Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Gustavo Falcón
O Paraguaçu sob ataque
Foto: Acervo pessoal

O Paraguaçu sob ataque

O rio Paraguaçu é o mais longo rio baiano. Ele nasce na cidade de Barra da Estiva e desagua em Salinas das Margaridas após um longo percurso de cerca de 600 km. Irriga plantações, serve de bebedouro para os animais, fonte de renda para pescadores, corta povoados e cidades, incorpora muitos afluentes e em Cachoeira, já próximo a sua foz, majestoso e imponente, se transforma num imenso lago represado na Barragem de Pedra do Cavalo. Dali manda água para abastecer milhares de pessoas, no interior e principalmente na capital do estado.

Multimídia

Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria

 Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria
Em entrevista ao Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o secretário de Relações Institucionais de Salvador e deputado federal licenciado, Alex Santana (Republicanos), afirmou que a decisão de não disputar a reeleição em 2026 foi motivada exclusivamente por razões pessoais.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

mario negromonte junior

Deputado vai apoiar Lídice caso ‘aceite de suplência’ se confirme e estima 3 federais eleitos pelo PSB na Bahia
Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias

O deputado federal Mário Negromonte Júnior (PSB) disse que o convite para a deputada Lídice da Mata (PSB) ficar na condição de primeira suplência do senador Jaques Wagner (PT) ainda não foi definida pelo partido. Caso, a proposta avance, ele declarou que vai apoiar.

 

No final do mês passado, o Bahia Notícias contou que aliados do senador já apontavam que a deputada teria sido procurada e correspondido ao convite.

 

"A gente não ampliou isso dentro do partido, mas se foi feito o convite e ela aceitou. Ela é um grande nome. Foi senadora, prefeita, primeira prefeita da capital e é uma pessoa que a gente tem um carinho muito grande. A gente chegou a conversar sobre isso e eu disse a ela, 'olha, a decisão que você tomar, eu estarei do seu lado, Lídice', disse Negromonte Júnior ao Bahia Notícias.

 

O deputado participa nesta terça-feira (16) da sabatina de Camila Vasquez, companheira dele, para uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que ocorre na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

 

Ainda na conversa com o BN, o deputado se mostrou confiante no crescimento do PSB nas eleições deste ano, conseguindo chegar a 30 deputados federais eleitos, sendo três deles na Bahia, e passando da cláusula de barreira, que trata do desempenho dos partidos e garante direito ao fundo partidário e ao tempo de rádio e TV, por exemplo.

 

"Eu acredito que o PSB vai atingir a cláusula de barreira, passando de 20 para 30, esse é um número que deixa numa zona de conforto", disse ao BN. O deputado citou alguns nomes que podem obter sucesso no pleito deste ano. "O partido tem bons candidatos. Tem a deputada Elisângela, que também veio ao partido. Tem Vitor Bonfim, a própria Lídice, além da minha candidatura. Para estadual tem o vereador Silvio Humberto e o Professor Marinho", elencou.

Prefeito do Norte baiano e deputado federal trocam novas farpas
Foto: Reprodução / PA4

O prefeito de Paulo Afonso, na divisa da Bahia com Sergipe e Alagoas, Mário Galinho (PSD), e o deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP) voltaram a trocar farpas públicas. A última foi uma resposta de Negromonte Júnior postada nesta quarta-feira (20).

 

Segundo o site PA4, a situação teve início no último sábado (16) quando o prefeito de Paulo Afonso criticou a postura de parlamentares da região. Sem citar nomes, disse: “Tem deputado que diz que ama Paulo Afonso, mas não colocou uma pedra, não botou um real”. A fala ocorreu durante a assinatura da ordem de serviço para construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).

 

Em resposta, o deputado federal publicou um vídeo nas redes sociais, rebatendo as falas do prefeito. “Mentiras e Fake News não vão nos calar e nos parar! Simbora continuar trabalhando pelas pessoas que mais precisam de nosso querido município de Paulo Afonso!”, escreveu.

 

Ainda segundo o site, desde as eleições do ano passado, o prefeito e o deputado têm trocado acusações públicas frequentes.

Negromonte Júnior garante aprovação do projeto que regulamenta a arbitragem em questões tributárias e aduaneiras
Foto: Divulgação

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que regula a arbitragem em questões tributárias e aduaneiras. O objetivo é prevenir e resolver conflitos entre o Fisco e os contribuintes. O texto aprovado pela Comissão, presidida pelo deputado federal Mário Negromonte Júnior, determina que a arbitragem poderá ocorrer em qualquer fase da existência do crédito público. 

 

Além disso, a proposta aponta que a sentença final do árbitro – juiz de fato e de direito – não ficará sujeita a recurso ou homologação pelo Poder Judiciário. Mário Júnior, como relator da matéria, recomendou a aprovação do Projeto de Lei 2486/22, elaborado por uma comissão de juristas criada em 2022 pelo Senado e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Na Câmara, a proposta aprovada tramita em conjunto com duas iniciativas do ex-deputado Alexis Fonteyne (SP). Segundo ele, a apresentação dos PLs 2791/22 e 2792/22 serviria para antecipar os debates, entre deputados, sobre a arbitragem.

 

Ao defender a aprovação da versão oriunda do Senado, ele recomendou, assim, a rejeição de todas as outras. “A arbitragem contribui para a melhoria do ambiente de negócios no País, reduzindo o chamado 'custo-Brasil' e alinhando-se a boas práticas de economias dinâmicas e modernas”, afirmou o relator.

 

“Em temas tributários e aduaneiros, poderá ajudar na prevenção de litígios e na resolução de conflitos. Para isso, porém, é necessário definir as competências do árbitro, a força decisória da sentença e o campo de aplicação. Por fim, a idéia é abandonar de vez a visão binária da relação entre Fisco e contribuinte existente e criar um canal mais moderno, com mais fluidez e mais integrado”, finalizou Negromonte.

Negromonte Júnior vai cobrar dos bancos Bypass nas dívidas de cartão de crédito
Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados

O presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP), recebeu nesta quarta-feira (05) uma grave denúncia onde aponta que desde a última terça-feira os bancos de todo o país estão praticando um verdadeiro Bypass na população. 

 

Através dos aplicativos e agências, os bancos estão enviando um novo contrato do cartão de crédito que autoriza a cobrança das dívidas nas contas correntes, conta poupança e até na conta salário caso a fatura esteja em atraso. O deputado confirmou que vai fazer um requerimento pedindo informações aos bancos, além de realizar uma audiência pública para poder debater o tema com os bancos. 

 

"O que está acontecendo é um verdadeiro Bypass nas dívidas de cartão de crédito na população. Não vamos permitir tamanho desrespeito dessas instituições. Eles não podem simplesmente sequestrar o dinheiro do povo brasileiro dessa forma. Essa comissão vai cobrar dessas instituições o cancelamento imediato dessa prática", disse Negromonte Júnior. 

Cacá Leão assume presidência do Progressistas de Salvador
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (22), o presidente estadual do Progressistas (PP), deputado federal Mario Negromonte Junior, se reuniu com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, para comunicar que Cacá Leão será o novo presidente do partido na capital. Titular da Secretaria de Governo e ex-parlamentar federal, Cacá terá a missão de organizar a legenda para o pleito eleitoral deste ano.

 

Para Cacá Leão, o diálogo com a bancada de vereadores do PP de Salvador já é exitosa e se ampliará às lideranças que compõem a sigla na capital. “Quero destacar que a atenção com os vereadores e lideranças de todos os partidos da nossa base aliada, que venho tendo desde que assumi a Segov, seguirá a mesma”, afirmou. 

 

O deputado Mario Negromonte Junior afirmou ter total confiança que Cacá Leão vai contribuir com o fortalecimento do partido em Salvador. “O partido está feliz e confiante que Cacá vai desempenhar um importante papel na presidência do PP da capital, por toda experiência que ele possui. Ele vai fortalecer muito o partido em Salvador”, disse o presidente Mario Junior. 

Neto Carletto reafirma compromisso com o PP e revela bastidores da saída de Ronaldo Carletto do partido
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias

O deputado federal Neto Carletto (PP), em entrevista ao podcast Projeto Prisma nesta segunda-feira (18), afirmou que pretende permanecer no Progressistas para disputar a reeleição à Câmara dos Deputados apesar da saída do tio e padrinho político, Ronaldo Carletto, hoje, presidente do Avante.

 

Em junho, o presidente estadual da legenda na Bahia e deputado federal, Mário Negromonte Júnior (PP), também em entrevista ao Projeto Prisma, revelou que um compromisso foi firmado entre Neto Carletto e o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP. 

 

“Em relação ao que ele falou, o compromisso que eu tenho com o partido não é com o deputado Mário Negromonte Júnior, mas sim em Brasília, juntamente com o senador Ciro Nogueira e com o presidente da Câmara Arthur Lira, que eu construí essa relação que se iniciou através de Ronaldo Carleto”, destacou o deputado.

 

Ele ainda comentou sobre a saída de seu padrinho do PP e disse que “jamais vai abandonar” Ronaldo Carletto. “Eu não vou jamais abandonar meu padrinho político, meu exemplo, que é Ronaldo Carletto, que me ajudou na minha campanha. Que até hoje me dá conselhos e também está lado a lado comigo sempre me orientando, me aconselhando. Não vou deixar ele desamparado nesse sentido”, disse o deputado.

 

Neto Carletto destacou que a atual conjuntura do Avante não foi construída por Ronaldo Carletto sozinho, mas sim aliada a alguns deputados estaduais e com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

 

O deputado explicou que, antes de Ronaldo assumir a presidência estadual do Avante, os dois petistas, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), articularam a possibilidade de Ronaldo assumir como presidente do PP na Bahia.

 

“[A ida de Ronaldo Carletto para o Avante] foi feita em conjunto e eu posso dizer isso porque participei. Na verdade, eu iniciei essas conversas na viagem que eu tive na China. Viajaram tanto o ministro Rui Costa, como o governador Jerônimo. Os dois em conjunto tocaram nesse assunto. Essa conversa se iniciou depois das eleições, quando Jerônimo e Rui estiveram na casa de Ronaldo Carletto junto com Lula e pediram para Ronaldo assumir o PP”, contou o parlamentar.

 

O deputado revelou que, durante as conversas, foi dito que com João Leão (PP) - outra candidato para vaga à presidência estadual da sigla - “não teria tocar o projeto”. No final das contas, nem Leão e nem Ronaldo ficaram com a cadeira que hoje é ocupada por Mário Negromonte Júnior.

 

VETO DO GOVERNO?

Questionado sobre a possibilidade de haver um veto do governo com os deputados federais do PP, Neto Carletto disse que é possivel. “Acho que o governo pode dizer melhor, mas os fatos dizem mais do que eu aqui dizer que o governo tem um veto com os outros deputados federais, mas é possível. Até porque o deputado Ronaldo Carletto conseguiu atrair tanto prefeitos e lideranças não foi sozinho e nem à toa. Foi com o apoio e o aval do governador Jerônimo e do ministro Rui Costa. Se isso não estivesse acontecendo, se o atual presidente do PP [Mário Negromonte Júnior] tivesse o aval do governo Jerônimo, ele não estaria perdendo tantos prefeitos e lideranças para o Avante e Ronaldo Carletto. É o sentimento que fica”, alfinetou o parlamentar.

PP declara apoio a reeleição de Sheila Lemos e anuncia novo presidente em Vitória da Conquista
Reprodução / Blog do Anderson

O presidente do Partido Progressista (PP) na Bahia e deputado federal, Mário Negromonte Júnior, declara a intenção de indicar o empresário João César Guimarães Nogueira para a presidência do partido em Vitória da Conquista


Em entrevista ao jornal 107 da Rádio Brasil, nesta terça-feira (05), o presidente do PP afirma que  “Um dos nomes que têm surgido com muita força é o nome do empresário João César, que é um nome que viemos conversando com muito carinho no Partido”. Na mesma ocasião, Negromonte falou sobre empréstimo milionário concedido ao município, “É muito importante que Vitória da Conquista tenha a coragem de bater na porta de um agente financeiro para buscar recursos para trazer o desenvolvimento de Vitória da Conquista. Já me coloquei à disposição da prefeita para contribuir nessa questão do financiamento e outras”. 


No que diz respeito à reeleição de Sheila Lemos, o representante do PP declarou que, “A gente tem procurado conversar, mas o nosso objetivo, que a gente falou com a Prefeita Sheila, foi de aumentar a nossa bancada. O partido [Progressista] acredita que por ter sido a primeira mulher [prefeita], ela [Sheila] merece uma oportunidade de continuar o trabalho que ela está fazendo.” 


Segundo informações do Blog do Anderson, parceiro do Bahia Notícias, Negromonte Júnior e o PP estão na bancada de apoio à reeleição da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil. O chamado “Grupo Sheilista” do Planalto de Vitória da Conquista busca mais parcerias em apoio ao segundo mandato da atual prefeita. Ana Sheila Andrade foi eleita como vice-prefeita de Vitória da Conquista e assumiu o cargo de prefeita após a morte do prefeito eleito, Herzem Gusmão.

Projeto Prisma entrevista Mário Negromonte Júnior, deputado federal e presidente do PP na Bahia
Foto: Divulgação

Deputado federal pelo PP, Mário Negromonte Júnior é o entrevistado do Projeto Prisma nesta segunda-feira (12). O programa é exibido no YouTube do Bahia Notícias a partir das 16h.

 

Ex-deputado estadual e em seu terceiro mandato como deputado federal, Mário Jr. também é o atual presidente estadual do Partido Progressistas na Bahia. Em 2022, o parlamentar foi reeleito com pouco mais de 147 mil votos da população baiana.

 

Acompanhe a entrevista abaixo:

 

"Maioria do partido torcia para que fosse Negromonte", afirma Zé Coca sobre presidência do PP
Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias

Para o prefeito de Jequié, Zé Coca, a escolha de Mário Negromonte Júnior para a presidência do Partido Progressistas da Bahia foi a mais acertada a ser tomada.

 

O PP baiano pretendia promover um rodízio no comando do partido nos próximos quatro anos, com alternância no poder entre Negromonte e o ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que agora é presidente estadual do Avante.

 

“Graças a Deus, a gente unificou. Tivemos algumas divergências, mas tudo muito salutar. Aprendi na vida pública que a gente tem que saber nas divergências, que a maioria prevalece. A maioria do partido neste momento torcia para que fosse Negromonte Júnior, o que está acontecendo hoje. Agora é trabalhar e organizar o partido, trazer apoios e estrutura para que o partido continue forte”, disse Cocá.

 

Questionado sobre a relação do partido com o governo Jerônimo Rodrigues (PT), o chefe do Executivo de Jequié disse não ver obstáculos para a reaproximação. “Politica é um carro andando, hoje é um de jeito, amanhã está de outro e a gente não sabe o que vai acontecer. Eu disse na eleição para governador que estaria onde o partido estivesse e volto a reafirmar, que se o PP construir estaremos juntos”, finalizou.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Na era da IA, será Gargamel o último que mostra a verdade nas redes? Tudo bem que não é lá uma verdade muito bonita, mas... Enquanto isso, o Soberano devia parar de focar no cozido de Card e ficar de olho nas chapas que estão montando pra ele por aí. E teve prefeito brilhando também essa semana. É anúncio emocionado de São João, é #tápago com post sobre buraco na rua... Mas o amor mesmo está no Detalhes! Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas