Artigos
Com 2º FENABA, Bahia se consolida como referência no artesanato
Multimídia
Vereadora diz que há endividamento crescente nas contas de Salvador
Entrevistas
Tássio Brito projeta eleições 2026, reforça unidade do PT e defende Rui Costa no Senado
Equipe
Alana Dias
Graduanda em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), cofundadora do projeto fashion consciente 'Movimento 12 por 8' e fundadora do projeto de cobertura de eventos 'Desabrochou Salvador'. Atua na produção de conteúdos para as redes sociais do Bahia Notícias, com foco no Instagram.
Últimas Notícias de Alana Dias
Na noite desta segunda-feira (7), o cantor e compositor Rodrigo Martins realizou a gravação do seu novo projeto Pagodiggo, no Clube do Samba, no Pelourinho, em Salvador.
Diggo levou a energia que só um soteropolitano tem e agitou a noite. Mostrando que sabe muito e que possui uma base de fãs, o cantor lotou o Clube do Samba e animou a casa.
Em entrevista ao Bahia Notícias, o cantor já havia revelado o desejo de focar na carreira de cantor: “Se eu tivesse dinheiro, eu queria [focar na carreira de cantor], mas meu ganha-pão ainda é a composição.”
Diggo também contou que a ideia de gravar pagodes românticos surgiu de um desejo do público e da vontade de se reconectar com as origens e furar a bolha do mercado do samba atual. O último EP lançado em carreira solo pelo cantor foi "Verão Preto", voltado para o pagode baiano.
Além do projeto solo Pagodiggo, o cantor possui um projeto em dupla chamado 'Doum', com o cantor Raysson Lima.
O clima estava tão bom e a galera tão animada que o cantor garantiu uma nova data: 03 de agosto vem aí — Pagodiggo no Clube do Samba!
A plataforma construída pela prefeitura atrás da balaustrada na Barra visa diminuir os relatos de isopor quebrado e trazer mais segurança para os ambulantes. Mas os profissionais que trabalham na estrutura não estão felizes com o resultado neste Carnaval.
Em entrevista ao Bahia Notícias, alguns deles relataram que o público que fica parado em frente à balaustrada dificulta o trabalho. "As pessoas ficam na frente da gente. O povo não olha pra cá. Quem ganha é quem entra com o isopor. Melhorou pra não quebrar o isopor, mas pra ganhar o dinheiro não", lamentou Adriana Jesus, que trabalha pelo quarto ano na folia.
Foliões parados em frente à balaustrada atrapalham vendas
Já uma outra ambulante, que preferiu não se identificar, alertou para outra dificuldade: a falta de banheiros próximos. "É um horror. A gente não tem cobertura, não tem banheiro. Tem que pular esse muro aqui, na hora de se arrebentar do lado de lá", relatou. A prática de pular a estrutura, contudo, é desencorajada pela própria gestão, que informou que este ano construiria uma plataforma mais larga pra facilitar a mobilidade das pessoas que trabalham no local.
Já Ana Cláudia diz que o equipamento trouxe melhorias no trabalho e mais segurança, mas reforçou que a falta de banheiros de fato dificulta, especialmente por causa da localização próxima à saída dos trios, que geralmente traz mais pessoas entrando juntas na avenida. "É muito boa, mas podia ter melhora, como banheiro. Porque a gente tem que ir pra longe pra fazer as necessidades. Porque quando o trio está passando, se a gente estiver apertada pra ir ao banheiro, não tem como". Ana também confirmou que precisa ficar com a caixa menor em frente à balaustrada, para conseguir ser vista pelos foliões: "A gente tem que ficar aqui na frente com a caixinha. As pessoas se aglomeram muito no muro. Então não dá pra verem a gente lá atrás".
QUESTIONAMENTOS DO MP-BA
Uma inspeção do Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizada neste sábado (1º) na plataforma para ambulantes, instalada no trecho entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra, identificou uma série de irregularidades no equipamento. Engenheiros do MP-BA listaram piso desgastado e desnivelado; sinalização inadequada quanto à localização da escadaria; inclinação excessiva de escadas; e pregos aparentes em alguns trechos da plataforma como problemas.
Colecionador de sucessos, o cantor e compositor Diggo, presente no ensaio de verão de O Kannalha, na última quarta-feira (22), comentou sobre os trabalhos para o Carnaval. Um dos compositores do hit ‘Abaixa Que é Tiro’, a Música do Carnaval de 2019, o artista tem quatro músicas neste verão com outros artistas.
Co-compositor de músicas como ‘Dengo’, de João Gomes, ‘Contatinho’, de Léo Santana e Anitta, ‘Hipnotizou’, de Xanddy Harmonia e Léo Santana, e ‘O Pai Chegou’, de Tony Salles, Rodrigo Martins, conhecido como Diggo, comentou ao Bahia Notícias sobre sua vontade de se dedicar a carreira solo de cantor. “Se eu tivesse dinheiro, eu queria [focar na carreira de cantor], mas meu ganha pão ainda é a composição”.
Atualmente, o compositor está com duas composições na rua, sendo elas: ‘Naipe Original’, de Léo Santana, e ‘Aposta’, trabalho de Tony Salles para o Carnaval de Salvador. Além delas, Diggo adiantou ao site que participou da composição de músicas do Timbalada e de Claudia Leitte, que ainda não foram lançadas.
Mostrando que tem a senha, O Kannalha deu início ao verão de 2025 com o pé direito ao realizar, em Salvador, o primeiro ensaio da temporada. O show "O Molho: O Ensaio do Maridão" aconteceu na Praça das Artes, no Pelourinho, e marcou o lançamento de uma das grandes apostas do cantor para o verão: a música "Maridonas".
A noite contou com participações especiais de peso: Filhos de Jorge, Afrocidade, Baco Exu do Blues e Márcio Victor, garantindo uma mistura de ritmos e muita vibração. A abertura ficou a cargo do cantor e compositor Diggo, que aqueceu o público.
Em entrevista ao Bahia Notícias, O Kannalha revelou que este verão será especial. O público pode esperar pelo lançamento de seu novo EP, que trará a aposta do artista para a música do Carnaval 2025. Além disso, ele já anunciou a segunda edição do ensaio, que promete ser ainda maior. O evento será realizado na próxima quarta-feira, dia 29 de janeiro, e contará com a participação especial da cantora Pabllo Vittar, elevando ainda mais a expectativa dos fãs. Os ingressos já estão à venda na plataforma Sympla.
Com um início de temporada tão marcante, O Kannalha reforça sua posição como um dos nomes mais promissores do cenário do Pagode Baiano, trazendo muito "molho" para o Carnaval 2025.
Vem aí um verão agitado para a big band Afrocidade. Presente entre os convidados especiais do ensaio do Maridão, do pagodeiro O Kanalha, ex-integrante do grupo, na última quarta-feira (22), os artistas revelaram detalhes de seu próximo projeto.
Em entrevista ao Bahia Notícias, o diretor musical Eric Mazzone e a vocalista Fernanda Maia comentaram sobre o próximo lançamento do grupo, que está com a agenda a todo vapor durante este primeiro mês do ano.
Conforme Fernanda, o próximo hit do grupo é a música ‘Oriki’. O single, que já tinha sido adiantado ao site, terá um clipe produzido por Luma Nascimento e Bruno Zambelli e já está “no forno”. “Nossa ideia é que agora, a partir dos próximos meses, sejam lançados um single por mês”, compartilhou a cantora.
O single ‘Oriki’ seria, inicialmente, lançado no último mês, mas, segundo Mazzone, foi reservado para o início deste ano para que “viesse com essa força”. “A gente não tem muita pressa para algumas coisas. O nosso processo é bem no nosso tempo mesmo, das nossas crenças, essas coisas que a gente vive”, explicou Maia.
Além do ensaio do Maridão, de O Kanalha, a banda esteve presente como participação especial da gravação do DVD da Timbalada, no último domingo (19), e do projeto de Luciano Calazans, ‘Quinta Justa no Pelô’, no dia 15 de janeiro. Na última semana, o Afrocidade confirmou a primeira edição do Afrobaile no ano, no próximo dia 31 de janeiro, na Praça das Artes.
O cantor de pagode O Kannalha confirmou a presença de Pabllo Vittar em seu próximo ensaio de verão, agendado para a quarta-feira da semana que vem, no dia 29, no Pelourinho. A informação sobre o reencontro foi confirmada pelo próprio artista em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta (22), durante a realização do “Molho do Maridão”, o primeiro ensaio do pagodeiro neste ano.
“Próxima quarta-feira, já está confirmada, Pabllo Vittar vai estar aqui comigo para poder fazer esse ensaio. Ela não hesitou na hora e isso é incrível demais desse carinho, esse amor. E ela tá junto comigo nesse próximo ensaio, vai ser também muito especial”, contou O Kannalha.
Os dois já realizaram duplas durante shows na capital baiana, tanto comandando trios no Carnaval de Salvador, quanto em apresentações no Pelourinho.
Ao som de "Quase Me Chamou de Amor", Pablo deu início à gravação de seu tão aguardado DVD, "Bodega do Pablo" nesta sexta-feira (3). O show, realizado gratuitamente na Arena O Canto da Cidade, reuniu uma multidão de fãs que lotaram o espaço antes mesmo do início.
Com um espetáculo à altura do "Rei da Sofrência", o evento contou com drones sobrevoando a arena para divulgar a gravação, enquanto o público vibrava em expectativa. A noite também contou com participações especiais, convidadas pelo cantor mais ouvido de Salvador. A primeira delas foi Silfarley, conhecido como o Rei da Seresta, que emocionou os presentes com a música "Baby Don't Cry". Em seguida, o cantor Tayrone subiu ao palco e trouxe hits como "Arrependido" e "Volte Amor", fazendo o público cantar em coro.
Foto: Reprodução / Redes sociais
Durante a celebração, Pablo também dedicou um momento de gratidão ao empresário Jailton Barbosa, dono da banda Asas Livres, da qual já fez parte. "Eu devo muita coisa a esse cara", declarou. Além disso, anunciou o novo vocalista da banda, Junior Costa, que esbanjou talento ao interpretar "Alianças" e "Tudo Azul", destacou.
Outra participação de destaque foi a do cantor Nenho, já conhecido pelos fãs de Pablo por projetos como "Pablo no Camarim" onde regravou a música "Fantasia". No palco da Bodega, Nenho levantou a plateia com a música "Agora Somos Ex".
Finalizando as participações, Milsinho, vocalista da banda Toque Dez, encerrou as participações especiais da noite em grande estilo com a canção "I Love You Baby", transformando a Arena O Canto da Cidade em um verdadeiro mar de emoções.
Vale lembrar que a gravação do DVD de Pablo foi realizada no mesmo local que sediou o Festival Virada Salvador, que apresentou uma grade de cinco dias de show, com início na última sexta-feira (27) e término no dia (31), onde foi comemorado o Reveillón.
O cantor Thiago Aquino levou Nara Costa para o palco do festival 10 Horas de Arrocha, realizado no sábado (10) em Salvador. Em um bate-papo com o Bahia Notícias, o artista explicou o motivo da homenagem a cantora, que foi representada por Aquino no show com uma estampa na camisa que ele usava.
"Fico muito feliz de ter a oportunidade de homenagear ela. Nara foi uma das primeiras do arrocha, então, eu acho que eu não estaria aqui, essa galera nova não estaria aqui se não fosse ela", afirmou.
Em recente entrevista ao Bahia Notícias, Nara Costa, que já não canta mais o gênero, falou sobre a gratidão que tem pelo ritmo que a tornou conhecida. "Eu vivi dentro do arrocha por 18 anos, isso sempre vai fazer parte da minha história de vida e eu sou muito grata a Deus por isso".
Convertida ao evangelho há 12 anos, a artista afirmou que abandonou a música secular e entrou para a igreja após algumas decepções e confessou que não se sentia preenchida cantando o ritmo. "Eu não saí do Arrocha porque deixei de gostar. Saí porque o que eu precisava, o arrocha não me preenchia. Onde eu estava não me preenchia", afirmou.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Luiz Inácio Lula da Silva
"O problema que eu tenho é que eu não gostaria que o Rui deixasse o governo. Mas eu também não tenho o direito de exigir sacrifício do ministro que tem oportunidade de se eleger. Então, quem quiser ser candidato será liberado para ser candidato".
Disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao afirmar que não gostaria que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, deixasse o governo federal, mas ressaltou que não pretende impedir que integrantes de sua equipe concorram nas eleições de 2026.