Promotoria de Direitos Humanos pede R$ 7 mi a Cocielo por ofensa a Mbappé
Os promotores de Justiça de Direitos Humanos Eduardo Valério e Bruno Orsini Simonetti ajuizaram uma ação civil pública contra Júlio Cocielo por racismo. O Ministério Público pede que o youtuber seja condenado a pagar mais de R$ 7 milhões por dano social coletivo. Também foi solicitado a quebra do sigilo bancário do réu, a fim de subsidiar a sua condenação.
Segundo o Estadão, Cocielo foi pivô de uma polêmica durante a Copa do Mundo de 2018, após fazer um comentário visto como racista sobre o jogador Mbappé, da França (relembre). Após a repercussão, ele excluiu a publicação e fez um vídeo pedindo desculpas (veja aqui).
De acordo com a ação, o influenciador digital publicou comentários racistas de forma sistemática. No entendimento dos promotores, ele utilizou a rede social Twitter para violar direitos fundamentais, além de ofender e violar os dirietos humanos, a Constituição Federal e Tratados Internacionais de Direitos Humanos.
