Humberto Martins defende sustentabilidade no Judiciário e ressalta esperança em um Brasil “igual, solidário e fraterno”
Por Aline Gama / Ana Clara Pires
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, destacou a importância da sustentabilidade no âmbito do Judiciário durante participação no 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado em Salvador.
Segundo o magistrado, a pauta ambiental deve ser entendida como parte fundamental da própria noção de sustentabilidade.
“O meio ambiente é vida, é garantir o futuro de hoje e do amanhã. Segurança jurídica é oferecer às pessoas e ao planeta a garantia de vida, mas uma vida que também é mudança: despoluindo, crescendo, mas com segurança de vida. O meio ambiente é um ambiente para todos. Faça do seu meio ambiente um ambiente inteiro, saudável e sustentável”, afirmou.
Questionado sobre o cenário político após o desligamento de Jair Bolsonaro de suas funções públicas, Martins evitou comentários diretos sobre decisões judiciais, mas reforçou sua visão de país.
“Com relação às decisões judiciais, eu prefiro me reservar, como qualquer brasileiro. Apenas quero um Brasil igual, solidário e fraterno”, declarou. O ministro frisou que a sustentabilidade deve caminhar lado a lado com a segurança jurídica, servindo como base para o desenvolvimento equilibrado e responsável.