Sete dos 10 gols do Vitória com Jair Ventura nasceram de bola parada; veja retrospecto
Na luta para escapar do rebaixamento, o Vitória tem encontrado na bola parada seu principal caminho para o gol sob o comando de Jair Ventura. Em nove jogos sob o comando do treinador, o Vitória soma dez gols marcados, e sete deles nasceram em jogadas de bola parada.
O último compromisso rubro-negro foi o empate sem gols com o Botafogo, no último domingo (9), no Barradão, pela 33ª rodada da Série A. Desde a chegada de Jair Ventura, o Vitória marcou gols em jogadas de bola parada contra Ceará (1 a 0), Vasco (4 a 3), Bahia (2 a 1), Santos (1 a 0), Cruzeiro (3 a 1) e Internacional (1 a 0).
No total, quatro dessas vitórias — diante de Ceará, Bahia, Santos e Internacional — tiveram a bola parada como peça-chave para garantir os três pontos.
Gols de bola parada do Vitória com Jair Ventura:
Um na vitória por 1 a 0 diante do Ceará;
Dois na derrota por 4 a 3 para o Vasco;
Um na vitória por 2 a 1 diante do Bahia;
Um na vitória por 1 a 0 contra o Santos;
Um na derrota por 3 a 1 contra o Cruzeiro;
Um na vitória por 1 a 0 contra o Internacional.
Com Jair Ventura, o Rubro-Negro acumula quatro vitórias, quatro derrotas e um empate, com dez gols marcados e doze sofridos. O detalhe é que essas quatro vitórias já igualam o total conquistado pelo Leão em toda a competição antes da chegada do treinador.
No ataque, o artilheiro da equipe na Série A segue sendo Renato Kayzer, com oito gols, mas o centroavante não marca desde o Ba-Vi do dia 17 de outubro, pela 28ª rodada. Desde então, perdeu a vaga de titular para Renzo López, que começou jogando contra Internacional e Botafogo, mas também não conseguiu balançar as redes.
Atrás de Kayzer, aparecem Matheuzinho, Lucas Halter e Erick, todos com três gols cada. O número baixo de gols explica por que as jogadas de bola parada se tornaram o trunfo do Vitória na reta final da competição.
Após 33 jogos da Série A, o Vitória tem 29 gols marcados e 47 sofridos. Por conta da Data Fifa, o Leão volta a campo apenas no dia 19, contra o Palmeiras às 19h30, no Allianz Parque, em jogo antecipado da 37ª rodada do Brasileirão.
