De perfil 'bombeiro', Jair Ventura chega ao Vitória com histórico em evitar rebaixamentos
Agora é oficial: nesta quarta-feira (25), o Vitória anunciou Jair Ventura como seu novo técnico até o fim do Campeonato Brasileiro. Faltando 14 jogos para o final da competição, o Leão aposta no perfil 'bombeiro' de Ventura, que tem histórico de evitar rebaixamentos na Série A. O treinador assume o Vitória na 17ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento, com 22 pontos, dois a menos que o Vasco, primeiro time fora do Z4.
Atualmente com 46 anos, Jair Ventura, filho de Jairzinho, o "furacão da Copa de 70", estava no Avaí e deixou o clube na 11ª colocação da Série B com um retrospecto de nove vitórias, dez empates e oito derrotas em 27 jogos. Além do clube catarinense, o treinador tem passagens por Botafogo, Santos, Corinthians, Sport, Chapecoense, Juventude, Goiás e Atlético Goianiense.
SUCESSOS CONTRA O Z4
A primeira experiência de Jair Ventura como técnico também foi a primeira vez que ele salvou uma equipe do rebaixamento.
Em 2016, ao assumir o Botafogo na 17ª posição, Ventura conquistou 12 vitórias, três empates e cinco derrotas, com 65% de aproveitamento. O clube terminou na quinta colocação, garantindo vaga direta para a Libertadores, com 59 pontos.
Jair Ventura começou a carreira como técnico do Botafogo | Foto: Vitor Silva/Botafogo
Em 2020, Jair Ventura chegou no Sport na 6ª rodada, com o time na 18ª posição. Em 33 jogos, alcançou 11 vitórias, cinco empates e 17 derrotas (38,4% de aproveitamento), garantindo a permanência do clube na Série A na 37ª rodada, finalizando na 15ª posição com 42 pontos.
Um ano depois, no Juventude, o novo treinador do Vitória assumiu o time gaúcho na 28ª rodada, com o time na 17ª posição. Em 11 jogos, somou cinco vitórias, três empates e três derrotas (54% de aproveitamento), ajudando o Juventude a se manter na elite.
Na sequência, em 2022, Jair Ventura assumiu o Goiás ainda 2ª rodada e conduziu o Esmeraldino à 13ª colocação, garantindo vaga para a Copa Sul-Americana e evitando o rebaixamento. Em 36 jogos, conquistou 11 vitórias, 12 empates e 13 derrotas (41,7% de aproveitamento).
Em 2022, Jair Ventura assumiu o Goiás ainda 2ª rodada e conduziu o Esmeraldino à 13ª colocação | Foto: Wesley Costa
OUTRAS PASSAGENS
Em 2024, Jair Ventura voltou ao Juventude na 18ª rodada, com a equipe já na zona de rebaixamento. Em 16 jogos, conquistou apenas três vitórias, somou cinco empates e sofreu oito derrotas, registrando 16,7% de aproveitamento, deixando o time na 17ª posição. A permanência na Série A só foi garantida após a chegada de Fábio Matias.
Sua pior passagem na Série A aconteceu pela Chapecoense, em 2021, onde, em 13 jogos, não conseguiu nenhuma vitória, somando quatro empates e nove derrotas. A equipe encerrou o campeonato com a pior campanha da era dos pontos corridos, acumulando apenas 15 pontos em 38 partidas.
Agora no Vitória, o desafio de Jair Ventura começa contra o Grêmio, neste domingo (28), às 11h, em Porto Alegre, pela 25ª rodada da Série A. Na sequência, o Rubro-Negro encara o Ceará, na quinta-feira (2), às 19h, no Barradão.
Os outros 12 jogos do Leão até o fim da Série A serão contra Vasco, Bahia, Santos, Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Botafogo, RB Bragantino, Sport, Mirassol, Palmeiras e São Paulo.