Sesab inicia desmobilização do Hospital Santa Clara; unidade é 3ª a passar pelo processo

Mais um hospital de campanha será desativado em Salvador. O Hospital Santa Clara, unidade dedicada ao atendimento de pacientes com a Covid-19, é mais um que encerrará as atividades até a próxima sexta-feira (23). A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab) através de nota publicada portal nesta sexta-feira (16).
A unidade é a terceira a passar pelo processo de desmobilização. O Hospital da Arena Fonte Nova encerrou suas atividades nesta sexta (leia aqui). E a prefeitura de Salvador começou o processo em uma das tendas do Hospital do Wet'n Wild (lembre aqui).
Assim como com a unidade da Arena Fonte Nova, a Sesab afirma que os itens como respiradores, tomógrafo computadorizado, aparelho de Raio-X, dentre outros, que estavam sendo utilizados no Hospital Santa Clara serão redistribuídos para a rede estadual.
Após o procedimento de inventário dos equipamentos utilizados, o espaço passará por uma desinfecção terminal como medida de sanitização do ambiente.
O edifício é objeto de requisição administrativa por parte do Governo do Estado, será devolvido ao proprietário.
A unidade foi aberta no mês de maio e chegou a ter 59 leitos, sendo nove de terapia intensiva (UTI). A gestão era da Fundação Fabamed.
Atualmente o hospital conta dez leitos clínicos e nove de UTI, permanecendo internados dez pacientes na enfermaria e seis na ala intensiva. “A desmobilização será gradativa, com a alta ou transferência dos pacientes”, explica o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.
A gestora da unidade destaca que foram atendidos 863 pacientes durante o período.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Thais Jorge
A longevidade é uma conquista
Idade não é barreira para o envelhecimento saudável. E a longevidade é, definitivamente, uma conquista de nossos tempos, que deve ser valorizada. Mesmo considerando estudos recentes que projetam redução em cerca de dois anos na expectativa de vida dos brasileiros por conta da pandemia, o que nos faria voltar ao patamar de 2010, fato é que, em uma análise histórica e de longo prazo, tivemos de 1940 para cá um salto de mais de três décadas na nossa expectativa de vida, que passou de 45 anos para quase 77 anos.