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Salvador sedia 3ª edição do Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público

Por Redação

Ministério Público da Bahia
Imagem ilustrativa. Foto: Reprodução / MP-RS

O Ministério Público da Bahia sedia, entre os dias 27 e 29 de agosto, em Salvador, a terceira edição do Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público (Conacomp). O evento reúne aproximadamente 100 profissionais de comunicação de Ministérios Públicos de todo o país para debater o tema “Comunicação Estratégica e Integrada na Conexão entre MP e Sociedade”.

 

A programação é composta por bate-papos, palestras e oficinas técnicas. O objetivo, conforme o escopo do evento, é fortalecer o planejamento, a análise de resultados e a criatividade como elementos essenciais para uma comunicação descrita como “estratégica e assertiva”, com o propósito de “estreitar a relação da instituição com a sociedade” e reforçar “o papel institucional de promoção de direitos e cidadania”.

 

Os conteúdos abordados incluem gestão, imagem institucional, uso de Inteligência Artificial, tendências e desafios da comunicação pelas redes sociais. A escolha dos assuntos foi baseada em uma pesquisa qualitativa realizada após a edição de 2024 do congresso, que ocorreu em Belo Horizonte.

 

A organização do Conacomp 2025 é uma realização do Ministério Público da Bahia, do Fórum Nacional de Gestão e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio do Comitê de Políticas de Comunicação (Cpcom). O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), através do Grupo Nacional de Comunicação (GNCom), presidido pelo procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia. Na abertura do congresso, Maia será representado pela procuradora-geral de Justiça Adjunta, Norma Cavalcanti.

 

A palestra de abertura, no dia 27 de agosto a partir das 16h, terá a participação de Gabriela Wolthers, sócia-diretora da FSB Comunicação, e Jorge Duarte, vice-presidente da ABCPública. As oficinas técnicas contarão com Lucas Reis, pesquisador em democracia digital e presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), e a jornalista Clarisse Furlani, gerente de Comunicação Interna da Petrobras.

 

O painel sobre redes sociais será conduzido por Gabriela Comazzetto, que liderou a operação do Tik Tok for Business na América Latina, e pelo publicitário PV Bispo, diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador. Eles abordarão estratégias digitais para a comunicação pública em plataformas como Instagram e TikTok. O encerramento ficará a cargo do jornalista, cronista e documentarista Marcelo Canellas, que debaterá o tema “Comunicação que rompe barreiras”.