Vencer e secar: Veja o que o Vitória precisa para escapar do rebaixamento na última rodada
Lutando para fugir do rebaixamento, o Vitória precisa "vencer ou vencer" o São Paulo neste domingo (7), às 16h, no Barradão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e a missão não termina aí: o Rubro-Negro ainda depende de pelo menos um tropeço de seus concorrentes diretos: Fortaleza, Ceará ou Santos.
Com 42 pontos na 17ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento, o Vitória está um ponto atrás de Fortaleza e Ceará e dois atrás do Santos. Por isso, qualquer empate ou derrota da dupla cearense já ajuda, assim como uma derrota do Peixe.
Caso o Peixe empate, o Rubro-Negro até igualaria a pontuação (45 a 45) e o número de vitórias (11 a 11), porém o saldo de gols praticamente exclui essa possibilidade, já que o Vitória teria que tirar uma diferença de 10 gols (-8 a -18). O cenário é o mesmo em relação ao Atlético-MG, poderia ser alcançado em caso de derrota, mas a diferença do saldo é ainda maior (-6 a -18).
Assim, o secador rubro-negro estará voltado principalmente para os jogos do Fortaleza, que enfrenta o Botafogo no Nilton Santos, e do Ceará, que recebe o Palmeiras no Castelão. De acordo com dados da UFMG, o Tricolor do Pici tem 35% de chances de queda e o Vozão soma 20,3%, enquanto o Vitória aparece com 65%.
Cenários possíveis para o Vitória na última rodada:
Se vencer: o Vitória se salva caso pelo menos um destes resultados aconteça, empate ou derrota de Fortaleza, empate ou derrota do Ceará, ou derrota do Santos.
Se empatar ou perder: o Vitória é rebaixado.
Após cinco partidas de invencibilidade, o Leão foi goleado pelo RB Bragantino na última quarta-feira (3). Para o confronto decisivo, o técnico Jair Ventura tem dúvidas quanto às presenças dos zagueiros Lucas Halter e Edu e do volante Dudu.
