Danilo Costa vê encontro nacional como prova do empenho da Justiça Eleitoral em debater temas caros à democracia
Por Aline Gama
O desembargador Danilo Costa Luiz, falou sobre os preparativos e os desafios que vislumbra para o ciclo eleitoral. Em entrevista ao Bahia Notícias, durante 13° Encontro Nacional do Copeje, que ocorre em Salvador nesta quinta-feira (30), o magistrado destacou a importância do momento e o empenho da instituição em se fazer presente nos debates centrais da sociedade.
"A Justiça Eleitoral tem se empenhado muito a estar presente em todas as discussões, e esse colégio é uma prova disso", afirmou Danilo Costa. O desembargador enfatizou que a função exige uma preparação contínua e uma atenção especial aos anseios democráticos da população.
O magistrado ressaltou o papel de destaque do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na promoção de discussões qualificadas. "O Tribunal da Bahia tem se destacado muito, e esse encontro é resultado de um bom trabalho que o TRE da Bahia vem fazendo, que o presidente Abelardo vem fazendo à frente da corte eleitoral baiana", comentou. O evento, que sinaliza a capacidade de articulação da corte local, congrega mais de 120 desembargadores eleitorais de todo o país, além de ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para Danilo Costa, a reunião de tamanha expertise em um único fórum é crucial para o fortalecimento da democracia. "Estamos recebendo aqui mais de 120 desembargadores eleitorais do Brasil inteiro, ministros do TSE, para discutir temas caros para nossa sociedade, democracia. Então, é um encontro muito importante, válido, com grandes temas, discussões, e eu fico muito feliz, como vice-presidente do colégio, em estar organizando esse evento aqui na Bahia", declarou.
