TJ-BA inaugura novo Fórum Epaminondas Berbert de Castro, na Comarca de Ilhéus
Por Redação
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) inaugurou um novo Fórum Epaminondas Berbert de Castro, na Comarca de Ilhéus, na quarta-feira (21). Com 11 mil m² de área construída, o equipamento está distribuído em quatro pavimentos e se torna referência como um espaço moderno, acessível, sustentável e seguro para oferecer à sociedade o desenvolvimento das atividades judiciais.
A inauguração foi conduzida pelo desembargador Nilson Soares Castelo Branco devido à impossibilidade de comparecimento da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Presidente do TJ-BA. Autoridades de todos os Poderes prestigiaram o evento, incluindo o Prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior; o Presidente da Câmara Municipal, César Porto, e outros vereadores; advogados e defensores públicos; membros do Ministério Público; além de magistrados e servidores do Judiciário.
“Realmente eu contrubuí, mas contribuí pouco, para remover alguns obstáculos. O êxito desta concretude respeitante à inauguração do fórum é da Desembargadora Cynthia. Este é o melhor de todos os fóruns do interior da Bahia. O povo de Ilhéus merecia uma obra de tamanha envergadura. Uma terra de tradição como esta não merecia um fórum velho como tinha”, declarou o Desembargador Nilson Castelo Branco, que foi Presidente do TJBA no biênio 2022-2024 e responsável por lançar a pedra fundamental da construção nos dias finais do seu mandato. Durante a solenidade de inauguração, apesar da oratória capaz de envolver a plateia durante todo o seu pronunciamento, ele fez questão de ler o discurso que havia sido preparado pela Desembargadora Cynthia Resende.
O novo fórum concentra todas as varas e demais unidades do Poder Judiciário da comarca em um único local. Tal centralização contribui de forma significativa para a melhoria da estrutura física e administrativa, além de favorecer a racionalização de gastos e a otimização dos serviços prestados.
A nova edificação contempla uma estrutura de controle de acesso com catracas com reconhecimento facial e porta de segurança giratória; e sistema completo de videomonitoramento. Esses diferenciais tornam o prédio o primeiro das comarcas do interior dotado de tal sistema de segurança, oferecendo mais tranquilidade aos cidadãos, aos magistrados e aos servidores. A construção assegura, também, o atendimento às normas de acessibilidade e sustentabilidade.
