TRT da Bahia registra mais de 200 mil ações desde a Reforma Trabalhista
Por Redação
A Justiça do Trabalho na Bahia registrou um aumento significativo no número de novas ações trabalhistas em 2024. Segundo dados da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT-BA (Cestp), houve o ajuizamento de 213.832 processos. Esse número representa um crescimento expressivo de 52,6% em comparação a 2020, quando foram registrados 140.095 novos casos, ano marcado pelo início da pandemia de covid-19. O aumento registrado em 2024 também é o maior desde a implementação da Reforma Trabalhista, em novembro de 2017.
De acordo com o presidente do TRT-BA, desembargador Jéferson Muricy, o aumento tem relação com a importância da Justiça do Trabalho na proteção dos direitos dos trabalhadores. "Esse crescimento demonstra a confiança da população baiana na Justiça do Trabalho como um meio essencial para a resolução de conflitos trabalhistas. A flexibilização dos custos processuais também foi um fator determinante para o aumento da procura pelos nossos serviços", afirmou.
Além disso, a concessão da Justiça gratuita a trabalhadores que não têm condições de arcar com as despesas processuais, contribuiu para que os empregados passassem a buscar seus direitos. As regras relacionadas às custas processuais foram flexibilizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro de 2021.