Laquintana se diz pronto para estreia e fala sobre pressão no Vitória: “Venho do Peñarol e sei como é”
O Vitória apresentou nesta terça-feira (6) o ponta uruguaio Nacho Laquintana, último reforço anunciado pelo clube na janela de transferências. Aos 27 anos, o jogador, revelado pelo Peñarol, chega por empréstimo do RB Bragantino até o fim do Campeonato Brasileiro.
Laquintana foi apresentado pelo diretor de futebol Sérgio Papellin, que destacou as características do atacante e a expectativa do Vitória com a contratação do uruguaio.
"É uma alegria poder apresentar o Nacho. O Bragantino é um clube que sabe buscar jovens valores da América do Sul, e surgiu essa oportunidade de trazê-lo por empréstimo. Esperamos que ele apresente o futebol que já mostrou no Bragantino, com velocidade, qualidade tática e força na transição. Espero que se sinta em casa e tenha muito sucesso conosco", disse o diretor de futebol do Vitória.
Sem atuar desde março de 2026, o uruguaio treina com o grupo rubro-negro desde o dia 29 de setembro. Durante a apresentação, Laquintana falou sobre o período de inatividade, disse que está preparado para o duelo contra a Chape e que pode atuar nas duas pontas do ataque.
"Já conversei com o Jair Ventura e falei que estou pronto para jogar. Não estava atuando, mas vinha treinando no Bragantino. Posso atuar nas duas pontas, tanto pela direita quanto pela esquerda", afirmou o uruguaio.
Conhecido no futebol brasileiro pelas passagens por RB Bragantino e Santos, Laquintana é destro e chegou ao Massa Bruta em 2023, após defender Defensor e Peñarol, do Uruguai. Pelo clube paulista, disputou 31 partidas e marcou dois gols antes de ser emprestado ao Santos, em 2024. Pelo Peñarol, foram 11 jogos, sem balançar as redes.
De volta ao RB Bragantino em 2025, o uruguaio disputou 35 partidas na temporada, com quatro gols e seis assistências. Em fevereiro deste ano, foi emprestado ao Huesca, da Espanha, onde entrou em campo sete vezes pela Segunda Divisão. Sua última partida pelo clube espanhol aconteceu em 5 de abril.
Nacho será o sexto estrangeiro do elenco rubro-negro. Além dele, o Leão conta com os argentinos Diego Tarzia, Tomás Pochettino, Emmanuel Martínez e Emanuel Brítez, além do português Rúben Ismael. Sobre a integração com os outros estrangeiros, o atacante destacou a boa recepção do grupo e afirmou estar preparado para a pressão nas últimas 10 rodadas da Série A, em que o Vitória luta contra o rebaixamento.
"A pressão sempre existe no futebol. Venho do Peñarol e sei como é. Os gringos me receberam muito bem. O Marinho também, assim como o Luan Cândido e o Nathan Mendes, com quem já joguei."
REFORÇOS
Com a contratação de Laquintana, o Vitória encerra a última janela de transferências de 2026 com sete reforços. Além do ponta uruguaio, o Leão contratou os zagueiros Brítez e Darlan, o lateral-direito Fabiano, o volante Walace, o meia Thomás Pochettino e o centroavante Alex Bruno.
Faltando 10 jogos para o fim do Brasileirão, o Vitória ocupa a 13ª colocação e volta a campo nesta quarta-feira (7), às 20h, contra a Chapecoense, no Barradão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
