Saulo destaca figurino com homenagem para mulheres negras: “Precisamos devolver o Brasil para elas”
Por Laiane Apresentação / Carlos Matos
Um dos momentos mais esperados do carnaval de Salvador é a Pipoca de Saulo e chegou o grande dia. Neste domingo (15), antes de subir no trio e puxar milhares de foliões no Circuito Osmar, no Campo Grande, o cantor conversou exclusivamente com o Bahia Notícias e, com uma roupa que homenageia grandes mulheres pretas na história, destacou a importância de ‘devolver o Brasil e o mundo para elas’.
“É porque eu quero falar das mulheres pretas. Eu acho que o mundo e o Brasil precisam ser devolvidos a uma mulher preta. Tudo nasceu de uma mulher preta, tudo nasceu da África e a gente precisa devolver. No dia que uma mulher preta tomar posse de tudo, aí o mundo vai melhorar. E aí, sobretudo as baianas, né? Eu falei de Mãe Stella também no primeiro dia. Tem mais outras baianas maravilhosas”, explicou.
No seu primeiro dia de apresentação, Saulo vestiu uma mortalha branca que tinha, nas costas, o nome da Mãe Stella de Oxóssi, escritora e primeira ialorixá eleita por unanimidade para a Academia de Letras da Bahia. Na parte da frente, o figurino trazia uma foto da icônica jornalista falecida em dezembro de 2018.
No seu segundo dia de apresentação, Saulo voltou a vestir a mortalha branca, que desta vez homenageou Wanda Chase, referência como ativista do movimento negro e especialista em carnaval e música baiana. Wanda faleceu em janeiro de 2025. No seu terceiro e último dia de pipoca, o cantor traz o nome de Negra Jhô, trancista, empresária da área da estética e multiplicadora da cultura afro.
Outro ponto alto da entrevista foi sobre o lado folião de Saulo, que ao responder quais pipocas ele gosta de curtir, citou nomes como Ivete Sangalo, Igor Kannário e BaianaSystem.
“Eu gosto de todas. Não estou sendo demagogo não, mas eu gosto de todas porque, como eu falei, o que eu acho mais bonito é o povo na rua tomando a rua: ‘me dê a rua que a rua é minha’, sabe? Há pouco tempo atrás isso não tá não existia. Eu cito a pipoca do Kannário, BaianaSystem, que eu acho incrível. A pipoca de Ivete (Sangalo) também, que tem uma pipoca grande. A pipoca de Bell continua incrível, né? Também tem Psirico, ah, tem muitas”, declarou.
