Trezena de Santo Antônio com músicas tradicionais católicas e paródias da MPB é levada para 2 hospitais de Salvador
Por Victor Hernandes
A fé e devoção para Santo Antônio, um dos santos mais populares e admirados na Bahia, foi levada de forma inedita para duas unidades de saúde de Salvador, neste mês de junho, período onde o santo é celebrado. Pacientes e colaboradores dos equipamentos receberam a tradicional Trezena, dedicada ao santo, porém de uma forma diferente e com uma “pitada” a mais, com um carisma que só o baiano.
Trata-se da trezena cantada com músicas tradicionais dedicada ao santo, a exemplo do “Hino a Santo Antônio” e “Jaculatório”, além de paródias da Música Popular Brasileira, como “Andanças”, que são também proclamadas durante a reza para homenagear o santo junino.
Segundo Verônica de Jesus, a iniciativa surgiu com a intenção de juntar funcionários, pacientes e familiares devotos, em um ato de demonstração de fé amor a “Antônio”, como é carinhosamente chamado.
“A Trezena de Santo Antônio no Hospital Português nasceu de uma inspiração do Espírito Santo, com o propósito de unir funcionários, pacientes e familiares devotos a Santo Antônio em um momento especial de oração e fé na capela do Hospital. Um convite diário para buscarmos juntos a paz, a harmonia e a presença divina ao longo desses 13 dias”, disse a técnica de laboratório ao Bahia Notícias.
Para a fiel, o momento dedicado ao padroeiro e santidade conhecida por ser milagroso, serviu também para ajudar na saúde mental de pacientes e colaboradores, além de trazer esperanças para o ambiente.
“Esse momento de oração é um espaço de acolhimento onde há fortalecimento da fé, reduzindo a ansiedade e renovando a esperança para os desafios do cotidiano”, afirmou Verônica.
De acordo com a profissional de saúde, a unidade abraçou a causa durante os dias de reza.
“Abraçaram a ideia com muito amor e fé. A participação enche de alegria o coração”, indicou.
A Trezena de Santo Antônio Itinerante, também ocorre na Maternidade Tsylla Balbino, no bairro da Baixa de Quintas, em Salvador. A enfermeira Giordana Gonzaga, revelou ao BN que a reza ocorrida no auditório da maternidade já virou tradição entre os participantes e serve também como graças alcançadas dos devotos.
“A trezena de Santo Antônio já é uma tradição dentro da unidade. A programação dos dias começa bem antes com a organização dos livros de cânticos, arrumação do altar no auditório. É um momento de muita fé e devoção, traz paz e muita emoção, agradecimentos, pedidos e discursos sobre graças alcançadas. A cada ano mais pessoas participam em devoção a este santo tão milagroso e pregador do evangelho”, celebrou a profissional.