Supremo Tribunal Federal abre inscrições para vagas no Conselho Nacional de Justiça
Por Redação
O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao processo de seleção para o preenchimento de duas vagas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As oportunidades são para os cargos de conselheiro destinados a um desembargador de Tribunal de Justiça e a um juiz estadual.
Os futuros conselheiros assumirão mandatos com duração de dois anos, referentes ao biênio 2026-2028. A legislação prevê ainda a possibilidade de uma recondução subsequente. As vagas em aberto correspondem aos cargos atualmente ocupados pelo Conselheiro José Rotondano, Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), e pela Conselheira Renata Gil, Juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), cujos mandatos se encerram em 1º de fevereiro de 2026.
Magistrados de primeiro e segundo graus que preencham os requisitos constitucionais e tenham interesse em concorrer a uma das vagas devem formalizar sua candidatura através de inscrição no portal do STF. O prazo final para se inscrever é o dia 12 de setembro. Além do registro online, os candidatos são obrigados a encaminhar seu currículo para a assessoria do Supremo.