Feira de Saúde e Cultura oferta serviços gratuitos neste sábado no Terreiro da Casa Branca, em Salvador
Por Redação
A 23ª edição da Feira de Saúde e Cultura do Terreiro da Casa Branca será realizada, neste sábado (27), a partir das 9h, na Praça de Oxum, na Avenida Vasco da Gama. A atividade, que une tradição e bem-estar em um só lugar, terá como tema principal a Sustentabilidade e meio ambiente: plantando um futuro melhor na promoção à saúde.
A proposta é promover uma reflexão sobre a relação entre o ser humano e a natureza, de forma mais consciente e solidária.
A feira, que se consolidou como um importante espaço de acolhimento social, oferecerá uma ampla gama de serviços de saúde gratuitos. Os visitantes terão acesso a atendimento médico clínico; aferição de pressão arterial; testes rápidos IST´S e que detectam infecções como HIV, sífilis e hepatites B e C; atendimento odontológico e orientação sobre saúde bucal; mensuração de glicemia capitalar; orientação quanto à detecção precoce dos cânceres de colo de útero e mama; e planejamento reprodutivo e sexual. A programação inclui, ainda, vacinação de adultos e distribuição de preservativos.
A programação cultural ficará por conta de Ìyá Korin; Geo da Viola; Fuscão e Samba; e Victor Nascimento. E pensando no bem-estar de toda a família, a feira da Casa Branca terá um espaço dedicado às crianças, com atividades lúdicas como pula-pula, rodas de capoeira e contação de histórias. A realização do evento é fruto da colaboração entre diversas instituições, como as Secretarias de Saúde do Estado e do Município, a Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, a Fiocruz e profissionais liberais.
Projeto de Justiça Social - Para Ekedy Sinha, presidenta do Espaço Cultural Vovó Conceição, a feira é mais do que um evento pontual.
“Esta feira é um espaço de acolhimento e participação social. Atender a comunidade de forma cuidadosa e sensata sempre foi um dos principais vetores para aproximar a saúde do povo e estimular a inserção nas políticas públicas existentes,”, explica Ekedy Sinha, ao ressaltar que a essência do projeto permanece inalterada ao longo dos anos. “Desde o início, o evento carrega como marcas principais a responsabilidade social, a busca por justiça igualitária e o ativismo socioambiental, princípios que continuam a render frutos até hoje. O nosso trabalho paciente é para partilhar o melhor de nós, fortalecendo a nossa fé e também o corpo, os equilibrando de forma segura”, comentou.