MP-BA debate combate ao abate clandestino de carne em audiência pública em Itororó
Por Redação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizou uma audiência pública na terça-feira, 30, em Itororó, para discutir o combate ao abate clandestino e a promoção de práticas de qualidade na produção e comercialização de carnes e derivados na região. O evento, conduzido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (Ceacon), reuniu ainda representantes dos municípios de Itaju do Colônia e Firmino Alves.
As promotoras de Justiça Thelma Leal, coordenadora do Ceacon, e Karina Freitas apresentaram encaminhamentos para enfrentar a questão. Como medida de curto prazo, ficou definido que o MP-BA promoverá uma reunião com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), produtores, comerciantes e representantes de frigoríficos. O objetivo desse encontro será discutir a viabilidade de enviar o gado para abate em estruturas equipadas localizadas em Itapetinga ou Vitória da Conquista.
Para uma solução de médio a longo prazo, as promotoras propuseram a implementação de ações voltadas à estruturação de instalações de um frigorífico no próprio município de Itororó.
Na segunda-feira, 29, véspera da audiência, foram realizadas inspeções em estabelecimentos das regiões de Itororó e Firmino Alves. Durante as fiscalizações, foram verificadas as condições de armazenamento e refrigeração das carnes, além da procedência dos produtos e a existência das respectivas notas fiscais.
A audiência pública contou com a participação de autoridades dos três municípios envolvidos, além de representantes da vigilância sanitária e comerciantes locais.