Desembargador Cássio Miranda destaca relevância da Medalha Ruy Barbosa concedida a Joaci Góes
Por Aline Gama / Ana Clara Pires
O desembargador Cássio Miranda, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), destacou a importância da homenagem concedida ao jurista, escritor e ex-deputado constituinte Joaci Góes com a Medalha Rui Barbosa. A honraria foi criada durante a gestão do então presidente Edmilson Jatahy Fonseca, no centenário de nascimento de Rui Barbosa, e é entregue apenas uma vez por ano.
“Essa medalha foi instituída na gestão do presidente Edmilson Jatahy Fonseca, no centenário do nascimento de Rui Barbosa. Como presidente da Comissão de Memória, sigo o que determina a resolução: a indicação passa pelo crivo da comissão, formada por desembargadores, juízes e servidores, e, em seguida, é submetida ao Tribunal Pleno. Em ambas as ocasiões, a medalha Rui Barbosa, que é concedida uma vez por ano, foi aprovada por unanimidade diante do valor do nosso homenageado”, explicou Miranda.
Sobre Joaci Góes, o desembargador ressaltou sua trajetória multifacetada e sua contribuição intelectual. “Ele é um homem de sucesso como empresário, mas, principalmente, como intelectual, escritor e político. Foi constituinte em 1988, relator do Código de Defesa do Consumidor e tem participação ativa também como jornalista, na Tribuna da Bahia”, destacou.
Cássio Miranda ainda lembrou a relevância das obras publicadas por Joaci, entre elas ensaios sobre temas como inveja e ódio. “É um intelectual de grande valor, com obras amplamente reconhecidas. Vamos exibir um breve filme que tenta resumir um pouco dessa vida brilhante”, completou o magistrado.
