STF arquiva inquérito contra governador Ibaneis Rocha pelo 8 de janeiro
Por Redação
O Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro Alexandre de Moraes, arquivou o Inquérito em relação ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, seguindo o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).O processo apurava a responsabilidade de autoridades pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8/1.
Segundo informações da PGR, as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF) incluíram o afastamento dos sigilos telefônico e telemático e a apreensão de equipamentos eletrônicos. Após análise, não foram constatados atos de Ibaneis Rocha para “mudar planejamento, desfazer ordens de autoridades das forças de segurança, omitir informações a autoridades superiores do governo federal ou mesmo impedir a repressão do avanço dos manifestantes durante os atos de vandalismo e invasão”. A PF também não encontrou indícios de que dados tenham sido apagados dos aparelhos celulares do governador.
A PGR concluiu que os fatos relatados não justificam o prosseguimento da persecução penal contra Ibaneis. Quanto aos demais investigados no inquérito (Anderson Torres, então secretário de Segurança do DF), Fernando de Sousa Oliveira (número dois da pasta) e Fábio Augusto Vieira (ex-comandante da Polícia Militar do DF), a PGR já apresentou denúncia.