roger exalta potencial, mas dá puxão de orelha em Saldanha: 'Centroavante vive de gols'

por Leandro Aragão

Roger exalta potencial, mas dá puxão de orelha em Saldanha: 'Centroavante vive de gols'
Foto: Enaldo Pinto / Ag. Haack / Bahia Notícias

Saldanha foi um dos destaques tanto positivos quanto negativos no empate do Bahia com o Jacuipense em 2 a 2, neste domingo (2), em Pituaçu, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Baiano. O atacante, de 20 anos, fez uma bela assistência para Jadson abrir o placar do jogo no primeiro tempo. No entanto, o camisa 9 desperdiçou duas oportunidades claras de cara com o goleiro Luan. O técnico Roger Machado exaltou o potencial do jovem atleta, mas alertou que centroavante precisa balançar as redes. 

 

"Tenho absoluta certeza e convicção de que Saldanha será um grande centroavante e que vai marcar muitos gols pelo Bahia. Entretanto, eu tenho conversado e trabalhado bastante o Saldanha para que nesses momentos que ele tem as oportunidades, procure tomar a melhor decisão. Porque é um jogador que tem como virtude o seu pivô. A bola quando chega no Saldanha, dificilmente para, ela tem seguimento. Ele é um assistente, consegue jogar para os demais companheiros. É a segunda ou terceira assistência que ele dá para gols. Porém, em alguns momentos, é preciso lembrar que centroavante vive de gols. Às vezes, o centroavante pode ser um pouco individualista, porque a cobrança em cima dele vai ser sempre grande", destacou. "Quando eu fui lateral, preferia muitas vezes oferecer a bola para o centroavante para finalizar no gol, porque eu sei da cobrança que há em cima do camisa 9", continuou.

 

Neste ano, Saldanha já disputou 12 jogos pelo time profissional, sendo três pela Copa do Nordeste e o restante pelo Baianão. Ele marcou apenas um gol e deu duas assistências, todos pelo estadual. Apesar do puxão de orelha para balançar mais as redes, Roger acredita que a evolução do jovem atacante virá com o tempo. Como os jogos não tem a presença do público, foi possível ouvir as cobranças do treinador em cima do camisa 9 durante a partida contra o Jacuipense.

 

"É trabalhando e cobrando o Saldanha como foi possível ver para que ele tome a melhor decisão sempre. E em alguns momentos, trabalhar para que quando a jogada se desenrole e esteja numa melhor condição dentro da área também faz parte. A questão de tomar decisão é que o treinamento, dos jogos vão dando repertório para o jogador e cada vez que ele se torne mais experiente vai melhorando nessa função", completou.

 

Antes de pensar na final do Campeonato Baiano diante do Atlético de Alagoinhas, o Bahia terá a dura decisão da Copa do Nordeste contra o Ceará nesta terça-feira (4), às 21h30, em Pituaçu. Para ser campeão, o Tricolor precisa ganhar a partida por três gols de diferença, enquanto o triunfo baiano por dois tentos a mais leva a decisão para os pênaltis.

Segunda, 03 de Agosto de 2020 - 15:25

Martín Rodriguez se diz bem, mas ressalta: 'Não podemos adiantar os passos'

por Glauber Guerra

Martín Rodriguez se diz bem, mas ressalta: 'Não podemos adiantar os passos'
Foto: Letícia Martins/ Vitória

Recuperado de uma cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho, o goleiro Martín Rodriguez se diz bem, mas prega cautela para voltar a jogar. Sua última partida foi no dia 25 de janeiro, quando sofreu a lesão.

 

“Consegui a liberação do departamento médico. Agradecer a eles, a estrutura do clube, que me deu todo apoio para uma boa recuperação. Agora só falta conseguir treinar normal, conseguir ritmo para ficar à disposição de Bruno [Pivetti, técnico do Vitória]. Estou me sentindo bem, com segurança, mas não podemos adiantar os passos porque é uma lesão difícil. Passo a passo vamos trabalhando da melhor maneira”, afirmou o arqueiro.

 

O uruguaio fez um agradecimento aos integrantes do departamento médico do Vitória.

 

“Tenho que agradecer ao trabalho do departamento médico foi extraordinário. Na pandemia pude fazer uma recuperação e treinar tranquilo. E ganhei tempo durante a pandemia que nem todo mundo podia treinar”, destacou.

 

O Vitória volta a campo no sábado (8) para enfrentar o Sampaio Corrêa, às 19h, no Barradão, válido pela primeira rodada da Série B.
 

CBF define equipe de arbitragem da decisão entre Bahia e Ceará pela Copa do Nordeste
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a arbitragem do segundo jogo da final da Copa do Nordeste. Caio Max Augusto Vieira, do quadro da entidade no Rio Grande do Norte, será o árbitro da partida entre Bahia e Ceará, nesta terça-feira (4), às 21h30, em Pituaçu.

 

O juiz terá o auxílio de Jean Marcio dos Santos e Flavio Gomes Barroca, ambos também pertencem ao quadro da CBF no Rio Grande do Norte. Já o árbitro de vídeo será capitaneado por Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro e seus assistentes serão Antonio Dib Moraes de Sousa e Cleriston Clay Barreto Rios.

 

Para ser campeão regional, o Bahia vai precisar reverter a vantagem e vencer a partida por três gols de diferença. Já o triunfo baiano por dois tentos a mais, leva a decisão para os pênaltis.

Histórico de Conteúdo