Vitória avança em ajustes do estatuto para viabilizar SAF e prepara envio ao Conselho Deliberativo
A Comissão Permanente de Adequação do Estatuto do Esporte Clube Vitória realizou, no último dia 1º de setembro, sua segunda reunião oficial para discutir a transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O encontro, realizado de forma online, contou com a participação de representantes do escritório CSMV Advogados, do advogado André Sica, responsável por assessorar o processo.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Nilton Almeida, com presença do presidente da Comissão, Edgar Neto, e dos membros Filipe Penedo, Pedro Dórea, Ralph Fernandes, Rômulo Braga e Vinícius Crysóstomo. Entre os principais pontos debatidos estiveram as alterações estatutárias necessárias para alinhar o clube às exigências legais e operacionais da SAF.
As propostas apresentadas têm como base o workshop realizado em 5 de junho, que trouxe sugestões de modernização e ajustes de governança. A expectativa é de que, no próximo encontro, marcado para a semana seguinte, a Comissão conclua os trabalhos técnicos e encaminhe as mudanças ao Conselho Deliberativo.
O comunicado oficial, assinado no último dia 8 de setembro, reforça que, além da adequação estatutária, o Vitória ainda precisará contratar um escritório especializado para realizar o valuation (processo de determinar o valor econômico de uma empresa) e estruturar a proposta de SAF, que será submetida também ao Conselho Fiscal.