TJ-BA e TJ-SP discutem uso de inteligência artificial e automatização em processos
Por Redação
Em reunião realizada nesta semana, equipes dos Tribunais de Justiça da Bahia (TJ-BA) e de São Paulo (TJ-SP) discutiram iniciativas de aplicação de inteligência artificial e automatização nos processos judiciais. O objetivo é melhorar a celeridade na tramitação dos feitos e auxiliar magistrados e servidores em suas rotinas diárias de trabalho.
Durante o encontro entre os tribunais, o TJ-SP apresentou trabalhos feitos com a utilização de robôs para automatização de processos em varas de fazenda pública, além de inteligência artificial desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo.
Também foram discutidos os desafios dos dois tribunais, em relação a qualidade dos dados processuais, para fins de atendimento do DataJud e da plataforma Codex, projetos do Conselho Nacional de Justiça.
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), já desenvolveu um modelo preditivo, com a utilização de inteligência artificial com foco nas auditorias de convênios e realizou a implantação da I.A neste ano (veja mais aqui).