Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

novos medicos

Escola de Saúde Pública de Salvador forma 23 novos médicos especialistas em programas de residência
Foto: Ascom SMS

A Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), administrada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou a cerimônia de conclusão das Residências Médicas de 2026, com a formação de 23 novos médicos especialistas, na última terça-feira (17). 

 

A formatura reuniu profissionais de quatro programas de residência: Medicina de Emergência, com seis concluintes; Medicina Intensiva, com três; Medicina de Família e Comunidade, com oito; e o Ano Adicional (R3) de Medicina de Família e Comunidade, com ênfase em Saúde Mental e Cuidado à Pessoa em Situação de Rua, também com seis formandos.

 

Com a conclusão desta turma, o Programa de Residência da SMS já formou, ao todo, 74 médicos especialistas desde a sua criação, contribuindo para a qualificação de profissionais em áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS). A formação contempla áreas essenciais como atenção primária, urgência e emergência, terapia intensiva e o cuidado voltado a populações em situação de vulnerabilidade social.

 

O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, reforça a importância da formação para o sistema público de saúde. 

 

“A conclusão dessas residências representa a entrega de profissionais altamente capacitados para atuar em áreas essenciais do SUS. São médicos preparados para lidar com diferentes realidades e desafios, contribuindo para a melhoria da assistência à população e para o fortalecimento da saúde pública”, afirma.

Hospital Municipal de Salvador recebe 27 novos médicos residentes para fortalecer formação especializada no SUS
Foto: Divulgação

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) realizou, nesta segunda-feira (9), a integração de 27 novos médicos residentes, que passam a compor os programas de residência médica da instituição. A atividade marcou oficialmente o início da trajetória formativa dos profissionais na unidade, reforçando o papel do hospital como campo estratégico de formação médica e de qualificação da assistência à população.

 

Desde a criação dos programas de residência médica do hospital, mais de 60 médicos já concluíram a formação na unidade. Neste ano, outros 27 profissionais ingressam nos programas da instituição. Com a chegada da nova turma, o Hospital Municipal de Salvador reafirma o compromisso com a formação de especialistas qualificados e com o fortalecimento da assistência em saúde pública na capital baiana.

 

INTEGRAÇÃO
Durante a atividade, os novos residentes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do hospital, além de serem apresentados às diretrizes que orientam a formação na unidade, com destaque para a prática baseada em evidências, a ética profissional, a segurança do paciente e a humanização do cuidado.

 

Para a responsável técnica do hospital e médica, Priscila Carvalho, o momento representa não apenas o início de um ciclo de aprendizado, mas também o fortalecimento da assistência em saúde dentro da rede pública.

 

“A residência médica é um espaço essencial de formação, onde o conhecimento técnico se alia à vivência prática no cuidado com o paciente. Receber esses novos residentes significa fortalecer o trabalho desenvolvido no hospital e contribuir para a formação de especialistas preparados para atuar com responsabilidade, ética e compromisso com os princípios do Sistema Único de Saúde”, destacou.

Bahia receberá 48 novos médicos para atuação em localidades onde há carência desses profissionais
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Ministério da Saúde vai enviar 48 novos médicos para atuação na Bahia. No anúncio feito nesta terça-feira (26), a pasta informou que os profissionais devem atuar em áreas onde há carência na assistência médica. O estado foi o segundo que mais ganhou novos profissionais, só ficando atrás do Ceará que recebeu 64 médicos.

 

Segundo o ministério, em números gerais 67% dos trabalhadores vão reforçar o atendimento no interior do Brasil em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. Nas regiões remotas do país, 25,7% atuarão em áreas classificadas como de alta ou muito alta vulnerabilidade; 20% na região da Amazônia Legal; e 9% em áreas de fronteira. 

 

Os novos médicos fazem parte da primeira chamada do edital inédito do Agora Tem Especialistas, que pela primeira vez, escolheu profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). A categoria tem em média 12 anos de experiência. Eles vão reforçar o atendimento em 258 hospitais, policlínicas, centros de apoio diagnóstico e outras unidades da rede pública nas cinco regiões do país. 

 

“Precisamos de iniciativas ousadas como o Mais Médicos Especialistas que vai garantir, pela primeira vez, a atuação de profissionais especialistas no SUS e reduzir o tempo de espera da população por atendimento. Com esse reforço, estados e municípios, que já tinham um grande investimento no serviço, terão suprida a necessidade de especialistas, ampliando o acesso e fortalecendo a rede pública de saúde”, explicou o ministro Alexandre Padilha, durante coletiva que anunciou o resultado da seleção. 

 

A iniciativa reuniu 993 médicos especialistas, que se inscreveram. Desse total, 501 já vão iniciar o atendimento a partir de setembro. Outros 400 profissionais não selecionados nesta primeira chamada ficam em lista de espera, podendo concorrer a outras oportunidades em uma segunda etapa. 

Bahia vai receber mais 7 profissionais do Mais Médicos para reforçar atendimento no estado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Bahia vai receber mais um grupo de profissionais do Programa Mais Médicos para atuação em cidades do estado. Sete médicos que concluíram o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) do projeto vão desembarcar na cidade de Camaçari (1), Cansanção (2), Araci (1), Formosa do Rio Preto (2) e Ibirataia (1). 

 

O Ministério da Saúde informou que eles integram o total de 407 médicos que finalizaram o MAAv no último dia 11 e que serão distribuídos por 180 municípios e 15 Distritos Sanitárias Especiais Indígenas (DSEIs), em 22 estados. 

 

 A pasta disse que espera impactos positivos nas comunidades atendidas, a exemplo da ampliação do acesso aos serviços de saúde na atenção primária, redução do tempo de espera por atendimento, além de outras medidas. 

 

De acordo com o órgão, antes de começarem suas atividades, os médicos passaram por um treinamento específico para atuar em situações de urgência e emergência. 

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas