Conheça os prováveis nomes que irão substituir Ellen Gracie
Gabriel Wedy, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), divulgou uma nota oficial em nome da entidade defendendo que a cadeira vacante deixada pela aposentadoria da ministra Ellen Gracie seja ocupada por um juiz federal. “A magistratura federal brasileira precisa continuar representada no STF não apenas pela reconhecida e elevada qualidade técnica dos seus membros, mas pela experiência dos juízes em processar e julgar os crimes mais graves do país e também todas as causas que envolvem a União, autarquias e empresas públicas”, afirmou em nota.
Especula-se que Gracie provavelmente será substituída por outra mulher. Desse modo, encontra-se no páreo a desembargadora federal Neuza Maria Alves da Silva, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Sylvia Steiner, juíza brasileira do Tribunal Penal Internacional (TPI) também é um nome provável. Maria Elizabeth Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM), a qual foi assessora de Dilma Rousseff quando esta era chefe da Casa Civil, é uma forte candidata ao cargo.
Flávia Piovesan, especialista em direitos humanos, procuradora do Estado de São Paulo e professora da PUC de São Paulo e do Paraná também encontra-se cotada para substituir Ellen Gracie. A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi, é candidata à vaga, mas enfrenta oposição dos réus do mensalão.