Punição do STJD pode tirar Vitor Roque de Palmeiras x Vitória; entenda
O atacante Vitor Roque, do Palmeiras, será julgado na próxima segunda-feira (17) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Ele pode pegar de cinco a dez jogos de suspensão, como prevê o Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Caso seja punido, o atacante ficará fora do duelo com o Vitória marcado para quarta-feira (19), às 19h30, no Allianz Parque, pela 37ª rodada da Série A.
O episódio julgado ocorreu no clássico com o São Paulo, disputado em 5 de outubro de 2025. Após a vitória do Palmeiras por 3 a 2, ele publicou no Instagram uma imagem em que aparece um tigre (seu apelido) mordendo o pescoço de um veado. A Procuradoria do STJD entendeu que essa publicação tem conotação homofóbica, porque “veado” é uma palavra usada em tom pejorativo para a torcida adversária, e classificou o ato como discriminatório.
A denúncia tem como base o Artigo 243-G, que trata de ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante relacionado a raça, cor, sexo, origem, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.
O artigo prevê suspensão entre cinco e dez partidas, multa que pode variar de 100 reais a 100 mil reais e até punições coletivas ao clube caso a infração envolva um grupo significativo de pessoas ligadas à instituição.
Enquanto aguarda o julgamento, Vitor Roque está com a Seleção Brasileira. O atacante foi convocado por Carlo Ancelotti para os amistosos com Senegal no dia 15, às 13h, e com a Tunísia no dia 18, às 16h30. Depois da segunda partida, o atacante retorna ao Brasil em avião particular da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, para ficar à disposição de Abel Ferreira contra o Vitória, desde que seja absolvido no dia 17.
