Após crise em Manaus, prefeitura de Salvador abre edital para compra de oxigênio medicinal
por Matheus Caldas

A prefeitura de Salvador divulgou nesta quinta-feira (21) um edital para adquirir oxigênio medicinal. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Município.
De acordo com o documento, o componente será usado para fornecimento às unidades de saúde, Samu, eventos e festas populares do município.
A movimentação soteropolitana acontece após a crise na saúde de Manaus. Na última semana, os hospitais da capital do Amazonas entraram em colapso após registrarem falta de oxigênio. Por conta disto, pacientes internados com Covid-19 morreram asfixiados.
Para estancar a calamidade criada na cidade, artistas, entidades e o governo da Venezuela fizeram doação de cilindros de oxigênio (leia mais aqui). Estados e municípios cederam leitos de UTI para receber pacientes que estavam internados em unidades hospitalares amazonenses – na Bahia, Feira de Santana e Salvador abriram seus hospitais (leia mais aqui).
Na última quarta-feira (20), o prefeito Bruno Reis (DEM) admitiu a demanda crescente dos hospitais soteropolitanos, mas afirmou que a capital baiana não possui risco de ter falta de oxigênio em suas unidades hospitalares (leia mais aqui).
Para Bruno, a situação de calamidade ocorrida em Manaus foi fruto, principalmente, de um negacionismo da pandemia. "Um descontrole. Relaxaram nas medidas de isolamento. Houve em determinado momento negacionismo da pandemia, houve desativação de uma série de leitos em um estado que já era carente de leitos", analisou na última quarta, durante abertura do segundo dia de vacinação contra a Covid-19 no município, no Hospital Martagão Gesteira.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Djalma Amorim Junior
Home office longo e falta de ergonomia são responsáveis por aumento das dores na coluna
O home office durante a pandemia do coronavírus foi fator determinante para adaptações na rotina de muita gente. Essa situação, que estava prevista para durar apenas algumas semanas, foi incorporada por muitas empresas de maneira híbrida ou integral. Entretanto são poucos os que possuem, em suas casas, uma estrutura adequada para passar horas trabalhando. Dores na coluna são, em geral, o primeiro sinal da ausência de um ambiente propício para o trabalho (mesa, cadeira, iluminação, entre outros).