Juiz Eldsamir Mascarenhas é eleito novo presidente da AMAB com maior votação da história da entidade
Por Redação
O Juiz de Direito Eldsamir da Silva Mascarenhas foi eleito o novo presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) e conduzirá a entidade no triênio 2026-2028. A eleição, realizada entre os dias 23 e 26 de setembro, em formato online e presencial, consolidou a vitória da chapa única “Para Continuar Avançando”, que recebeu 590 votos — número que representa a maior votação da história da AMAB. Com esse resultado, Eldsamir se torna o juiz mais votado para a presidência da Associação.
Além do presidente, compõem a nova Mesa Diretora:
- Desembargador Manuel Carneiro Bahia de Araújo (1º Vice-Presidente)
- Desembargador Julio Cezar Lemos Travessa (2º Vice-Presidente)
- Desembargadora Delma Margarida Gomes Lôbo (3ª Vice-Presidente)
A eleição do presidente Eldsamir Mascarenhas, que compôs uma chapa com três desembargadores, sendo uma aposentada, demonstra a união do primeiro e do segundo grau da magistratura baiana, reforçando o compromisso de enfrentar os desafios futuros com coragem e altivez. A proposta é otimizar, no Judiciário da Bahia, as conquistas já consolidadas a nível nacional, garantindo representatividade e equilíbrio entre todas as instâncias da classe.
O novo presidente já integrava a gestão anterior da AMAB como vice-presidente. Atualmente titular da 4ª Vara da Fazenda Pública, Eldsamir Mascarenhas é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador e pós-graduado em Processo Civil pela Fundação Faculdade de Direito da UFBA. Reconhecido pela combinação de firmeza e empatia, é considerado uma liderança respeitada e acessível entre os colegas. “É uma honra e uma grande responsabilidade assumir a presidência da AMAB. Daremos continuidade ao trabalho realizado, sempre com o compromisso de fortalecer a magistratura baiana e ampliar a atuação da Associação em defesa dos direitos e interesses de nossos associados”, destacou o magistrado.
Além da Mesa Diretora, também foram definidos os integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Foram eleitos nove membros titulares e dois suplentes para o Conselho Deliberativo, enquanto o Conselho Fiscal contará com cinco titulares e três suplentes, escolhidos entre os associados com maior número de votos.
