VÍDEO: Edson Gomes insinua que “comunismo tem roubado nossos filhos” e provoca reação de Olívia Santana: “Reacionário”
Por Leonardo Almeida
Um dos maiores nomes do reggae brasileiro, o cantor Edson Gomes se envolveu em mais uma polêmica após ele insinuar que o comunismo estaria “roubando” as crianças, fazendo um alerta para que as futuras gerações não se tornem “uma presa”. A publicação, feita há duas semanas pela página “Positividade Reggae” viralizou nas redes sociais e gerou uma reação da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) nesta quinta-feira (5), que chamou o artista de “reacionário” e afirmou que grande parte do público de Edson Gomes “é comunista”.
No discurso durante o show, o reggaeman diz que o comunismo caçaria as futuras gerações para que “elas não fossem nada”. O cantor também orientou os pais a reagirem para que os filhos não fiquem “à mercê da tirania”.
"Queria agradecer as mães que trazem suas crianças para ouvir esse reggae. É muito bom, vão sair daqui com algo positivo na mente. Sem maconha, sem droga, sem nada. Só música, só a mensagem positiva para que quando crescerem, saberem tomar decisão melhor que os pais. Nossos filhos são caçados pelos comunistas para que eles possam ser nada, para que se tornem uma presa, e nós precisamos reagir, dar direcionamento a nossos filhos, para que não sejam no futuro uma presa, não estejam à mercê da tirania, dos opressores, daqueles que enganam. Jah!", disse Edson Gomes.
Confira a gravação:
Crítica ao posicionamento do cantor, Olívia Santana rebateu as falas e declarou que irá “combater os discursos reacionários”. No texto, segundo a deputada, Edson Gomes também seria um compositor que escreve como comunista, mas que age como “qualquer pessoa de direita” fora da vida artística.
“Edson Gomes compõe como um comunista, mas fora da vida artística age como qualquer pessoa de direita. Contraditoriamente suas canções são críticas duras ao capitalismo e suas mazelas. ‘Esse sistema é um vampiro’, ‘Vamos amigo, lute, senão a gente acaba perdendo o que já conquistou’ viraram hinos nas manifestações da classe trabalhadora. Mas Gomes nem deve se dar conta de que grande parte do seu público são pessoas de esquerda, os comunistas que ele tanto abomina”, diz o texto.
“É triste ver sua radicalização à direita nesta fase da sua vida. O bolsonarismo racista, colonial, que quer manter nosso povo submisso, vibrou com seu discurso. E nós, os comunistas, democráticos, combateremos seu discurso reacionário e seguiremos dançando seu reggae como um entretenimento, mas levando muito a sério a necessidade de lutarmos para não acabarmos perdendo o já conquistamos”, completa a deputada.
