Corregedor do TJ-BA verifica funcionamento do balcão virtual
O corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, iniciou a verificação do funcionamento do Balcão Virtual no primeiro grau de jurisdição. A busca pelo atendimento visa ao acompanhamento e à fiscalização do trabalho online, que está sendo desenvolvido nos cartórios.
A Corregedoria iniciou a ação no último dia 14. A intenção é fiscalizar o serviço prestado ao público. Nas salas do Balcão Virtual, o desembargador verifica como tem sido o atendimento, o tempo de espera, se as salas estão disponíveis no horário determinado no decreto judiciário nº 288, e se o retorno está sendo efetivo para as partes. Nesta segunda-feira (21), no período da tarde, o corregedor acessou algumas salas, confira no vídeo:
O Balcão Virtual torna possível manter o contato com as unidades judiciais, via atendimentos on-line, durante o horário de expediente do Judiciário. Formatada com um layout intuitivo e de fácil navegação, a plataforma está disponível no site do TJ-BA.
Ao acessar o Balcão Virtual, a busca para o atendimento em uma das salas on-line pode ser feita por comarca, vara e unidades. A plataforma oferece também a lista de telefones e e-mails das unidades judiciais, links para ouvidoria e consulta processual, além do serviço “Ajuda online”, caso haja alguma dificuldade no acesso.
O Balcão Virtual foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e torna permanente o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços da Justiça às secretarias das Varas. No âmbito do Judiciário baiano, a criação do Balcão Virtual foi regulamentada pelo Ato Conjunto nº 6/2021.
