MPT abre inquérito sobre acidente fatal em canteiro de obras em Ilhéus
Por Redação
O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do acidente que resultou em uma morte e um ferido grave em um canteiro de obras em Ilhéus, no último sábado (6). A investigação tem como objetivo verificar o cumprimento das normas de segurança.
Segundo informações da imprensa local, dois trabalhadores caíram de uma altura de oito metros após a plataforma em que estavam ceder. Ao cair, ficaram presos nas ferragens da construção. Apesar do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, uma das vítimas não resistiu aos ferimentos.
A obra é vinculada ao Colégio da Polícia Militar e está sendo executada pela empresa BMV Construções e Incorporações, que ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Nesta segunda-feira (09/12), outros profissionais da construção civil se recusaram a trabalhar no local, em protesto pela morte do colega.
O inquérito do MPT buscará apurar as responsabilidades pelo acidente e verificar se o empregador adotou as medidas de segurança necessárias, incluindo o fornecimento de equipamentos de proteção individual e treinamento adequado para atividades de risco. A prioridade, conforme o órgão, é garantir que medidas preventivas sejam implementadas para evitar novos acidentes.
A investigação contará com a colaboração de outros órgãos, como a Polícia Civil da Bahia. Também serão solicitadas informações à Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), responsável pela fiscalização das condições de trabalho.
