Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Justiça
Você está em:
/
/
Justiça

Notícia

MPF vai investigar McDonald's por publicidade infantil abusiva no YouTube

MPF vai investigar McDonald's por publicidade infantil abusiva no YouTube
Foto: Reprodução
O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF/SP) instaurou um inquérito civil para investigar a prática de publicidade infantil abusiva pelo Mc Donald's na campanha do McLanche Feliz "Hora da Aventura". O McDonald’s enviou brinquedos da campanha para youtubers mirins, antes do lançamento oficial da promoção, para que eles aos divulgassem em seus canais. O procurador da República responsável pelo caso, Marcos José Gomes Correa, requereu ao Google Brasil que esclarecesse se o YouTube possui alguma restrição à publicidade infantil e qual a política da plataforma para publicidades feitas pelos próprios youtubers em seus canais. O Google respondeu que o YouTube “não é uma plataforma destinada ao público infantil" e que caberia aos pais alertar que o site não é para crianças. O MPF considerou a resposta dada pela empresa como insatisfatória, porque afirmar que o YouTube não é uma plataforma para o público infantil é “contrariar a realidade”, uma vez que cada dia mais crianças e jovens criam seus próprios canais, e que os youtubers mirins viraram chamariz para aumentar o número de crianças como usuárias. A advogada do Instituto Alana, que denunciou o McDonalds pelas publicidades, Ekaterine Karageorgiadis, afirmou que "a comunicação mercadológica dirigida ao público infantil, em especial aquela utilizando os youtubers mirins, aproveita-se da audiência desses canais para seduzir as crianças ao consumo. Além de exigir das empresas o fim dessa prática é importante que aquelas que hospedam esses vídeos também se responsabilizem e restrinjam esse tipo de ação de marketing". (veja aqui)