DP-BA promove primeiro Cine Debate do ano com debate sobre visibilidade trans
Por Redação
A primeira edição do projeto “Cine Debate” de 2024 já tem data marcada. O projeto, promovido pela Defensoria Pública da Bahia (PD-BA), acontece no próximo dia 26 de janeiro, às 13h, na sala de cinema Walter da Silveira, no bairro dos Barris. O filme em exibição será “Uma Mulher Fantástica”, do diretor chileno Sebastián Lelio, que aborda a trajetória de uma mulher trans.
A proposta da Defensoria é aproveitar o tema do longa metragem para debater e refletir sobre o preconceito e a transfobia, pautas que precisam ser seriamente discutidas em nossa sociedade. Promovido pela Coordenação de Direitos Humanos, o Cine Debate aproveita o mês da Visbilidade Trans para colocar o assunto em pauta.
A edição será mediada pela coordenadora do Núcleo de Defesa das Mulheres e da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, Lívia Almeida, e terá como debatedoras a promotora de Justiça Márcia Teixeira, a pesquisadora em diversidade sexual e de gênero Yuna Vitória, a coordenadora do Coletivo LGBTQIAPN+ Laleska Capri e a representante do Fórum de Políticas públicas para Trans e Travestis do Estado da Bahia, Paulett Furacão.
O filme “Uma Mulher Fantástica” conta a história de Marina, uma garçonete transexual, que luta diariamente pela sobrevivência. Sonhando em ser cantora, se apresenta em clubes noturnos da cidade, até que sua vida sofre uma grande reviravolta com a perda do namorado.