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Defensoria lança ferramenta Sadep Bahia para gerir demandas da área de saúde

Por Redação

Defensoria Pública da Bahia
Foto: Divulgação

A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) lançou o Sistema de Extrajudicialidade no Atendimento às Demandas de Saúde da DPE (Sadep Bahia), uma ferramenta criada especificamente para centralizar e gerir as demandas da área de saúde. O recurso será utilizado por defensores(as) públicos(as) e servidores(as) deve ser aplicada de forma escalonada em todas as unidades da Instituição. O lançamento foi realizado no auditório da Escola Superior (Esdep), no Centro Administrativo da Bahia.

 

Estiveram presentes a subdefensora pública geral, Mônica Soares; o diretor da Esdep, Alan Roque; a coordenadora de Fazenda Pública, Martha Cavalcante; e o servidor da 14ª Regional da DPE-BA, César Augusto Caldeira, idealizador da ferramenta e facilitador do treinamento aplicado ao público interno da DPE-BA nesta segunda (25) e terça-feira (26).

 

Na ocasião, a subdefensora-geral destacou que a inovação tecnológica é fundamental para a modernização da instituição e elogiou o servidor idealizador da Sadep Bahia. “A gente faz questão de enaltecer a iniciativa de qualquer pessoa que esteja lincada com a melhor qualificação dos nossos serviços e com a tecnologia. A integração que será feita através da Sadep e COMSaúde vai permitir uma real integração de toda a Defensoria da Bahia no tocante às demandas de saúde pública”, disse Mônica Soares.

 

César Augusto explicou que a ideia de criar a ferramenta surgiu a partir da crescente demanda de saúde trazida por assistidos de Teixeira de Freitas, que já eram pacientes de unidades de saúde locais e passaram a buscar a Defensoria da cidade para acessarem seus direitos. “A ideia da Sadep é facilitar a nossa vida enquanto servidores, concentrar esses leitores de dados, eficiência e manutenção da qualidade do atendimento”, afirmou.

 

Após o lançamento, foi iniciado o treinamento de defensores(as) públicos(as) e servidores(as) sobre a ferramenta, que tem como principais objetivos a padronização dos atendimentos, agilização da comunicação entre o atendimento inicial e a produção das minutas; automatização da geração de documentos (tais como termos, ofícios, minutas) e a criação de um banco de dados estruturado para análise e tomada de decisão.