Artigos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Multimídia
Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria
Entrevistas
Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
homicidios
A Operação Gênesis, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia nesta terça-feira (16), prendeu 22 suspeitosidentificados como integrantes de uma organização criminosa responsável por pelo menos 15 homicídios registrados entre 2025 e 2026, em Salvador. Dos 22 alvos alcançados, 21 eram objeto de mandados de prisão preventiva e um foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Entre os investigados com ordens judiciais, dois resistiram às abordagens policiais e morreram em confronto. As equipes policiais efetuaram prisões em Salvador, Lauro de Freitas, na Região Metropolitana; em Macaé, no estado do Rio de Janeiro, e nos municípios de Balneário Camboriú e Itapema, em Santa Catarina.
Em Santa Catarina, sete integrantes da organização criminosa foram alcançados pela operação. Desses, cinco tiveram mandados de prisão cumpridos, um foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e outro morreu após confronto com as equipes policiais durante o cumprimento da ordem judicial.
Cinco mandados foram cumpridos contra investigados que já se encontravam custodiados no sistema prisional, sendo três na Bahia e dois em Santa Catarina. A ação é resultado de dois anos de trabalho conduzido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), por meio da Coordenação de Operações e Inteligência (COI).
Durante a operação, foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão. As equipes apreenderam armas de fogo, porções de entorpecentes, documentos, aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos que serão submetidos à análise pericial e incorporados às apurações em andamento.

Foto: Polícia Civil da Bahia
INVESTIGAÇÃO EM CURSO
As apurações apontam que a organização criminosa possuía atuação estruturada e elevado grau de violência, utilizando barricadas, sistemas de videomonitoramento, câmeras e drones para monitorar a movimentação das forças de segurança e intimidar moradores das comunidades sob sua influência.
As investigações apontam que a organização criminosa atuava na região de Águas Claras e posteriormente expandiu suas atividades para o estado de Santa Catarina, onde mantinha um núcleo operacional voltado ao tráfico de drogas e à prática de homicídios.
O grupo tinha como principal liderança em liberdade Rogério de Andrade Gonçalves, de 33 anos. Durante o cumprimento de mandado de prisão preventiva no município de Retirolândia, o investigado reagiu à abordagem policial e efetuou disparos contra as equipes. Houve confronto, e ele foi atingido. Rogério chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com as apurações, ele exercia papel central na estrutura criminosa, sendo responsável por determinar ações relacionadas ao tráfico de drogas, homicídios e demais atividades ilícitas praticadas pelo grupo na região de Águas Claras.
As apurações prosseguem com a análise do material apreendido e o aprofundamento da responsabilização criminal dos integrantes da organização criminosa.
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a Operação Gênesis, para cumprimento de mandados contra uma organização criminosa investigada por envolvimento em pelo menos 15 homicídios registrados entre os anos de 2025 e 2026. Os crimes estão relacionados a disputas territoriais e ao controle do tráfico de drogas, com atuação predominante nos bairros de Águas Claras e Cajazeiras 5, em Salvador.
As investigações conduzidas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), por meio da Coordenação de Operações e Inteligência (COI), apontam que a organização possui atuação estruturada e elevado grau de violência. As apurações indicam que os homicídios investigados não se tratam de fatos isolados, mas integram uma estratégia criminosa voltada à disputa pelo controle do tráfico de drogas na região.
A ofensiva tem como foco a desarticulação de lideranças, gerentes financeiros e executores da organização criminosa, buscando interromper o ciclo de violência armada que afeta comunidades baianas e consolidar elementos de autoria relacionados às execuções atribuídas ao grupo.

Foto: Divulgação / Polícia Civil da Bahia
As medidas judiciais são cumpridas nos bairros de Águas Claras, Sussuarana e Nova Sussuarana, na capital baiana, além dos municípios de Lauro de Freitas e Retirolândia. A operação também alcança os estados do Rio de Janeiro, nas cidades de Nova Iguaçu e Macaé, e de Santa Catarina, nos municípios de Camboriú e Itapema.
Segundo os elementos reunidos ao longo das investigações, o grupo utilizava armamento de alto poder ofensivo, monitoramento permanente das forças de segurança e execuções sistemáticas de integrantes de grupos rivais e de pessoas apontadas como opositoras aos interesses da organização.
DESDOBRAMENTO DE OPERAÇÃO
A Operação Gênesis é resultado direto das investigações iniciadas a partir da Operação Saigon, deflagrada em setembro de 2023 contra o mesmo grupo criminoso. A atual fase incorpora elementos probatórios compartilhados judicialmente, além de novas provas produzidas ao longo de cerca de dois anos de investigações conduzidas pela Polícia Civil da Bahia.
Para garantir o cumprimento simultâneo das medidas judiciais, a operação mobiliza 80 equipes e mais de 300 policiais, configurando uma das maiores ações integradas de enfrentamento ao crime organizado realizadas pelo DHPP nos últimos anos.
A ação também conta com o apoio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), por meio da Superintendência de Inteligência (SI), além das Polícias Civis dos estados do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mais informações serão divulgadas após a consolidação dos resultados da operação.
Uma ação integrada da Polícia Civil e a Polícia Militar da Bahia cumpriu seis mandados de prisão temporária contra investigados por homicídios e tráfico de drogas em Porto Seguro, na região da Costa do Descobrimento. A ‘Operação Horizonte Vigiado’ também cumpriu seis mandados de busca e apreensão e confiscou uma motocicleta com indícios de adulteração.
A operação é resultado da investigação que apura a atuação de integrantes de organização criminosa suspeitos da prática de homicídios e tráfico de drogas na região.As investigações tiveram início na Delegacia Territorial de Porto Seguro, que reuniu elementos probatórios sobre a atuação dos suspeitos.
Durante a ação, um homemm foi preso em flagrante por tráfico de drogas após ser encontrado em posse de entorpecentes. A ação integra mobilização do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (Gncoc), do Ministério Público brasileiro, que tem como finalidade combater facções em todo o país.
Participaram da operação equipes do Gaeco, da Polícia Civil e da Polícia Militar, que atuaram de forma coordenada no cumprimento das ordens judiciais
Os novos dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pelo Atlas da Violência 2026, revelam que a Bahia possui seis entre as 10 cidades — por 100 mil habitantes — com as maiores taxas de homicídios estimados. A cidade de Jequié, no Médio Rio de Contas, aparece na pior colocação do estado, ocupando o 2º lugar no ranking nacional.
O município já havia ocupado a vice-liderança no levantamento referente a 2022, quando registrou um índice ainda maior, ficando atrás apenas de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, que apresentou taxa estimada de 94,1 homicídios por 100 mil habitantes. Na ocasião, Jequié chegou a registrar quase 92 homicídios por 100 mil habitantes.
O indicador de homicídios estimados considera a soma dos casos oficialmente registrados com os chamados “homicídios ocultos”. Essas são as mortes violentas intencionais que inicialmente não foram classificadas como homicídio nas bases oficiais.
Confira a lista das 10 cidades com as maiores taxas:
Vale relembrar que os dados apresentados pelo Atlas da Violência 2026 não correspondem a uma atualização anual isolada. O estudo reúne informações consolidadas entre os anos de 2014 e 2024, isso com base em índices já apresentados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Nesse cenário, a Bahia permanece na 3ª posição entre os estados com maior número de homicídios estimados do país.
LEIA TAMBÉM:
- Atlas da Violência: Bahia registra queda de 9,8% em homicídios em 10 anos, mas segue como a 3ª maior do país;
- Salvador registra maior taxa de homicídios estimados entre capitais brasileiras, diz Atlas da Violência;
- Opinião: Anuário de Segurança Pública expõe, mais uma vez, maior calo do petismo na Bahia
OS PORTOS E ENTROCAMENTOS
Há um padrão geográfico observado no interior baiano, justamente na logística da dinâmica da violência e tráfico de drogas. Municípios como Jequié, Juazeiro e Feira de Santana aparecem entre os mais violentos do estado não apenas por fatores sociais, mas também por sua posição estratégica nas rotas rodoviárias.
Como aponta a pesquisa de João Marques Neto, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a violência letal na Bahia não pode ser compreendida apenas por métricas convencionais, pois a criminalidade se reorganiza espacialmente por meio de uma interiorização estruturada que transforma cidades sub-regionais em novos epicentros de letalidade.
Jequié, por exemplo, é um importante entroncamento rodoviário no sudoeste baiano, conectando regiões do interior ao litoral por meio de corredores como a BR-116. A cidade registrou taxa estimada de 79,4 homicídios por 100 mil habitantes, o cenário mais crítico entre os municípios analisados.
Juazeiro, por sua vez, localizada às margens do Rio São Francisco e integrada economicamente ao sertão nordestino, apresenta forte circulação de mercadorias e pessoas, condição frequentemente explorada por redes criminosas ligadas ao tráfico.
No caso de Feira de Santana, sua relevância logística é ainda mais evidente. O município funciona como principal eixo de distribuição do interior baiano, ligando Salvador ao Norte, Nordeste e Sudeste do país por meio de rodovias federais como BR-116, BR-101 e BR-324.
Toneladas de drogas apreendidas em porto de Lauro de Freitas e posto em Feira de Santana | Fotos: Reprodução PF / PRF
Esse intenso fluxo transforma a cidade em ponto estratégico tanto para atividades econômicas quanto para disputas entre facções criminosas. Embora Salvador concentre o maior número absoluto de mortes violentas, com 1.354 homicídios estimados, sua taxa proporcional (52,7 por 100 mil habitantes) fica abaixo de diversos municípios do interior.
LEIA TAMBÉM:
- PF prende suspeito de tráfico internacional e apreende 1,7 tonelada de cocaína no Porto de Salvador;
- Apreensões de drogas no Porto de Salvador somam 631 kg em 2025, aponta Receita Federal;
- PRF prende suspeito por tráfico de drogas na BR-116 em Jequié;
- PRF intercepta quase duas toneladas de maconha em caminhão em Juazeiro.
Cidades próximas a grandes rodovias, áreas portuárias ou rotas interestaduais tornam-se pontos estratégicos para o tráfico de drogas, circulação de armas e expansão de facções.
A NORDESTINAÇÃO DA VIOLÊNCIA
Ou seja, a Bahia ocupa uma posição geográfica estratégica no Nordeste e possui ampla conexão terrestre e marítima, fatores que ampliam sua relevância nas rotas do crime organizado. Esse cenário ajuda a explicar a dinâmica da violência em municípios localizados próximos a grandes rodovias, entroncamentos e corredores logísticos.
Como apontam os pesquisadores Tainá Porto Cotrim e Cláudio Roberto de Jesus, em artigo publicado na Revista Brasileira de Segurança Pública, a disputa territorial entre facções vai além do controle do mercado consumidor local.
“Não se trata apenas de garantir hegemonia no mercado consumidor local, mas de ter acesso direto aos mercados produtores que buscam novas rotas para escoar seus produtos para o mercado altamente lucrativo”, afirmam os estudiosos.
(Nota atualizada às 17h55 para incluir mais contexto dos dados e imagens).
A Bahia registrou uma queda de 9,8% no número de homicídios estimados entre 2014 e 2024. Isso é o que apontam os dados divulgados nesta terça-feira (26) pelo Atlas da Violência 2026, estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em 2014, foram registrados 7.006 homicídios no estado, frente a 6.316 casos notificados em 2024.
O estado registrava, em 2024, uma taxa de homicídios estimada de 42,6 a cada 100 mil habitantes, a terceira maior do país, ficando atrás apenas do Amapá (47,1) e do Ceará (43,7). Essa taxa é formada pelos dados oficialmente registrados pelos órgãos, com a correção dos pesquisadores, incluindo dados sobre os chamados homicídios ocultos. Ainda assim, a Bahia já apresentava redução em todas as faixas de análise. Entre 2023 e 2024, a queda foi de 6,5%, enquanto em cinco anos (de 2019 a 2024) chegou a 8,8% e, por fim, a 9,8% no confronto da década.
O estudo, elaborado a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde (MS), analisa uma década de monitoramento da letalidade no país.
Na taxa de homicídios, a redução comparativa da década aponta que o estado registrou uma queda de 12,5% nas mortes a cada 100 mil habitantes entre 2014 e 2024. A maior redução ocorreu, no entanto, entre os homicídios ocultos e as mortes violentas de causa indeterminada (MVCI).
Por definição, as MVCIs são uma categoria de registro oficial do SIM, do Ministério da Saúde, que configura os casos em que não é possível determinar a causa básica da morte — ou seja, se foi homicídio, suicídio ou acidente. Já os homicídios ocultos são uma estimativa estatística e metodológica que aponta o percentual de MVCIs que foram assassinatos não determinados devido à má qualidade de preenchimento dos dados.
Entre as MVCIs, a Bahia registrou uma queda de 46% entre 2014 e 2024. No início da década, foram registrados 1.662 homicídios sem identificação classificatória e, dez anos depois, o número foi de 898 casos do tipo. Por outro lado, os homicídios ocultos tiveram uma redução ainda maior: o número passou de 954 em 2014 para 255 em 2024, registrando uma queda de 73,3%. (A reportagem foi atualizada às 14h05)
A cidade de Malhada de Pedras, município do Sertão Produtivo, atingiu nesta semana uma marca histórica para a segurança pública da região: completar mil dias sem o registro de homicídios. O dado foi celebrado pelas autoridades locais e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e reflete um esforço contínuo de policiamento e cooperação comunitária na região.
Situado a 40 km de Brumado, o município a sudoeste possui uma população de 8.670 pessoas, segundo Censo do IBGE de 2022. A marca de referência em segurança não é novidade no município, que antes da última ocorrência, registrada em 12 de outubro de 2023, passou 10 anos sem denúncias de homicídio.
Autoridades locais veem o marco como um indicativo da eficácia do policiamento e inteligência aplicados na cidade. Segundo o comando da unidade policial da cidade, a ausência de mortes violentas por quase três anos é o resultado de um planejamento que une a repressão qualificada ao crime e o fortalecimento do policiamento comunitário, aproximando a tropa dos cidadãos.
Em entrevista dada ao Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, o Tenente Coronel Pontes, Comandante do 24º BPM, exaltou a equipe policial local e reforçou a união entre agentes, população e inteligência é crucial para garantir a paz social não apenas em Malhada de Pedras, mas em toda a área de cobertura do batalhão.
Um homem de 33 anos, investigado por dois homicídios e uma tentativa de homicídio ocorridos no município de Juazeiro, teve três mandados de prisão cumpridos nesta sexta-feira (20). A prisão foi efetuada por equipes da Polícia Civil da Bahia em Bom Jesus da Lapa, após um período de monitoramento que permitiu a abordagem do suspeito no momento em que ele chegava à cidade.
Dando continuidade à diligência, os policiais se deslocaram até a residência do investigado, situada no Projeto Formoso H, zona rural de Serra do Ramalho. No local, foram apreendidos uma espingarda calibre .12, munições do mesmo calibre, um aparelho celular e uma motocicleta com sinais de adulteração em seus elementos identificadores.
Segundo as investigações, o homem é apontado como autor do homicídio de Francisco Giuclécio Silva Lima, morto a tiros em 28 de janeiro de 2017, no Projeto Mandacaru, em Juazeiro. Na mesma data, ele também tentou matar outra pessoa, que sobreviveu ao ataque.
Cerca de um mês depois, em 21 de fevereiro de 2017, o suspeito teria cometido um novo homicídio em Juazeiro, tendo como vítima Geraldo Sena Dias de Lima.
A operação contou com a participação de policiais da Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/São Francisco) e do Serviço de Investigação da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Bom Jesus da Lapa).
Além do cumprimento dos mandados, o investigado foi autuado em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Ele foi conduzido à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário.
A Polícia Militar da Bahia realizou uma operação especial no município de Ipiaú, neste final de semana, entre os dias 16 e 18, quando foram registrados seis homicídios. Segundo informações do Giro em Ipiaú, parceiro do Bahia Notícias, todos os crimes envolveram o uso de armas de fogo.
A primeira ocorrência aconteceu na noite de sexta-feira (16), quando um jovem de 20 anos foi morto no bairro de Euclides Neto. Horas depois, outra vítima foi morta dentro de casa no bairro de Santana.
Em nota pública, a PM afirmou que “em resposta imediata, a Polícia Militar da Bahia realizou diligências que resultaram na prisão de suspeitos que confessaram a autoria dos crimes, além da apreensão de armas de fogo”. Segundo a organização, uma pessoa foi presa por um caso de homicídio em uma cidade vizinha e uma arma foi apreendida.
Com novos registros na madrugada e na tarde deste domingo, também envolvendo armas de fogo, as investigações apontam “indícios de relação com conflitos decorrentes de disputas internas no contexto da criminalidade local, estando as circunstâncias e motivações sob apuração”, dizem as forças de segurança.
A Polícia Militar da Bahia intensificou o policiamento no município, com o emprego de unidades ordinárias e especializadas, permanecendo em diligências para conter a violência. “O policiamento segue reforçado, com atuação integrada das unidades da área e apoio especializado, mantendo presença ostensiva e pronta resposta às ocorrências”, completa a nota da entidade.
A polícia investiga se os últimos homicídios registrados em Feira de Santana podem ter relação com a operação deflagrada no Rio de Janeiro que resultou na morte de 121 pessoas, quatro delas policiais. A informação foi confirmada pelo coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coopin), delegado Rafael Almeida, durante um encontro entre as forças de segurança e a imprensa realizado nesta sexta-feira (31).
Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, na última semana, cinco homicídios foram registrados em diferentes bairros da cidade. Apesar dos casos, o delegado frisou que o município segue com redução expressiva nos índices de assassinatos ao longo do ano.
“Realmente foram cinco assassinatos na semana, mas mesmo assim a gente vem numa redução contínua. Até antes desses casos, Feira registrava 60% de queda nos homicídios em outubro. Agora, mesmo com as mortes recentes, seguimos com 50% de redução, o que ainda é um dado muito positivo”, afirmou o delegado.
Segundo o coordenador, ainda não há confirmação de que os crimes ocorridos em Feira estejam diretamente ligados à operação realizada no Rio no último dia 28, mas há indícios de reflexos das ações de combate às facções.
“Eles foram atingidos no centro do poder e isso se reflete entre integrantes em várias regiões do país. Fala-se em crime organizado, mas nem sempre é algo realmente estruturado. Às vezes, eles reagem de forma desordenada, surfando em uma onda que não é verdadeira”, explicou.
A Delegacia de Homicídios de Feira de Santana, sob responsabilidade do delegado Gustavo Coutinho, conduz as investigações. Um relatório mais detalhado deve ser apresentado nos próximos dias, para esclarecer se há, de fato, conexão com os fatos registrados no Rio de Janeiro.
O governo da Bahia vai iniciar um projeto de pesquisa voltado para a análise de casos de homicídio na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Intitulado “Redes criminais e homicídios em Camaçari: Mapeamento e análise à repressão qualificada”, o projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a organização da sociedade civil (OCS) Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas, que atua em prol da justiça social e reforma da política de combate às drogas no estado.
Tendo a cidade de Camaçari como palco do estudo, o objetivo da “iniciativa-piloto” é “compreender a dinâmica dos homicídios no Município, cartografar as redes sociais dos grupos criminais armados atuantes, analisar a efetividade das práticas repressivas adotadas e desenvolver metodologias qualificadas para o esclarecimento de homicídios e o desmantelamento das organizações criminosas”, diz o termo de fomento, firmado entre as partes na última sexta-feira (24), conforme o Diário Oficial do Estado.
Para o projeto serão investidos R$ 200 mil, provenientes de recursos de emenda parlamentar. Ao Bahia Notícias, o secretário estadual Felipe Freitas, titular da SJDH destacou que “a ideia é colaborarmos com a análise sobre a situação dos homicídios”.
“A gente quer entender como é que têm acontecido os casos de violência no município com dois objetivos: por um lado, a gente quer colaborar com a maior elucidação dos homicídios, dos fatos criminais acontecidos no município; e, por outro, a gente quer também colaborar com as polícias, com as forças de segurança, com o sistema de Justiça, para medidas de enfrentamento a esse problema, planejando melhor o policiamento, distribuindo melhor os efetivos em função das ocorrências criminais. É um investimento na inteligência”, detalha o gestor.
A escolha do município para o projeto-piloto é reforçada pelos números. “E está sendo realizado em Camaçari por conta da implementação do [Programa] Bahia pela Paz (BPP), que é o nosso projeto de prevenção a violência que está sendo implantado no município, que terá lá a implantação de dois coletivos que vão funcionar na cidade e que vão, assim, contribuir com a prevenção à violência, fazendo busca ativa de jovens e atuando no apoio às estruturas de segurança pública para promover a prevenção [a crimes violentos]”, explica Freitas.
Conforme o levantamento do Anuário de Segurança Pública de 2025, Camaçari é a 4ª cidade mais violenta do país, com 239 mortes habitantes violentas intencionais (MVI) em 2024. O município da RMS também é o quarto mais populoso do estado, com população estimada em 334.195 habitantes, conforme o Censo de 2023. Quando comparados com o número de habitantes, os homicídios registrados provocam uma a taxa de 74,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes na “Cidade Industrial” da Bahia.
O projeto conta ainda com a parceria do Ministério Público estadual (MP-BA), do Instituto Fogo Cruzado e da Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Grupo de Estudo dos Novos Ilegalismos (GENI-UFF), para a produção de resultados e diagnósticos com base nos dados da pesquisa. Com o firmamento da parceria, o secretário de Justiça da Bahia, afirma ainda que a previsão é de início imediato dos trabalhos.
“A previsão é de início imediato dos trabalhos para a gente, já no período de seis meses, ter os resultados preliminares da atuação desse projeto e poder apresentar à sociedade o que a gente conseguiu analisar da realidade e também quais são as sugestões e recomendações para os órgãos do sistema de justiça, para a segurança pública, no campo do enfrentamento aos homicídios, que é um problema de todo o Brasil, que também nos aflige a todos aqui na Bahia”, destaca o jurista.
Para Felipe Freitas, o mapeamento “é parte de um esforço do governo de investimento em modernização e segurança pública, tanto na área de inteligência quanto na área de investigação, e dessa vez contando com essa importante parceria de organizações da sociedade civil que não só têm denunciado os problemas, mas também têm colaborado para encontrar soluções e achar caminhos para que a gente enfrente os problemas”.
Em menos de 24 horas desta última segunda-feira (06), marca o início de semana violento no município de Jequié, no sudoeste baiano, com o registro de três mortes em diferentes bairros da Cidade Sol, incluindo dois homicídios e a descoberta de um corpo. A Polícia Civil já instaurou inquéritos para apurar a autoria e as circunstâncias de cada crime.
O primeiro caso, registrado na madrugada, vitimou a adolescente Vera Lúcia Rodrigues Costa, de 16 anos. Ela foi encontrada morta na Rua João Santana, no bairro Jequiezinho, apresentando marcas de trauma no crânio.
Segundo o registro policial ao Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, a jovem teria sido agredida por seu namorado, um adolescente de 17 anos. De acordo com informações da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), o suspeito teria confessado o crime ao pai e, em seguida, fugido do local.
Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados, mas a vítima já estava sem sinais vitais. O corpo foi removido pelas polícias Técnica e Civil e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Horas após o primeiro homicídio, o corpo de um jovem que estava desaparecido foi localizado às margens da rodovia BR-116, logo na entrada da cidade. As circunstâncias e a causa da morte não foram detalhadas imediatamente, e o corpo também foi encaminhado ao IML para a perícia.
Logo em torno da noite, um homem foi morto na frente de uma tabacaria. A polícia ressaltou que este é o segundo homicídio registrado no mesmo local em um período de apenas uma semana.
O corpo desta outra vítima foi periciado e encaminhado ao Instituto Médico Legal, enquanto a Polícia Civil segue investigando a autoria e a motivação do assassinato.
Um homem de 21 anos e uma mulher de 19 anos foram presos neste domingo (5) no Distrito Federal. Eles eram foragidos da Justiça da Bahia e acusados de envolvimento em homicídios e tráfico de drogas na cidade de Xique-Xique, no centro-norte baiano.
A prisão ocorreu na região administrativa de Samambaia. Os dois suspeitos estavam escondidos e, no momento da detenção, estavam cometendo novos crimes, vendendo drogas nas ruas. Essa ação faz parte da Operação Cactos de Fogo, que investiga e combate uma organização criminosa que atua em Xique-Xique.
As prisões foram realizadas pela Polícia Civil da Bahia (PC-BA). Os detidos foram encaminhados à Justiça e permanecem à disposição para responder pelas acusações
Dois suspeitos de integrar uma facção criminosa com forte atuação na cidade de Jequié, no sudoeste baiano foram mortos em confronto com as forças de segurança nesta quarta-feira (1°). Os dois eram suspeitos de nove assassinatos, além de crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de armamento. A dupla ostentava armas e gravava as execuções de rivais, tudo isso em provocação a polícia pelo Instagram.
Durante as incursões policiais para o cumprimento dos mandados de prisão, os integrantes da facção dispararam contra as equipes. Em meio ao confronto, ambos os suspeitos foram feridos. Eles foram socorridos e encaminhados a uma unidade de saúde, mas não resistiram aos ferimentos.
Com os traficantes, foram apreendidos:
-
Duas pistolas;
-
Carregadores e munições;
-
Porções de entorpecentes e outros materiais ligados ao tráfico
Imagem dos itens apreendidos pelos agentes de Segurança Pública | Foto: Reprodução / Ascom da PC-BA
Para o delegado federal Eduardo Badaró, coordenador da FICCO Bahia, destacou que as investigações prosseguem. "As investigações continuam com o objetivo de localizar mais armamentos e identificar outros integrantes do grupo criminoso", avisa.
A ação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, em parceria com a Polícia Militar (19º BPM e RONDESP SUDOESTE), utilizando informações de inteligência para localizar os alvos.
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta sexta-feira (25), a Operação Três Pontas no município de Itarantim, localizado no Extremo Sul da Bahia. A ação resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, visando combater o tráfico de drogas e os homicídios decorrentes da disputa entre grupos criminosos na região.
Durante as diligências, uma terceira pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de munições, elevando o total de prisões para três. Entre os detidos, está um dos autores de homicídio investigados na operação
.
As equipes policiais apreenderam um carregador de pistola prolongado, 60 munições de diversos calibres e três estojos deflagrados de calibre .380. Além disso, um veículo de procedência suspeita e oito aparelhos celulares foram encontrados.
A operação foi coordenada pela Delegacia Territorial de Itarantim e pela 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), contando com a participação de 40 policiais civis.
A Prefeitura de Camaçari garante dialogo e as forças de segurança tem gerado resultados na luta contra a violência no município. Dados do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) revelam uma redução de 16,3% no número de homicídios no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o levantamento dessa unidade, Camaçari registrou 77 homicídios nos primeiros seis meses de 2025, contra 92 no primeiro semestre de 2024. Além da queda nos homicídios, o 12º BPM se destacou como a unidade de Salvador e Região Metropolitana que mais apreendeu armas de fogo neste período.
Os dados vêm logo após o anúncio dos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, referentes ao ano de 2024. Entre os resultados, Camaçari aparece entre as cidades mais violentas do estado. O tenente-coronel Roberto Pinto de Castro, que assumiu o comando do 12º BPM em junho, enfatizou a importância da gestão da unidade com o município.
"Eu entendo que a parceria que tem se fortalecido com a atual gestão, o convênio que existe e as ações que vêm sendo realizadas, a tendência é que os números de homicídios, as ocorrências mais graves diminuam. Já houve uma redução da criminalidade no mês de junho", afirma o tenente-coronel.
Foto: Divulgação / Rafael Kuster
Segundo os dados divulgados em 43 dias sob seu comando, o batalhão realizou 38 prisões em flagrante, cumpriu quatro mandados de prisão, apreendeu oito armas e registrou 46 ocorrências com apreensão de drogas.
Paralelamente à atuação da Polícia Militar, o governo municipal tem implementado esforços transversais, envolvendo diversas secretarias, para combater a violência. Em maio, Camaçari aderiu ao programa estadual "Bahia pela Paz", da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
A meta é estabelecer Coletivos Bahia pela Paz, sendo centros focados em direitos humanos com equipes multiprofissionais (advogados, assistentes sociais e psicólogos) para atender jovens de 12 a 29 anos e suas famílias em áreas de alta vulnerabilidade, visando a prevenção e redução da violência.
Em junho, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou 1.253 alunos em Camaçari. O curso, que teve apoio da Secretaria de Educação (Seduc), foi ministrado por policiais militares do 12º BPM e da 59ª Companhia de Polícia Militar (CIPM) de Vila de Abrantes, abrangendo estudantes do 1º ao 5º ano de dez escolas da rede pública municipal.
Ainda em julho, a Seduc lançou o projeto "Guardiões Escolares", focado no fortalecimento da segurança no ambiente escolar. A iniciativa promove semanalmente eventos educativos, como palestras sobre violência escolar, bullying e mediação de conflitos, além de outras ações para reduzir ocorrências nas unidades de ensino da sede e da orla.
No início do segundo semestre, em 7 de julho, foi assinado o decreto para a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Este instrumento visa promover a unidade entre os órgãos de segurança pública, defesa civil e ordenamento urbano nas esferas estadual e federal, buscando o desenvolvimento de políticas públicas integradas e eficazes.
O prefeito Luiz Caetano (PT) diz defender a importância da união de esforços entre as partes: "Temos mantido um diálogo constante com a Polícia Militar, Polícia Civil, o Governo do Estado. Essa é uma das agendas mais desafiadoras, por conta disso precisamos dessa unidade para cuidar da cidade e de quem vive aqui".
Os suspeitos presos pela "Operação Vértice Zero" na manhã desta quarta-feira (23), não apenas ostentava armamentos pesados nas redes sociais, como também é apontada como responsável por homicídios brutais, incluindo decapitações de rivais. As informações foram confirmadas pelas Forças Estaduais e Federais de Segurança Pública, no distrito de Caraíva, em Porto Seguro.
“Já foram apreendidos cinco fuzis em posse de membros de alguma ação criminosa, um rifle e quatro pistolas, totalizando dez armas de fogo de grosso calibre, apreendidas pelas forças de segurança atuantes nesta operação. Foram recuperadas duas motos roubadas. Ao longo do dia foram encontradas três pontos com materiais como droga e diversos outros instrumentos criminosos que estavam enterrados, a fim de dificultar a ação da polícia", relata o delegado da Polícia Federal, Diego Gordilho.
Ainda em meio a operação, que contou com o apoio de diversas forças policiais, um arsenal foi apreendido, incluindo fuzis, pistolas, um rifle, uma espingarda e grande quantidade de drogas e um número total de 11 prisões. O material reforça a periculosidade do grupo, que vinha aterrorizando a região. Veja em vídeo apreensão:
??Suspeitos presos em Caraíva decapitavam rivais e ostentavam armas nas redes sociais
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) July 23, 2025
?? Confira: pic.twitter.com/P43KuMRVW8
Um dos crimes atribuídos ao grupo, e que ganhou destaque nas investigações, é a decapitação de um casal ocorrida no último sábado (19), na área entre os distritos de Caraíva e Barra Velha. A brutalidade do ato chocou a comunidade e foi um dos fatores que impulsionaram a intensificação das ações policiais que culminaram na desarticulação do grupo.
"Entre [os presos] inclusive, está um dos indivíduos que praticou o homicídio mediante esquartejamento e decapitação de uma jovem, que ocorreu dia 25 de junho. Esse fato ocorreu em Eunápolis, o que nos leva a crer e, desde antes, já estava confirmado que determinada facção criminosa aqui da região do litoral já tinha se ligado a uma facção maior", conta o delegado da Polícia Civil, Moabe Lima.
A "Operação Vértice Zero" representa tem combatido o crime organizado na Costa do Descobrimento, visando restaurar a segurança e a tranquilidade para os moradores e visitantes da paradisíaca região de Caraíva. As investigações continuam para identificar e prender outros possíveis envolvidos.
O município de Itarantim, localizado no Centro Sul da Bahia, registrou três homicídios em um intervalo de menos de sete dias. As vítimas foram mortas por disparos de arma de fogo dentro de suas residências, em diferentes bairros da cidade, que possui cerca de 17 mil habitantes, segundo dados do IBGE.
De acordo com o Blog do Anderson, parceiro do Bahia Notícias, o caso mais recente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (10), no centro da cidade. Uma adolescente de 17 anos, identificada como Nathalia Santana Almeida, foi atingida por disparos após um homem invadir o imóvel onde ela estava, de acordo com informações da Polícia Civil.
Na madrugada da quarta-feira (9), Aline Lima Sousa, de 33 anos, foi morta no bairro Bob Kenedy. Relatos iniciais indicam que quatro indivíduos armados entraram na residência e efetuaram diversos disparos contra a vítima.
O primeiro homicídio foi registrado no último sábado sábado (5), quando Kaique Santos Fernandes, de 19 anos, foi morto dentro de casa, também na região central. Testemunhas relataram que um homem armado teria entrado no local e efetuado os disparos.
As investigações estão sob responsabilidade da Delegacia Territorial de Itarantim. Guias de perícia e de necropsia foram expedidas, e diligências seguem em andamento para identificar os autores e esclarecer as circunstâncias dos crimes.
A Polícia Civil da Bahia desarticulou um grupo criminoso investigado por envolvimento em 12 homicídios registrados nos últimos meses no distrito de Maniçoba, zona rural de Juazeiro, no norte baiano. Os crimes estariam ligados a disputas por pontos de tráfico de drogas na região, a operação policial teve apoio de outras polícias de diferentes estados nesta quarta-feira (02).
Ao todo foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, com ações realizadas em dois estados. Quatro suspeitos foram localizados e presos em São Paulo, com apoio da Polícia Militar paulista, por meio do batalhão Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA). O quinto mandado foi cumprido no município de Guaramirim, em Santa Catarina, pela Polícia Civil local, com base nas investigações conduzidas na Bahia.
Durante uma das abordagens em São Paulo, um dos investigados reagiu à prisão e trocou tiros com os policiais. Ele foi baleado e morreu no local. Os outros quatro presos foram encaminhados às autoridades competentes, onde permanecem à disposição da Justiça.
Imagem dos itens apreendidos pela operação | Foto: Reprodução / Ascom PC-BA
Na operação, os agentes apreenderam um revólver Taurus calibre .38 e uma pistola Taurus calibre .380 modelo 58S, ambas com a numeração suprimida. A pistola estava acompanhada de um carregador com capacidade para 12 munições.
Além dos homicídios, os suspeitos também são investigados por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A ação foi coordenada pela Delegacia de Homicídios de Juazeiro, com apoio da 7ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), da Coordenação de Apoio Tático e Técnico à Investigação (CATTI-Norte) e do Núcleo de Inteligência da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).
A Polícia Civil da Bahia prendeu dois suspeitos de integrar um grupo criminoso que atua em Camaçari. As prisões aconteceram na terça-feira (17) e quarta-feira (18) desta semana, em ações simultâneas realizadas em Camaçari e Salvador. Essas prisões são o resultado de investigações de homicídios ocorridos este ano na região. Um dos acusados é investigado como o mandante de, pelo menos, três assassinatos, que resultaram em cinco vítimas.
Um dos alvos da operação teve a prisão preventiva cumprida nesta quarta-feira (18), no bairro Gravatá, em Camaçari. Os outros mandados de prisão foram cumpridos contra pessoas que já estavam presas.
Entre elas, um homem apontado como um dos líderes da organização criminosa, já detido em uma penitenciária na cidade de Caiuá, em São Paulo. Contra ele, foram cumpridos dois mandados: um de prisão preventiva e outro de prisão temporária. Além disso, uma mulher custodiada no Presídio Feminino de Salvador teve sua prisão temporária prorrogada.
Um dos casos investigados é o sequestro e assassinato de Filipe Oliveira Barbosa dos Santos, ocorrido em 28 de janeiro de 2025. A vítima foi torturada antes de morrer. Cinco pessoas foram denunciadas por este crime, e quatro delas já estão presas.
Outro caso crucial nas investigações é o homicídio de Diogo Reis Batista e a tentativa de homicídio de outras quatro pessoas, em 19 de maio deste ano, no bairro Phoc II, também em Camaçari.
Para delegada Lígia Nunes de Sá, as investigações continuam em andamento. "A Polícia Civil está empenhada em desarticular completamente esse grupo criminoso e localizar um dos principais suspeitos, considerado uma peça-chave na organização. Ele tem dois mandados de prisão preventiva em aberto. Nossas equipes seguem trabalhando intensamente para tirá-lo de circulação e garantir mais segurança à população de Camaçari e região", explica a comodante.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou, nesta segunda-feira (17), Thiago da Silva dos Santos conhecido como o "Assassino de Ibirapitanga" por dois homicídios qualificados e um latrocínio, além de furto e ocultação de cadáver. Os crimes foram cometidos em Ibirapitanga entre os dias 25 e 29 de dezembro de 2024, vitimando Joseilton dos Santos Silva, Rafael José dos Santos e Marilene Silva Nascimento.
Segundo a denúncia, oferecida pelas promotoras de Justiça Letícia Coutinho e Rafaella Carvalho, Tiago da Silva matou um homem por motivo fútil no dia 25 de dezembro, utilizando meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. No dia 27, ele matou uma mulher cruelmente e ocultou seu corpo em um matagal. Dois dias depois, matou um homem a tiros, roubando sua motocicleta.
Relembre o momento da captura:
? Foragido há dois meses, homem conhecido como “assassino em série” de Ibirapitanga é preso
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) February 10, 2025
Saiba mais ? pic.twitter.com/I4OEFqseL6
Tiago da Silva foi preso e está no Conjunto Penal de Jequié. Após Thiago ser capturado por agentes no município de Itacaré em 10 de fevereiro, ou seja seis semanas foragidos pelo interior do estado. O MP-BA solicitou a manutenção da prisão preventiva, alegando a alta periculosidade do réu, que cometeu os crimes em um curto período e com extrema crueldade.
Relembre os assassinatos em série:
-
Joseilton Silva dos Santos: Morto a pauladas em uma propriedade rural, após beber com o suspeito. Os dois trabalharam juntos em uma propriedade. Testemunhas relatam a polícia que os dois homens discutiram antes do crime.
-
Marilene Silva Nascimento: Encontrada morta em um matagal, sem roupas e com sinais de violência. A polícia acredita que o crime tenha sido motivado por latrocínio, segundo agentes da polícia militar ao Bahia Notícias diversos itens foram furtados da casa da vítima.
-
Rafael José dos Santos: Morto a tiros durante um assalto em meio fuga. Testemunhas viram um homem com as características de Tiago de Jesus fugindo do local do crime com a moto da vítima, a polícia já recuperou a moto, contudo o homem segue foragido.
A polícia registou dois homicídios, na noite de sábado (1), no município de Feira de Santana. O primeiro crime aconteceu no distrito de Jaíba e o segundo homicídio foi registrado no bairro Conceição.
Por volta das 20h, um jovem de 18 anos foi assassinado na localidade Fazenda Pau Comprido, no distrito de Jaíba. Ruan Gonçalves Lima foi morto a tiros, quando estava em frente à sua casa. Os tiros atingiram cabeça, tórax e braços, segundo informações do site Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias.
Segundo a polícia, os responsáveis pelos disparos chegaram a bordo de duas motocicletas. Eles usavam máscaras e fugiram após o crime.
Já por volta das 22h, foi assassinado a tiros Marcos Juliano dos Santos Teles, 44 anos. O crime aconteceu no interior de um bar na Rua Barro Preto, bairro Conceição. Segundo a polícia, os tiros atingiram perna direita e costas.
Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a polícia investiga para saber a motivação e a autoria dos crimes.
Um homem suspeito de ter sido enviado para cometer uma série de homicídios em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, morreu em confronto com a CIPE Cerrado, nesta quinta-feira (13) por volta das 19h. O homem teria atirado contra os polícias.
Os policiais receberem informações sobre a localização do suspeito, no bairro Florais Léa, uma guarnição se dirigiu até o local. Ao chegar à Rua Itacaré, os policiais identificaram o homem, que, ao perceber a aproximação da viatura, efetuou disparos de arma de fogo e entrou em uma residência.
Segundo o Blog o Braga, parceiro do Bahia Notícias, após os disparos, o homem foi encontrado caído no chão, com um revólver calibre 38 em uma das mãos e uma sacola contendo maconha e dinheiro.
O suspeito foi socorrido e encaminhado para a UPA de Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A arma e a droga foram apresentadas na Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães.
A Polícia Civil da Bahia, por meio do Núcleo de Homicídios de Jequié deflagrou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (11), a Operação "Espinha Dorsal". Com 11 mandados de busca e apreensão, bem como de prisão de investigados relacionados a homicídios, tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro no município de Jequié.
Informações da polícia ao Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, as investigações do Núcleo de Homicídios com apoio da Dirpin Sudoeste/Sul e da 10ª Coorpin de Vitória da Conquista, apontaram uma série de alvos vinculados a facções criminosas responsáveis por homicídios em Jequié.
"As investigações continuam no sentido de alcançar e prender os outros envolvidos em homicídios em Jequié, ressaltando que a Operação 'Espinha Dorsal' reforça o compromisso da Polícia Civil da Bahia no combate aos homicídios, ao tráfico de drogas e a organizações criminosas", informou a Polícia Civil.
Imagem dos itens apreendidos pelos agentes na operação | Foto: Reprodução / Policia Civil
Além da apreensão de acessórios de arma de fogo, seis celulares, 21 cartões de crédito, uma máquina de cartão de crédito, R$ 19.080,00 em espécie, um montante de moeda carimbada sem valor monetário, sete folhas de cheque em branco e sete canhotos de cheques preenchidos no total de R$ 9.600,00, 26 notas promissórias no total de R$ 22.000,00, moeda estrangeira e aproximadamente 2 kg de drogas.
O município de Jequié registrou quatro homicídios entre o final da última semana e o início desta, incluindo o de um adolescente de 16 anos, assassinado em casa na madrugada desta segunda-feira (03). As vítimas, duas mulheres, um homem de 37 anos e o jovem Átila Nunes Santos, foram mortas a tiros. Três dos crimes ocorreram no bairro Mandacaru.
Informações do Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias confirmam que uma mulher, ainda não identificada, morreu no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) após ser baleada na localidade de "Caranguejo. No sábado (01), o corpo de Iandra Santos Nascimento, de 23 anos, foi encontrado na mesma região. Ela estava desaparecida há dois dias.
Horas depois, por volta das 20h, Ramon Bispo Souza Carvalho foi morto a tiros no bairro Caixa D'água. Ele chegou a ser socorrido para o HGPV, mas não resistiu aos ferimentos. Na madrugada de segunda-feira 0(3), Átila Nunes Santos foi executado em uma casa no Mandacaru.
A Polícia Civil investiga os quatro homicídios. Imagens de Átila frequentando uma igreja evangélica circulam nas redes sociais, causando comoção na comunidade. Segundo informações preliminares da polícia civil, o alvo dos criminosos seria um irmão da vítima.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou nesta terça-feira (7) o reforço das ações de segurança no município de Jequié, com a intensificação do trabalho conjunto entre as Polícias Militar e Civil. A ação visa mitigar a alarmante situação de segurança na cidade, logo após os autores dos quatro homicídios cerrem identificados.
Em reunião coordenada pelo subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, foram discutidas estratégias para identificar as áreas mais vulneráveis da cidade e os principais criminosos envolvidos nos crimes. A Polícia Militar e a Polícia Civil atuarão integradamente, visando aumentar a presença policial nas ruas e realizar ações de inteligência para desarticular as quadrilhas.
“Estamos com um efetivo significativo de policiais e peritos trabalhando em Jequié. Nosso objetivo é reduzir os índices de criminalidade e garantir a segurança da população”, afirmou Marcel de Oliveira.
Pelo menos dois homicídios foram registrados em menos de 5 horas na cidade de Porto Seguro, no Extremo Sul baiano. O primeiro caso, registrado por volta das 18h20 de domingo (22), envolveu José Duegles Ramos Bahia, de 23 anos, baleado no bairro Casas Novas. Por volta das 22h50, outro crime chocou a cidade. Tiago Viana Rapina, de 35 anos, foi morto a tiros em uma praça no distrito de Pindorama. Até o momento, ninguém foi preso.
Testemunhas do bairro Casas Novas relataram ao Radar News, parceiro do Bahia Notícias, que ouviram cerca de três disparos no primeiro caso. A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos.
Já por volta das 22h50, outro crime chocou a cidade. Tiago Viana Rapina, de 35 anos, foi morto a tiros em uma praça no distrito de Pindorama. Segundo a polícia, o corpo da vítima apresentava diversas perfurações por arma de fogo, principalmente na cabeça e no corpo.
Em ambos os casos, a polícia informou que os criminosos estavam em um carro e fugiram após os crimes. A motivação dos homicídios ainda é desconhecida e está sendo investigada pela Polícia Civil. A Polícia Militar realizou rondas em busca dos autores dos disparos, mas até o momento ninguém foi preso.
Os dois homicídios ocorridos em Porto Seguro no último fim de semana reforçam a necessidade de ações mais efetivas para combater a violência na cidade. A polícia está intensificando as rondas e investigações para identificar e prender os responsáveis pelos crimes.
Com mais de duas mil mortes em 489 chacinas foram mapeadas nas duas regiões entre 1988 e 2023. A Bahia soma o maior número de casos documentados, com 104 chacinas nos municípios de Salvador, Jequié, Lauro de Freitas, Serra Preta, Simões Filho e Vitória da Conquista, segundo dados da Rede Liberdade revelados pelo g1 no último domingo (01).
O número de chacinas registradas na Bahia entre 1988 e 2023 coloca o estado em destaque no Mapa de Chacinas Norte e Nordeste. O levantamento foi realizado pela Rede Liberdade em parceria com a Clínica de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), sendo divulgado pelo g1.
O levantamento também aponta que a maioria dos casos foi registrada em zonas rurais (45,4%), enquanto 38,4% ocorreram em áreas urbanas e 16,2% em regiões intermediárias.
Apesar de não haver um perfil racial claro, a pesquisa mostra que chacinas atingem desproporcionalmente comunidades negras, quilombolas e indígenas, intensificadas pela falta de monitoramento e responsabilização dos autores.
Para o historiador e especialista em Segurança Pública Dudu Ribeiro, as chacinas estão em uma lógica interna de guerra, podendo ser caracterizadas como um massacre racial. Ele afirma que fazem parte de um policiamento violento contra a população negra e periférica.
“Em grande parte, isso está relacionado à guerra às drogas, que não é uma guerra contra substâncias, mas sim contra pessoas e seus territórios”, apontou Ribeiro ao portal g1.
Ele critica a lógica de que operações especiais de alta letalidade são eficazes, destacando que as forças de segurança devem proteger vidas. Ribeiro vê uma crise no modelo de segurança pública adotado na Bahia, baseado na lógica da guerra, e a necessidade de repensar essa abordagem.
Dois homicídios foram registrados em Feira de Santana nas primeiras horas deste domingo (22). O primeiro deles ocorreu por volta de 00h30, na Rua Barra, localizada no bairro Jardim Cruzeiro. A vítima foi um homem que, até o momento, não foi identificado pelas autoridades. No momento do crime, ele vestia uma blusa e um short verde, conforme informações preliminares coletadas no local.

Rua onde ocorreu o primeiro homicídio | Foto: Acorda Cidade
Segundo relatos de populares, a tranquilidade da madrugada foi interrompida por disparos de arma de fogo. Algumas testemunhas relataram terem ouvido uma sequência de tiros e, ao verificarem a situação, encontraram o homem caído no chão, já sem sinais vitais.
O segundo crime ocorreu por volta das 5h, na Rua Pindobaçu, bairro Papagaio, na área do estacionamento de uma casa de shows, onde era realizado um paredão.

Rua onde ocorreu o segundo homicídio | Foto: Acorda Cidade
Segundo informações apuradas pelo Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o homem trabalhava vendendo celular e saindo desse evento, homens armados estavam esperando e deflagraram os tiros, que atingiram cabeça, braços e barriga.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado e constatou o óbito.
A capital baiana teve o registro de três homicídios neste domingo (10). Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil.
De acordo com a polícia, os casos foram apontados nos bairros de Pero Vaz, Retiro e Valéria.
No Pero Vaz, a Polícia Civil informou que a vítima foi identificada como Marcos Santos Rosa, de 43 anos.
Já no Retiro, o caso aconteceu na localidade da Baixinha de Santo Antônio. Na região, o corpo de um homem foi achado com marcas de disparos de arma de fogo.
O último registro foi feito na Rua Jardim terra Nova, em Valéria, onde um homem foi encontrado sem vida.
A quarta-feira (25) em Feira de Santana registrou quatro homicídios. Uma das vítimas era um adolescente, de 16 anos. Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o jovem, identificado pelo prenome de Ezequiel, foi morto por volta das 23h, no povoado Candeal 2, no distrito de Matinha.
Outra vítima foi identificada como Joseph Franklin Cerqueira Pereira, de 23 anos. Ele estava no condomínio Jardim das Oliveiras, no bairro Conceição, quando foi arrastado para um ponto do residencial, que tinha nas paredes as iniciais de uma facção criminosa, e foi assassinado.
Ainda segundo o site, a terceira vítima foi identificada como Paulo César Alves Costa, de 18 anos. Ele estava na Travessa Prato Raso, no bairro Queimadinha, quando um homem se aproximou e atirou contra o jovem. O quarto homicídio vitimou um homem, ainda sem identificação, no bairro SIM.
A vítima estava na garupa de uma motocicleta, em direção ao centro da cidade, quando um homem o emparelhou em outra moto e disparou. Os crimes devem ser investigados pela Delegacia de Homicídios da cidade.
Três homens foram mortos e um ficou ferido em um bar em Buritirama, Oeste baiano, no final da tarde desta terça-feira (24). Até o início da tarde desta quarta-feira (25), nenhum suspeito foi localizado. Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu no povoado de Morrinhos, na zona rural do município.
As vitimas foram identificadas como Josemário de Souza Bastos, de 39 anos, Uedis Dias de Souza, de 30, e Lauzemar Nolasso Alves, de 41. Ainda segundo a polícia, os acusados chegaram em dois veículos ao local e atiraram contra as vítimas.
Ainda não há informações sobre a autoria e a motivação do crime. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Bom Jesus da Lapa, também no Oeste.
O município de Feira de Santana contabilizou três homicídios em 48h, durante o último fim de semana. Segundo o site Acorda Cidade, os crimes ocorreram entre a madrugada de sábado (21) e o final da tarde de domingo (22).
O primeiro caso ocorreu na madrugada de sábado, no bairro 35º BI, onde Jorge Fernando Assis dos Santos, de 29 anos, foi assassinado a tiros. O corpo da vítima foi encontrado na rua ao lado de uma motocicleta, emprestada por um amigo. Ainda na manhã de sábado, Marcone da Paixão de Jesus Santos, de 36 anos, foi alvejado a tiros dentro de um veículo, na presença do filho de 14 anos, no bairro Conceição I.
Já no domingo, no bairro Mangabeira, Tallison Campos Souza, de 28 anos, foi assassinado a tiros dentro da casa onde residia. Ele foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu.
De acordo com a reportagem, com estas ocorrências, Feira de Santana já contabiliza 20 homicídios registrados em outubro.
Duas pessoas foram mortas a tiros neste final de semana em Feira de Santana. Entre este domingo (15) e o sábado (14) houve também cinco tentativas de homicídios registradas na cidade.
Com um feminicídio registrado na sexta-feira (13), o feriado prolongado teve três mortes violentas anotadas. Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, a primeira morte ocorreu na madrugada do sábado quando Pablo Robson Matias da Silva, 28 anos, foi assassinado a tiros na Rua Jacobina, no bairro Jardim Cruzeiro.
Os disparos atingiram a cabeça, o ombro esquerdo e o pescoço. Já neste domingo, Márcio da Silva, conhecido como Mortadela, de 43 anos, foi alvo de um ataque a tiros na Rua Intendente Abdon, bairro Queimadinha. As autorias e as motivações dos dois homicídios devem ser apuradas pela delegacia local.
Já as tentativas de homicídio ocorreram nos bairros Lagoa Grande, São João do Cazumbá, no Centro, no Ponto Central e no Campo do Gado Novo.
Dois homicídios foram registrados em Feira de Santana nesta segunda-feira (4). Os casos ocorreram após um final de semana com sete mortes violentas. Nos primeiros quatro dias de setembro, 11 mortes foram registradas no município, o que dá quase três homicídios por dia.
Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o primeiro registro desta segunda ocorreu no distrito de Humildes, zona rural do município. Um homem foi encontrado morto em um matagal com marcas de tiros na cabeça. Já no bairro Gabriela, outro homem foi achado morto, com mãos e pés amarrados, em um terreno baldio na Rua Água Fria. Havia perfurações pelo corpo, principalmente no rosto.
Além dos dois casos, uma tentativa de homicídio também foi registrada pela polícia nesta segunda. Conforme a assessoria de comunicação do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), um homem deu entrada na Policlínica do bairro Rua Nova com diversas perfurações causadas por arma de fogo.
Os casos devem ser investigados pela Delegacia de Homicídios da cidade.
Cinco homicídios foram registrados em Feira de Santana neste final de semana. Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, os crimes ocorreram entre a sexta-feira (28) e a madrugada desta segunda-feira (31). Ainda na sexta, Cledilson Santos da Conceição, de 28 anos, foi morto em uma residência na Rua da Viagem, no bairro Campo do Gado Novo.
Outra vítima, André Luiz Souza Silva, foi a óbito no sábado (29) no Hospital Geral Clériston Andrade após ser baleado um dia antes. Testemunhas contaram que ele estava em um bar no bairro Parque Getúlio Vargas quando dois homens em uma motocicleta chegaram. O homem do carona atirou, atingindo a vítima no braço e região do tórax.
No mesmo dia, o comerciante do ramo de bebidas, Ubirajara Ribeiro Boa Boaventura, foi morto a tiros na Rua Asa Delta, no conjunto George Américo, em Feira de Santana. Já neste domingo (30), Aprígio Bento de Jesus Júnior, de 48 anos, foi baleado no bairro Nova Esperança. Ele chegou a ser levado para o Clériston Andrade, mas não resistiu.
Por fim, na madrugada desta segunda-feira (31), um homem, identificado como Leandro Lima de Jesus, foi assassinado a tiros em um bar na Rua Castro Alves, no Centro.
Dois homens foram presos nesta quarta-feira (26) em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. A dupla é apontada pela morte de Gabriel Sales Guimarães, ocorrido em março deste ano, na Rua da Mata. Segundo a Polícia Civil, a prisão ocorreu durante a Operação Boqueirão, no bairro Frei Calixto, feita em conjunto com a Polícia Militar. Com eles, os policiais encontraram 17 buchas de maconha e 75 pedras de crack.
“A motivação do crime é a disputa do tráfico de drogas. Ainda realizamos cinco mandados de busca e apreensão e o material ajudará na identificação de mais envolvidos no grupo criminoso”, detalhou o coordenador da 23ª Coorpin/Eunápolis, delegado Paulo Henrique de Oliveira.
Os dois foram levados para a delegacia da cidade onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Eles seguem custodiados à disposição da Justiça.
Três jovens, um deles adolescente, foram mortos neste final de semana em Feira de Santana. Dois casos ocorreram neste domingo (23), e um no sábado (22). Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, a vítima com menor idade foi Arthur do Carmo Araújo, de 16 anos. Ele foi assassinado a tiros na Rua Adroaldo Marques, no bairro Gabriela, por volta das 20h deste domingo.
O adolescente foi alvejado na cabeça. Mais cedo, às 14h, Wallace Pinheiro da Silva Jesus, de 18 anos, foi morto com diversos tiros na Rua Jeová Shalon, no Parque Tamandari, na região do bairro Tomba. A suspeita é que os atiradores estavam em um veículo Fiat Mob de cor prata.
Já no sábado, Felipe Silva Souza, de 22 anos, foi morto com cerca de sete tiros por volta das 10h20, na Rua Filadélfia, no bairro Parque Getúlio Vargas. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Já os crimes devem ser investigados pela Delegacia de Homicídios (DH) de Feira de Santana.
A cidade mais violenta do país fica na Bahia assim como 11 dos 20 municípios mais letais brasileiros estão no estado. Os dados, referentes a 2022, são do anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e foram divulgados nesta quinta-feira (20).
Com taxa de 88,8 por 100 mil habitantes, Jequié, no Médio Rio de Contas, foi considerada a cidade mais violenta do país. As outras quatro posições em letalidade do país são também de municípios baianos: Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo [88,3 por 100 mil]; Simões Filho e Camaçari, ambas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com 87,4 mil por 100 mil e 82,1 por 100 mil, respectivamente.
Na nona posição, Feira de Santana registrou 68,5 por 100 mil. Na décima, Juazeiro teve 68,3 por 100 mil; na 11ª Teixeira de Freitas, 66,8 por 100 mil; na 12ª Salvador, 66 por 100 mil; na 14ª Ilhéus, com 62,1 por 100 mil ; na 18ª Luís Eduardo Magalhães com 56,5 por 100 mil; e na 19ª Eunápolis com 56,3 por 100 mil.
Ainda segundo o anuário, a Bahia ficou em segundo lugar em taxa de letalidade, com 47,1 por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas do Amapá, com 50,6 por 100 mil habitantes.
Apesar do índice, a Bahia reduziu a taxa em relação ao anuário divulgado no ano passado, quando apresentava 50 por 100 mil habitantes. Em números absolutos, o estado registrou no ano passado 6.659 mortes violentas ante 7.069 em 2021. (Atualizado às 13h05)
Clique na imagem para ampliá-la / Foto: Reprodução / Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Três homens s foram mortos a tiros em Feira de Santana na madrugada desta segunda-feira (12). Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, uma das vítimas foi Luís Fernando Lima Ferreira, de 28 anos. O homem estava na Praça do Povo, no bairro Parque Ipê, quando foi baleado. Os tiros atingiram o tórax. Ele chegou a ser socorrido para uma policlínica, mas não resistiu.
Outro homicídio vitimou Wesley Moreira Paim, de 28 anos. O crime ocorreu em uma casa na Estrada Velha do distrito de Humildes, zona rural de Feira de Santana. Os disparos atingiram cabeça, costas e nádegas.
Já José Luiz Vitória Pereira, de 31 anos, foi morto com tiros na cabeça e nas costas. Segundo a polícia, o corpo foi encontrado na Estrada da Varinha, no distrito Maria Quitéria.
As autorias e os motivos dos crimes devem ser investigados pela Polícia Civil.
Cinco homicídios foram registrados nesta quinta-feira (25) em Feira de Santana. Com isso, o município chega a 27 casos no mês e 145 no ano, segundo informou o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias. Os últimos casos ocorreram em menos de 24 horas. O primeiro homicídio vitimou Josias Lima Oliveira, de 19 anos. O jovem foi morto por volta das 9h, quando estava no residencial Campo Belo, no bairro Campo do Gado Novo.
Já pela tarde, dois jovens, ainda não identificados, foram encontrados mortos às margens de um riacho situado no bairro Conceição. No início da noite, André Luiz Atayde Porto, de 29 anos, foi morto na residência onde morava no bairro São João. Já por volta das 19h, Robson Brito da Silva, de 19 anos, morreu após ser atingido por tiros no distrito de Tiquaruçu.
O crime ocorreu na noite da quarta-feira (24), mas o jovem chegou a ficar internado nesta quinta no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde não resistiu. A autoria e a motivação dos homicídios devem ser investigados pela Polícia Civil de Feira de Santana.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
João Roma
"A lei não pode ter lado político".
Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.
