A Bahia é a Bahia: Relembre baianos que levaram o estado aos holofotes globais em 2025
Por Maurício Reis / Nathalí Brasileiro
Que a Bahia se destaca, a gente já sabe. Destino nacional e internacional, brilha não somente pelo turismo e pela culinária, mas pelas personalidades que seguem se destacando todos os anos em diversas áreas de atuação, não sendo diferente em 2025.
Turnês históricas, grandes feitos no cenário musical, destaque no jornalismo e até mesmo no cinema elevaram as personalidades baianas aos holofotes da mídia ao redor do mundo, não restringindo os talentos baianos apenas à região onde aprenderam a ser as atuais potências celebradas neste ano.
Confira uma lista com alguns dos nomes baianos entre os destaques do país e além dele.
BAIANASYSTEM
O grupo BaianaSystem manteve sua presença internacional ao conquistar, em novembro, o Grammy Latino 2025 na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa, com o disco “O Mundo Dá Voltas”.
A banda também venceu o Prêmio Multishow 2025 na categoria “Rock do Ano”, pelo trabalho com o grupo Planet Hemp na faixa “Dig Dig Dig Rmx / Duas Cidades”.
WAGNER MOURA
O cinema baiano chegou ao circuito dos grandes festivais com Wagner Moura. Em maio, o ator participou da exibição do filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, no Festival de Cannes. Logo em seguida, a mesma produção lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator na 78ª edição do Festival de Cannes 2025.
A repercussão do longa seguiu entre agosto e outubro, durante circulação em outras mostras internacionais, e resultou na indicação do ator ao Globo de Ouro 2026 como Melhor Ator em Filme de Drama.
LUEDJI LUNA
Ao lado do BaianaSystem, Luedji Luna teve um dos principais reconhecimentos da música baiana em 2025. Em novembro, venceu o Grammy Latino 2025 com o álbum “Um Mar Pra Cada Um”, premiado em categoria relacionada à música popular afro-portuguesa.
Não apenas indicada ao Prêmio Multishow, Luedji levou o prêmio na categoria MPB do Ano com “Apocalipse”, faixa em colaboração com Seu Jorge que abre o álbum “Antes Que a Terra Acabe”.
PEDRO TOURINHO
Pedro Tourinho confirmou seu espaço na literatura contemporânea ao vencer, em outubro, o Prêmio Jabuti 2025, na categoria Economia Criativa, com o livro “Ensaio Sobre o Cancelamento”. A premiação projetou nacionalmente seu nome como um dos autores que discutem a dinâmica das redes e da cultura digital, gerando debates ao redor do Brasil.
CAETANO E BETHÂNIA
Os irmãos baianos, sinônimos de potência quando o assunto é música, brilharam em 2025 ao serem indicados ao Grammy 2026 na categoria de “Melhor Álbum de Música Global” pelo trabalho no disco “Caetano e Bethânia Ao Vivo”.
O projeto com 33 faixas foi lançado em maio e celebra o reencontro dos dois nos palcos após 46 anos, apresentando canções como “Reconvexo”, “Gita” e a inédita “Um Baiana”.
LÉO SANTANA
Em novembro, mês da Consciência Negra, o cantor Léo Santana recebeu a principal honraria da Frente Nacional de Negros e Negras (FNN), o Prêmio da Igualdade Racial, na categoria Nelson Mandela. O título reconhece personalidades pelos serviços prestados à população negra.
Segundo a FNN, a premiação ainda homenageia a personalidade pelo impacto de sua trajetória na autoestima e representatividade de jovens brasileiros. Léo foi considerado pela organização como “um vetor de inspiração” e figura relevante na luta pela igualdade racial.
ARQUITETO JOÃO GABRIEL
Natural de Jequié, o arquiteto João Gabriel levou a Bahia às páginas da Forbes Brasil e ganhou projeção internacional ao figurar na lista Forbes Under 30. Em 2025, o baiano integrou a seleção da Forbes na categoria Design, que reconhece jovens com menos de 30 anos que se destacam de forma inovadora em suas áreas de atuação.
A publicação aponta João Gabriel como um nome em consolidação no campo da arquitetura contemporânea, com foco em inovação e representatividade. À frente do escritório JG+Arquitetos, o profissional soma mais de 130 projetos realizados no Brasil e no exterior, com trabalhos desenvolvidos em países como Portugal, Peru e França. Ele também integrou a CasaCor Bahia nas edições de 2024 e 2025 e foi listado em duas edições da Casa Vogue (2024 e 2025) entre os 50 arquitetos e escritórios mais influentes do país.
LISIANE AROUCA E FABRÍCIO LEMOS
Referências da gastronomia baiana, os chefs Lisiane Arouca e Fabrício Lemos também projetaram o estado no cenário internacional em 2025. À frente do Grupo Origem, eles foram reconhecidos pelo guia francês La Liste como vencedores do New Talent of the Year Award 2026, categoria dedicada a novos talentos da gastronomia mundial.
A cerimônia ocorreu em novembro, em Paris, e os baianos foram os únicos brasileiros contemplados nesta edição. Ainda em 2025, a dupla recebeu a honraria de duas facas no The Best Chef Awards, uma das principais premiações da gastronomia internacional. O selo indica o status de “classe mundial” e é concedido a chefs que atingem ao menos 40% da pontuação máxima da avaliação.
KAFE E DANTE BASSI
Os chefs Kafe e Dante Bassi, à frente do restaurante Manga, em Salvador, também levaram a culinária baiana a novos patamares em 2025. A dupla foi reconhecida no The Best Chef Awards com a honraria de “uma faca”, distinção concedida a profissionais que alcançam 20% ou mais da pontuação máxima da premiação.
O reconhecimento internacional reforçou o destaque do restaurante Manga no cenário gastronômico e ampliou a visibilidade da cozinha baiana fora do Brasil.
ISABELA SUAREZ
A empresária e advogada Isabela Suarez foi eleita e empossada presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB) para o biênio 2025–2027. Ela é a segunda mulher a presidir a entidade em mais de 200 anos de história.
À frente também da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez é reconhecida por sua trajetória no setor empresarial e pela atuação em pautas ligadas à sustentabilidade.
MC JAPA
O rapper baiano Japa, de 24 anos, ganhou destaque nas batalhas de rap nacionais. Em novembro deste ano, foi consolidado como um dos principais nomes das batalhas de rimas após conquistar o título de campeão nacional ao vencer o MC Barreto no Duelo Nacional de MC's.
Ele é morador do bairro de Cajazeiras, em Salvador, foi campeão do aniversário da Batalha da Aldeia e tem destaque por ter sido o único MC de batalha de rima em todo o Brasil a vencer o campeonato estadual cinco vezes seguidas.
PRÊMIO +ADMIRADOS JORNALISTAS NEGROS E NEGRAS
Os comunicólogos negros do estado baiano também estiveram à frente do palco. Em 2025, o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira homenageou nomes como Bruno Luiz, do UOL, e Júnior Moreira Bordalo, da TV Globo, ambos com passagem pelo site Bahia Notícias.
Mas não foram apenas eles os reconhecidos. Rita Batista (TV Globo), Flávio VM Costa (Agência Alma Preta), Milena Teixeira (Metrópoles) e Laila Nery, com passagens por veículos como O Estado de S. Paulo e UOL, também apareceram no ranking nacional.
PRÊMIO MULTISHOW
Uma das mais tradicionais premiações da música brasileira, o Prêmio Multishow 2025 destacou artistas baianos em diversas categorias. A cerimônia, realizada no início de dezembro, em São Paulo, reforçou a presença da Bahia entre os principais vencedores da noite.
Entre os destaques, Luedji Luna venceu na categoria MPB do Ano com a canção “Apocalipse”, do álbum Antes Que a Terra Acabe. A faixa é uma parceria com Seu Jorge e Arthur Verocai, com produção musical assinada por Fejuca.
Outros artistas baianos também foram premiados. O Kanalha venceu na categoria Axé e Pagodão do Ano com “O Baiano Tem o Molho”. O BaianaSystem conquistou o prêmio de Rock do Ano com “Dig Dig Dig Rmx / Duas Cidades”, em parceria com o Planet Hemp. Já na categoria Arrocha do Ano, J. Eskine e Alef Donk levaram o troféu com “Resenha do Arrocha”.
Simone Mendes também figurou entre os vencedores da noite. A cantora garantiu o prêmio de Samba e Pagode do Ano com “P do Pecado”, parceria com o grupo Menos É Mais, e voltou a ser destaque nas categorias decididas por voto popular, com a música eleita como Hit do Ano.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
