CondComunica destaca importância do debate sobre saúde mental para solução de conflitos em condomínios
O dia a dia de um condomínio envolve questões complexas - e, nos últimos anos, a saúde mental de condôminos, funcionários e síndicos também entrou em pauta. Por isso, o episódio desta quarta-feira (22) do CondComunica - podcast especializado em direito condominial e comunicação neste contexto - recebeu a oncologista Clarissa Mathias e a terapeuta, especializada em treinamento para saúde mental nos condomínios, Andrea Soares. Em foco, um papo para entender como a empatia é essencial na relação entre os moradores.
O CondComunica é apresentado pela advogada especialista em direito condominial, Jamile Vieira, e pela comunicóloga Monique Melo, e vai ao ar quinzenalmente, às 12h, no Youtube do Bahia Notícias e também no Spotify. O novo episódio acompanhou também o debate sobre o Outubro Rosa, e como doenças como o câncer de mama precisam ser encaradas. É o que alerta Jamile Vieira, que, em seu trabalho de orientação nos condomínios, sempre reforça que não se pode analisar a "letra fria da lei", e que é preciso considerar o contexto e o que levou aquela pessoa a infringir a regra do condomínio.
Como exemplo, Andrea lembrou de algo que enfrentou quando ela mesma lutava contra um câncer de mama: "Eu fiquei com o rosto em carne viva, com aquela fisionomia bastante abatida, e eu pensava que o meu tratamento estava fluindo. Mas e as pessoas que estão em um processo de depressão, de ansiedade, que não é visível? Então eu coloco no meu treinamento essa reflexão. Só porque não é visível, dói menos?", sugeriu.
E essa visão de cada pessoa com sua realidade e seus próprios desafios precisa ser abraçada por todos. É o que defende Clarissa Mathias. "Eu acho que é enxergar cada paciente como um ser único. Eu sempre falo para os meus assistentes que a pessoa se levantou naquele dia, se arrumou, pra ver o médico. E ela não merece que você o trate como mais um, como um número, como um protocolo. Mesmo que seja o último paciente, ele merece ser visto como alguém especial", complementou.
O CondComunica tem patrocínio da Acco Caixas e apoio da Avatim, Casa Tua, Muse: Curadoria de Moda, Zama Brasileiro, Jamile Vieira Advogados Associados e Texto & Cia.