Pela primeira vez na Série A, Vitória completa três jogos seguidos sem sofrer gols
O Vitória retornou de São Paulo animado após o empate por 0 a 0 com o Palmeiras, vice-líder da Série A, na noite de quarta-feira (19). Apesar de o resultado não ter sido suficiente para tirar o time da zona de rebaixamento, o Rubro-Negro alcançou uma marca inédita nesta edição do Campeonato Brasileiro: três partidas consecutivas sem sofrer gols.
A sequência defensiva inclui, além do duelo no Allianz Parque, o empate também por 0 a 0 com o Botafogo e o triunfo por 1 a 0 sobre o Internacional. A última vez que o clube havia emendado três jogos seguidos com a “baliza zero” havia sido no início da temporada, entre o fim de fevereiro e o começo de março, quando venceu o Atlético de Alagoinhas (1 a 0, pelo Baiano), o Maranhão (pela Copa do Brasil) e novamente o Carcará (na semifinal do estadual).
A evolução defensiva surge em um momento crucial para o Vitória, que enfrentou uma série de marcas negativas ao longo da competição, incluindo a maior goleada sofrida na era dos pontos corridos: o 8 a 0 diante do Flamengo.
Depois de figurar entre as defesas mais vazadas do Brasileirão, o Rubro-Negro agora soma 47 gols sofridos em 34 partidas — média de 1,3 por jogo — número inferior ao registrado por Sport, Juventude, Fortaleza, Vasco, Bragantino e Santos.
A última série com quatro ou mais jogos sem sofrer gols ocorreu na campanha do título da Série B de 2023, quando o Vitória venceu Ceará (1 a 0) e Botafogo-SP (2 a 0), além de empatar por 0 a 0 com Atlético-GO e Mirassol. No Brasileirão, a marca mais recente havia sido registrada em 2018, com triunfos sobre Atlético-MG, América-MG e Vasco, além de um empate sem gols contra o Fluminense.
