Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 21:30

Brasileiro concorre contra Messi e Ibrahimovic pelo Prêmio Puskas

por Folhapress

Brasileiro concorre contra Messi e Ibrahimovic pelo Prêmio Puskas
Foto: Reprodução / Twitter

O atacante Matheus Cunha, 20, pode ser o terceiro brasileiro a vencer o Prêmio Puskas, dado pela Fifa para o gol mais bonito da temporada. O atacante do Red Bull Leipzig foi um dos dez selecionados pela entidade para concorrer ao troféu, entregue no mesmo dia em que é divulgado o melhor jogador do ano.



Nascido em João Pessoa, Matheus Cunha fez as categorias de base no Coritiba, mas se profissionalizou pelo Sion, da Suíça. Ele está no Leipzig desde o ano passado.

O brasileiro vai concorrer ao prêmio com, entre outros, Lionel Messi e Zlatan Ibrahimovic. 

O gol de Matheus selecionado foi marcado pelo Campeonato Alemão, contra o Bayer Leverkusen, em abril do ano passado.

Criado em 2009, o Prêmio Puskas já teve dois vencedores brasileiros. Neymar em 2011, quando ainda estava no Santos, e Wendell Lira, pelo Goianésia, em 2015. Lira abandonou o futebol e hoje em dia se tornou profissional de jogos de video game.

Além de Matheus, Messi e Ibrahimovic, concorrem ao prêmio: Ajara Nichout (seleção de Camarões), o italiano Fabio Quagliarella (Sampdoria), o colombiano Juan Fernando Quintero (River Plate-ARG), a americana Amy Rodriguez (Utah Royals), a norte-irlandesa Billie Simpson (Cliftonville Ladies), o inglês Andros Townsend (Crystal Palace), e o húngaro  Daniel Zsori (Debrecen). 

Foram considerados gols marcados entre 16 de julho de 2018 e 19 de julho de 2019 e escolhidos por um painel de especialistas da Fifa. O público poderá votar no seu favorito até 1º de setembro. Os três mais populares serão levados a ex-jogadores que fazem parte do Fifa Legends. Eles escolherão o vencedor.

O prêmio será entregue durante cerimônia em 23 de setembro, em Milão.

CBF anuncia liberação de imagens durante revisão do VAR na TV
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Durante o balanço apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a utilização do árbitro de vídeo (VAR) (veja aqui), o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba, anunciou que os telespectadores terão acesso nas transmissões aos lances no momento em que estarão sendo revisados. 

 

Segundo o GloboEsporte.com, a entidade trabalha com a logística para poder fazer o mesmo nos estádios. De acordo com Gaciba, o custo total do VAR para CBF é de R$ 51 mil em média por jogo. 

Victor Ramos é punido em 20% do salário, mas segue como atleta do CRB
Foto: Gustavo Henrique / Ascom CRB

Após comunicar o afastamento do zagueiro Victor Ramos por falta de comprometimento (veja aqui), a diretoria do CRB se reuniu com o atleta e decidiu que o jogador seguirá realizando normalmente suas atividades na agremiação. Entretanto, o ex-jogador do Vitória foi punido em 20% dos seus salários. 

 

Victor Ramos foi a um show na capital alagoana na noite do último domingo (18), após a derrota do CRB por 1 a 0 para o Vitória, pela Série B do Brasileiro. De acordo com o clube, o zagueiro pediu desculpas e reafirmou o compromisso com a agremiação. 

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 19:15

Vitória avalia a contratação do meia Reinaldo, do Fluminense de Feira

por Glauber Guerra

Vitória avalia a contratação do meia Reinaldo, do Fluminense de Feira
Reinaldo já treina no Vitória | Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

O Vitória estuda a possibilidade de contratar o meia Reinaldo, do Fluminense de Feira, para a sequência da Série B. O jogador de 23 anos está treinando no CT Manoel Pontes Tanajura.

 

Como se recuperou recentemente de um problema no tornozelo, o atleta ainda está na fase final de transição. Nesta segunda-feira (19), ele realizou um trabalho leve com bola ao lado de Chiquinho e Nickson supervisionado pelo preparador físico Rodrigo Santana.

 

O jogador se destacou na Série D pelo Fluminense de Feira e já estava na pauta do Vitória no mês passado. Porém, ele sofreu uma lesão no tornozelo antes de se apresentar ao Leão. O atleta fez o tratamento no próprio departamento médico do rubro-negro.

 

Reinaldo se profissionalizou neste ano pelo Bahia de Feira. Ele fez parte do grupo do Tremendão que terminou em segundo lugar no Campeonato Baiano. Logo após o certame estadual, ele se transferiu para o Fluminense de Feira.

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 18:55

Vitória começa preparação para enfrentar o América-MG

por Glauber Guerra

Vitória começa preparação para enfrentar o América-MG
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

Menos de 24 horas depois do triunfo por 1 a 0 sobre o CRB, o elenco do Vitória se reapresentou nesta segunda-feira (19) e começou a preparação para encarar o América-MG. O jogo acontece quarta-feira (21), às 19h15, no Barradão, válido pela 17ª rodada da Série B.

 

Quem atuou por mais de 45 minutos contra o CRB, realizou uma sessão de hidroginástica na piscina da concentração. Já o restante da equipe fez um trabalho em campo reduzido, que envolveu linha de passe, finalizações e transições.

 

Chiquinho e Nickson cumpriram mais uma etapa da fase de transição. Já Felipe Garcia, Caíque Souza e Rodrigo Andrade treinaram normalmente.

 

Para a partida, o técnico Carlos Amadeu não poderá contar com Wesley, suspenso após acumular três cartões amarelos.

 

O time rubro-negro encerra a preparação para o confronto na manhã de terça-feira (20).

 

Com 17 pontos, o Vitória ocupa a 16ª posição na Série B. O América-MG também tem a mesma pontuação, mas tem um triunfo a menos e aparece logo atrás, em 17º.

CBF apresenta balanço e diz que VAR acertou 98% dos lances no Brasileirão
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba apresentou os números do árbitro de vídeo (VAR) das primeiras 14 rodadas do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira (19), o ex-árbitro afirmou que houve 98% de acerto dos lances nas decisões capitais (gols, expulsões, erros de identificação e pênaltis). 

 

Segundo Gaciba, 77,4% dos lances capitais foram acertados no mesmo período sem o VAR. De acordo com o chefe de arbitragem, os árbitros erram em 10 lances capitais neste ano, contra 88 em 2018. "Isso é uma melhora de 90%. Eu enxergo o copo meio cheio. O auxílio do VAR é indispensável hoje em dia. A reclamação dos clubes diminuiu muito. Os acertos da arbitragem brasileira crescem", disse Gaciba, segundo o GloboEsporte.com.

 

As maiores checagens foram: 385 para marcação ou não de gol, o equivalente a 50,4% do total; 255 para checagem de pênaltis (33,4%). Cartão vermelho (15,2%) e erro de identidade (1%), completam a lista. 

 

Apesar dos números positivos, Gaciba salientou que o tempo de tomada de decisão precisa ser melhorado. No Brasileiro, a média é de um minuto de 54 segundos do tempo de revisão de um lance. Ele afirma que o objetivo é reduzir para um minuto e 20 segundos. 

 

"Minha preocupação maior é o equilíbrio entre a precisão e a fluência. Tentar fazer a coisa da forma mais rápida possível sem perder acima de tudo a precisão", declarou Gaciba. 

 

Durante a apresentação, que aconteceu no auditório da entidade, Gaciba explicou como os procedimentos acontecem para tentar tirar dúvidas sobre a utilização da tecnologia. 

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 18:35

Igor Morena é o novo técnico do time feminino do Bahia

por Ulisses Gama

Igor Morena é o novo técnico do time feminino do Bahia
Foto: Divulgação

O time feminino do Bahia tem um novo comando técnico. Nesta segunda-feira (19), o vice-presidente do clube, Vitor Ferraz, anunciou que Igor Morena assume a equipe. Igor já teve outras passagens no Esquadrão de Aço como preparador físico. Ele substitui Maurício Meirelles.

 

Igor tem experiência com a categoria feminina. Ele passou pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) entre 2004 e 2007. Entre 2008 e 2014, comandou o time de futsal feminino da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Em 2018, Morena conseguiu o título da Copa Metropolitana com o time de Lauro de Freitas.

 

"A gente entende que tem maturidade suficiente para tocar o projeto de maneira autônoma, dando melhores condições de trabalho para as meninas. A gente aproveita para anunciar o treinador Igor Morena, que já passou pelo Bahia, chega para somar, nos ajudar. E também o preparador físico Ítalo Trinchão, que passou pelo sub-15 da gente. Juntamente com Solange [Bastos], nossa auxiliar técnica, e toda a equipe que estava trabalhando, farão parte do nosso quadro e formarão essa comissão técnica que inicia hoje essa nova etapa. Já vamos disputar o Baiano na categoria. Começa em outubro. Vamos disputar de forma autônoma", disse Ferraz, que declarou o fim da parceria com o Lusaca, algo que já havia sido indicado por Pedro Henriques, diretor executivo do clube (relembre aqui).

 

A parceria entre Bahia e Lusaca durou cerca de um ano. Nesta temporada, a equipe disputou o Brasileirão A2 Feminino e foi eliminado nas quartas de final para o América-MG.

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 17:30

Ex-Bahia e Juazeirense, Douglas Pires revela acerto com o São Caetano

por Gabriel Rios

Ex-Bahia e Juazeirense, Douglas Pires revela acerto com o São Caetano
Foto: Reprodução / Instagram

O goleiro Douglas Pires está de casa nova. Por meio da sua conta oficial no Instagram, o arqueiro anunciou, nesta segunda-feira (19), o acerto com o São Caetano, de São Paulo. O jogador estava sem clube desde que deixou a Juazeirense, no início de abril.

 

“Quero comunicar a vocês que estou de casa nova. O São Caetano abriu as portas para mim, e hoje se inicia um novo ciclo em minha vida. Quero expressar meus agradecimentos a Deus, por me capacitar, e principalmente a minha família, por me incentivar e motivar. Aos meus amigos e fãs, que me impulsionam a ser o melhor de mim”, afirmou Douglas.

 

Douglas Pires disputou sete jogos com a camisa da Juazeirense, sendo seis pelo Campeonato Baiano e um pela Copa do Brasil, na eliminação para o Vasco após o empate em 2 a 2 na primeira fase. Criado nas divisões de base do Cruzeiro e com passagem pelo sub-19 do Benfica de Portugal, o arqueiro vestiu a camisa do Bahia entre 2013 e 2015. Além disso, ele também acumula passagem por Monte Azul-SP, Tupi, Nacional de Patos-MG e Fortaleza.

 

No Azulão, Douglas irá disputar a Copa Paulista. O clube lidera o Grupo 4 com 19 pontos conquistados. O próximo confronto será contra o São Bernardo, no sábado (24), no Anacleto Campanella, às 15h, pela 10ª rodada da competição.

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 16:45

Sub-20 do Bahia enfrenta a Chapecoense nesta quarta-feira

Sub-20 do Bahia enfrenta a Chapecoense nesta quarta-feira
Foto: Divulgação / EC Bahia

O Bahia volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro sub-20 nesta quarta-feira (21), contra a Chapecoense, no estádio Josué Annoni, em Xanxerê (SC). A equipe tricolor fez o último treinamento antes da partida nesta segunda (19), no Fazendão.

 

No campo 2 do centro de treinamento, o técnico Pablo Fernandez fez um trabalho tático com a equipe que começa o jogo. Além disso, os jovens do Tricolor fizeram um recreativo. 

 

O zagueiro Enck e do atacante Matheus Saldanha, que cumpriram suspensão na última rodada, retornam ao time. Outro que volta é o  lateral-esquerdo Matheus Bahia após servir ao time de transição. Confira a lista de relacionados do Bahia:

 

Goleiros: Fabrício e Matheus Teixeira
Laterais: Douglas Borel, Matheus Bahia e Mayk
Zagueiros: Diego, Enck e Lucimário
Meio-campistas: Caio Mello, Clayton, Douglas, Luiz Felipe, Matheus Índio e Railan
Atacantes: Elly, Gian, Leonardo Tocantins, Matheus Saldanha e Pablo
 

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 16:30

Dybala conversa com PSG e vira peça-chave para saída de Neymar

por João Henrique Marques | Folhapress

Dybala conversa com PSG e vira peça-chave para saída de Neymar
Foto: Reprodução / Instagram

Restando duas semanas para o encerramento da janela internacional de transferências, Neymar vê a possibilidade de deixar o Paris Saint-Germain aumentar com a tentativa do clube de contratar o meia-atacante Paulo Dybala, da Juventus. Isso porque a diretoria francesa entende que precisa de um reforço de peso antes de avançar nas negociações para liberar o brasileiro para Barcelona ou Real Madrid.

No PSG, Dybala é visto como potencial substituto de Neymar. Representantes do argentino já conversam com o brasileiro Leonardo, diretor do clube parisiense, sobre a possível transferência. A possibilidade de ambos atuarem juntos no time francês também existe, já que a cúpula pede algo em torno dos 222 milhões de euros que pagou para liberar o camisa 10, o que dificulta ações de Barcelona e Real Madrid.

No entorno de Neymar, há a expectativa de que o valor exigido para a venda pelo PSG tenha queda considerável na última semana de negociações. A posição do camisa 10 de deixar o clube segue inalterada, e seu maior desejo é obter facilitação para um acordo com o Barcelona.

Dybala, por sua vez, tem valor estipulado em cerca de 85 milhões de euros segundo o Transfermarket, site especializado no mercado do futebol. O argentino tem mais 3 anos de contrato com a Juventus, mas cogita deixar a equipe, já que foi reserva nos momentos decisivos da temporada passada.

A possibilidade de contar com Dybala agrada ao treinador do PSG, Thomas Tuchel. Sem Coutinho, que negociou com o clube francês e acabou se transferindo para o Bayern de Munique, o argentino é visto como o único potencial substituto de Neymar ainda disponível no mercado.

"Ele (Neymar) não vai sair sem que a gente consiga contratar alguém. Isso não é possível. Se a gente perder o Neymar, a gente não pode perdê-lo sem trazer alguém. Isso é óbvio", disse Thomas Tuchel, técnico do PSG, após a derrota por 2 a 1 para do Rennes, ontem (18), pelo Campeonato Francês.

"Se o Neymar está aqui, nós temos um jogador que pode ganhar no mano a mano, e algumas vezes isso é necessário. Nesse início de temporada é difícil encontrar espaços, mas faltou aceleração, tempo de bola. Tentei o Draxler de número 10, e depois o Di Maria, mas não surtiu o efeito decisivo", completou.

A indefinição sobre o futuro de Neymar segue afastando o brasileiro dos jogos do time. O atleta tem realizado treinamentos individuais no clube e não tem perspectiva de estreia na temporada. Até o encerramento do mercado, o PSG ainda faz mais dois jogos pelo Francês: contra olouse, dia 25 de agosto, e Metz, dia 31.

"Neymar é indispensável. Ele é um jogador chave, e espero que ele fique. Temos que esperar o que vai acontecer até o final da janela de transferência", declarou o brasileiro Thiago Silva, capitão do PSG.

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 15:45

Antes de anúncio do Bahia, pirataria se adianta e 'lança' uniformes; veja fotos

por Ulisses Gama

Antes de anúncio do Bahia, pirataria se adianta e 'lança' uniformes; veja fotos
Foto: Leitor BN / WhatsApp

O Bahia não anunciou oficialmente os novos modelos de uniformes produzidos e votados por torcedores, mas as especulações vindas da pirataria tomaram conta das redes sociais nesta segunda-feira (19). Modelos que estão entre os concorrentes foram falsificados e publicados na internet.

 

A votação tricolor foi definida na última segunda-feira (12), mas não foi divulgada justamente para evitar a pirataria. A medida cautelosa, no entanto, não inibiu a pratica ilegal (clique aqui e relembre os modelos que estão na disputa).

 

Procurado pela reportagem do Bahia Notícias, o clube preferiu não se manifestar sobre o assunto. Os modelos oficiais para 2020 serão apresentados no final do ano. 

 

Fotos: Leitor BN / WhatsApp

 

 

 

Rafael Moura elogia Goiás por empatar com Bahia: 'Estou muito orgulhoso'
Foto: Reprodução / Premiere

Titular pela primeira vez desde que retornou ao Goiás, o atacante Rafael Moura elogiou o time no empate em 1 a 1 com o Bahia, na Arena Fonte Nova. A partida, válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, aconteceu no último domingo (18).

 

"Dificilmente alguma equipe vai vir e somar esse um ponto que a gente somou. Então, na medida do possível foi um ótimo resultado e estou muito orgulhoso pelo que a nossa equipe se dispôs a fazer e fez dentro de campo. O Goiás está retomando os trilhos com muita alma, com muita garra e que assim seja", afirmou em entrevista ao canal Premiere.

 

Apesar de exaltar o empate na casa do Bahia, Rafael Moura lamentou a falha no gol sofrido pelo Goiás. O Esmeraldino jogou com um jogador a mais desde os cinco minutos do primeiro tempo, mas não conseguiu transferir a superioridade numérica dentro de campo para o placar.

 

"[Faltou] Um pouco mais de atenção na bola parada onde a gente levou o gol. A gente correu bastante, se dedicou ao máximo. Treinamos muito intenso nessa semana, porque sabíamos que seria um jogo muito difícil. Tivemos um pouco mais de facilidade do que a gente esperava com a expulsão do jogador deles. A gente merecia a vitória pelo que a gente propôs, mas infelizmente não conseguimos somar os três pontos", lamentou.

 

Com o resultado, o Goiás chegou aos 18 pontos e é o 18º colocado na tabela de classificação do Brasileiro. Com três a mais, o Bahia ocupa o 10º lugar. Na próxima rodada, o Esmeraldino recebe o Internacional, no Serra Dourada, domingo (18), às 16h. Na véspera, o Tricolor encara o Atlético-MG, às 11h, no Independência.

'Fizemos um jogo seguro', diz Anselmo Ramon sobre triunfo contra o CRB
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

O atacante Anselmo Ramon, do Vitória, gostou da postura da sua equipe no triunfo por 1 a 0 sobre o CRB, no último domingo (18), em Maceió (AL), válido pela 16ª rodada da Série B. Esse foi o primeiro resultado positivo conquistado pelo rubro-negro baiano longe de Salvador no certame.

 

“Vencer essa primeira partida fora de casa foi muito importante. Fizemos um jogo seguro e isso é bom, mostra a evolução do grupo”, afirmou.

 

Com o resultado, o  Vitória chegou aos 17 pontos, deixou o Z-4 e subiu para a 16ª posição. Anselmo Ramon espera que o time mantenha a pegada nos próximos jogos.

 

“Agora é manter esse ritmo para nos afastar ainda mais do Z-4 nas próximas rodadas”, emendou.

 

O próximo jogo do Vitória é contra o América-MG, quarta-feira (21), às 19h15, no Barradão.

Alerta vermelho: Bahia soma cinco expulsões nos últimos seis jogos
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

No último domingo (18), o lateral Moisés, do Bahia, foi expulso ao cometer falta dura no meio-campista Jean Carlos, do Goiás. Este cartão vermelho foi o quinto da equipe nas últimas seis partidas. Vale lembrar que o camisa 6 já havia sido punido no jogo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. 

 

Além de Moisés, mais três jogadores foram expulsos no Campeonato Brasileiro: Arthur Caíke, contra o Cruzeiro, Fernandão, contra o Flamengo e Gregore, contra o Palmeiras. O Bahia é o segundo com mais cartões vermelhos, perdendo apenas para o Fluminense, com seis expulsões.

 

Com a expulsão, Moisés fica fora do jogo contra o Atlético-MG no próximo sábado (24), pela 16ª rodada. Assim como ele, Ezequiel também cumpre suspensão, este pelo acúmulo de cartões amarelos.

Para Chamusca, erros de finalizações do CRB pesaram na derrota para o Vitória
Foto: Gustavo Henrique / CRB

O técnico Marcelo Chamusca apontou os erros de finalização do ataque do CRB como determinantes para a derrota diante do Vitória. Neste último domingo (18), o Galo perdeu para o Leão por 1 a 0, no Rei Pelé, pela 16ª rodada da Série B do Brasileiro. O treinador lamentou a falta de um centroavante com o desfalque de Léo Ceará, impedido de jogar por ter contrato com o Leão.

 

"Em todos os jogos que eu trabalhei no CRB desde que cheguei aqui, o resumo mais claro de um jogo de futebol aconteceu hoje, e eu não vou nem perder muito tempo para resumir: foi um jogo de defesa contra ataque, praticamente os 90 minutos. Os números são absurdos. A diferença do controle de jogo, número de finalizações, de posse de bola, números de escanteios, é tudo o triplo do que o adversário fez. Controlamos o jogo praticamente todo no campo do adversário, talvez tenha sido o nosso melhor jogo de construção. No final, faltou acabamento, é isso. Faltou o '9'", analisou o comandante na entrevista coletiva.

 

Chamusca ainda destacou que o Vitória criou algumas chances apenas no final da partida, quando o CRB se abriu mais na tentativa de buscar o empate.

 

"No segundo tempo, eles até finalizaram ali, umas cinco vezes no total, talvez três ali nos últimos cinco minutos, porque a gente se desorganizou um pouco, e eu mandei até o Vitor para frente, pra gente ganhar um jogador de área e fazer uma bola um pouco mais longa ou uma bola de beirada, mas acabou não se concretizando. Então, na verdade, o resumo do jogo é isso aí: superioridade total, em todos os aspectos, em todos os números, mas falta de efetividade e falta de acabamento na última jogada. Hoje sentimos a ausência do Léo, não só pela quantidade de bolas paradas, mas também pela quantidade de jogadas que nós criamos", pontuou.

 

Com o resultado, o CRB caiu para a oitava posição ao permanecer com 23 pontos e viu a distância para o G-4 aumentar para três. Já o Vitória, deixou a zona de rebaixamento, ao somar 17 e subir para a 16ª posição. Os dois times voltam ao gramado na próxima quarta-feira (21), pela 17ª rodada. O Leão recebe o América-MG, às 19h15, no Barradão. E o Galo alagoano visita a Ponte Preta, que é o quarto colocado na tabela, às 21h30, no Moisés Lucarelli.

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 13:20

Bellintani: 'Se eu deixar o Bahia em algum momento, a torcida vai ser a primeira a saber'

por Rodrigo Daniel Silva

Bellintani: 'Se eu deixar o Bahia em algum momento, a torcida vai ser a primeira a saber'
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, voltou a não descartar, nesta segunda-feira (19), a hipótese de ser candidato a prefeito de Salvador em 2020. O dirigente esportivo fez questão de ressaltar que, se deixar o clube, será pela "porta da frente" e a "torcida será a primeira a saber".

"Não estou trabalhando com a hipótese de eleição municipal. Fico no Bahia até dezembro de 2020. Se alguma coisa acontecer neste meio do caminho, seja uma decisão minha de ir para outro projeto, seja por problema de saúde, eu vou comunicar a torcida. Vou pedir uma licença. Vou renunciar. Mas isso não passa pela minha cabeça agora. Todo dia eu acordo pensando que meu mandato vai até dezembro de 2020. Se alguma coisa acontecer neste caminho, a torcida vai ser a primeira a saber", declarou, em entrevista ao programa "Coletiva", da TV Câmara Salvador, que foi gravado nesta segunda e será exibido na próxima quarta-feira (21).

Bellintani frisou que tem "autonomia" hoje e sugeriu que não precisa do apoio do prefeito ACM Neto (DEM) nem do governador Rui Costa (PT) para uma eventual candidatura ao Palácio Thomé de Souza. "Em qualquer momento, [posso] voltar para a gestão pública. Eu sempre fui uma pessoa ao mesmo tempo de projetos coletivos, mas de manter minha autonomia. Tenho minhas escolhas e minha personalidade. Acredito nas parcerias. Ninguém faz nada sozinho. Mas não sou de entender que o projeto que eu acredito, por exemplo, para o Bahia, para a cidade, para minhas empresas, eu preciso do apoio de um deputado, de um prefeito, de um governador. O que as pessoas precisam apoiar é um projeto", pontuou. 

O presidente do Bahia salientou que deixou a prefeitura para um "projeto mais meu". "Um projeto do qual eu sou líder, embora eu não esteja sozinho. Estou com os sócios, torcedores e conselheiros. Quando eu saio da prefeitura e consigo colocar de fato a minha cara, exerço papel de liderança e responsabilidade pelos erros e acertos, eu provoco minha autonomia como era antes de entrar na prefeitura. Eu era empresário", disse. 

Bellintani reiterou que não tem dívidas com o prefeito ACM Neto. E frisou o legado deixado na prefeitura. "Eu falei o que sinto mesmo. O que é o estilo da minha relação com o prefeito ACM Neto. Uma pessoa que eu não conhecia quando ele confiou assumir a Secretaria Municipal. Isso quando eu tinha 35 anos. Ele não me conhecia nem tinha votado nele. [...]  Eu faço uma participação na prefeitura porque o prefeito me deu essa possibilidade. Me deu esse crédito. E eu também trouxe coisas para a gestão dele. Salvador saiu da última capital do Ideb nacional, pulou nove cidades na minha gestão. É um resultado histórico. Aconteceu porque eu e minha equipe nos mobilizamos para isso. Vai dizer que os professores devem alguma coisa a ACM Neto? Ou ACM Neto deve alguma coisa aos professores? Não. Isso é fruto de uma parceria. Assim como entreguei coisas muito boas para a gestão do prefeito, com erros também, ele também me deu responsabilidade e espaços. É um zero a zero", asseverou. 

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 12:45

Capa ressalta importância do triunfo sobre o CRB: 'Jogar aqui é difícil'

por Glauber Guerra

Capa ressalta importância do triunfo sobre o CRB: 'Jogar aqui é difícil'
Pei Fon/Raw Image/Folhapress

O Vitória venceu o CRB por 1 a 0, no último domingo (18), no Rei Pelé, em Maceió (AL), válido pela 16ª rodada da Série B. O lateral-esquerdo Capa destacou a importância do resultado positivo.

 

“Jogar aqui é difícil, mas graças a Deus conseguimos os três pontos. Fizemos uma boa partida e conseguimos defender bem. Foi um resultado muito importante”, disse Capa, em entrevista à Rádio Metrópole FM.

 

O triunfo tirou o Vitória da zona de rebaixamento da Série B. O time rubro-negro chegou aos 17 pontos e agora ocupa a 16ª posição na tabela de classificação.

 

Sem muito tempo para descansar, o Vitória volta a campo na quarta-feira (21), contra o América-MG, às 19h15, no Barradão, válido pela 17ª rodada da Série B.

Guanambi: Motorista que causou morte de paratleta estava embriagado, aponta delegado
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O homem preso após atropelar e matar um paratleta, de 38 anos, durante uma competição em Guanambi, no sudoeste baiano (ver aqui), estava embriagado. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pelo delegado Giancarlo Giovani Soares. O acidente ocorreu no sábado (17). Segundo o G1, o paratleta Jacson Silva Santos participava da 13ª edição da Corrida do Suruá, quando foi atingido por um carro que invadiu a pista onde os atletas competiam.

 

O motorista do veículo tentou fugir do local, mas foi detido pela polícia. Segundo o delegado, nem precisou de teste de “bafômetro” para confirmar a embriaguez. O estado de alteração podia ser notado pelo tom de voz e pelo jeito de caminhar. O atleta chegou a ser socorrido, mas veio a óbito a caminho de um hospital. O motorista, que segue preso, deve responder judicialmente pelos crimes de homicídio e embriaguez ao volante. 

Árbitro do Distrito Federal apita partida entre Vitória e América-MG
Foto: Romildo de Jesus/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

O árbitro Rodrigo Batista Raposo, do Distrito Federal, será o responsável por comandar o confronto entre Vitória e América-MG, quarta-feira (21), às 19h15, no Barradão, válido pela 17ª rodada da Série B.

 

Funcionário público, Rodrigo Raposo tem 40 anos e ingressou no quadro da CBF em 2010. Essa será sua primeira partida do Vitória que ele irá comandar nesta temporada.

 

No confronto, Raposo será auxiliado por Luciano Benevides de Sousa e Lucas Torquato Guerra, que também fazem parte da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).

 

Com 17 pontos, o Vitória ocupa a 16ª posição na Série B. O América-MG também tem a mesma pontuação, mas tem um triunfo a menos e aparece logo atrás, em 17º.

Fernando Diniz não resiste a derrota para CSA e é demitido do Fluminense
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Fernando Diniz não é mais técnico do Fluminense. O treinador foi demitido do comando do Tricolor carioca na manhã desta segunda-feira (19). Ele não resistiu a derrota para CSA no último domingo (18), em pleno Maracanã, por 1 a 0, pela 15ª rodada do Brasileiro. Foi o nono revés da equipe em 15 jogos na competição nacional.

 

"O Fluminense FC desligou, na manhã desta segunda-feira (19/08), o técnico Fernando Diniz. O clube agradece ao treinador e deseja sorte em sua carreira. A diretoria trabalha na contratação do novo treinador e o auxiliar técnico Marcão assume a equipe interinamente", informou o clube através de comunicado.

 

Contratado no meio do ano, o auxiliar técnico Marcão assume o comando do Flu de forma interina. O time volta ao gramado na próxima quinta (22), às 21h30, para enfrentar o Corinthians pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, no Itaquerão.

 

O clima ficou insustentável para Fernando Diniz. Na última terça (13), o vice-presidente do Flu, Celso Barros, cobrou resultados do treinador em entrevista coletiva. Neste domingo, após a derrota para o CSA, os torcedores, que antes apoiavam o trabalho e o estilo de jogo do comandante, xingaram Diniz durante protesto que fizeram contra jogadores e comissão técnica. Eles chamaram os atletas de "sem vergonha".

 
Fernando Diniz foi contratado pelo Fluminense após o término da temporada de 2018. Neste ano, ele comandou o time em 44 jogos, venceu 18, empatou 11 e perdeu 15, um aproveitamento de 49,2%. A equipe marcou 71 gols e sofreu 48. Ele deixa o Flu na zona de rebaixamento ocupando o 18º lugar com 12 pontos na tabela de classificação do Brasileiro.

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 11:15

Destaque contra o Goiás, Ronaldo causa 'dor de cabeça' para Roger Machado

por Ulisses Gama

Destaque contra o Goiás, Ronaldo causa 'dor de cabeça' para Roger Machado
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Substituto de Gregore, suspenso, o jovem volante Ronaldo fez a sua estreia como titular do Bahia e não decepcionou. Muito pelo contrário. O jogador emprestado pelo Flamengo até o final de 2020 se destacou no empate em 1 a 1 com o Goiás na Arena Fonte Nova. Foram oito desarmes durante a partida, segundo o site Footstats. 

 

A atuação foi destacada pelo técnico Roger Machado logo após a partida.

 

"Tive alguns gigantes em campo, Ronaldo, foi de cartilha, Flávio se doou, Fernandão, Juninho novamente, Guerra quando entrou, fazendo uma função que não é a dele...", declarou.

 

O próximo jogo do Tricolor será contra o Atlético-MG no próximo sábado (24), em Belo Horizonte. Gregore volta da suspensão e fica à disposição. O comandante terá que pensar bastante para definir como irá formar o seu meio de campo. Os volantes do grupo são os seguintes: Gregore, Flávio, Ronaldo, Elton e Edson (jogador do time de transição).

 

OS NÚMEROS DE RONALDO CONTRA O GOIÁS:

 

Passes: 46 (4 errados)
Finalizações: 1
Desarmes certos: 8
Faltas: 1

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 10:30

Daniel Alves cita irresponsabilidade e evita promessas

por Luciano Trindade | Folhapress

Daniel Alves cita irresponsabilidade e evita promessas
Foto: Paulo Pinto / São Paulo FC

Em sua primeira impressão do futebol brasileiro após 17 anos jogando na Europa, Daniel Alves, 36, disse depois do jogo deste domingo (18), contra o Ceará, que os atletas aqui são mais irresponsáveis em campo e não guardam posição.

Com gol dele, que estreava pelo São Paulo, a equipe venceu por 1 a 0.

"Eu vejo, entre aspas, um pouco de irresponsabilidade dos adversários no jogo. Às vezes tem muitos jogadores do mesmo lado, do outro nem tanto. Falta um pouco de posicionamento, mas é porque a equipe está tentando se impor em campo, somar pontos, vitórias e pensar nos objetivos", afirmou o camisa 10 do São Paulo.

O veterano, de 36 anos, que se consagrou no Barcelona, na Juventus e no PSG jogando, sobretudo, na lateral direita, completou que não vê problema em ser usado como armador, no meio, como foi escalado diante do Ceará.

"São posições que eu domino. Eu joguei muitos anos de meia e atacante, mas construí uma história sendo lateral. Independentemente do lugar que eu jogar, eu consigo entender e que posição do campo eu estou, em que zona do campo estou atuando, para dar o meu melhor."

Após estrear com gol, Daniel Alves sabe que cumpriu o papel que se esperava dele. Mas com o São paulo a 5 pontos do Santos, líder do Campeonato Brasileiro, ele evitou prometer título ou mais gols. Evitou prometer qualquer coisa, na verdade.

"Não sou político. Não posso prometer nada que não vou cumprir. Prometo só o que posso cumprir, que é minha entrega no dia a dia, minha batalha. Tenho uma estrela diferente, porque sair da roça e conseguir tudo o que eu consegui... Tem uma estrela diferente. É nítido. Vou polir essa estrela para que continue brilhando. O que posso dizer é que não vim para o São Paulo para encerrar a carreira. Vim para lutar e construir uma história aqui e, como em todos os lugares, uma história de vitórias, de conquistas. Esse é meu principal objetivo", finalizou.   

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 10:15

Douglas valoriza ponto conquistado contra o Goiás: 'Nos dá condição de brigar'

por Ulisses Gama

Douglas valoriza ponto conquistado contra o Goiás: 'Nos dá condição de brigar'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Com um jogador a menos desde o início do jogo, o Bahia empatou em 1 a 1 com o Goiás no último domingo (18), pelo Campeonato Brasileiro. Apesar da forte expectativa de mais um triunfo, o goleiro Douglas valorizou o resultado e afirmou que o ponto será importante para a briga na parte de cima da tabela de classificação.

 

"Depois daquela grande frustração e da eliminação, a gente se reergueu, encontrou a confiança e nosso futebol. A torcida tem visto isso e nos apoiado. Hoje foi um fato que nos ajudou diante dessa dificuldade de ter um jogador a menos. A gente sai satisfeito com esse um ponto que nos dá a condição de brigar na parte de cima da tabela", declarou.

 

No momento, o Bahia é o décimo colocado, com 21 pontos. A próxima partida da equipe será no próximo sábado (24), contra o Atlético-MG, na Arena Independência.

Seleção de Santo Amaro massacra Saubara pela segunda rodada do Intermunicipal
Foto: Reprodução / Facebook

A seleção de Santo Amaro massacrou Saubara na tarde deste domingo (18), pela segunda rodada do Campeonato Intermunicipal. O selecionado santo-amarense, que é comandado pelo técnico Aroldo Moreira, aplicou 6 a 0 no visitante.

 

Com o resultado, Santo Amaro segue com 100% de aproveitamento no Intermunicipal e lidera o Grupo 8 com seis pontos. O selecionado é dono do melhor ataque com sete gols marcados e ainda não sofreu nenhum nessas duas primeiras partidas. Apesar da goleada, Saubara ocupa a segunda posição da chave com três pontos. Madre de Deus e Lauro de Freitas, que empataram em 1 a 1, completam a tabela no terceiro e quarto lugares, respectivamente.

 

Confira os demais resultados da rodada:

 

Valença 0x1 Maragojipe
Araçás 0x1 Pojuca
Guanambi 0x1 Vitória da Conquista
Eunápolis 1x1 Itamaraju
Porto Seguro 3x1 Prado
São José da Vitória 0x1 Itarantim
Ilhéus 1x3 Belmonte
Camacan 4x1 Santa Luzia
Pau Brasil 1x0 Itajú do Colônia
Uruçuca 2x1 Itajuípe
Ibicaraí 3x1 Aurelino Leal
Itapetinga 3x0 Poções
Ibirapitanga 1x0 Ibirataia
Jaguaquara 1x1 Maracás
Nazaré 1x0 Ubaíra
Canudos 4x1 Paulo Afonso
Governador Mangabeira 3x3 São Félix
Cachoeira 1x0 Conceição da Feira
Riachão do Jacuípe 2x2 Conceição do Jacuípe
Feira de Santana 2x1 Santa Bárbara
Terra Nova 1x1 Camaçari
Serra Preta 2x0 Baixa Grande
Ipirá 0x0 Ruy Barbosa
Valente 2x3 Retirolândia
Conceição do Coité 1x1 São Domingos
Morro do Chapéu 1x1 Piritiba
Campo Formoso 2x0 Capim Grosso
Santaluz 1x0 Tucano

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 09:15

Goleiro do Vitória, Martín Rodriguez diz que time tem que pensar jogo a jogo

por Glauber Guerra

Goleiro do Vitória, Martín Rodriguez diz que time tem que pensar jogo a jogo
Foto: Pei Fon/Raw Image/Folhapress

Acreditar e pensar jogo a jogo. Essas são as palavras de ordem do goleiro Martín Rodriguez, do Vitória. Após vencer o CRB no último domingo (18) por 1 a 0, no Rei Pelé, o time rubro-negro tem uma sequência de dois jogos no Barradão. O primeiro contra o América-MG, quarta-feira (21), às 19h15, e depois o Operário-PR, sábado (24), às 16h30. Para o uruguaio, sua equipe precisa manter o foco.

 

“Temos que pensar jogo a jogo. Um passo de cada vez. Ainda estamos em uma situação difícil, mas pouco a pouco vamos sair dessa. Temos agora dois jogos em casa. É manter o foco”, disse o arqueiro.

 

Com o triunfo sobre o CRB, o Vitória chegou aos 17 pontos e agora ocupa a 16ª posição na Série B.

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 08:45

Roger explica motivo de não usar João Pedro e discorda de vaias para Ezequiel

por Ulisses Gama

Roger explica motivo de não usar João Pedro e discorda de vaias para Ezequiel
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Sem Nino Paraíba, que não se recuperou completamente de um incômodo na coxa, o Bahia foi com Ezequiel como titular da lateral direita no jogo contra o Goiás no último domingo (18), na Arena Fonte Nova. Com duas semanas no clube, João Pedro, emprestado pelo Porto, assistiu o jogo do banco de reservas.

 

De acordo com o técnico Roger Machado, o fato de não usar o jogador passa pela parte física.

 

"João estava 30 dias de férias. Deve estar fechando a segunda semana de treinamento conosco. Jogador de força. Assim como Fenandão, Moisés. Esses jogadores precisam estar bem treinados do ponto de vista físico. Ele se colocar à disposição é sempre a vontade de poder ajudar. Mas existem algumas coisas que a liturgia e a hierarquia do processo precisam se respeitadas. E Ezequiel estava cumprindo bem", declarou.

 

Assim como no jogo contra o Cruzeiro, Ezequiel não terminou a partida e foi substituído. Ao deixar o campo, ele foi vaiado por parte da torcida. Roger não concordou com a repreensão dos tricolores e afirmou que o jogador é "extremamente regular".

 

"Achei um pouco pesado as vaias para o Ezequiel. Pode não ser um jogador que vá desequilibrar no jogo, mas faz muito bem o seu papel. É um jogador extremamente regular e que pega jogadores que são muito rápidos. Conto muito com o Ezequiel", declarou.

 

Para a partida contra o Atlético-MG no próximo sábado (24), o Esquadrão de Aço não terá Ezequiel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Roger Machado deve ter Nino e João Pedro como opções.

Ney Franco comemora empate do Goiás com o Bahia na Fonte Nova: 'A gente ganha moral'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Apesar de jogar com um jogador a mais por quase toda a partida, o técnico Ney Franco comemorou o empate do Goiás com o Bahia em 1 a 1, na Arena Fonte Nova, na tarde deste domingo (18), pela 15ª rodada do Brasileirão. Para o treinador, o resultado dá moral ao Esmeraldino para o próximo desafio diante do Internacional em casa.

 

"Com esse resultado aqui fora a gente ganha moral para o próximo jogo diante do Internacional dentro de casa para conseguir uma vitória", afirmou o comandante na entrevista coletiva.

 

Outro fator que deixou Ney Franco satisfeito foram as atuações de alguns jogadores que ganharam uma oportunidade devido aos desfalques do Goiás para o duelo com o Bahia. Entre suspensões e lesões, o Esmeraldino não contou com sete atletas. Porém, ele elogiou o lateral-direito Yago Rocha, o meia Marcelo Hermes e o atacante Rafael Moura.

 

"A gente deu oportunidade para quem não vinha atuando. Os jogadores que escolhemos foram importantíssimos, como o Marcelo Hermes pelo meio, o He-Man, que vinha sem jogar, o Yago. Se antes do jogo a gente lamentou a ausência de alguns atletas, agora vimos que outros aproveitaram a oportunidade. Conheço melhor o potencial do elenco. Podemos fazer uma boa campanha", disse. "Agora vai existir uma briga leal por posição, os jogadores que entraram dão uma “dor de cabeça”, a gente mudou um pouco o posicionamento dos atletas. Acho que esse resultado dá moral para o jogo contra o Inter", completou.

 

Com o resultado na Fonte Nova, o Goiás chegou aos 18 pontos e é o 12º colocado. Enquanto o Bahia é o 10º com 21. O jogo do Esmeraldino contra o Inter está marcado para domingo (25), às 16h, no Serra Dourada, pela 16ª rodada do Brasileirão. Na véspera, às 11h, o Tricolor encara o Atlético-MG, no Independência.

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 07:45

Gedoz celebra triunfo sobre o CRB e frisa evolução do Vitória

por Glauber Guerra

Gedoz celebra triunfo sobre o CRB e frisa evolução do Vitória
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

O Vitória venceu o CRB por 1 a 0, no último domingo (18), no Rei Pelé, e deixou o Z-4 da Série B. Agora, o time rubro-negro tem 17 pontos e ocupa a 16ª posição. O meia Felipe Gedoz comemorou o resultado positivo e destacou a evolução de sua equipe.

 

“Série B é difícil. Tivemos uma sequência negativa fora de casa e internamente a gente sabia que isso ia acabar. Então acho que essa fase negativa já passou. É ter os pés no chão, pois ainda faltam muitos jogos. Saímos da zona de rebaixamento e agora temos jogos em casa para conseguirmos uma sequência boa. A gente vem em uma crescente boa após a Copa América e temos que continuar nesta pegada. A confiança aumenta para o próximo jogo, mas a gente nunca desistiu e nunca vai desistir. Independente do que acontecer, vamos jogar cada jogo como se fosse o último das nossas vidas e com certeza vamos brigar lá por cima”, disse o camisa 10 do Leão, em entrevista à Rádio Metrópole FM.

 

O próximo jogo do Vitória é contra o América-MG, quarta-feira (21), às 19h15, no Barradão. Depois, o time rubro-negro pega o Operário-PR, sábado (24), às 16h30, novamente dentro de casa.

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 07:40

Victor Ramos é afastado do CRB por curtir noite após derrota para o Vitória

por Leandro Aragão

Victor Ramos é afastado do CRB por curtir noite após derrota para o Vitória
Foto: Divulgação / CRB

O zagueiro Victor Ramos foi afastado pela diretoria do CRB. De acordo com comunicado emitido pelo clube alagoano neste domingo (18), o motivo se deve à falta de comprometimento do atleta por curtir um show com pagode e bebidas após a derrota da equipe por 1 a 0 para o Vitória, na última tarde, no Rei Pelé, pela 16ª rodada da Série B do Brasileiro. Ele era o capitão do time.

 

"O atleta Victor Ramos está afastado do elenco do CRB. O jogador demonstrou falta de comprometimento com o clube após o jogo contra o Vitória ao ir para um show na capital e curtir a noite alagoana com bebidas e pagode quando toda nação regatiana está chateada com o resultado do jogo deste domingo. Além do afastamento, também será punido pela direção do CRB. A punição pode ir de uma multa até o desligamento do atleta do elenco alvirrubro", comunicou o clube.

 

Em maio desta ano, Victor Ramos pediu para deixar o Vitória e em seguida acertou com o CRB. Ele disputou 11 jogos pelo Galo de Alagoas e marcou um gol.

 

Com o revés para o Vitória, o CRB caiu para a oitava colocação na tabela de classificação da Série B ao permanecer com 23 pontos. Já o Leão deixou a zona de rebaixamento ao somar 17 e subir para a 16ª posição. Na próxima rodada, o Galo visita a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, na quarta-feira (21), às 21h30. No mesmo dia, mas um pouco mais cedo, às 19h15, o time baiano recebe o América-MG, no Barradão.

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 07:20

Bellintani é a 'namoradinha de um amigo meu' para eleições de Salvador em 2020

por Fernando Duarte

Bellintani é a 'namoradinha de um amigo meu' para eleições de Salvador em 2020
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

“Vou procurar alguém que não tenha ninguém/
Pois comigo aconteceu/
Gostar da namorada de um amigo meu”.

 

O clássico de Roberto Carlos, “Namoradinha de um amigo meu”, tirada as devidas representações de um relacionamento amoroso, resume bem a situação do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, e a virtual candidatura dele a prefeito de Salvador. O gestor estaria em flerte contínuo com o grupo adversário de ACM Neto, capitaneado pelo governador Rui Costa. Bellintani é a “namoradinha” das eleições de 2020 na capital baiana. Cortejado por Rui e companhia – que está longe de ser um “amigo” do prefeito -, o comandante do Esquadrão não é tratado como adversário por ACM Neto. E mantém, publicamente, uma posição de meio. Oficialmente, não está nem lá, com Rui, nem cá, com ACM Neto.

 

É um jogo de cena necessário para quem está fazendo uma gestão bem avaliada em um clube extremamente popular. Nos bastidores, aliados de Rui tratam como certa uma adesão de Bellintani ao grupo e o consequente lançamento da candidatura a prefeito. É certo que, a cada passo divulgado, muitos outros foram feitos para tentar convencê-lo a se apresentar como candidato. Bellintani, no entanto, sabe medir os riscos e dificilmente vai agir por impulso, como fazem crer aqueles que o desejam como postulante ao Palácio Thomé de Souza. Ser cauteloso nessas horas é imprescindível, sob o risco de ser fisgado por um canto de sereia. Então, acompanhemos com parcimônia toda a mobilização em torno do assunto.

 

O que reforça a possibilidade de Bellintani ser candidato não é ele em si – ou o trabalho desenvolvido por ele. É a incapacidade que o grupo do governo tem de construir um nome com musculatura política que represente o “novo” e, ao mesmo tempo, carregue consigo algum tipo de sucesso na área de gestão, pública ou privada. De todos os nomes já citados por partidos da ala ligada a Rui, nenhum, absolutamente nenhum, traz uma dessas características. A ausência de renovação é algo extremamente complexo no petismo e na esquerda e, aos poucos, as lideranças começam a perceber que o bonde da história pode ser perdido.

 

Como Bellintani é um nome em ascensão política desde que surgiu na cena pública, procurar “alguém que não tenha ninguém” foi o que forçou o time de Rui a apostar muitas fichas nele. Ao lado de ACM Neto, sabe-se que são favas contadas a candidatura de Bruno Reis a prefeito. E “subtrair” alguém como Bellintani, que conheceu as entranhas da gestão do democrata, se tornaria uma carta na manga para contrapor o poderio da máquina da prefeitura. Algo que, inclusive, colocaria em risco qualquer favoritismo até então considerado para o atual vice.

 

Na música de Roberto Carlos, a “namoradinha de um amigo meu” permanece longe do alcance do autor da letra. No caso do presidente do Bahia, o destino caminha para ser outro. E, mesmo que Rui e ACM Neto não sejam assim tão "amigos", o conceito de “namoradinha” é perfeito para definir a situação dele para as eleições de 2020. Enquanto não virar um relacionamento sério com noivado ou casamento, Bellintani vai cozinhar em banho-maria toda a especulação. E não está errado.

 

Este texto integra o comentário desta segunda-feira (19) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30.

Histórico de Conteúdo