Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

casa branca

VÍDEO: Eduardo Bolsonaro publica vídeo feito por IA com Flávio e Trump tocando música no salão oval
Fotos: Reprodução / Redes Sociais / CantaDireita

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL) publicou, nesta quinta-feira (28), um vídeo gerado por inteligência artificial (IA) que mostra o senador Flávio Bolsonaro (PL) cantando ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tocando piano. Na simulação com tom de humor, o presidente Lula (PT) é retratado do lado de fora da residência oficial, observando a cena por meio da janela.

 

Confira o vídeo:

 

Essa postagem foi compartilhada com a legenda "Isso é IA? Is that AI?", em uma referência direta às especulações e memes que circularam na internet questionando a autenticidade das fotos do encontro real entre Flávio e Trump na Casa Branca.  

 

Momento em que Flávio anda pela Casa Branca:

 

COMO FOI A VISITA? 
A visita de fato ocorreu na última terça-feira (26), no Salão Oval, no entanto, estava fora da agenda oficial. De modo rápido, o pré-candidato visitou o gabinete da presidência norte-americana. Segundo a apuração da imprensa, Flávio passou 1h e 40min na Casa Branca, mas a reunião teria sido rápida. 

 

Foto divulgada de Flávio Bolsonaro | Foto: Reprodução / Redes Sociais

 

Diferentemente da versão alegada pelos Bolsonaro e reproduzida pelo blogueiro Paulo Figueredo, Flávio não foi recebido como "um chefe de Estado". Em uma foto que viralizou, ele exibiu uma moeda como símbolo de honra para a base bolsonarista, todavia o objeto é uma "challenge coin" destinada a visitas à Casa Branca.

 

Na coletiva de imprensa, Flávio descreveu o presente como um “gesto raro, reservado apenas a aliados de confiança”. Segundo ele, a entrega simboliza “o tipo de líder que Trump é e a relação construída” entre o bolsonarismo e o governo do presidente norte-americano.

 

Imagens da passagem do senador na Casa Branca | Foto: Reprodução / Redes Sociais

 

O item em questão é uma challenge coin, espécie de moeda comemorativa semelhante a um medalhão, tradicionalmente utilizada entre militares e autoridades dos Estados Unidos. No meio militar, receber a peça representa reconhecimento, prestígio e pertencimento a um grupo seleto.

 

A honraria, no entanto, não é restrita a autoridades ou aliados políticos. Trump já entregou moedas semelhantes até mesmo a crianças que demonstraram apoio ao governo durante visitas à Casa Branca. Em janeiro deste ano, por exemplo, um menino de 6 anos recebeu o objeto após explicar ao presidente o processo correto de pasteurização do leite.

 

O símbolo também costuma ser distribuído por Trump a crianças durante partidas oficiais da NFL, como forma de interação e reconhecimento público.

 

REPERCUSSÃO NAS REDES
Na música interpretada pelos avatares digitais, Trump refere-se a Flávio como "meu amigo" e canta o verso "Eu sei que você está com ciúmes da nossa química". Em outro trecho, a canção menciona que tentam "tirá-lo da corrida" e "trancá-lo em uma cela", em uma clara alusão às investigações judiciais enfrentadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

A peça audiovisual busca reforçar o discurso de proximidade e alinhamento político entre o governo norte-americano e a família Bolsonaro. Essa publicação de Eduardo Bolsonaro é uma reação à forte repercussão que o encontro presencial gerou nas redes sociais ao longo da semana.

 

Também participaram o economista Paulo Figueiredo e o próprio Eduardo, que dividiram opiniões e motivaram publicações de parlamentares da base governista e da oposição. Vale lembrar que as postagens são na mesma semana em que o portal The Intercept Brasil revelou a casa de R$ 6 milhões do ex-deputado cassado no estado do Texas.

 

Fotos: Reprodução / Agência Brasil / The Intercept Brasil

 

Os comentários na internet concentraram-se em duas vertentes principais: suspeitas infundadas de que as imagens do encontro teriam sido forjadas digitalmente e tentativas de associar a imagem do senador Flávio Bolsonaro à recente crise envolvendo o Banco Master.

 

UFC divulga estrutura que será montada na Casa Branca para evento com Poatan e Topuria; veja imagens
Foto: Divulgação / UFC

O UFC divulgou novas imagens da estrutura que será montada no gramado sul da Casa Branca para o UFC Freedom 250. O evento está marcado para o dia 14 de junho e fará parte das celebrações pelos 250 anos da independência dos Estados Unidos. Veja abaixo: 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por UFC (@ufc)

 

Entre os detalhes exibidos pela organização está “a garra”, estrutura que ficará posicionada sobre o octógono. O equipamento foi construído na Europa e transportado aos Estados Unidos exclusivamente para o evento. A peça será utilizada como cobertura e também como suporte de iluminação para a área de luta.

 

A expectativa é de que cerca de 4 mil pessoas acompanhem o UFC Freedom 250 presencialmente na Casa Branca. O público será formado por integrantes das forças armadas, convidados do UFC e convidados do presidente Donald Trump.

 

A presença de fãs no local do evento não será permitida. Ainda assim, segundo Dana White, presidente do UFC, aproximadamente 85 mil ingressos gratuitos serão distribuídos para que o público acompanhe a transmissão ao vivo em uma área montada no parque Elipse, próximo ao complexo da Casa Branca, em Washington, D.C.

 

O espaço destinado aos torcedores contará com telões, atrações musicais e atividades voltadas aos fãs durante a programação do evento.

 

Até o momento, sete lutas estão confirmadas no card. Entre os principais nomes estão Alex Poatan, que enfrentará Ciryl Gane pelo cinturão interino dos pesos pesados, e Ilia Topuria, que encara Justin Gaethje em combate de unificação do cinturão dos leves.

 

Lutas confirmadas no UFC Freedom 250:

  • Peso-leve: Ilia Topuria x Justin Gaethje — unificação do cinturão
  • Peso-pesado: Alex Poatan x Ciryl Gane — cinturão interino
  • Peso-galo: Sean O'Malley x Aiemann Zahabi
  • Peso-leve: Mauricio Ruffy x Michael Chandler
  • Peso-médio: Bo Nickal x Kyle Daukaus
  • Peso-pena: Diego Lopes x Steve Garcia
  • Peso-pesado: Josh Hokit x Derrick Lewis
Morte de homem acusado de iniciar tiroteio na Casa Branca é confirmada e Trump agradece ao serviço secreto 
Foto: The Official White House

O homem acusado de iniciar um tiroteio perto da Casa Branca neste sábado (23) foi dado como morto, segundo informações atualizadas pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos. Ele foi um dos dois baleados no confronto perto do cruzamento da Avenida Pensilvânia com a Rua 17. 

 

Segundo a jornalista Carolina Cimenti, da TV Globo, o suspeito que morreu foi o homem que se aproximou de um dos portões da Casa Branca e disparou ao menos três vezes, iniciando o tiroteio. O momento foi registrado por jornalistas. Não há informações sobre o estado de saúde da segunda pessoa baleada, que estava passando pelo local no momento do confronto. 

 

Toda a região do entorno da Casa Branca foi colocada sob bloqueio de agentes armados. As circunstâncias que envolveram o incidente não estão claras, mas, para agências de notícias, oficiais disseram se tratar de uma pessoa com "distúrbios emocionais".

 

As identidades dos envolvidos não foram divulgadas. Ainda na noite deste sábado, o presidente dos EUA, Donald Trump se pronunciou sobre o ocorrido na rede Truth Social:

 

“Obrigado ao nosso grande Serviço Secreto e às forças de segurança pela ação rápida e profissional tomada nesta noite contra um homem armado perto da Casa Branca, que tinha um histórico violento e uma possível obsessão com a estrutura mais querida do nosso país. O atirador está morto após uma troca de tiros com agentes do Serviço Secreto perto dos portões da Casa Branca. Este evento acontece um mês após o tiroteio no jantar da Associação de Correspondentes da Casa Branca e mostra como é importante, para todos os futuros presidentes, obter o que será o espaço mais seguro e protegido de seu tipo já construído em Washington, D.C. A Segurança Nacional do nosso país exige isso!”
 

Tiroteio perto da Casa Branca com 30 disparos enquanto Trump estava no edifício, aponta Fox News
The White House | Foto: Reprodução / Google Street View

A Casa Branca foi colocada sob forte bloqueio de segurança neste sábado (23) após uma sequência de pelo menos 30 disparos de arma de fogo ter sido ouvida nas proximidades da residência presidencial dos Estados Unidos. O incidente resultou em duas pessoas baleadas, incluindo o próprio atirador. De acordo com a rede Fox News, foram ouvidos pelo menos 30 disparos na área.

 

O pânico entre os correspondentes de imprensa que realizavam a cobertura diária em Washington. Os profissionais foram instruídos a abandonar as áreas externas e a procurar abrigo no interior da sala de briefings da Casa Branca, onde os agentes do Serviço Secreto bloquearam as portas até que a segurança total do perímetro estivesse restabelecida.

 

No momento do tiroteio, o presidente norte-americano, Donald Trump, encontrava-se no interior do edifício a negociar um acordo com o Irão. O bloqueio à residência oficial foi totalmente levantado por volta das 18h45 (horário de Washington).

 

Segundo o Departamento de Polícia local, partilhadas nas redes sociais, o Serviço Secreto e as forças de segurança atuaram de imediato num incidente na Rua 17 com a Avenida Pensilvânia, tendo sido emitido um alerta para que a população evitasse a região.

 

O diretor do FBI, Kash Patel, confirmou que o órgão está a dar suporte integral ao Serviço Secreto e que as autoridades de segurança permanecem em alerta máximo.

VÍDEO: Duas pessoas baleadas em tiroteio perto da Casa Branca em momento registrado por jornalistas
A casa Branca | Foto ilustrativa: Reprodução / Google Street View

Duas pessoas foram baleadas este sábado (23) durante confronto com o Serviço Secreto dos Estados Unidos, perto da Casa Branca, em um incidente de segurança que foi registrado por jornalistas que se encontravam no local. A informação foi confirmada pela agência de notícias Reuters. 

 

O diretor do FBI, Kash Patel, informou, por meio de uma publicação oficial em suas redes sociais, que as forças de segurança permanecem em alerta máximo após os relatos de disparos na zona. Confira: 

 

"O FBI está no local e apoiando o Serviço Secreto na resposta aos disparos feitos perto das áreas da Casa Branca — atualizaremos o público assim que possível", escreve o diretor. 

 

De acordo com as primeiras informações avançadas pela jornalista Carolina Cimenti, da TV Globo, um homem aproximou-se de um dos portões da Casa Branca e efetuou pelo menos três disparos. Um dos feridos é o próprio atirador que foi neutralizado pelos agentes e encontra-se em "estado crítico".

 

O incidente ocorreu perto do cruzamento da Avenida Pensilvânia com a Rua 17, uma área que foi imediatamente isolada por agentes armados. Embora as circunstâncias exatas do tiroteio ainda estejam a ser investigadas, fontes oficiais revelaram às agências de notícias que o suspeito poderá tratar-se de um indivíduo com "distúrbios emocionais".

 

SUSTO DA IMPRENSA
Vários jornalistas que trabalhavam no local este sábado relataram ter ouvido uma sequência rápida de disparos, tendo sido instruídos de imediato a procurar abrigo no interior da sala de imprensa da Casa Branca. Os agentes do Serviço Secreto bloquearam as saídas por precaução, levantando o confinamento pouco tempo depois, assim que a situação foi controlada.

 

Veja momentos:

 

A correspondente da ABC News, Selina Wang, partilhou na rede social X (Antigo Twitter) um vídeo que captou o momento exato em que os tiros foram disparados, mostrando a necessidade de se baixar rapidamente para se proteger do confronto armado.

 

Maioria da população avalia que encontro de Lula com Trump foi positivo e que ele saiu fortalecido, mostra Quaest
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula saiu mais forte após encontro com o líder norte-americano Donald Trump, que ocorreu na semana passada na Casa Branca. Para 43% dos entrevistados pela Genial/Quaest, essa foi a impressão ao final da reunião entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, conforme revelou a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (13).

 

Ainda sobre o encontro, outros 26% dos entrevistados disseram que Lula saiu mais fraco após a conversa com Donald Trump. Para 13%, o presidente brasileiro ficou igual, e 18% não souberam ou não quiseram responder.

 

Veja abaixo outros questionamentos da Genial/Quaest a respeito do encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos.

 

  • A reunião com Trump foi mais positiva ou mais negativa para Lula?

 

Mais positiva - 37%
Nem positiva, nem negativa - 6%
Mais negativa - 20%
Não sabe/não respondeu - 37%

 

  • Lula teve postura mais dura ou mais amigável na reunião com Trump?

 

Dura - 13%
Amigável - 56%
Nem dura, nem amigável - 3%
Não sabe/Não respondeu - 28%

 

  • Reunião de Lula com Trump na Casa Branca é bom ou ruim para o Brasil?

 

Bom para o Brasil - 60%
Nem bom, nem ruim - 10%
Ruim para o Brasil - 18%
Não sabe/não respondeu - 12%

 

  • Para você, qual a relação que o presidente do Brasil deve ter com os Estados Unidos?

 

Aliado - 56%
Independente - 29%
Opositor - 6%
Não sabe/Não respondeu - 9%

 

A Genial/Quaest entrevistou 2.004 eleitores, entre os dias 8 e 11 de maio, por meio de entrevista presencial. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

 

A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-03598/2026.
 

Trump se impressiona com Poatan na Casa Branca e elogia força do brasileiro: ‘Mão poderosa’
Foto: Divulgação / Casa Branca

Alex Poatan teve um encontro com Donald Trump na última quarta-feira (6), na Casa Branca, durante uma ação promocional do UFC Freedom 250. O evento, marcado para o dia 14 de junho, será realizado na residência presidencial dos Estados Unidos e terá o brasileiro em uma das lutas de maior destaque do card.

 

Ao comentar a presença de Poatan, Trump chamou atenção para a potência do brasileiro e citou o aperto de mão que recebeu do ex-campeão do UFC.

 

"Um dos melhores socos da história do negócio. Eu acabei de cumprimentá-lo e ele tem uma mão enorme, uma mão poderosa", afirmou o presidente.

 

Poatan esteve no encontro ao lado de Ciryl Gane, seu próximo adversário. Os dois se enfrentam pelo cinturão interino dos pesos pesados. A luta pode colocar o brasileiro em uma posição inédita na história do UFC.

 

Caso vença, Alex Poatan poderá se tornar o primeiro atleta da organização a conquistar cinturões em três categorias diferentes. O paulista já foi campeão dos pesos médios e dos meio-pesados no Ultimate Fighting Championship. O UFC confirma o evento para 14 de junho na Casa Branca, em Washington.

 

O card também terá outra disputa de cinturão. Ilia Topuria, campeão linear invicto dos leves, enfrentará Justin Gaethje, campeão interino, em combate de unificação da categoria. Os quatro atletas participaram de atividades promocionais antes do evento, incluindo encaradas nos arredores da Casa Branca.

 

O UFC Freedom 250 é tratado como um evento histórico pela organização por ser realizado na Casa Branca e integrar as celebrações pelos 250 anos da independência dos Estados Unidos.

Lula estará na Casa Branca na próxima quinta para encontro oficial com o presidente dos EUA, Donald Trump
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na próxima quinta-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na Casa Branca, em Washington, onde se encontrará com o líder norte-americano, Donald Trump, um encontro que já vem sendo preparado desde o começo do ano. A possível reunião ocorre após a crise aberta entre os dois países por conta da prisão e posterior liberação do ex-deputado Alexandre Ramagem, nos Estados Unidos.

 

O episódio foi mais um capítulo nas tensas relações entre os governos Trump e Lula. O caso Ramagem levou o governo americano a expulsar um policial federal brasileiro que atuava nos EUA, e em resposta, o Palácio do Planalto também descredenciou um oficial americano que atuava no Brasil.

 

A visita de Lula a Trump vem sendo tratada pelo Itamaraty como um passo crucial para normalizar as relações comerciais e diplomáticas entre os dois países. Além da economia, temas como a situação na Venezuela e parcerias em minerais críticos e terras raras devem compor a mesa de discussões.

 

Durante um compromisso nesta segunda (4) em São Paulo, o vice-presidente Geraldo Alckmin disse que espera que o encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump seja pautado pelo diálogo. 

 

“Eu torço para que essa boa química que ocorreu entre o presidente Lula e o presidente Trump possa fortalecer ainda mais em benefício dos dois grandes países, duas grandes democracias do Ocidente”, disse Alckmin a jornalistas. 

 

Para o vice-presidente, a reunião entre os dois presidentes será muito importante, principalmente porque os Estados Unidos são o principal investidor do País.

 

“Esse encontro é muito importante porque os Estados Unidos são o terceiro parceiro comercial do Brasil, atrás da China e da União Europeia. Mas ele é o primeiro investidor no Brasil. Então é [uma reunião] muito importante”, afirmou.

 

A confirmação da viagem vem depois de um momento negativo para o governo Lula. O Congresso impôs duas derrotas ao presidente na semana passada, rejeitando a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF) e derrubando o veto presidencial ao PL da Dosimetria.

 

A previsão inicial era que o petista seria recebido na Casa Branca em março, mas isso não se concretizou. O adiamento foi atribuído ao conflito entre EUA e Irã, que monopolizou a atenção americana, além de desafios domésticos de Trump, como impacto da alta dos combustíveis no bolso dos americanos.

 

A confirmação da visita agora acontece a poucas semanas do que interlocutores do presidente brasileiro consideravam a janela de oportunidade possível para que esse encontro acontecesse.

 

De acordo com a avaliação de alguns de seus assessores, a chance de uma reunião entre os dois presidentes ficaria cada vez menor à medida em que o período eleitoral brasileiro se aproximasse. O cálculo é de que essa espécie de janela de oportunidade só se manteria aberta até o fim do primeiro semestre porque a equipe de Lula não acredita que Trump gostaria de mostrar proximidade com o petista em meio à disputa eleitoral no país.
 

“Quem é melhor, Pelé ou Messi?”, questionou Trump em visita do Inter Miami à Casa Branca
Foto: Reprodução/YouTube/DWS News

 

Seguindo a tradição, o argentino Lionel Messi, junto aos companheiros do Inter Miami, visitou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (5), na Casa Branca, após se consagrarem campeões da Major League Soccer (MLS).

 

Messi entrou ao lado de Trump no local do evento. Companheiro de longa data do argentino, o uruguaio Luis Suárez também marcou presença.

 

Em seu discurso, o presidente relembrou ter visto o brasileiro Pelé atuar nos Estados Unidos pelo New York Cosmos, clube que ajudou a popularizar o futebol no país nos anos 1970.

 

"Vocês vão me chamar de velho, mas eu vi o Pelé jogar, lembram?", disse Trump durante a cerimônia. "Ele jogava pelo Cosmos".

 

Na sequência, Trump chegou a questionar: "Quem é melhor, Pelé ou Messi?". Os jogadores atrás dele responderam que é Messi. Em resposta, o presidente afirmou: "Eu acho que ele é. Mas Pelé era muito bom".

 

Em outro momento, o líder estadunidense chegou a se referir a Suárez como “atacante brasileiro”. O uruguaio, que estava logo atrás do púlpito, reagiu com um sorriso e aparentou encarar a situação com bom humor. O atacante defendeu o Grêmio na temporada de 2023.

 

A visita de Messi à Casa Branca ocorre meses depois de outro grande nome do futebol mundial passar por lá. Em novembro de 2025, o português Cristiano Ronaldo acompanhou o príncipe saudita Mohammed bin Salman em uma visita a Trump. Na ocasião, o jogador presenteou o presidente com uma camisa autografada, pedindo paz.

Lionel Messi deve encontrar Donald Trump em evento na Casa Branca

O atacante Lionel Messi deverá participar nesta quinta-feira (5) de um evento na Casa Branca ao lado do elenco do Inter Miami CF. A presença do jogador argentino foi confirmada pelo governo dos Estados Unidos e marcará o primeiro encontro do atleta com o presidente Donald Trump.

 

A visita ocorre após a conquista do título da Major League Soccer (MLS) na última temporada. A equipe da Flórida levantou o troféu pela primeira vez na história da competição.

 

Messi também é esperado como uma das principais atrações da próxima Copa do Mundo FIFA de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. Em 2022, o camisa 10 liderou a Seleção Argentina de Futebol na conquista do tricampeonato mundial durante a Copa do Mundo FIFA de 2022, disputada no Catar.

 

Atualmente com 38 anos, o jogador completará 39 durante o torneio. A decisão do Mundial está prevista para 19 de julho e será realizada no MetLife Stadium, em East Rutherford, no estado de Nova Jersey.

Departamento de Justiça dos EUA removeu arquivos sobre acusação de abuso envolvendo Trump no caso Epstein, diz site
Foto: Reprodução / BBC

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos manteve sob sigilo parte de arquivos relacionados ao caso de Jeffrey Epstein que mencionam o presidente Donald Trump. Além disso, o órgão removeu do banco de dados público alguns documentos nos quais o chefe da Casa Branca é citado.

 

O material está vinculado às acusações contra Epstein, financista norte-americano que morreu na prisão, em 2019, antes de responder judicialmente às denúncias de crimes sexuais envolvendo menores de idade. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (24) pela NPR (National Public Radio), organização pública de radiodifusão com sede em Washington.

 

Segundo a NPR, dezenas de páginas foram catalogadas pelo Departamento de Justiça, mas não disponibilizadas ao público. No fim de janeiro, uma nova leva de documentos foi liberada, porém parte do material permaneceu indisponível. Entre os arquivos não acessíveis estaria um documento com mais de 50 páginas contendo entrevistas do FBI e anotações de conversas com uma mulher que acusou Trump de abuso sexual décadas atrás, quando ela era menor de idade.

 

De acordo com a reportagem, o Departamento de Justiça se recusou a comentar o conteúdo dos arquivos e os motivos para a não divulgação.

 

Ainda segundo a NPR, documentos relacionados a uma mulher que foi testemunha-chave no julgamento criminal de Ghislaine Maxwell teriam sido temporariamente retirados do ar após a divulgação em janeiro. Eles voltaram a ficar disponíveis na semana passada, mas parte do conteúdo segue ocultada.

Diretor do FBI informa que agentes baleados na Casa Branca não morreram, mas estão em estado grave; Trump pede orações
Foto: The Official White House

 

O diretor do FIB (Federal Bureau of Investigation), Kash Patel, afirmou que os soldados baleados em frente à Casa Branca nesta quarta-feira (26), não morreram. A morte dos agentes foi divulgada mais cedo e, até então, a Casa Branca havia confirmado apenas os ataques. 

 

Em sua rede social, Truth Social, o presidente Donald Trump pediu orações aos agentes. "O animal que atirou nos dois membros da Guarda Nacional, ambos gravemente feridos e agora internados em hospitais diferentes, também está gravemente ferido, mas, independentemente disso, pagará um preço muito alto", afirmou o republicano. 

 

O suspeito, que também foi ferido, está preso, segundo a polícia de Washington. De acordo com a emissora americana CNN, os dois membros da Guarda Nacional trocaram tiros com o atirador antes de serem baleados. O chefe do Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, no entanto, afirmou em uma entrevista coletiva que os soldados estavam armados no momento do ataque, mas que ainda não se sabe quem atirou no suspeito.

Dois militares são baleados ao redor da Casa Branca e sede do governo americano é fechada
Foto: The Official White House

Dois agentes da Guarda Nacional foram baleados, nesta quarta-feira (26), perto da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela imprensa americana e, segundo o The New York Times, o presidente Donald Trump já foi informado sobre o ataque. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos militares. 

 

O presidente Donald Trump já havia deixado Washington na noite de terça-feira (25), em uma viagem a Flórida, onde deve passar o feriado de Ação de Graças. A Casa Branca confirmou o ataque e fechou as entradas e saídas de servidores nesta quarta. A secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA, Kristi Noem, afirmou que o órgão trabalha com a polícia local para reunir mais informações.

 

Uma pessoa teria sido presa, mas não há mais informações sobre o atirador ou o que motivou o ataque. (A reportagem foi atualizada às 19h40 para retificar informações sobre a saúde dos agentes. O Bahia Notícias pede desculpas pelo erro).

Estados Unidos retiram tarifas de 40% de alguns produtos agrícolas brasileiros
Foto: Daniel Torok / Casa Branca

A Casa Branca, nos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (20), a retirada da tarifa de 40% sobre alguns produtos brasileiros do setor agrícola. A decisão é válida para os produtos que entrarem nos EUA a partir de 13 de novembro. 

 

Segundo o site G1, a decisão do presidente Donald Trump informa que alguns produtos agrícolas não estarão sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem, publicada no Decreto Executivo 14323. Ainda não há informações sobre os produtos específicos, mas foram incluídos na lista carnes, café e outros produtos agrículas.

 

Na última sexta-feira (14), o presidente dos EUA já havia decidido reduzir tarifas sobre a importação de carne bovina, tomate, café e banana de maneira retroativa.

 

O movimento ocorreu após recomendações de autoridades responsáveis por monitorar o estado de emergência declarado no estado desde abril. Desde a adoção da tarifa de 50% sobre o café, em agosto, exportadores brasileiros registraram forte retração. Segundo o Cecafé, em outubro as vendas caíram 54,4% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. 

 

Nota conjunta assinada por Vieira e Marco Rubio destaca reunião "positiva" e colaboração em um "futuro imediato"
Foto: Embaixada do Brasil em Washington

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos assinaram uma declaração conjunta em que consideraram “positivo” o encontro desta quinta-feira (16), em Washington, entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado do governo dos Estados Unidos, Marco Rubio. 

 

Além da indicação de que ambos os governos pretendem colaborar em um futuro imediato, o texto indica que Brasil e Estados Unidos concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de uma reunião presencial entre os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “na primeira oportunidade possível”.

 

As reuniões entre o secretário Marco Rubio e o chanceler Mauro Vieira aconteceram na Casa Branca. Inicialmente houve uma primeira conversa a sós entre Vieira e Rubio, que durou cerca de 15 minutos. Em seguida, ambos partiram para outra reunião expandida, que teve duração aproximada de 50 minutos.

 

A declaração conjunta dos dois governos foi assinada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, do representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, e do ministro Mauro Vieira.

 

Veja a declaração conjunta na íntegra:

 

Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. 

 

O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. 

 

Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível.
 

Trump anuncia tarifa adicional de 100% sobre produtos da China a partir de novembro
Foto: The Official White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai impor tarifas adicionais de 100% sobre produtos da China a partir do dia 1º de novembro. O comunicado foi feito formalmente pela Casa Branca, nesta sexta-feira (10). Atualmente, a sobretaxa dos EUA em vigor sobre produtos chineses é de 30%.

 

Na mesma data, também serão aplicados controles de exportação para todos os tipos de software crítico, segundo a publicação de Trump na plataforma Truth Social. As medidas, segundo o republicano, são uma resposta à "posição extraordinariamente agressiva" da China de "impor controles de exportação para todos os tipos de produtos", em um movimento descrito por Trump como "obviamente um plano elaborado há muitos anos". 

 

Ele acrescentou que as tarifas adicionais podem ser impostas até antes do dia 1º de novembro, a depender das ações ou mudanças de postura adotadas pela China. As novas tarifas reacendem o risco de uma guerra comercial em grande escala, semelhante à do início do ano, quando ele impôs tarifas de 145% sobre produtos chineses e Xi respondeu com 125% sobre mercadorias americanas.

 

A tarifa média dos EUA sobre importações da China está próxima de 58%, de acordo com análise do Instituto Peterson de Economia Internacional. A tarifa média da China sobre produtos americanos é de aproximadamente 37%.

 

O impasse foi parcialmente resolvido em Londres, e novas rodadas de negociação em Estocolmo e Madri abriram caminho para o encontro entre Trump e Xi. O atual cessar-fogo de 90 dias, que mantém tarifas nos níveis atuais, expira em meados de novembro.

Donald Trump anuncia evento do UFC na Casa Branca durante seu aniversário em 2026
Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no último domingo (5) que a Casa Branca será palco de um evento do Ultimate Fighting Championship (UFC) no dia 14 de junho de 2026, data em que completará 80 anos.

 

“Em 14 de junho do próximo ano, teremos uma grande luta de UFC na Casa Branca”, afirmou o presidente durante discurso a marinheiros na base naval de Norfolk, na Virgínia.

 

Trump não mencionou que a data coincide com seu aniversário. Em 2025, ele celebrou seus 79 anos com um desfile militar. A informação sobre o evento confirma a declaração feita em agosto pelo presidente do UFC, Dana White, que havia adiantado planos para uma luta na residência oficial, inicialmente marcada para 4 de julho, data em que os Estados Unidos comemoram 250 anos de independência.

 

RELAÇÃO COM ARTES MARCIAIS
Frequentemente presente em eventos de artes marciais mistas, Trump é conhecido por seu entusiasmo pelo esporte, marcado por combates intensos dentro do “Octógono”, estrutura cercada por grades metálicas. A realização de uma luta de UFC na Casa Branca será um acontecimento inédito na história do país.

Feira de Saúde e Cultura oferta serviços gratuitos neste sábado no Terreiro da Casa Branca, em Salvador
Foto: Acervo Casa Branca

A 23ª edição da Feira de Saúde e Cultura do Terreiro da Casa Branca será realizada, neste sábado (27), a partir das 9h, na Praça de Oxum, na Avenida Vasco da Gama. A atividade, que une tradição e bem-estar em um só lugar, terá como tema principal a Sustentabilidade e meio ambiente: plantando um futuro melhor na promoção à saúde.

 

A proposta é promover uma reflexão sobre a relação entre o ser humano e a natureza, de forma mais consciente e solidária.

 

A feira, que se consolidou como um importante espaço de acolhimento social, oferecerá uma ampla gama de serviços de saúde gratuitos. Os visitantes terão acesso a atendimento médico clínico; aferição de pressão arterial; testes rápidos IST´S e que detectam infecções como HIV, sífilis e hepatites B e C; atendimento odontológico e orientação sobre saúde bucal; mensuração de glicemia capitalar; orientação quanto à detecção precoce dos cânceres de colo de útero e mama; e planejamento reprodutivo e sexual. A programação inclui, ainda, vacinação de adultos e distribuição de preservativos.

 

A programação cultural ficará por conta de Ìyá Korin; Geo da Viola; Fuscão e Samba; e Victor Nascimento. E pensando no bem-estar de toda a família, a feira da Casa Branca terá um espaço dedicado às crianças, com atividades lúdicas como pula-pula, rodas de capoeira e contação de histórias. A realização do evento é fruto da colaboração entre diversas instituições, como as Secretarias de Saúde do Estado e do Município, a Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, a Fiocruz e profissionais liberais.

 

Projeto de Justiça Social - Para Ekedy Sinha, presidenta do Espaço Cultural Vovó Conceição, a feira é mais do que um evento pontual. 

 

“Esta feira é um espaço de acolhimento e participação social. Atender a comunidade de forma cuidadosa e sensata sempre foi um dos principais vetores para aproximar a saúde do povo e estimular a inserção nas políticas públicas existentes,”, explica Ekedy Sinha, ao ressaltar que a essência do projeto permanece inalterada ao longo dos anos. “Desde o início, o evento carrega como marcas principais a responsabilidade social, a busca por justiça igualitária e o ativismo socioambiental, princípios que continuam a render frutos até hoje. O nosso trabalho paciente é para partilhar o melhor de nós, fortalecendo a nossa fé e também o corpo, os equilibrando de forma segura”, comentou.

Casa Branca diz que “não tem medo de usar meios militares” em intervenção no Brasil
Foto: Official White House

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse nesta terça-feira (9) que o governo de Donald Trump está disposto a "usar meios militares" em caso de uma possível intervenção ou retaliação ao governo brasileiro em caso de uma eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

 

"O presidente [dos EUA, Donald Trump] não tem medo de usar meios econômicos nem militares para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo.”, disse a porta-voz. "A liberdade de expressão é a questão mais importante dos nossos tempos. Presidente Trump leva isso muito a sério, e por isso tomamos ações contra o Brasil", completou Leavitt.

 

LEIA MAIS: 

 

O comentário ocorre no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia a votação sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. Ao final do comentário à imprensa, Karoline Leavitt disse, no entanto, que "não há nenhuma ação adicional" contra o governo brasileiro.

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros réus no julgamento da tentativa de golpe respondem por cinco crimes, sendo eles tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; participação em organização criminosa armada; dano qualificado; e deterioração de patrimônio tombado: um ano (mínima) a 3 anos (máxima). As punições podem chegar a até 43 anos de prisão caso sejam condenados com pena máxima. 

Casa Branca responde à fala de Lula e afirma que Trump “não está tentando ser o imperador do mundo”
Foto: Divulgação / The White House

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "não está tentando ser o imperador do mundo". A declaração dada em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17) é uma resposta a uma fala em que o presidente Lula (PT) afirma que "Trump não foi eleito para ser ‘imperador do mundo". As informações são do g1. 

 

"O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente", disse Leavitt.

 

A declaração de Lula, por sua vez, ocorreu em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional. O presidente brasileiro afirmou que não quer ser refém dos Estados Unidos e busca liberdade para o comércio internacional. O presidente disse ainda que Trump não foi eleito para ser "imperador do mundo".

 

"O Brasil gosta de negociar em paz. É assim que eu ajo, e acho que é assim que todos os presidentes deveriam agir. E penso o mesmo sobre o presidente Trump, que o Brasil é um aliado histórico dos EUA. O Brasil valoriza as relações econômicas que tem com os EUA, mas o Brasil não aceitará nada imposto a ele de outro país. Aceitamos negociação, e não imposição."

 

Leavitt foi questionada sobre a declaração de Lula durante uma coletiva de imprensa com jornalistas na Casa Branca. A porta-voz afirmou que Trump é um líder forte e com influência global. Ela comentou sobre as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA.

 

Segundo Leavitt, as regulações digitais do Brasil e a "fraca proteção à propriedade intelectual" prejudicam empresas americanas de tecnologia e inovação. "Além disso, a tolerância do país com o desmatamento ilegal e outras práticas ambientais coloca os produtores, fabricantes, agricultores e pecuaristas americanos — que seguem padrões ambientais melhores — em desvantagem competitiva", disse.

 

No Brasil, por sua vez, Lula afirma que Trump tem demonstrado falta de interesse em negociar e age como se pudesse impor tarifas livremente a outros países. O petista disse ainda não vê Trump como um político de extrema-direita, mas como o presidente eleito para representar o povo dos Estados Unidos. As informações são do g1. 

Dólar chega a R$ 6 após EUA confirmar tarifas extras de 50% sobre a China
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O dólar voltou a bater os R$ 6, nesta terça-feira (8), após a Casa Branca, dos Estados Unidos, confirmar a cobrança de uma tarifa extra de 50% sobre todas as importações chinesas que chegam ao país. A ação do presidente Donald Trump ocorre após a China anunciar uma retaliação ao “tarifaço” do país norte-americano. 

 

Assim, a taxa aos produtos chineses, que era de 34%, agora sofreram uma sobretaxa de mais 50%. A cobrança dessas tarifas começará na quarta-feira (9), segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt. Somando todas as tarifas aplicadas, os produtos que chegam do país asiático serão taxados em 104%.

 

Segundo informações do g1, a movimentação incentivou o Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, também inverteu o sinal e passou a operar em baixa. Em meio os embates comerciais de Trump, a China garantiu, na madrugada desta terça (8), não vai voltar atrás e que está pronta para seguir respondendo aos aumentos tarifários. Mesmo assim, o país considera que "em uma guerra comercial, não há vencedores".

 

O assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou nesta terça que os EUA estão priorizando seus aliados e parceiros comerciais, como o Japão e a Coreia, nas possíveis negociações para diminuir as tarifas.

Serviço Secreto dos EUA atira em homem armado próximo à Casa Branca
Foto: Patrick Semansky/AP

 

O Serviço Secreto dos Estados Unidos atirou em um homem que estava com uma arma de fogo nas proximidades da Casa Branca, em Washington D.C., neste domingo (9). O descrito como um "confronto armado", ocorreu pouco depois da meia-noite. As informações são do G1.

 

Segundo o porta-voz do Serviço Secreto, Anthony Guglielmi, o suspeito foi localizado após a polícia de Washington reportar, no sábado, um "indivíduo suicida" que possivelmente viajava do estado de Indiana para a capital americana. Os agentes identificaram o veículo do homem e, em seguida, avistaram uma pessoa que correspondia à descrição fornecida.

 

"Quando os policiais se aproximaram, o indivíduo brandiu uma arma de fogo, e um confronto armado aconteceu, durante o qual tiros foram disparados por nosso pessoal", explicou Guglielmi em nota.

 

O suspeito foi atingido e levado para um hospital, mas não há detalhes sobre sua condição de saúde atual. Nenhum dos agentes do Serviço Secreto ficou ferido durante o incidente.

Dias após discussão, Zelensky declara estar pronto para trabalhar sob liderança de Trump
Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, declarou estar preparado para trabalhar sob liderança de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. A afirmação foi feita alguns dias após uma discussão entre ambos, no Salão Oval da Casa Branca. O presidente da Ucrânia escreveu que valoriza o “quanto a América fez para ajudar a Ucrânia a manter sua soberania e independência”, escreveu ele em seu perfil no X.

 

“Minha equipe e eu estamos prontos para trabalhar sob a forte liderança do presidente Trump para obter uma paz duradoura”, entonou o ucraniano. 

 

“Estamos prontos para trabalhar rápido para acabar com a guerra, e os primeiros estágios podem ser a libertação de prisioneiros e trégua no céu — proibição de mísseis, drones de longo alcance, bombas em energia e outras infraestruturas civis — e trégua no mar imediatamente, se a Rússia fizer o mesmo”, continuou ele. 

 

Ele também falou sobre a reunião que ocorreu na Casa Branca, e disse que não aconteceu como era esperado: “É lamentável que tenha acontecido dessa forma. É hora de consertar as coisas. Gostaríamos que a cooperação e a comunicação futuras fossem construtivas”.

 

Na última sexta-feira (28), o presidente dos Estados Unidos e da Ucrânia discutiram na Casa Branca, sobre a condução e de uma possível fim de guerra contra a Rússia.

Carência de acessibilidade em terreiros de candomblé alerta para preservação de direitos e inclusão; entenda
Fotos: Acervo Pessoal / Divulgação

Tema pouco discutido na sociedade, mas os diferentes espaços, templos religiosos de matriz africana enfrentam a falta de acessibilidade em sua estrutura física. Grandes escadas, faltas de elevadores e rampas, dificultam o transitar de iniciados e anciãos da religião, tornando mais cansativo o deslocamento dessas pessoas nos espaços religiosos.  

 

Em Salvador, o terreiro Casa Branca, fundado em 1830, reconhecido como o mais antigo terreiro de Candomblé do Brasil é um dos exemplos dessa questão de acessibilidade. Localizado na Avenida Vasco da Gama, o templo religioso tem toda sua estrutura de barracão (nome do espaço sagrado onde acontece os festejos de candomblé); casas dos orixás (onde ficam guardadas os itens sagrados), entre outros, na parte superior da área, fazendo com que os filhos da casa e frequentadores subam escadas todas as vezes para realizarem suas atividades. 

 

Segundo Isaura Genoveva, ekedi e integrante do terreiro, o local possui 54 degraus da entrada ao barracão principal, o que dificulta o acesso de pessoas mais velhas, de cadeirantes e de pessoas com deficiência. 

 

“A gente está tentando buscar reestruturar o terreiro para comportar de forma acessível a todo mundo que frequenta, não só os filhos de santo, mas a comunidade em geral. O terreiro é um terreiro secular, só que são 54 degraus da praça até o barracão principal. As casas dos orixás, a casa de Iemanjá ficam na parte de cima. Quem tem mais idade têm mais dificuldade de subir e descer os degraus. Então, a gente está tentando pensar, estruturar alguns projetos, construir uma praça, uma rampa, essa facilidade para as pessoas conseguirem subir, pois às vezes tem muita gente que não consegue. Cadeirante, e pessoas com deficiências não conseguem, aí ficam na praça e a comunidade desce para ajudar. Essa iniciativa é importante, sendo candomblé um espaço de acolhimento, que a gente possa receber todo mundo bem, de acordo com suas especificidades”, disse. 

 

A integrante do terreiro revelou ainda que o assunto não se trata de uma reivindicação ou protesto, mas sim uma forma de conscientização e um pedido para que a questão seja melhor debatida. 

 

“Não é uma reivindicação, não é uma briga. Mas é um pedido, que estamos pensando. É pautar esse tema, pois as pessoas esquecem que é uma casa de acolhimento. Isso não é só nosso terreiro, mas todos os outros, todas as comunidades precisam pensar em como é que a gente vai receber bem e aí é uma coisa que as pessoas não pensam”. 

 

“A cidade de Salvador não pensa nisso, pois ela não é uma cidade acessível, e as comunidades não são pois alguns algumas construções foram feitas em locais ‘irregulares’, vão sendo edificadas de diferentes maneiras, só que a gente tem essa preocupação, mas assim, a gente não pode, enquanto terreiro, enquanto patrimônio tombado, resolver entrar, invadir, quebrar, mandar um pedreiro fazer. Então, é pautar isso para que esteja na política pública”, explicou. 

 

A ekedi da casa contou que o terreiro tem feito contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com a FMLF para projetos relacionados a implementação de projetos inclusivos.  

 

“A gente está discutindo isso com o Iphan. Fomos contemplados por novos projetos e na estrutura do projeto a gente já pediu para poder pensar na contratação de profissionais que pensem um projeto com acessibilidade na casa toda, no banheiro, na casa dos orixás, na entrada. Nossa solicitação com a Fundação Mário Leal Ferreira, que vai executar os projetos, é que seja contratada uma equipe de profissionais com uma capacidade e expertise não só em arquitetura de patrimônios culturais ou templos religiosos como terreiros de Candomblé, mas que entendam a necessidade da gente."

 

"Não podemos ter qualquer arquiteto ou qualquer engenheiro que não entenda a nossa dinâmica. Rampas não podem ser construídas de qualquer jeito, pois temos locais sagrados. É preciso ver o local da acessibilidade, se vai passar por cima ou por baixo das casas de santos, não é um templo comum”, observou. 

 

ESTUDOS E PROJETOS 
Para a arquiteta Sarah Madjalani, é necessário o estudo de projetos para esses templos religiosos com a aprovação do Iphan. A especialista apontou ainda a forma correta de realizar os projetos para esses espaços sagrados e constatou que as dificuldades em acessibilidade se dão em decorrência de alguns desses locais estarem em terrenos íngremes. 

 

“Todo o monumento tombado requer um estudo de projeto com aprovação do Iphan. Nos princípios da restauração, esses projetos de reforma desses bens tombados a gente segue o tema da reversibilidade. Como tem, digamos assim, regras para esses monumentos, a gente tem que fazer essas intervenções. De intervenções definitivas que são feitas para suprir a necessidade inicial, mas que, com o tempo, se quiserem, podem ser reversíveis. Então, a maioria desses impasses nos terreiros é porque muitos estão íngremes, e aí as rampas de acessibilidade ficam com um deslocamento muito grande para deficientes, mas cabe ao arquiteto ver a melhor solução”, considerou.

 

A profissional considerou ainda a necessidade de cada projeto dessas áreas sagradas serem analisadas individualmente. 

 

“Tem que ser estudado pontualmente cada caso. Quando a gente pega um projeto principalmente terreiros, cada espaço tem seu regimento interno e, às vezes, a gente não pode interferir arquitetonicamente. E aí a gente tenta fazer o melhor para aquele espaço sem também interferir internamente”, indicou. 

 

A ekedi Sinha, integrante da Casa Branca, e realizadora de uma feira de saúde na localidade, comentou sobre a questão da acessibilidade servir como garantia de direitos para adeptos e admiradores da religião de matriz africana. 

 

“Acessibilidade, na verdade, é uma garantia de direitos de todos. Não só para os mais velhos, mas também para as crianças, os mais jovens. Todos têm o direito de chegar onde quiser. Isso inclui não só as pessoas da comunidade, mas também de fora que querem às vezes só conhecer o terreiro e às vezes não podem subir. Ter saúde é garantia de direitos para a gente, é o direito de professar a fé”, classificou. 

 

A reportagem do Bahia Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Reparação (Semur) para saber acerca sobre o programa Odara, que visa oferecer melhorias na infraestrutura física das casas religiosas. O coordenador de Políticas de Promoção Racial da pasta, Eurico Alcântara, anunciou que a partir do próximo ano, que o tema será acrescentado no programa com duração de 4 anos. 

 

"A Casa Odara é um programa que vai oferecer melhorias na infraestrutura física de terreiros de religiões de matriz africana/brasileiro. Inspirado no programa Morar Melhor, dentro do morar melhor instituição. O Casa Odara é um projeto experimental, inédito no Brasil. A partir deste, no próximo ano, já com a avaliação deste primeiro momento, aproveitaremos para introduzir a questão de acessibilidade e  fazer um projeto específico e maior com duração de 4 anos com uma perspectiva de fazer 2000 terreiros”, divulgou Alcântara. 

 

“A previsão é que todos os Terreiros de Candomblé, Centro de Caboclo e Umbanda cadastrados na Secretaria Municipal da Reparação sejam contemplados. O Projeto ainda se encontra em fase inicial, onde estão acontecendo às visitas pelos técnicos da Seinfra”, completou Eurico. 

 

O BN tentou contato com o Iphan, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. 

Serviço Secreto norte-americano confirma que pó branco encontrado na Casa Branca é cocaína
Foto: Divulgação

Um pó branco foi encontrado dentro da Casa Branca na noite do último domingo (2), levando ao fechamento temporário de parte do complexo presidencial. O material foi identificado pelo corpo de bombeiros de Washington como cocaína. A informação foi divulgada pelo jornal Washington Post.

 

À Reuters, o Serviço Secreto confirmou que foi encontrado um “item desconhecido” que levou ao fechamento de parte da Casa Branca, mas encaminhou outras perguntas ao Corpo de Bombeiros, que se recusou a comentar.

 

“Na noite de domingo, o complexo da Casa Branca foi fechado por precaução enquanto oficiais da Divisão Uniformizada do Serviço Secreto investigavam um item desconhecido encontrado dentro de uma área de trabalho”, disse um porta-voz do Serviço Secreto em comunicado por e-mail.

 

Segundo o porta-voz, o item foi achado na Ala Oeste, em uma área anexa à mansão executiva onde mora o presidente e inclui o Salão Oval, a sala do gabinete e a área de imprensa, além de escritórios e espaço de trabalho para assessores e funcionários do presidente.

 

O Washington Post informou que “um bombeiro da equipe de materiais perigosos do departamento de DC transmitiu por rádio os resultados de um teste” do item, citando um banco de dados online de comunicações de emergência. O despacho de rádio dizia: “Temos uma barra amarela dizendo cloridrato de cocaína”.

 

Dois “oficiais familiarizados com o assunto” confirmaram ao Washington Post que a substância encontrada na Casa Branca era cocaína.

Lula se encontra com Biden na Casa Branca e o agradece pela defesa da democracia 
Foto: Reprodução/Tv Brasil

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na tarde desta sexta-feira (10), na Casa Branca, residência oficial do governo. No encontro, o petista agradeceu Biden pela defesa da democracia.

 

"Três coisas para lhe dizer. Primeiro, agradecer o reconhecimento da minha posse. Segundo, o reconhecimento da sua defesa pela democracia. Terceiro, parabenizar pelo seu discurso. Cairia muito bem no Brasil", disse Lula.

 

Lula chegou acompanhado pela primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, e foi logo recebido pelo presidente dos EUA. O encontro também marca uma reaproximação entre os dois países, já que o presidente anterior, Jair Bolsonaro (PL), não tinha diálogo com Biden.

Emissora americana censurou protesto de Demi Lovato contra Trump durante premiação
Foto: Reprodução / Instagram @ddlovato

A rede de televisão norte-americana NBC censurou uma mensagem da cantora Demi Lovato durante a sua apresentação no BillBoard Music Awards, nesta quarta-feira (14). Segundo o tabloide TMZ, a emissora teria cortado um trecho da performance da música "Commander in Chief", em que ela critica o presidente Donald Trump. 

 

Imagens divulgadas pelo site mostram que na versão gravada originalmente, ao final da música, seria exibida a palavra "vote" em um telão de LED montado no palco. No entanto, quando foi ao ar, a trasmissão mostrou um close da cantora no piano. O Billboard Music Awards é conhecido como uma das principais premiações da indústria fonográfica mundial. 

 

Ainda de acordo com a publicação, fontes entrevistadas dizem que a mensagem foi retirada da edição final porque a música em si atingiu Trump diretamente e a parte retirada da transmissão foi um chamado para votar contra ele.

 

A letra de "Commander in Chief" deixa claro a insatisfação da artista com o comandante da Casa Branca. "Eu não sou a única que foi afetada e ficou ressentida com cada história que você contou. E eu sou uma das sortudas porque há pessoas em situações piores, que já sofreram o bastante. Elas já não sofreram o suficiente?", diz um trecho da canção.

 

Em outro trecho, a artista provoca: "Comandante chefe, honestamente, se fizesse coisas que você faz eu não conseguiria dormir, é sério. Você ao menos sabe a verdade?". Em suas redes sociais, Demi comentou sobre a composição e afirmou que não se importa se isso arruinar sua carreira.

 

Confira a versão com a mensagem contrária a Trump:

Agora veja a versão que foi transmitida pela NBC:

Caetano Veloso integra playlist de verão de Barack Obama
Foto: Reprodução / Tenho Mais Discos que Amigos
Como já é tradição, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou suas playlists de verão - estação atual no hemisfério norte -no Spotify. A playlist, com quase 40 canções, é dividida entre "dia" e "noite". Na trilha noturna, está uma versão ao vivo de "Cucurrucucú Paloma", regravada pelo baiano Caetano Veloso. A música do mexicano Tomás Méndez foi cantada por Caetano para a trilha sonora do filme "Fale com ela" (2003), de Pedro Almodovar.
 
Para o dia, Obama indica músicas, como "Many the Miles" de Sara Bareilles, "Good Vibrations" de The Beach Boys" e "Rock Steady" de Aretha Franklin. Já para a noite, "Superpower" de Beyoncé com Frank Ocean, "Nothing Ever Matters" de Ms. Lauryn Hill e "Feeling Good" de Nina Simone são algumas das faixas que compõem a trilha de indicações.
Cantor country Willie Nelson revela ter fumado maconha dentro da Casa Branca
Foto: Divulgação
O cantor country norte-americano Willie Nelson revelou, em sua autobiografia publicada nesta terça-feira (5), que no ano de 1977 fumou maconha dentro da Casa Branca. No livro, intitulado "It's a long story" ("É uma longa história", em português), o artista conta que dois dias após ser liberado da prisão por porte de cannabis nas Bahamas, foi convidado pelo presidente Jimmy Carter para um jantar, pelo apoio prestado na campanha de 1976. Depois da refeição, um “íntimo da Casa Branca”, não revelado pelo cantor, o teria chamado para subir ao telhado e apreciar a vista. Chegando ali a pessoa tirou um cigarro de maconha do bolso. "Fumar um 'baseado' no telhado da Casa Branca, isso me fez pensar", escreveu o cantor em sua biografia, acrescentando que "Algumas questões de ordem filosófica vêm à mente, do tipo: 'Porra, como eu fui parar aqui?". Willie Nelson revelou ainda preferir a maconha ao álcool, porque "Ao contrário do álcool, a maconha jamais me fez mal ou me deixou violento".

Confira alguns hits do cantor:

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas