Desembargador Ricardo Maracajá recebe a Medalha Thomé de Souza e fala sobre os desafios da Justiça Eleitoral
Por Aline Gama
O desembargador Ricardo Borges Maracajá recebeu, nesta sexta-feira (26), a Medalha Thomé de Souza, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Salvador. Em entrevista concedida ao Bahia Notícias, o desembargador, natural da capital baiana, expressou profunda emoção pela condecoração. "É um orgulho muito grande receber a medalha do Tomé de Souza, uma honraria da cidade de Salvador, cidade que eu nasci, que eu cresci, que eu sou apaixonado. Eu tenho muito orgulho, estou muito feliz com essa honraria", declarou Maracajá.
.jpg)
Foto: Leitor Bahia Notícias
O foco da conversa foi sobre a atuação do desembargador à frente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Maracajá, que em 2024 se tornou o mais jovem advogado a ser nomeado desembargador eleitoral, destacou a imensa responsabilidade de compor uma corte eleitoral. Para ele, a "jovialidade traz novos conceitos, novas ideias, oxigena a corte", mas sempre aliada a "muita técnica e dedicação" para alcançar um trabalho "digno de excelência".
Ele enfatizou que os desafios eleitorais se renovam a cada pleito. Apontou as fake news como um problema enfrentado em eleições passadas e destacou que o processo de 2024 introduziu um novo obstáculo: o uso da inteligência artificial. "Desta vez a gente participou do primeiro processo eleitoral com o uso da inteligência artificial. Então, a questão do uso da rede social, de um modo geral, através da inteligência artificial, de forma negativa, pode trazer prejuízos severos à integridade do processo eleitoral", alertou. Apesar do desafio, Maracajá avaliou que a Justiça Eleitoral baiana obteve "muito sucesso" em 2024, assegurando o respeito ao voto e coibindo abusos e fraudes.
O desembargador explicou que o pleito na cidade é "um tanto distinto" dos demais no estado devido ao seu tamanho e magnitude. O principal desafio, segundo ele, foi o de "dar respostas céleres aos eleitores, julgar os processos de forma rápida, ágil, técnica e isonômica".
Ricardo Maracajá, nascido em Salvador em 1989, é formado em Direito e Contabilidade, com pós-graduações em direito tributário, licitações e direito eleitoral. Sua trajetória inclui passagens pela advocacia, procuradoria de municípios e auditoria no Tribunal de Justiça Desportiva antes de chegar ao TRE-BA. A condecoração recebida coroa não apenas sua contribuição recente, mas também sua ligação afetiva e profissional com a cidade que o viu nascer.
