Nova sede da Justiça Federal é inaugurada em Paulo Afonso com homenagem ao desembargador Edmilson Jatahy Fonseca
Por Redação
A Subseção Judiciária da Justiça Federal em Paulo Afonso, no Norte da Bahia, foi oficialmente inaugurada na última sexta-feira (7). A nova sede recebeu o nome de Fórum Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, em reconhecimento à trajetória do ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que atuou como juiz na cidade entre 1965 e 1968 e faleceu em 2017.
A cerimônia de inauguração marcou o encerramento do Fórum de Direito Energético, Regulação e Sustentabilidade, realizado nos dois dias anteriores no município. Estiveram presentes o governador Jerônimo Rodrigues; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca e Carlos Augusto Pires Brandão; a desembargadora federal Mária do Carmo Cardoso, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1); o prefeito de Paulo Afonso, Mário Galinho; além de magistrados do TRF1 e do TJBA, e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério de Minas e Energia (MME) e de agências reguladoras do setor elétrico.
O evento foi conduzido pelo juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, diretor da Subseção Judiciária de Paulo Afonso e idealizador da proposta de denominação, aprovada pelo Pleno do TRF1.
Em discurso, o desembargador federal César Jatahy, filho do homenageado, agradeceu a iniciativa. “Estar aqui hoje na inauguração desse magnífico fórum que carrega o nome do meu saudoso pai é uma honra que me toca na alma. Em nome da nossa família quero render a mais eterna gratidão ao idealizador dessa iniciativa, o juiz federal João Paulo Pirôpo. É um gesto de grandeza que a família Jatahy Fonseca jamais esquecerá”, declarou.
Também se pronunciaram os desembargadores Marielza Brandão e Cássio Miranda, que foram juízes-assessores durante a presidência de Edmilson Jatahy Fonseca no TJ-BA, entre 1998 e 2000. O desembargador Jatahy Júnior, filho mais velho do homenageado e diretor-geral da Unicorp-TJ-BA, afirmou: “Estamos eu, meu irmão e toda a minha família, honrados com a homenagem prestada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Nos enche de orgulho saber que o legado deixado por meu pai ainda sensibiliza todo o sistema de justiça. Tudo isso transcende o campo pessoal; representa o reconhecimento de uma vida dedicada à ética, ao compromisso com a Justiça e ao serviço público”.
Ao final da solenidade, o governador Jerônimo Rodrigues dirigiu-se aos familiares: “Hoje, para a família Jatahy, e para família da justiça baiana e brasileira, é um momento de celebração. Parabéns!”.
